Caroline Siqueira | Redação UMA
Neste mês, Universidade Federal de Santa Maria visitou o Gabinete do Prefeito de Ivorá, Saulo Piccinin, com o intuito de firmar o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Monte Grappa. Este documento é fundamental para a preservação da biodiversidade do local, que faz parte da zona núcleo do corredor ecológico da Quarta Colônia Aspirante UNESCO.
Suzanne Marcuzzo, professora do Colégio Politécnico e coordenadora do Núcleo de Estudos de Áreas Protegidas, participou do encontro junto com Jordano Moro, vice-prefeito de Ivorá, e Cheila Zanon, secretária municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Profissionais técnicos da Prefeitura e do NEAP, responsáveis pela elaboração do Plano, e pesquisadores do Curso de Geografia, que analisaram o Monte Grappa enquanto monumento ecológico, também estavam presentes.
O Geoparque é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com finalidade de preservar o patrimônio natural e cultural dos municípios gaúchos de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma , Pinhal Grande , Restinga Seca , São João do Polêsine e Silveira Martins. A beleza natural, a biodiversidade única e a raridade dos fósseis que compõem a Quarta Colônia são os pontos que a caracterizam como Geoparque, segundo a UNESCO.
A interação da Universidade com essa região visa implementar novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, com educação ambiental e incentivo à geração de renda por meio do mercado privado e pelo turismo. Todas as ações são fomentadas pelo conhecimento acadêmico, capacitação da comunidade, pesquisa, extensão, e da articulação junto ao governo local, entidades e população.