QUAIS SÃO OS RESÍDUOS RECICLÁVEIS?
- papel: papelão, cartazes, revistas, jornais, apostilas, cadernos, livros, embalagens longa vida;
- plástico: embalagens e tampas, copos, garrafas PET, tubos de caneta, forros e canaletas de PVC;
- metal: lata de bebidas e alimentos, tampas, fios, arames, tubo de creme dental;
O QUE NÃO SE APLICA À COLETA DE RECICLÁVEIS?
- isopor e canos de PVC, desta forma se dispostos em coletores recicláveis, não serão encaminhados à reciclagem. O descarte neste caso, deverá ser no coletor de Rejeitos.
- materiais contaminados: embalagens de papel e guardanapos que apresentem contaminação com gordura e umidade dos alimentos, assim como o papel higiênico usado.
ONDE ARMAZENAR OS RESÍDUOS RECICLÁVEIS?
A comunidade acadêmica deve armazenar em coletores internos (Figura 1) e externos (Figura 2), distribuídos nas unidades e em vários pontos da UFSM, devidamente identificados para o descarte de materiais recicláveis.
Os coletores internos e externos devem estar providos de sacos transparentes, colocados pela equipe de limpeza de cada unidade.
Obs. 1: Todos os coletores devem estar providos de sacos transparentes.
O QUE DIFERENCIA É A SINALIZAÇÃO DO COLETOR ATRAVÉS DE ADESIVOS.
Obs. 2: Os resíduos recicláveis devem ser descartados pela comunidade acadêmica somente nos coletores internos e externos.
PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS RECICLÁVEIS GERADOS NA UFSM?
Após os resíduos serem armazenados nos contêineres (Figura 3) uma equipe da empresa contratada de serviços gerais da UFSM, coleta e envia, em caminhão da UFSM, para associações de selecionadores de material reciclável, participantes de chamada pública, que possuem vínculo através do projeto “Coleta Seletiva Solidária UFSM”.