Sobre o Sistema de Gestão Energética da UFSM
A Norma Internacional, ISO 50001:2018, estabelece que o sistema de gestão de energia é o conjunto de elementos inter relacionados ou interativos para estabelecer uma política energética, objetivos energéticos, e processos e procedimentos para atingir tais objetivos.
O projeto “Soluções Inovadoras de Eficiência Energética e Mineração em Instituição Pública Federal de Ensino Superior: uma abordagem na UFSM”, foi selecionado na Chamada Pública de nº. 001/2016 – PROJETO PRIORITÁRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ESTRATÉGICO DE P&D: “EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E MINIGERAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR”, publicada em outubro de 2016 pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Com o intuito principal de estabelecer requisitos mínimos e específicos que garantam a melhoria contínua do desempenho energético da organização que a adotar, o projeto ancora-se na ISO 50.001 e, por consequência, adota o Sistema de Gestão de Energia como modelo.
O Sistema de Gestão de Energia (SGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está implantado no Centro de Tecnologia (CT), Prédio 07. O objetivo principal é fazer uma gestão energética eficiente a partir de indicadores estratégicos, como o consumo de energia por aluno em sala de aula, por exemplo. Além disso, o SGE também visa conscientizar a comunidade da UFSM sobre a importância do uso adequado da energia elétrica.
A maneira que gerencia a energia é transformada a partir da ISO, oferecendo uma abordagem sistemática com resultados sustentáveis tanto como um modelo de boa prática para gestão estratégica de energia quanto como referência global para ação climática e energia limpa.