UFSM oferta 121 vagas para pessoas de Comunidades Quilombolas em processo seletivo específico

Inscrições devem ser realizadas até 18 de novembro

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas ao Processo Seletivo de Ingresso de Pessoas de Comunidades Quilombolas UFSM 2025. São ofertadas 121 vagas em 77 cursos de graduação presencial, para ingresso em 2025.

As inscrições gratuitas seguem até o dia 18 de novembro.

O processo seletivo será constituído por uma prova de redação relacionada à temática quilombola (equivalente a 5 acertos) e por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de:

• Biologia (03 questões);
  • História (04 questões);
  • Língua Portuguesa (10 questões); e
  • Matemática (03 questões),

A prova objetiva e a prova de redação serão realizadas no dia 15 de dezembro de 2024, das 09 às 14 horas, nos municípios-sede de Frederico Westphalen (RS), Passo Fundo (RS) e Santa Maria (RS).

O Edital 084/2024-Prograd, com o quadro de vagas, modelos de documentação e o link para inscrição, pode ser acessado no site ufsm.br/prograd

Cabe às pessoas inscritas acompanhar, junto ao Edital, futuras publicações oficiais como adendos, retificações, alterações de cronograma, homologações, convocações e demais avisos.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail falecom@nisa.ufsm.br