Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PARFOR Equidade: Formação específica de professores(as) oferta 100 vagas no curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Campus Frederico Westphalen

Prazo para inscrição gratuita e envio da documentação segue até 19 de agosto



 

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e do Programa PARFOR Equidade, está com inscrições abertas para ingresso no curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Campus Frederico Westphalen.

São ofertadas 100 vagas para ingresso no segundo semestre de 2024. Durante a vigência do curso, cada estudante indígena, pardo, preto, quilombola e das populações do campo, assim como pessoa surda ou pertencente ao público-alvo da educação especial, regularmente matriculado(a) em curso do PARFOR Equidade, em conformidade com as regras do item 11 do edital, receberá uma bolsa mensal de setecentos reais.

As inscrições gratuitas seguem até o dia 19 de agosto e podem ser feitas pelo acesso ao Edital 060/2024 no site ufsm.br/prograd.

As vagas do edital estão organizadas em dois grupos:

Grupo I (50 vagas) – para professores e professoras indígenas da rede pública da educação básica (EB) e/ou das redes de formação por alternância que já atuem na área do curso sem possuir a formação adequada; e

Grupo II (50 vagas) – para oito modalidades de cota (destinadas a quem cursou o Ensino Médio integralmente em escola pública) e para a Ampla Concorrência (para quem não se enquadra no Sistema de Cotas ou quem não deseja participar da seleção por meio delas).

Para o Grupo I, a seleção utilizará a análise curricular para a classificação das pessoas inscritas. A análise vai pontuar o tempo de atuação docente na educação básica e a apresentação de autodeclaração étnico-racial indígena indicando pertencimento à etnia Kaingang, conforme modelo disponível no edital.

Para o Grupo II, a seleção será realizada pelas notas finais do 3º ano do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática. No caso de candidatos(as) que concluíram o Ensino Médio via ENEM ou ENCCEJA, as notas usadas serão as de Linguagens e Matemática, conforme o comprovante anexado no momento da inscrição. Também será pontuada a apresentação de autodeclaração étnico-racial indígena indicando pertencimento à etnia Kaingang, conforme modelo disponível no edital.

SOBRE O CURSO – O curso de graduação presencial Licenciatura Intercultural Indígena – Campus Frederico Westphalen terá a duração de oito semestres.

O curso será ofertado em regime de alternância, ou seja, serão realizadas aulas na UFSM (Campus de Frederico Westphalen), nos turnos da noite e aos sábados pela manhã e tarde (em alguns momentos). As aulas também serão ministradas em escolas dos territórios indígenas Kaingang dos acadêmicos do curso.

RECOMENDAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO – Antes do acesso ao Painel do Candidato para realização da inscrição, a Prograd recomenda aos(às) candidatos(as) a separação e digitalização prévia de toda a documentação solicitada, bem como a leitura atenta do Edital 060/2024 na íntegra, o qual está disponível no site ufsm.br/prograd

No momento da inscrição, as pessoas interessadas devem preencher o Questionário Socioeconômico com cuidado, pois as informações socioeconômicas, sobre etnia e sobre deficiência serão usadas para definir as cotas em que os candidatos concorrerão às vagas.

As pessoas classificadas deverão, no momento da confirmação de vaga e matrícula, comprovar as condições declaradas perante a Comissão de Ingresso Acadêmico da UFSM, seja pelo envio correto dos documentos, seja por entrevista via webconferência, dependendo da cota em que forem enquadradas, sob risco de perda da vaga.

O QUE É O PARFOR EQUIDADE? O Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica tem por objetivo formar professores(as) em licenciaturas específicas. O PARFOR Equidade atende as redes públicas de educação básica e as redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim como educação especial inclusiva e educação bilíngue de pessoas surdas.

Dúvidas sobre a inscrição podem ser encaminhadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br.

Dúvidas sobre as bolsas, currículo e organização do curso podem ser enviadas ao e-mail parfor.equidade@ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-23041

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes