Em processo de atualização…
Educação Inovadora e Transformadora
- “POR UMA HISTÓRIA PRAZEROSA E CONSEQUENTE”: MITOLOGIA GREGA, GÊNERO E DOCUMENTOS HISTÓRICOS EM SALA DE AULA
- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EJA E OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE
- A BIBLIOTECA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO REPENSANDO SEU ESPAÇO – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM EDUCAÇÃO INFANTIL
- A FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
- A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL NA OPINIÃO DE UMA GRADUANDA.
- A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS SABERES DOCENTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
- A IMPORTÂNCIA DOS SABERES NA CONSTITUIÇÃO DO PROFESSIONAL NO ÂMBITO DA EPT
- APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS DA CONTABILIDADE ATRAVÉS DE UMA COMPETIÇÃO ENTRE ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM ÂMBITO NACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
- A UTILIZAÇÃO DO JOGO NA REFLEXÃO SOCIAL
- APRENDENDO COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS RÓTULOS DE EMBALAGENS DE PRODUTOS
- CIENTISTA POR UM DIA: PERSPECTIVA DO LICENCIANDO
- ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
- CIÊNCIAS DA RELIGIÃO UFSM/UAB: a gênese e desafios do curso construído após a vivência de uma tragédia
- CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
- CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O LANÇAMENTO DE DISCO ENVOLVENDO AS MÍDIAS
- DESENHO INDUSTRIAL + GRIFE UFSM: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
- EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: PRIMEIROS OLHARES
- DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA BANCADA DIDÁTICA DE PÊNDULO INVERTIDO PARA APRENDIZADO DE TÉCNICAS DE CONTROLDE DIGITAL
- ESPORTE ORIENTAÇÃO NO CAMPUS
- ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: UMA REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE DO TRABALHO FEMININO
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TÊNIS DE CAMPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
- EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS DE APRENDIZADO NA UFSM – Campus Cachoeira do Sul Mediante Técnicas de Project-Based Learning
- ESTRATÉGIA DE ENSINO COM PROTOTIPAGEM DE TROCADORES DE CALOR
- FORMAÇÃO EM CONTEXTO COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA OFERTA EDUCATIVA
- INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIALOGANDO COM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS
- GEOGRAFIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS: A INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
- MATERIAL CONCRETO – UMA PROPOSTA DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE MULTIPLICAÇÃO DE MONÔMIOS E POLINÔMIOS
MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA ENTRE GÊNERO, ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO- METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE ADULTOS EM ESCOLA TÉCNICA PÚBLICA DE SANTA MARIA
- O ACESSO REMOTO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PROJETO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
- O CINEMA COMO POTÊNCIA EDU(VO)CATIVO NA EDUCAÇÃO PELO GRUPO DE ESTUDOS CINEMA E EDUCAÇÃO (GECED)
- O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NO PROJETO BOMBEIRO MIRIM.
- O CONTEXTO HISTÓRICO DE EXPANSÃO DO CTISM: REFLEXÕES INICIAIS
- O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE NO CONTEXTO DO PEG: UM OLHAR PARA A ESCUTA SENSÍVEL
- RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA MARIA/RS
- OFICINAS DE RPG PEDAGÓGICO: ATIVIDADES DE ENSINO DO PET CIÊNCIAS SOCIAIS APLICACADAS (PET CISA)
Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade
- A ALIMENTAÇÃO E AS CLASSES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DIALÉTICA
- A PRECARIZAÇÃO E O DESINVESTIMENTO NA REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
- A COMUNICAÇÃO COMO (IN)FORMADORA SOCIAL
- AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM MONTESSORIANA PARA O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- AÇÕES PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
- ABORDAGEM TEMÁTICA E O CONTEXTO DO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
- ATIVIDADE DE EXTENSÃO: PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO A PARTIR DA LÓGICA INTERNA
- ATLETISMO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE ENSINO
- CONECTANDO REDES DE APOIO A EDUCAÇÃO BÁSICA: A FORMAÇÃO CONTINUADA E INICIAL DE PROFESSORES PARA A GESTÃO ESCOLAR
- CONTADOR GEIGER – HISTÓRIAS EM RÁDIO- ATIVIDADE: UM EXPERIMENTO DE TRANSMÍDIA EM RÁDIO E ARTES CÊNICAS
- “FERIDANDO” NAS ESCOLAS: IMAGEM VIRA DANÇA E PROFESSOR, POESIA!
- DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA FUTUROS PROFESSORES
- FORMAÇÃO DOCENTE: REPENSAR O PENSAMENTO
- INCLUSÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM UMA ESCOLA DO CAMPO EM SANTA MARIA
- I SEMINÁRIO EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
- LEVANTAMENTO DAS QUEIXAS DE LEITURA EM ESCOLARES E CORRELAÇÃO COM FLUÊNCIA EM LEITURA
- O CONTEÚDO GINÁSTICA A PARTIR DA ABORDAGEM CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
- MOLIÈRE PARA INICIANTES: PROJETO DE ENSINO EM ESTUDOS FRANCÓFONOS
- O ENSINO SUPERIOR REQUER NOVAS METODOLOGIAS: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE PORTO ALEGRE (RS)
- PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NA DOCÊNCIA: AS DIFICULDADES DE ESCOLHER OUTRO CAMINHO
- PANC’S: PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS, CONSUMO CONSCIENTE E NUTRIÇÃO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL.
- REFLETINDO SOBRE A DIMENSÃO DAS PEDAGOGIAS DA DANÇA EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE ENSINO
- SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DO LAVI/M: ARTE, CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO
- REGIONALIDADES DO SUL: PROTAGONISMO BIOGRÁFICO E NARRATIVAS DE VIDA NO UNIVERSO ESCOLAR E ACADÊMICO
- SISTEMA DE MAPEAMENTO SOCIECONÔMICO PARA ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA À VULNERÁVEIS
- UM OLHAR SOBRE A ESCOLA INDÍGENA COM BASE NA EDUCAÇÃO FÍSICA
- TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES E DA FLUÊNCIA TECNOLÓGICA
- UM TRABALHO DISCURSIVO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
- USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NAS AULAS DE HISTÓRIAS NA ESCOLA DO CAMPO INTENDENTE MANOEL RIBAS
Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais
- “OUTRAR-SE”: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA DISCIPLINA DANÇA E INCLUSÃO
- A MOTRICIDADE DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO
- ENSINO DE ARTES VISUAIS E DOCÊNCIA: EXPERIMENTAÇÕES A PARTIR DO CORPO
- EDUCAÇÃO, GÊNERO E ARTE CONTEMPORÂNEA: PRODUZINDO RESISTÊNCIAS
- ENTRE TRAMAS E FABULAÇÕES: SOBRE LINHAS QUE COMPÕEM A DOCÊNCIA
- MUSEU ESCOLAR: PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E ENSINO
- EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UEIIA: A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO CENTRADO NA ESCUTA DAS CRIANÇAS
- RESGATE CULTURAL E HISTÓRICO POR MEIO DO ENSINO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SILVEIRA MARTINS
- SAINT SEYA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DAS MASCULINIDADES
-
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DO CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS (CSA/CCR)
Instituições, Gestão e Compromisso Social
- SABERES NA ESCOLA E DISCUSSÕES DENTRO DO ESCOPO METODOLÓGICO
- O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CTISM/UFSM: QUEM SÃO SEUS SUJEITOS?
- LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE ISTs A PARTIR DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM SOBRE OS TESTES RÁPIDOS REALIZADOS EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) EM SANTA MARIA, RS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
- RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA EM UMA UNIDADE DE APOIO PEDAGÓGICO