O PET, Programa de Educação Tutorial financiado pelo MEC, tem entre seus objetivos desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão com o foco em ações sociais. Em função disso, os grupos PET Ciências Agrárias e PET Engenharia Florestal da UFSM-FW organizaram uma campanha de doação de sangue no dia 27 de março. Ao total, foram 30 doadores que se direcionaram até o município de Passo Fundo, onde as doações foram realizadas no Hemopasso.
Segundo um dos organizadores da campanha e parte da equipe do PET Ciências Agrárias, Ezequiel Fornari “foram mobilizadas em média 60 pessoas que queriam doar, mas em função de provas, trabalho, gripe e machucados, apenas 35 conseguiram se dirigir a Passo Fundo e, desse grupo, 30 conseguiram realizar a doação”.
Com apenas uma doação, é possível auxiliar até quatro vidas. Além de voluntário, o ato não causa prejuízo para o doador. Foi dessa vontade de ajudar as pessoas que desde dezembro de 2018 os grupos PET da UFSM-FW pensaram em realizar essa ação.
A campanha contou, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen e do Núcleo de Apoio à Saúde (NAS/UFSM-FW).
Texto: Thaane Otero
Revisão: Julia Cervo
Fonte: www.ufsm.br