Introdução
O Google Classroom é o ambiente virtual do GSuite disponibilizado pela UFSM à comunidade acadêmica, no qual os professores podem disponibilizar, além dos conteúdos, diferentes tipos de atividades como estratégias de avaliação diagnóstica, formativa, comparativa ou somativa.
Confira a seguir algumas possibilidades do Google Sala de Aula:
Atividades do Classroom
Atividades do Classroom
No Google Classroom você pode criar atividades, atividades com teste, pergunta e reutilizar atividades já existentes em suas salas ou turmas.
As atividades podem ser publicadas imediatamente, salvas como rascunho ou programadas para postagem futura. O professor pode ainda atribuir uma atividade para mais de uma turma ou para alunos específicos, criar critérios de avaliação (rubrica), definir uma categoria de nota, definir data e horário de entrega, adicionar anexos, solicitar que o aluno faça a entrega de um arquivo (upload), atribuir nota e devolver as atividades aos alunos.
Consulte a Central de Ajuda do Google Sala de Aula e conheça artigos e tutoriais sobre como criar atividades, como programar ou reutilizar uma atividade, como criar uma rubrica, etc.
Conheça o site Ensine em Casa, iniciativa do Google que disponibiliza informações e dicas para ajudar os professores e o Teacher Center, espaço Google for Education que oferece formação online gratuita.
Acesse ao lado os vídeos com tutoriais sobre atividades e avaliações no Classroom. Outros tutoriais sobre o Google Classroom estão disponíveis em Ambientes Virtuais.
Aplicativos Google integrados ao Classroom
As atividades no Sala de Aula podem ser integradas às demais ferramentas Google, como Documentos, Apresentações, Planilhas, Formulários e Desenhos, podendo ser adaptadas conforme os objetivos e as estratégias de avaliação desejadas. É possível ainda a integração com outros aplicativos e ferramentas educacionais.
A ferramenta “atividade com teste” do Classroom é vinculada o Google Forms e permite a criação de questionários e testes. Também é possível anexar um formulário já existente no seu drive ao inserir “atividade” no Classroom.
Dentre as potencialidades desta ferramenta, destacam-se a possibilidade de correção automática dos questionários, a utilização de recursos de vídeo, áudio e imagens nas questões, além de permitir que o docente dê um feedback mais consistente e relevante para os estudantes.
Acesse a Central de Ajuda do Editores de Documentos do Google e veja como criar e avaliar testes no Formulários.
Assista também ao vídeo “Como adicionar um áudio em um Formulário Google“.
Google Documentos, Apresentações e Planilhas
Os aplicativos Documentos, Apresentações e Planilhas Google são ótimas opções para criar atividades individuais ou colaborativas no Classroom. Para trabalhos colaborativos, a ideia é que os estudantes acessem um arquivo único, atualizando-o a qualquer momento, interagindo por meio de comentários e chat e permitindo que o professor acompanhe o desenvolvimento do trabalho.
Acesse a Central de Ajuda do Editores de Documentos do Google e leia os artigos com instruções sobre como utilizar os aplicativos Google.
Assista ao vídeo tutorial Como utilizar o recurso de Perguntas e Respostas no Google Apresentações.
O Jamboard é um quadro branco digital que pode contribuir para uma aprendizagem mais interativa, possibilitando também a sua utilização como estratégia avaliativa, pois permite a realização de atividades individuais e colaborativas de forma remota, por meio de interações e registros com caneta, notas adesivas e imagens (upload ou busca no Google).
Pode ser apresentado em videoconferências, por meio do compartilhamento de tela para obter respostas em tempo real, ou pode ser compartilhado no Classroom, incorporando o link à atividade criada no ambiente.
Acesse: https://jamboard.google.com/ e descubra mais sobre esta ferramenta visitando a Central de Ajuda.
Assista ao vídeo com o tutorial sobre como usar o Jamboard.
Ferramenta gratuita de criação de páginas web que permite a edição simultânea por diversos usuários. É uma excelente opção para o desenvolvimento de projetos colaborativos, como proposta de desenvolvimento de sites pelos estudantes, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades e a criatividade, por meio do registro e compartilhamento de textos, artigos, vídeos, imagens, criação e curadoria de materiais, etc.
Acesse: https://sites.google.com
Conheça mais sobre o Google Sites acessando a Central de Ajuda e assista ao vídeo como criar sites com o Google Sites.
O Google My Maps é uma ferramenta que permite criar mapas personalizados de forma colaborativa. É possível desenhar, adicionar ícones, fotos, vídeos, além de pesquisar e salvar lugares específicos nos mapas, compartilhando-os para edição simultânea com outros usuários pelo Google Drive.
É possível compartilhar um mapa por meio do link na atividade do Classroom ou do Moodle, para que os estudantes salvem cópias no Drive e desenvolvam a atividade proposta.
Acesse: https://www.google.com/maps/about/mymaps/
Veja um tutorial sobre como usar o My Maps e como atribuir templates do My Maps no Classroom.
Rede Colaborativa
SOS 30 Minutos – mentoria gratuita para Professores com Google Innovators
Os Google Innovators do Brasil estão disponibilizando horários de assessoria ou mentoria gratuita para educadores que precisem de informações ou dicas de ferramentas digitais neste momento de desafios.
Acesse: https://wakelet.com/wake/ad47bb19-f57c-43e1-bdf5-6ba586bf51ef