Introdução
Os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) oferecem um conjunto de atividades (individuais ou colaborativas), que possibilitam ao professor planejar e disponibilizar além dos conteúdos, atividades de estudo (diagnósticas, comparativas, formativas ou somativas).
A UFSM disponibiliza aos docentes do ensino presencial o Moodle Presencial. Entre as vantagens do mesmo destacam-se a exportação das turmas diretamente do Portal do Professor, além de permitir a categorização das atividades ao Livro de Notas em conformidade com o sistema de agregação das notas, solicitado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA).
Confira, a seguir, algumas atividades com potencial para avaliação da aprendizagem, disponibilizadas pelo Moodle:
Atividades no Moodle
Questionário
A atividade questionário pode ser usada para acompanhamento de estudos como para avaliação da aprendizagem, sendo a atividade que mais se assemelha a testes e provas convencionais, possibilitando o uso de diferentes formatos de questões objetivas e dissertativas.
O questionário permite ao professor inúmeras configurações, tais como, definir um tempo para realização, permitir apenas uma tentativa ou múltiplas tentativas de resposta, definir se o sistema irá embaralhar ou não as questões, definir senha para maior segurança, definir um texto de feedback aos alunos, etc. Além disso, o sistema cria e permite ao professor a organização de um banco de questões, que facilita a elaboração de novos questionários.
Ficou interessado? Acesse o Guia ao lado e saiba mais sobre as potencialidades da atividade questionário.
Acesse também a videoaula sobre o planejamento da atividade questionário do Moodle, ministrada por Elieser Schmitz.
Tarefa
A atividade Tarefa permite que o professor avalie arquivos ou textos elaborados offline ou online. Além disso, a atividade tarefa pode ser utilizada pelo professor para registrar nota/participação no Moodle a partir de uma atividade que foi realizada em outro meio digital, tendo em vista que ela pode ser categorizada no livro de notas.
Na tarefa do tipo “texto online” o professor pode solicitar ao aluno o envio de um texto elaborado diretamente no editor de textos do Moodle. Já na tarefa do tipo “envio de arquivo” o aluno deverá realizar a tarefa, conforme o tipo de arquivo definido pelo professor, apenas encaminhando-o por meio da atividade disponibilizada no Moodle (podendo ser uma imagem, texto, áudio, vídeo, etc.).
Clique aqui para visualizar um exemplo de atividade tarefa com envio de arquivo proposta no Moodle.
Para saber mais sobre a atividade tarefa acesse o Guia ao lado.
Wiki e OU Wiki
As atividades Wiki e OU Wiki do Moodle permitem que os estudantes criem e editem uma ou mais páginas web.
A Wiki pode ser uma estratégia de produção individual, na qual cada estudante edita a sua própria página wiki, mas tem como principal potencialidade pedagógica a produção colaborativa, na qual todos os estudantes podem editar uma mesma página. Entretanto, a atividade Wiki não pode ser categorizada no Livro de Notas, requerendo a criação de outra tarefa especificamente para esta vinculação e para que, após a avaliação da atividade, o professor possa registrar a nota no sistema.
Já a atividade OU Wiki pode ser atribuída a um curso, um grupo ou por usuário. Esta atividade, diferentemente da Wiki, é entendida pelo Moodle como atividade avaliativa, possibilitando assim configuração direta no Livro de Notas.
Conheça um pouco mais sobre estas atividades acessando o Guia e a videoaula ao lado.
Fórum
A atividade fórum do Moodle pode ser utilizada como estratégia de avaliação, uma vez que o professor pode propor reflexões ao grupo, solicitar a participação a partir das interações e discussões assíncronas sobre uma determinada temática ou mesmo para responder determinada pergunta. O professor pode solicitar também que o estudante anexe arquivos e imagens à sua postagem.
Existem vários tipos de fórum: o fórum geral, no qual qualquer participante pode iniciar uma discussão a qualquer momento; um fórum onde cada estudante pode postar apenas uma discussão; ou um fórum de perguntas e respostas, no qual os estudantes só podem ver os comentários dos demais após fazer o seu comentário.
Glossário
A atividade Glossário permite criar uma lista colaborativa de definições, na qual os estudantes podem inserir e pesquisar termos e conceitos, possibilitando o compartilhamento dos conhecimentos entre os participantes de uma disciplina.
A atividade glossário pode ser avaliada pelo Professor, permitindo vinculação ao livro de Notas. Permite também aprovação automática ou validação dos termos inseridos pelo Professor antes da publicação, possibilita comentários do Professor e alunos para cada item incluído e permite a criação de links automáticos dos itens do glossário toda vez que o conceito/título aparecer em textos do mesmo curso/disciplina.
Glossários têm muitos usos, como por exemplo: um banco colaborativo de termos chaves; um espaço de apresentação para novos estudantes, no qual adicionam seus nomes e informações pessoais; uma área de compartilhamento de vídeos, imagens ou arquivos de som; recurso de revisão de fatos a serem lembrados, entre outros.
Relatórios da Disciplina
O AVEA Moodle disponibiliza ao professor diversos relatórios, que permitem o monitoramento de acessos às atividades de estudos e possibilitam a sua utilização como estratégia qualitativa de avaliação, a partir da análise da participação e do engajamento dos estudantes. A funcionalidade pode ser localizada no bloco Administração (menu lateral direito).
Os relatórios disponíveis são: logs, logs ativos, atividades do curso, participação do curso, conclusão das atividades e estatísticas.
Para conhecer cada um dos relatórios do Moodle acesse o Guia ao lado.
O H5P é um plugin integrado ao Moodle que permite a criação de atividades como games, questionários, questões de arrastar e soltar, arrastar e soltar com imagem, questões de múltipla escolha, flashcards, além de recursos didáticos interativos, como vídeos, apresentações, etc.
Conheça algumas atividades H5P para o Moodle acessando os vídeotutoriais abaixo, produzidos por João Roberto Ricalde Gervasio, sob orientação da Profª Susana Cristina dos Reis, por meio do NuPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizado de Línguas a Distância), como produção técnica apresentada ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM).
Veja outros tutoriais disponíveis no site h5p.org