Introdução
As redes sociais vêm ganhando espaço no contexto educativo, sobretudo neste momento de distanciamento social, seja como forma de facilitar a comunicação ou de promover a aproximação com os estudantes. Para além disso, as redes sociais também podem ser utilizadas, de forma intencional e pedagogicamente planejada, no processo de ensino-aprendizagem.
A seguir, apresentamos algumas das redes sociais mais populares, que podem também ser utilizadas no contexto avaliativo.
Ferramentas
O Facebook é uma das redes sociais mais populares e seu uso no contexto educativo tem sido discutido e difundido por diversos pesquisadores.
Uma das vantagens desta rede social é que a maioria dos usuários estão familiarizados com as suas funcionalidades, facilitando a mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem por meio do compartilhamento de materiais, exercícios, acompanhamento e avaliação trabalhos realizados, publicação das produções dos estudantes, etc.
Leia mais sobre o uso Facebook como recurso didático acessando o Guia “Curtir, compartilhar, aprender e ensinar: um guia de orientações para uso do Facebook como recurso didático no IFRS, desenvolvido no âmbito do PPGTER/UFSM por Mariângela Barichello Baratto.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que pode ser utilizado no celular ou sincronizado com o navegador web.
Permite o envio de mensagens de texto e voz, compartilhamento de documentos, vídeos, imagens e áudios de forma individual ou por meio de grupos, possibilitando a exploração destes recursos de forma didática pelo professor, seja no próprio app ou por meio de produções mais elaboradas, utilizando ferramentas externas.
Fonte: Nova Escola
Como enviar documentos no Whatsapp
O Telegram é outra opção de aplicativo de mensagens que permite o envio de texto, arquivos, áudio, vídeo e fotos.
Dentre as funcionalidades deste app com potencial pedagógico, destacam-se a possibilidade de criar canais de conteúdo públicos ou privados com seguidores ilimitados, acessar canais públicos com conteúdos educacionais, criar grupos com até 200.000 pessoas, compartilhar arquivos com até 1,5 GB, configurar para não permitir acesso ao número do telefone, além de contar com robôs (bots) que interagem com os usuários.
Como usar o Telegram para dar aulas
O Tik Tok é uma rede social que permite a criação e o compartilhamento de vídeos curtos.
A plataforma possui uma estrutura audiovisual e disponibiliza diversos efeitos especiais e filtros, podendo ser uma alternativa ao professor como estratégia avaliativa, explorando a criatividade dos estudantes na produção de conteúdo a partir dos conceitos estudados e incentivando o engajamento.
Confira ao lado um vídeo produzido pela Profª Cláudia Barin, Coordenadora do PPGEPT/UFSM, exemplificando uma atividade de produção de vídeo no Tik Tok que pode ser solicitada aos alunos sobre determinado conteúdo abordado.