O Centro de Convenções do Campus Sede da UFSM recebe nesta semana centenas de pessoas com a expectativa de ingressar na Universidade pela Chamada Oral do SiSU 2024. O processo teve início na segunda (26) e segue até quinta-feira (29) em Santa Maria. Na sexta (1º), a chamada oral será nos campi de Frederico Westphalen e Palmeiras das Missões, e no sábado (2), no campus de Cachoeira do Sul.
No total, são oferecidas 1.990 vagas para quem realizou a habilitação pelo Portal de Confirmação. Confira as datas e horários da chamada para cada curso.
Na segunda-feira à tarde, candidatos ansiosos aguardavam para ingressar no Centro de Convenções acompanhados por seus familiares. Para Caroline Aires Cordeiro, que acompanhava a irmã Allison, candidata para vaga no curso de Filosofia, é de suma importância para ela, como irmã mais velha, poder dar esse apoio. “É uma ansiedade muito grande, a gente fica com o coração apertado. Uma expectativa alta e com uma torcida também muito significativa, porque a gente sabe que a UFSM tem um papel muito importante, tanto na cidade, mas principalmente para a vida acadêmica do aluno”, comentou a irmã. Allison concorda com a irmã, mas ressalta estar sendo realista para caso não seja chamada.
Expectativa antes da chamada
Mariane Teloken e Cauê de Castro também mantinham a expectativa em alta. Os dois vieram de Sobradinho para tentar uma vaga no curso de Desenho Industrial e se disseram “tranquilos, mas com boas expectativas”. Quem trouxe os jovens foi a mãe de Mariane, Gisele Pereira, que já tem outros dois filhos formados na Universidade. “Eu estou vivendo o que eu não vivi, o que eu não consegui fazer eu faço por eles”, contou a mãe.
Enquanto observava sua filha entrar no auditório, o pai de Gabriele Machado, Volmir, comentou que trouxe a jovem de Santa Cruz do Sul porque acredita ser relevante a família estar presente nesses momentos. “É importante pelo menos tentar. Se deu certo, deu, se não for agora, é no próximo”, relatou o pai.
A abertura da chamada oral contou com a presença dos representantes do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE), que se disponibilizaram para auxiliar os novos alunos da Universidade no que fosse necessário. A seguir, o professor Jerônimo Tybusch, pró-reitor de Graduação, relatou como iria funcionar o procedimento e explicou a mudança na política de cotas do SiSU, que determina que todos os estudantes inscritos no sistema sejam classificados primeiramente na ampla concorrência.
Alegria após a confirmação
Após a leitura dos nomes, a alegria e emoção dos estudantes que se tornaram os mais novos calouros da UFSM contagiaram o Centro de Convenções. Assim que Alisson foi chamada para realizar o processo de matrícula, sua irmã ligou para a mãe delas para anunciar a notícia.
Já Guilherme Lappe, o mais novo integrante da turma de Produção Editorial, destacou a felicidade e o alívio de ter conseguido o curso com o qual sempre sonhou. “Ainda estou em êxtase com tudo que está acontecendo, está formigando o corpo inteiro, mas é uma sensação maravilhosa. É um alívio tão grande poder ligar pra tua mãe e falar que tu conseguiu passar”, disse. O jovem ainda ressaltou que deseja o melhor para quem não conseguiu dessa vez, lembrando que ainda existem muitas oportunidades.
Mais informações sobre a chamada oral podem ser consultadas em ufsm.br/sisu.
Confira imagens da chamada oral no Centro de Convenções na tarde de segunda-feira:
Texto e fotos: Gabriel Escobar da Silva, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista
Fonte: ufsm.br