Os(as) candidatos(as) devem ler atentamente o Edital do respectivo processo seletivo ANTES de optar por alguma Cota ou Ampla Concorrência e realizar a inscrição no Portal da Confirmação de Vaga e Habilitação em Chamada Oral.
O(a) candidato(a) precisa certificar-se com antecedência de que possui toda a documentação exigida no edital, e que tem como comprovar todas as condições declaradas, tanto para inscrição como para posterior habilitação e confirmação de vaga/matrícula, caso seja classificado(a).
O Edital traz um passo a passo para realização da inscrição e orienta a respeito das cotas e da documentação solicitada. Em caso de INDEFERIMENTO, o(a) candidato(a) receberá um e-mail da UFSM dando um breve prazo para correção ou complementação de informações ou documentos via Portal de Confirmação de Vaga.
Após a análise do recurso administrativo, caso a Comissão de Ingresso Acadêmico mantenha o indeferimento, o(a) candidato(a) perderá o direito à vaga.
Passo 1
Acesse o Portal da confirmação pelo link https://portal.ufsm.br/confirmacao/loginCandidato.html, selecione:
- o concurso SiSU 2021 Segunda Edição,
- digite seu CPF
- digite sua data de nascimento
- clique em ‘Entrar’
Observação: não é necessário utilizar o campo de “Número de inscrição”, na confirmação de vaga do SISU.
Passo 2
O sistema irá lhe direcionar para o Menu Principal.
Atenção! Leia o quadro de avisos e tenha certeza de que possui todos os documentos necessários. Mantenha a concentração durante todo o processo de habilitação, pois erros de preenchimento são sua responsabilidade e podem implicar o indeferimento da sua participação.
Clique em ‘Preencher formulário’ para continuar.
Passo 3
Você será encaminhado para a página de preenchimento de informações pessoais, como na captura de tela a seguir.
Preencha os dados e clique em “Próximo”.
Passo 4
Você será redirecionado para o formulário de preenchimento das informações sobre o seu Ensino Médio.
Preencha as informações e clique em “Próximo”.
Passo 5
Agora, você precisa preencher as informações de contato.
Atenção! Preencha as informações e preste atenção redobrada ao e-mail. É através dele que a UFSM encaminhará as informações sobre sua matrícula: indeferida ou deferida.
Clique em “Próximo”.
Passo 6
No próximo formulário, é necessário que você cadastre as informações dos seus documentos pessoais.
Ao informar todos os campos, clique em “Próximo”.
Observação: se você estiver inscrito(a) em alguma cota com análise socieconômica (L1, L2, L9, L10), após o passo 6, você deverá completar as informações sobre o grupo familiar, conforme imagem ao lado:
Passo 7
Nesta etapa, é necessário que você anexe seus documentos.
Leia o quadro de avisos e anexe todos os documentos necessários para o sistema de vagas escolhido. Faça o upload e clique em “Próximo”.
Clique em “Próximo” SOMENTE quando finalizar o envio de todos os documentos necessários.
Atenção! Lembre-se que você não poderá voltar ao sistema para anexar alguma documentação esquecida. Confira se você realmente anexou todos os documentos requisitados.
Observação: se você estiver inscrito(a) em alguma cota com análise socieconômica (L1, L2, L9, L10), você deverá completar documentos do grupo familiar, conforme imagem ao lado:
Passo 8
Após encaminhar toda a documentação, aparecerá a tela de verificação de dados.
Leia o quadro de avisos!
Confira os dados e, caso algum esteja incorreto, clique em “Anterior” para alterar a informação.
Atenção! Após clicar em “Confirmar” não será possível alterar informações ou adicionar documentos. Se estiver tudo correto, clique em “Confirmar”.
Passo 9
Nesta etapa, é gerado o comprovante de habilitação.
Guarde-o com você. Não é necessário enviar o comprovante para a UFSM: é um documento que confirma que você encaminhou a documentação no sistema.
Passo 10
Depois de completar o envio da documentação, o Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação para a Chamada Oral carregará uma página semelhante a da captura de tela ao lado.
O botão “Visualizar Comprovante” gera novamente o documento do passo 9 e indica que você fez o envio da documentação.
Passo 11
Agora, você precisa aguardar a Lista de Pessoas Classificadas. A documentação dos classificados será analisada a partir do dia da sessão pública. Então, se você foi classificado ou classificada, acesse regularmente o seu e-mail após a leitura, pois a UFSM encaminhará uma mensagem informando o deferimento ou o indeferimento da sua habilitação.
DEFERIMENTO: sua documentação foi aprovada e você receberá o número de matrícula para acesso ao Portal do Aluno.
INDEFERIMENTO: sua documentação está incompleta ou as comissões necessitam de mais informações ou documentos. Leia o parecer de indeferimento que indicará o prazo e a documentação necessária para envio de RECURSO. Com essa documentação digitalizada, você entra novamente no Portal de confirmação e insere a documentação requisitada de acordo com o edital.