Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Passo a passo para acesso e inscrição no Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação para a Chamada Oral

Os(as) candidatos(as) devem ler atentamente o Edital do respectivo processo seletivo ANTES de optar por alguma Cota ou Ampla Concorrência e realizar a inscrição no Portal da Confirmação de Vaga e Habilitação em Chamada Oral.

O(a) candidato(a) precisa certificar-se com antecedência de que possui toda a documentação exigida no edital, e que tem como comprovar todas as condições declaradas, tanto para inscrição como para posterior habilitação e confirmação de vaga/matrícula, caso seja classificado(a).

O Edital traz um passo a passo para realização da inscrição e orienta a respeito das cotas e da documentação solicitada. Em caso de INDEFERIMENTO, o(a) candidato(a) receberá um e-mail da UFSM dando um breve prazo para correção ou complementação de informações ou documentos via Portal de Confirmação de Vaga.

Após a análise do recurso administrativo, caso a Comissão de Ingresso Acadêmico mantenha o indeferimento, o(a) candidato(a) perderá o direito à vaga.

 

Passo 1

Acesse o Portal da confirmação pelo link https://portal.ufsm.br/confirmacao/loginCandidato.html, selecione:

  • o concurso SiSU 2021 Segunda Edição,
  • digite seu CPF
  • digite sua data de nascimento
  • clique em ‘Entrar’

Observação: não é necessário utilizar o campo de “Número de inscrição”, na confirmação de vaga do SISU.

print da tela do portal de confirmação de vaga
Clique para ampliar

Passo 2

O sistema irá lhe direcionar para o Menu Principal.

Atenção! Leia o quadro de avisos e tenha certeza de que possui todos os documentos necessários. Mantenha a concentração durante todo o processo de habilitação, pois erros de preenchimento são sua responsabilidade e podem implicar o indeferimento da sua participação. 

Clique em ‘Preencher formulário’ para continuar.

print da tela do portal de confirmação de vaga
Clique para ampliar

Passo 3

Você será encaminhado para a página de preenchimento de informações pessoais, como na captura de tela a seguir. 

Preencha os dados e clique em “Próximo”.

print da tela do portal de confirmação de vaga
Clique para ampliar

Passo 4

Você será redirecionado para o formulário de preenchimento das informações sobre o seu Ensino Médio.

Preencha as informações e clique em “Próximo”.

print da tela do portal de confirmação de vaga
Clique para ampliar

Passo 5

Agora, você precisa preencher as informações de contato.

Atenção! Preencha as informações e preste atenção redobrada ao e-mail. É através dele que a UFSM encaminhará as informações sobre sua matrícula: indeferida ou deferida.

Clique em “Próximo”.

print da tela do portal de confirmação de vaga
Clique para ampliar

Passo 6

No próximo formulário, é necessário que você cadastre as informações dos seus documentos pessoais.

Ao informar todos os campos, clique em “Próximo”.

print da tela do portal de confirmação de vaga
Clique aqui para ampliar

Observação: se você estiver inscrito(a) em alguma cota com análise socieconômica (L1, L2, L9, L10), após o passo 6, você deverá completar as informações sobre o grupo familiar, conforme imagem ao lado:

Clique para ampliar

Passo 7

Nesta etapa, é necessário que você anexe seus documentos.

Leia o quadro de avisos e anexe todos os documentos necessários para o sistema de vagas escolhido. Faça o upload e clique em “Próximo”.

Clique em “Próximo” SOMENTE quando finalizar o envio de todos os documentos necessários.

Atenção! Lembre-se que você não poderá voltar ao sistema para anexar alguma documentação esquecida. Confira se você realmente anexou todos os documentos requisitados.

print da tela do portal de confirmação de vaga
Clique para ampliar

Observação: se você estiver inscrito(a) em alguma cota com análise socieconômica (L1, L2, L9, L10), você deverá completar documentos do grupo familiar, conforme imagem ao lado:

Clique para ampliar

Passo 8

Após encaminhar toda a documentação, aparecerá a tela de verificação de dados.

Leia o quadro de avisos!

Confira os dados e, caso algum esteja incorreto, clique em “Anterior” para alterar a informação.

Atenção! Após clicar em “Confirmar” não será possível alterar informações ou adicionar documentos. Se estiver tudo correto, clique em “Confirmar”

print da tela do portal de confirmação de vaga
Clique para ampliar

Passo 9

Nesta etapa, é gerado o comprovante de habilitação.

Guarde-o com você. Não é necessário enviar o comprovante para a UFSM: é um documento que confirma que você encaminhou a documentação no sistema.

print da tela do portal de confirmação de vaga
Clique para ampliar

Passo 10

Depois de completar o envio da documentação, o Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação para a Chamada Oral carregará uma página semelhante a da captura de tela ao lado.

O botão “Visualizar Comprovante” gera novamente o documento do passo 9 e indica que você fez o envio da documentação.

print da tela do portal de confirmação de vaga
Clique para ampliar

Passo 11

Agora, você precisa aguardar a Lista de Pessoas Classificadas. A documentação dos classificados será analisada a partir do dia da sessão pública. Então, se você foi classificado ou classificada, acesse regularmente o seu e-mail após a leitura, pois a UFSM encaminhará uma mensagem informando o deferimento ou o indeferimento da sua habilitação.

DEFERIMENTO: sua documentação foi aprovada e você receberá o número de matrícula para acesso ao Portal do Aluno.

INDEFERIMENTO: sua documentação está incompleta ou as comissões necessitam de mais informações ou documentos. Leia o parecer de indeferimento que indicará o prazo e a documentação necessária para envio de RECURSO. Com essa documentação digitalizada, você entra novamente no Portal de confirmação e insere a documentação requisitada de acordo com o edital.