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NOVAS DATAS: Confirmação de Vaga da Chamada Regular segue até 03/02; inscrição na Lista de Espera do SiSU UFSM 2025 deve ser feita até 31 de janeiro



 

A Universidade Federal de Santa Maria divulgou hoje (27) a Lista das Pessoas Classificadas na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU UFSM 2025. Algumas datas foram alteradas pelo e Edital N. 05 de 28 de janeiro de 2025 do Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior. 

De acordo com o Edital 004/2025-Prograd, os classificados têm até as 23h59min do dia 03 de fevereiro para realizar a Confirmação de Vaga visando à Matrícula. Ela é feita por meio do acesso ao Portal de Confirmação de Vaga da UFSM.

Mesmo as pessoas que foram classificadas em segunda turma ou em cursos que iniciarão apenas no segundo semestre letivo deverão fazer a Confirmação de Vaga.

O login no Portal pode ser feito via site GOV.BR ou utilizando CPF e data de nascimento, selecionando-se o concurso “SiSU 2025”. Não é necessário preencher o campo “número de inscrição”.

É recomendável que as pessoas selecionadas releiam o Edital 004/2025-Prograd/SiSU/UFSM e seus anexos, organizando previamente a documentação em formato PDF, de acordo com sua classificação por cota ou ampla concorrência. O acesso ao Portal de Confirmação de Vaga da UFSM deve ser feito de uma só vez, para inserção de todos os documentos. No acesso ao Portal, os(as) classificados(as) deverão:

1 – Preencher, revisar e inserir dados pessoais como foto, nome dos pais e renda bruta média per capita familiar;

2 – Informar nome da escola de ensino médio e ano de conclusão;

3 – Confirmar número do CPF e do Documento de Identidade, sendo importante revisar o e-mail pessoal, que é o modo como a UFSM entra em contato com os candidatos;

4 – Na sequência, será apresentada a tela para anexar os documentos em formato PDF, de acordo com a classificação do(a) candidato(a) por cota ou ampla concorrência. Os arquivos devem ter, no máximo, 25 megabytes cada. A soma de todos os arquivos enviados não pode ultrapassar 200 megabytes.

5 – Ao final do processo, será possível enviar ao e-mail pessoal o comprovante da solicitação de confirmação de vaga.


Webconferências obrigatórias para cotas étnico-raciais e para pessoas com deficiência 

Candidatos(as) que foram classificados(as) pelas cotas destinadas a quilombolas, pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência deverão passar, para além do deferimento de sua documentação, por webconferência realizada via Google Meet.

No dia 04 de fevereiro, haverá a publicação, junto ao Edital 004/2025, do Cronograma das Webconferências Obrigatórias para pessoas classificadas na Chamada Regular pelas cotas LB_PPI, LB_Q, LB_PCD, LI_PPI, LI_Q e LI_PCD. O link para acesso à webconferência será enviado ao e-mail de cada candidato e não deve ser compartilhado com terceiros. As webconferências deverão acontecer no dia 05 de fevereiro.


Deferimento ou indeferimento 

Após o envio da documentação (e da realização de webconferência, se for o caso), todas as pessoas que realizarem a Confirmação de Vaga deverão monitorar diariamente seu e-mail pessoal, à espera de mensagem da UFSM que informa sobre o deferimento ou indeferimento das informações prestadas.

Como não há prazo fixo para envio deste e-mail, o acompanhamento pelo(a) candidato(a) classificado(a) deve ser constante, inclusive de sua caixa de spam e lixo eletrônico.

Se houver o deferimento, o(a) candidato(a) receberá seu número de matrícula e instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil. Sua matrícula nas disciplinas do semestre será realizada automaticamente pela UFSM e estas aparecerão em seu Portal, indicando dia, sala, prédio e horário de aulas. Outras informações poderão ser obtidas diretamente com a Coordenação e Secretaria do Curso, cujo link de contato pode ser buscado no site do respectivo curso, que está disponível em ufsm.br/graduacao

Caso haja indeferimento, o e-mail explicará as razões e dará um breve prazo para que o(a) candidato(a) acesse novamente o Portal de Confirmação de Vaga, para corrigir ou complementar informações ou documentações necessárias. Após análise do recurso, caso haja manutenção do indeferimento, o(a) candidato(a) perderá definitivamente a vaga.

 

Manifestação de interesse na Lista de Espera

Pessoas que não foram classificadas em nenhuma das duas opções de curso da Chamada Regular podem manifestar, até as 23h59min do dia 31 de janeiro, interesse em participar da Lista de Espera do SiSU UFSM 2025.  A manifestação de interesse é feita no Boletim do(a) Candidato(a), no site acessounico.mec.gov.br/sisu.

A convocação dos candidatos inscritos para a Chamada Oral da Lista de Espera vai se dar após 11 de fevereiro, de acordo com instruções e cronograma de Edital específico, a ser publicado em ufsm.br/sisu.

Outras informações podem ser solicitadas à Coordenadoria de Planejamento Acadêmico da Pró-reitoria de Graduação, pelo e-mail copa.sisu@ufsm.br.

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https://ufsm.br/r-501-1094

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