Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Enem 2024: Inscrições para moradores(as) do RS são reabertas até 21 de junho

Neste ano, todos os moradores do estado terão direito a isenção da taxa de inscrição

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriram o sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) para inscrições de estudantes moradores(as) do Rio Grande do Sul.

O período extra teve início às 9h (horário de Brasília) deste domingo, 16 de junho, e se encerra às 23h59 da próxima sexta-feira, 21 de junho.

Neste ano, todos os moradores do estado têm direito à isenção da taxa de inscrição, que custa R$ 85,00. As medidas excepcionais foram tomadas em virtude das enchentes que ocorreram no estado.

Inscrição – Para realizar a inscrição, é necessário acessar o site https://enem.inep.gov.br/participante  com o login único do sistema Gov BR. Quem não lembra a senha da conta vinculada a seu CPF pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.

O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame.

Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento e recursos de acessibilidade em todos os exames e avaliações que o Instituto aplica. Os participantes devem fazer as solicitações durante o ato da inscrição. O prazo para os pedidos de atendimento especializado também se encerra no dia 21 de junho.

Confira o passo a passo para inscrição:

– Acesse a Página do Participante em https://enem.inep.gov.br/participante e selecione o botão “Inscrição”.

.

– Responda à pergunta feita pela assistente virtual para seguir.

.

3 – Em seguida, insira o número do CPF, a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal) e clique em “Iniciar a inscrição”.

.

4 – Prossiga de acordo com as orientações e confirme as informações solicitadas. Dados como “Cor/Raça”, “Estado Civil” e “Nacionalidade”, entre outros, são obrigatórios.

.

– Informe se serão necessários recursos de acessibilidade.

.

6 – Caso necessite, selecione o recurso de acessibilidade desejado. O participante deve anexar os documentos que comprovem a condição.

.

7 – Para solicitar tratamento por nome social, o interessado deve realizar o cadastro dessa condição junto à Receita Federal do Brasil.

.

8 – Escolha entre Inglês e Espanhol para realizar a prova de língua estrangeira.

.

9 – Em seguida, informe qual é a situação em relação ao ensino médio e qual tipo de escola você frequentou durante esta etapa educacional. Esses e outros dados sobre o ensino médio não poderão ser alterados após a conclusão da inscrição.

.

10 – Escolha o município no qual deseja fazer as provas. Se o município de prova for diferente do município de residência, o sistema solicitará confirmação.

.

11 – Logo após, responda ao Questionário Socioeconômico.

.

12 – Ao terminar de informar os dados necessários, clique em “Enviar Inscrição”. Pronto!

.

O que é o Enem? – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em instituições privadas de ensino.

A nota do Enem é critério de seleção no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), uma das formas de ingresso na UFSM e em outras instituições públicas de ensino superior.

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas de estudantes brasileiros(as) interessados(as) em cursar a educação superior em Portugal.

Acompanhe as novidades do Enem 2024 no site https://www.gov.br/inep/

Em caso de dúvida, ligue 0800 616161 ou acesse https://www.gov.br/inep/pt-br/canais-de-atendimento/fale-conosco

Links importantes:

Acesse o edital do Enem 2024
Acesse a Página do Participante
Acesse a plataforma Gov.br
Acesse a página de orientações do Enem
Acesse a página de perguntas frequentes do Enem
Saiba mais sobre o Enem

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep