Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Inscrições no ENEM 2024 são prorrogadas para 14 de junho

Moradores(as) do Rio Grande do Sul poderão fazer a inscrição até 21 de junho

O prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi ampliado para a próxima sexta, 14 de junho. Neste contexto, outras datas que fazem parte do cronograma do exame também foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho. O pagamento da taxa de inscrição segue até 19 de junho. O Inep aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação.

“Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, anunciou o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um passo a passo que explica como navegar na Página do Participante e se inscrever no exame.

Pagamento – Após a realização da inscrição, a Página do Participante gerará um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa. Esse boleto só é disponibilizado à pessoa inscrita após acesso ao sistema do exame, por meio do login único na plataforma Gov BR.

Rio Grande do Sul – Os(as) moradores(as) do Rio Grande do Sul (RS) terão isenção da taxa de inscrição garantida (inclusive nos casos de justificativa de ausência, na edição de 2023, reprovada).

O prazo para inscrição de moradores(as) do RS foi prorrogado para 21 de junho.

Confira o passo a passo para inscrição:

– Acesse a Página do Participante em https://enem.inep.gov.br/participante e selecione o botão “Inscrição”.

.

– Responda à pergunta feita pela assistente virtual para seguir.

.

3 – Em seguida, insira o número do CPF, a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal) e clique em “Iniciar a inscrição”.

.

4 – Prossiga de acordo com as orientações e confirme as informações solicitadas. Dados como “Cor/Raça”, “Estado Civil” e “Nacionalidade”, entre outros, são obrigatórios.

.

– Informe se serão necessários recursos de acessibilidade.

.

6 – Caso necessite, selecione o recurso de acessibilidade desejado. O participante deve anexar os documentos que comprovem a condição.

.

7 – Para solicitar tratamento por nome social, o interessado deve realizar o cadastro dessa condição junto à Receita Federal do Brasil.

.

8 – Escolha entre Inglês e Espanhol para realizar a prova de língua estrangeira.

.

9 – Em seguida, informe qual é a situação em relação ao ensino médio e qual tipo de escola você frequentou durante esta etapa educacional. Esses e outros dados sobre o ensino médio não poderão ser alterados após a conclusão da inscrição.

.

10 – Escolha o município no qual deseja fazer as provas. Se o município de prova for diferente do município de residência, o sistema solicitará confirmação.

.

11 – Logo após, responda ao Questionário Socioeconômico.

.

12 – Ao terminar de informar os dados necessários, clique em “Enviar Inscrição”. Pronto!

.

O que é o Enem? – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A nota do Enem é critério de seleção no SiSU, uma das formas de ingresso na UFSM.

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acompanhe as novidades do Enem 2024 no site https://www.gov.br/inep/

Em caso de dúvida, ligue 0800 616161 ou acesse https://www.gov.br/inep/pt-br/canais-de-atendimento/fale-conosco

Links importantes:

Acesse o edital do Enem 2024
Acesse a Página do Participante
Acesse a plataforma Gov.br
Acesse a página de orientações do Enem
Acesse a página de perguntas frequentes do Enem
Saiba mais sobre o Enem

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep