Disciplinas ofertadas no bloco 1 – 3º edição Promove Andifes.
FURG074 | FURG | 18066-Educação em saúde | 45 h | A educação como instrumento de trabalho da enfermagem. Teorias da educação. Estratégias de ensino para a educação em saúde. Educação permanente. | Sex- 08:35 as 11:25 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
FURG075 | FURG | 18058-Aleitamento materno e Políticas de Saúde | 30 h | Aleitamento materno como prioridade mundial. Fisiologia da lactação. Promoção do aleitamento materno. Ordenha, coleta, pré-estocagem, controle de qualidade, estocagem e distribuição do leite materno. | Qui- 09:45 as 11:25 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFES037 | UFES | DIS12438-Ética e Exercício Profissional | 45h | Fundamentada na ética, a disciplina aborda a problemática do exercício profissional, identifica e analisa a legislação pertinente e a ação das entidades de classe na sociedade e na fiscalização do exercício profissional. Bioética e meio ambiente. | Qui 14h às 17h | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFES038 | UFES | DIS12441-Bioestatística | 45h | Importância e aplicabilidade da “ciência da variação” nos problemas biológicos em geral e no campo da nutrição e saúde. Estatística descritiva e inferencial. Tipos de variáveis. População e amostra. Técnicas de amostragem. Distribuição de frequências: construção de tabelas e gráficos. Distribuição normal. Medidas de tendência central, de variabilidade, de associação e de correlação. Teste de hipóteses. | Ter 15h às 18h | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFES056 | UFES | ENF05034-Educação em Saúde | 60h | Valorizar a educação como prática social, enquanto uma dimensão educativa do perfil profissional do enfermeiro, considerando o direito de cidadania. – Planejar e desenvolver ações educativas para indivíduos, comunidades e/ou membros da equipe de enfermagem, considerando os aspectos éticos e políticas de saúde | Ter 13:30 a 17:30 | 2 | 5 – Ciências da Saúde |
UFES057 | UFES | ENF05025-Processo de Cuidar em Saúde | 45h | Compreender o dinamismo das relações interpessoais entre enfermeiro e equipe de saúde, cliente, família, comunidade e instituição de saúde no processo de cuidar. – Desenvolver atitudes que facilitem a relação em situações diferentes para o desenvolvimento do processo de cuidar. | Qua 08:00 a 11:00 | 4 | 5 – Ciências da Saúde |
UFES058 | UFES | ENF05024-Estudos Epidemiológicos em Enfermagem | 75h | Identificar a concepção do processo saúdedoença. – Analisar e interpretar os indicadores de saúde. – Identificar o perfil epidemiológico da sociedade em que está inserido. – Aplicar os instrumentos da epidemiologia. – Relacionar a importância e os objetivos da epidemiologia e da estatística aplicada à saúde. – Identificar e analisar os processos componentes da saúde-doença. – Descrever e analisar, na perspectiva demográfica e epidemiológica, as características da população brasileira organizar, apresentar e analisar dados em saúde. – Relacionar e criticar desenhos de estudos epidemiológicos que descrevam problemas da realidade de saúde – Identificar e analisar a importância e os objetivos da vigilância epidemiológica no planejamento em saúde – Planejar, executar e apresentar uma observação epidemiológica. | Ter 13:00 a 18:00 | 2 | 5 – Ciências da Saúde |
UFES079 | UFES | FON07262-Políticas Públicas em Saúde e Educação | 60h | A Saúde no Brasil, processo de saúde, história e evolução; Processo Saúde x Doença e a construção do SUS no Brasil, Políticas públicas de saúde e educação, conceito ampliado de saúde. Epidemiologia e comunidade. Informação em Saúde. Gestão e Planejamento. Relações Étnicoraciais e interface com o SUS. Consciência política e histórica da diversidade e de direitos | Segs 08:00 às 12:00 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFES080 | UFES | FSI06700-Biofísica, Acústica e Psicoacústica | 60h | Fenômenos de Superfície. Ação dos agentes físicos no organismo humano. Energética da hidratação de solutos polares e apolares. Princípios físicos básicos da respiração, fonação e audição. Bioeletrogênese. Canais iônicos e Excitabilidade celular. Biofísica da visão, da audição e da fonação. Bases Físicas da audição e da Fonação. Definição e métodos de acústica e psicoacústica. Atributos do som: Intensidade, freqüência, Pitch e loudness. Teorema de Fourier. Efeito de Bernouilli. Ressonância e amortecimento da onda. Aplicação da Física e da Biofísica às necessidades do Fonoaudiólogo (Audiologia, Fonética e fonação). | Qui 08:00 às 12:00 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFES081 | UFES | FON09940-Ética e Orientação Profissional | 45h | Ética, moral, valores e bioética. Ética na Saúde. Histórico da Fonoaudiologia. Legislação específica da Fonoaudiologia e principais modificações do novo Código de Ética. Princípios explicativos da sociologia e antropologia, para reflexão acerca da relação indivíduo e sociedade na contemporaneidade. Orientação profissional, condutas ético-profissionais. Direitos e ações educativas de combate à discriminações. | Qui 09:00 às 12:00 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFES082 | UFES | MOR09938-Neuroanatomia Funcional | 60h | Filogênese, ontogênese, divisões e organização do sistema nervoso. Estudo morfofuncional das estruturas anatômicas do sistema nervoso central, do sistema nervoso periférico e da divisão autonômica do sistema nervoso | Ter 08:00 às 12:0 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN126 | UFRN | FON0058-SAÚDE COLETIVA E FONOAUDIOLOGIA | 45h | Políticas de Saúde no Brasil. Reforma Sanitária Brasileira e Sistema Único de Saúde. Determinantes Sociais da Saúde. Promoção da Saúde. Prevenção de danos e agravos à saúde. Modelos de Atenção à Saúde e Fonoaudiologia. Atuação da Fonoaudiologia na Atenção Primária à Saúde. Apoio Matricial e Equipes de Referência. Vigilância em Saúde. Inserção da Fonoaudiologia nas Redes de Atenção à Saúde. Planejamento em saúde e Fonoaudiologia. | Qui – 13h50 às 14h40; 14h55 às 15h45; 15h45 às 16h35 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN127 | UFRN | FON0052-DIAGNÓSTICO EM LINGUAGEM ESCRITA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 45h | Classificação e conceituação das alterações de linguagem escrita. Avaliação nas alterações da linguagem escrita. Diagnóstico diferencial das alterações da linguagem escrita. | Qui – 07h50 às 08h40; 08h55 às 09h45; 09h45 às 10h35 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN128 | UFRN | NUT1041-PROCESSOS DE TRABALHO EM NUTRIÇÃO II | 45h | O paradigma do profissional reflexivo, amparado pela discussão teórica da noção de cuidado. Reflexões sobre a prática profissional do nutricionista, com base no Código de Ética e de Conduta do Nutricionista: responsabilidade profissional. Atualização, compreensão e aplicação de dispositivos legais que regem a prática profissional. Perspectivas de educação continuada e inserção no mundo do trabalho. | Qui – 15h45 às 16h35; 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30 | 3 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN129 | UFRN | DEF0151-DESENVOLVIMENTO MOTOR | 60h | ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESDE O NASCIMENTO ATÉ A VIDA ADULTA, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM ASSOCIACIONISTA, ENFATIZANDO OS SISTEMAS ENVOLVIDOS NA ORGANIZAÇÃO DO ATO MOTOR, DESTACANDO SUAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NA INTERVENÇÃO DA NATUREZA PEDAGÓGICA | Ter e Qui – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN130 | UFRN | DEF0082-CINESIOLOGIA APLICADA A? EDUCAC?A?O FI?SICA | 90h | NOÇÕES BÁSICAS DAS FORÇAS INTERNAS E EXTERNAS DO CORPO HUMANO NO QUE SE REFERE A INTEGRAÇÃO DO SISTEMA ESQUELÉTICO, ARTICULAR E MUSCULAR. ANÁLISE DOS MOVIMENTOS ARTICULARES PELAS PROVAS DE FUNÇÃO MUSCULAR. ANÁLISE DA POSTURA E CENTRO DE GRAVIDADE. BASES CONCEITUAIS DA CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA. DIFERENCIAÇÃO ENTRE BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA. AS FORÇAS INTERNAS E EXTERNAS NO CORPO HUMANO DURANTE A MOVIMENTAÇÃO. ASPECTOS BIOMECÂNICOS PARA A ANÁLISE DAS TÉCNICAS DESPORTIVAS. MÉTODOS UTILIZADOS NA ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DO MOVIMENTO HUMANO | Seg, Qua e Sex – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN131 | UFRN | DEF0057-METODOLOGIA DA MUSCULAC?A?O | 60h | ESTUDOS DOS PRINCÍPIOS, MÉTODOS E TÉCNICAS DAS ESTRUTURAS MUSCULARES DO CORPO HUMANO E DE SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DA MUSCULAÇÃO | Seg e Qua – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN132 | UFRN | DEF0655-AVALIAC?A?O E PRESCRIC?A?O DE ATIVIDADES FI?SICAS | 60h | DESENVOLVER UM ENTENDIMENTO SOBRE OS FUNDAMENTOS FISIOLÓGICOS À PROVA DE ESFORÇO. DEMONSTRAR APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA TESTAR A EFICIÊNCIA CARDIOVASCULAR, ENERGÉTICA, DE COMPOSIÇÃO CORPORAL, FLEXIBILIDADE, FORÇA E ENDURANCE MUSCULAR RELACIONADOS AO ESPORTE E À SAÚDE. APRENDER OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO SEGUNDO AS DIRETRIZES DA ACSM INTEGRAR OS DIVERSOS PRINCÍPIOS PARA TESTAR HIPÓTESES ASSIM COMO COMPREENDER OS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA A SELEÇÃO DE TESTES | Seg e Qua – 20h35 às 21h25; 21h25 às 22h15 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN133 | UFRN | DEF0035-PRA?TICAS CORPORAIS PARA GRUPOS ESPECIAIS | 60h | CONHECER A METODOLOGIA APLICADA NA ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS ADAPTADOS AOS GRUPOS DIFERENCIADOS, VISANDO À PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORIA DE SUA QUALIDADE DE VIDA.APLICAR OS PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS PARA GRUPOS ESPECIAIS;PROMOVER MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO À PROMOÇÃO DA SAÚDE; ADMINISTRAR PROGRAMAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA CONFORME ASPECTOS ABORDADOS; DIAGNOSTICAR, PRESCREVER E AVALIAR ATIVIDADES FÍSICAS PARA GRUPOS ESPECIAIS | Ter e Qui – 18h45 às 19h35; 19h35 às 20h25 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN134 | UFRN | DEF0033-METODOLOGIA DAS LUTAS | 60h | ATUAÇÃO NOS DIFERENTES CENÁRIOS DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL, VISANDO À APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM RELAÇÃO À NATUREZA DO CAMPO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO QUAL O ESTÁGIO SE DESENVOLVE | Seg e Qua – 18h45 às 19h35; 19h35 às 20h25 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN135 | UFRN | DEF0044-ORGANIZAC?A?O DE EVENTOS EM EDUCAC?A?O FI?SICA E ESPORTES | 60h | ESTUDO DOS PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS, DOS SISTEMAS E PROCESSOS DE ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE EVENTOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES | Seg e Qua – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN136 | UFRN | DEF0049-METODOLOGIA DO JUDO? | 60h | PROCESSOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DO JUDÔ, FUNDAMENTOS TÉCNICOS, TÁTICOS E NOÇÕES BÁSICAS SOBRE REGRAS VISANDO O PLANEJAMENTO, A ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA MODALIDADE JUDÔ, SEJA PARA A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES EM COMPETIÇÃO, SEJA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO COMO FILOSOFIA DE VIDA E ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL | Seg e Qua – 14h55 às 15h45; 15h45 às 16h35 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN137 | UFRN | DEF0063-EPISTEMOLOGIA E EDUCAC?A?O FI?SICA | 60h | A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS. CAMPO CIENTÍFICO E PODER. NEUTRALIDADE E OBJETIVIDADE: A RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ATIVIDADE EPISTEMOLÓGICA DESENVOLVIDA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA | Seg e Qua – 14h55 às 15h45; 15h45 às 16h35 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN138 | UFRN | DEF0041-SOCIOLOGIA DO ESPORTE E DAS PRATICAS CORPORAIS | 60h | CONCEITO DE TÉCNICAS CORPORAIS; O ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL E AS NOVAS ESPORTIVIZAÇÕES; PRÁTICAS CORPORAIS, CULTURA E SUBJETIVIDADE; CORPO E MÍDIA | Seg e Qua – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN139 | UFRN | DEF0051-METODOLOGIA DO FUTSAL | 60h | PROCESSOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DO FUTSAL; FUNDAMENTOS TÉCNICOS, TÁTICOS E NOÇÕES BÁSICAS SOBRE REGRAS, VISANDO O PLANEJAMENTO, A ORIENTAÇÃO E A AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | Seg e Qua – 14h55 às 15h45; 15h45 às 16h35 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN140 | UFRN | DEF0079-FENOMENOLOGIA DO CORPO E DO MOVIMENTO HUMANO | 60h | Introdução a abordagem fenomenológica do corpo e do movimento humano; noções de corporeidade, esquema corporal, motricidade e estesiologia; o corpo como obra de arte e o campo da estética; corpo e expressividade; corpo e afetividade; relações entre motricidade, cognição e afetividade; aspectos filosóficos e metodológicos da pesquisa em filosofia e suas relações com o conhecimento da Educação Física por meio da ecologia corporal, da educação somática e da emersiologia. | Qua – 08h55 às 09h45; 09h45 às 10h35; 10h50 às 11h40; 11h40 às 12h30 | 10 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN141 | UFRN | DEF0656-HISTORIA DA EDUCACAO FISICA | 60h | Estudo dos fatos relativos a atividade física e esportiva desde a sociedade primitiva contemporânea incluindo a origem dos desportos e dos sistemas e métodos em Educação Física. A Educação Física e os esportes como um fenômeno historicamente situado dentro da sociedade. Caminhos para a análise do corpo na Educação Física e nos esportes com reflexo na dimensão estética e da saúde, nas diferentes civilizações e de seu uso como instrumento ideológico, de manipulação e alienação | Ter e Qui – 18h45 às 19h35; 19h35 às 20h25 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN259 | UFRN | ESU1021-GESTÃO AMBIENTAL HOSPITALAR | 90h | Gestão ambiental aplicada a serviços de saúde. Gestão de resíduos hospitalares. Educação ambiental e cidadania. Abordagem acerca da segurança do paciente observando o estudo da biossegurança: Vigilância epidemiológica hospitalar; prevenção e controle da infecção relacionada à assistência à saúde; higiene das mãos; precauções e isolamentos; acidente biológico; processo de trabalho da central de material e esterilização; Vigilância Sanitária. Saúde e Segurança do trabalho. Controle de riscos ambientais. Acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Normas regulamentadoras. Mapeamento de processos ambientais, registro, e reconhecimento de problemas e agentes ambientais. Impactos ambientais e riscos no hospital. | Segunda, terça, quarta, quinta e sexta – Noite – 18h45 às 19h35 19h35 às 20h25 20h35 às 21h25 21h25 às 22h15 (01.11 a 08.12) | 2 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN260 | UFRN | ESU1023-AUDITORIA EM SAÚDE | 60h | Concepções de auditorias. Conceitos básicos para a auditoria na saúde. Panorama SUS. Auditoria de processos de trabalho. Tipos de auditoria. Auditoria de convênios, contratos e licitações, como instrumentos de gestão. Glosas em auditoria. Auditoria em baixa, média e alta complexidade. Aspectos éticos e legais em auditoria. Sistemas informatizados em auditoria. Componentes do Sistema Nacional de Auditoria. Multiprofissionalidade na auditoria. | Segunda, terça, quarta, quinta e sexta – Noite – 18h45 às 19h35 19h35 às 20h25 20h35 às 21h25 21h25 às 22h15 (03 a 27.11) | 3 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN261 | UFRN | ESU1032-AVALIAÇÃO E GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE | 90h | Evolução histórica do estudo da qualidade em saúde e sua aplicabilidade nos serviços de saúde. A interface do conceito de qualidade com o de avaliação nos serviços de saúde. Avaliação da qualidade: evolução histórica, referenciais, desafios e perspectivas. Meios e instrumentos para avaliação da qualidade: sistema de estabelecimento de protocolos, avaliação de tecnologias em saúde (ATS), avaliação de programas de saúde e avaliação por competências. Modelos de certificação da gestão da qualidade: acreditação hospitalar, Avaliação para Melhoria da Qualidade (AMQ), declaração da conformidade pelo fornecedor, etiquetagem e ensaio. Gestão da Qualidade Total (GQT). O usuário como avaliador da saúde: o papel do controle social. Institucionalização da avaliação. | Segunda, terça, quarta, quinta e sexta – Noite – 18h45 às 19h35 19h35 às 20h25 20h35 às 21h25 21h25 às 22h15 (19.10 a 26.11) | 3 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN287 | UFRN | ICE1001-NEUROBIOLOGIA CELULAR | 60 h | Organização estrutural e molecular da célula, apresentando seus componentes bioquímicos (ácidos nucléicos, proteínas, lipídeos e açucares) e a fisiologia de suas organelas. Ênfase na fisiologia de células do sistema nervoso, neurônios e células da glia. | Segunda e Quata – Manhã – 07h50 às 08h40 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 (29/11/2021 – 19/02/2022) | 10 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN288 | UFRN | ICE1004-BIOFÍSICA NEURAL | 30 h | Movimento iônico em membranas excitáveis (modelo mosaico fluido e permeabilidade); Propriedades elétricas das membranas excitáveis; Propriedades funcionais dos dendritos; Modelo de Hodgkin e Huxley; Diversidade de condutâncias iônicas; Técnicas experimentais de patch-clamp (modos de voltagem e corrente). | Segunda e Quarta – Tarde – 16h50 às 17h40 17h40 às 18h30 (18/10/2021 – 19/12/2021), Segunda e Quarta – Tarde – 16h50 às 17h40 17h40 às 18h30 (09/01/2022 – 21/01/2022) | 10 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN289 | UFRN | ICE1013-NEUROCINEMA | 30 h | O ver e o ser. Câmera obscura. O grão da imagem. A representação da imagem. Enquadramento. Teoria da animação. O branco e a cor.O foco da atenção. Cinema em 3D. A emoção no cinema. | Quarta – Noite – 18h45 às 19h35 19h35 às 20h25 20h35 às 21h25 (18/10/2021 – 19/12/2021), Quarta – Noite – 18h45 às 19h35 19h35 às 20h25 20h35 às 21h25 (09/01/2022 – 26/01/2022) | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN290 | UFRN | ICE1036-NEUROCIÊNCIA COGNITIVA | 60 h | Teorias da mente; Métodos experimentais em neurociência cognitiva; Sensação e Percepção;Atenção; Memória Espacial; Memória e Aprendizagem, Linguagem, Tomada de Decisão, Recompensa, Emoção, Controle Executivo, Imagem Mental, Consciência. | Terça e Quinta – Manhã – 09h45 às 10h35 10h50 às 11h40 11h40 às 12h30 (18/10/2021 – 19/12/2021), Terça e Quinta – Manhã – 09h45 às 10h35 10h50 às 11h40 11h40 às 12h30 (09/01/2022 – 05/02/2022) | 20 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN291 | UFRN | ICE1037-INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA | 30 h | Definição e contextualização de neurociência; Estrutura e função do sistema nervoso; Percepção e sentidos; Ação e controle do movimento; Cognição e consciência; Desafios e perspectivas para a neurociência no século XXI; Técnicas e abordagens experimentais empregadas no estudo do sistema nervoso. | Segunda e Quarta – Manhã – 07h50 às 08h40 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 (18/10/2021 – 24/11/2021) | 10 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN292 | UFRN | ICE1038-NEUROBIOLOGIA DO MOVIMENTO | 30 h | Motricidade e ação; Organização básica do sistema motor; Anatomia comparada do sistema locomotor; Estrutura e função das células musculares; Energia e a máquina molecular da contração; Tipos de fibras musculares; Motoneurônios e unidade motora; Junção neuromuscular; Movimentos reflexos; Geradores de padrões rítmicos medulares e controle da marcha; Centros motores superiores; Vias descendentes; Postura e equilíbrio; Integração sensóriomotora e controle do olhar; Estrutura e funções do cerebelo; Estrutura e função dos núcleos da base; Homúnculo cortical e áreas motoras; Planejamento motor e neurônios em espelho; Córtex frontal e tomada de decisão. | 24M345 Segunda e Quarta – Manhã – 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 10h50 às 11h40 (18/10/2021 – 01/12/2021) | 30 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN293 | UFRN | ICE1040-NEUROBIOLOGIA DA MÚSICA | 30 h | Estudo dos mecanismos biológicos envolvidos na percepção da música, com discussões sobre aspectos físicos da onda sonora, bem como as estruturas biológicas envolvidas na percepção, cognição e execução de música, com possibilidades de pesquisa para o avanço do conhecimento nessas duas áreas de atuação humana, música e neurociência. | Segunda e Quarta Noite – 18h45 às 19h35 19h35 às 20h25 (18/10/2021 – 15/12/2021) | 10 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN294 | UFRN | ICE1043-GENETICA DO COMPORTAMENTO ANIMAL | 30 h | Esta disciplina busca discutir a contribuição da genética na expressão e modulação do comportamento, em diferentes espécies, bem como sua utilização na avaliação de fatores de risco para distúrbios psiquiátricos e comportamentais. Especificamente, a disciplina revisa as abordagens históricas no estudo do comportamento animal, a anatomia e fisiologia do sistema nervoso e os principais conceitos de genética. Discute ainda a influência de fatores epigenéticos na expressão do comportamento, a relação genes e ambiente, a evolução do comportamento animal, a neurogenética do ciclo sono-vigília, os modelos animais no estudo da genética do comportamento (drosophila e c. elegans), a genética das interações sociais, o comportamento sexual como exemplo da importância do splicing alternativo na determinação do comportamento, a relação entre genes e cognição (ênfase nos processos de aprendizado e memória), a existência de predisposição genética à comportamentos patológicos, as principais técnicas experimentais empregadas nos estudos da influência genética no comportamento, bem como as considerações éticas na determinação da influência dos genes sobre o comportamento. | Terça e Quinta – Noite – 18h45 às 19h35 19h35 às 20h25 20h35 às 21h25 (18/10/2021 – 02/12/2021) | 15 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN295 | UFRN | ICE1044-ECOLOGIA, EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO | 60h | Nesta disciplina será discutido como o ambiente, o embrião e seus genes interagem para formar o organismo. Será dividida em três partes: 1. Influência do ambiente sobre o desenvolvimento. Mecanismos moleculares de influência do ambiente sobre o desenvolvimento, herança de epialelos, influência do ambiente sobre genes ligados ao comportamento, simbiose no desenvolvimento, conceito de indivíduo e holobionte, influência de simbiontes sobre os sistemas imune e nervoso, co-metabolismo; 2. Ecologia de doenças do desenvolvimento. Robustês fenotípica, proteção parental, proteção maternal contra patógenos, imunidade inata de embriões; drogas e contaminantes ambientais como teratógenos, teratógenos e comportamento, biologia de sistemas e teratógenos, disruptores endócrinos, desenvolvimento e efeitos transgeracionais; origem no desenvolvimento de doenças de adultos, hormônios de estresse no desenvolvimento, dieta intrauterina, efeitos epigenéticos paternais; 3. Síntese Evolução-Desenvolvimento. Histórico, síntese moderna, seleção sexual e desenvolvimento, mecanismos de especiação rápida através do desenvolvimento, genes reguladores, dinâmica de módulos padronizadores, homologia profunda, heterocronia, heterometria, heterotopia, holobionte e seleção, alteração do genoma hospedeiro por simbiontes, simbiontes e origem da multicelularidade, “imprinting genético”, domesticação, seleção sobre a plasticidade fenotípica, assimilação genética. | Segunda e Quarta Noite – 18h45 às 19h35 19h35 às 20h25 20h35 às 21h25 (03/11/2021 – 19/12/2021), Segunda e Quarta Noite – 18h45 às 19h35 19h35 às 20h25 20h35 às 21h25 (09/01/2022 – 19/02/2022) | 30 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN296 | UFRN | ICE1046-DIFERENÇAS ENTRE SEXOS E SAÚDE | 30 h | Introduzir o estado da arte sobre as diferenças entre sexos e suas implicações na saúde; Apresentar e discutir as pesquisas em epigenética e suas implicações na neurobiologia da diferenciação sexual; Conceituar “Sexo” e “Gênero”; Discutir as ações dos hormônios sexuais no organismo e os impactos desse tipo de pesquisa sobre a compreensão da fisiologia e do comportamento; Apresentar estudos atuais envolvendo a influência diferencial do sexo na resposta imunológica; Discutir as diferenças sexuais no sistema de regulação da resposta ao estresse e nas doenças neuropsiquiátricas associadas, tais como depressão, transtorno de ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático; Apresentar desafios e aplicações para a medicina clínica no diagnóstico associado às diferenças entre sexos. | Terça – Tarde – 16h50 às 17h40 17h40 às 18h30 (18/10/2021 – 19/02/2022) | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN297 | UFRN | ICE1046-DIFERENÇAS ENTRE SEXOS E SAÚDE | 30 h | Introduzir o estado da arte sobre as diferenças entre sexos e suas implicações na saúde; Apresentar e discutir as pesquisas em epigenética e suas implicações na neurobiologia da diferenciação sexual; Conceituar “Sexo” e “Gênero”; Discutir as ações dos hormônios sexuais no organismo e os impactos desse tipo de pesquisa sobre a compreensão da fisiologia e do comportamento; Apresentar estudos atuais envolvendo a influência diferencial do sexo na resposta imunológica; Discutir as diferenças sexuais no sistema de regulação da resposta ao estresse e nas doenças neuropsiquiátricas associadas, tais como depressão, transtorno de ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático; Apresentar desafios e aplicações para a medicina clínica no diagnóstico associado às diferenças entre sexos. | Quinta – Tarde – 16h50 às 17h40 17h40 às 18h30 (18/10/2021 – 19/02/2022) | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFRN298 | UFRN | ICE1050-APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA CIÊNCIAS DA VIDA | 60 h | O objetivo do curso é introduzir o aluno aos conceitos e ferramentas básicas para análise de dados e aprendizado de máquina. No primeiro módulo o aluno será introduzido ao ambiente de programação Python para manipulação de dados. No segundo módulo o aluno será introduzido aos conceitos e ferramentas básicas em aprendizado de máquina com enfoque na aplicação em ciências da vida (biologia, neurociência, medicina, etc). A disciplina será teórico-prática. O aluno terá que programar para resolver os problemas propostos. Embora não seja obrigatório familiaridade com uma linguagem de programação (por exemplo, MATLAB, OCTAVE, Python ou R), é recomendável algum nível de experiência. Módulo 1: Introdução ao ambiente Python para manipulação de dados Familiarização com o ambiente Python Elementos de programação: variáveis e estruturas de dados; controle de fluxo; funções Introdução a bibliotecas para manipulação, visualização e análise de dados Projetos de análise de dados Módulo 2: Introdução ao aprendizado de máquina Introdução aos conceitos básicos de aprendizado de máquina Métodos de regressão Métodos de classificação/clusterização Métodos de redução de dimensionalidade | Terça e Quinta – Tarde – 16h50 às 17h40 17h40 às 18h30 (18/10/2021 – 19/12/2021), Terça e Quinta – Tarde – 16h50 às 17h40 17h40 às 18h30 (09/01/2022 – 19/02/2022) | 10 | 5 – Ciências da Saúde |
UFSM009 | UFSM | EFM2095 – Saúde Rural, Saúde Indígena e Cultura: Temas Para Conversar em Saúde (Enfermagem, Campus PM) | 30 | Apresentar e discutir as construções teóricas de saúde rural, saúde indígena e cultura, buscando dialogar com o campo da saúde, em especial, com os pressupostos da saúde da família, nas suas diferentes abordagens. | Segunda-feira das 9:30 as 11:30 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFSM010 | UFSM | EFM2047 – Morte e Morrer: Contribuições à Assistência de Enfermagem (Enfermagem, Campus PM) | 30 | Apropriar-se do referencial teórico sobre a morte e morrer e ter a capacidade de refletir diante desse tema no intuito de assistir as pessoas que estão morrendo e seus familiares.Conseguir elaborar a situação de morte vivenciada no quotidiano e em campo de prática a fim de minimizar os sofrimentos ocasionados pela temática. | Terça-feira 13:30 as 15:30 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFSM077 | UFSM | EFM2111 – A Enfermagem e a Segurança do Paciente na Atenção à Saúde (Curso de Enfermagem – Campus/UFSM) | 30 | Compreender os aspectos fundamentais que envolvem a segurança do paciente. Caracterizar a cultura de segurança e suas implicações para a qualidade do cuidado. Elencar estratégias que promovam a segurança do paciente. Elaborar análise crítico-reflexiva acerca das inter-relações entre trabalho, ambiente e segurança do paciente, a fim de desenvolver práticas seguras de cuidado nos diversos cenários de atenção à saúde. | Quarta-feira 15:30 – 17:30 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFSM078 | UFSM | EFM2113 – Enfermagem no Cuidado à Família (Curso de Enfermagem – Campus/UFSM) | 30 | Debater aspectos teóricos da definição, constituição e desenvolvimento da família; refletir sobre os modelos de funcionamento familiar e o ciclo de vida familiar, discutir e reconhecer as repercussões das crises, do adoecimento e das perdas na dinâmica familiar; conhecer estratégias de avaliação e intervenção com famílias com base no Modelo Calgary. | Sexta-feira 8:30 – 10:30 | 4 | 5 – Ciências da Saúde |