Disciplinas ofertadas no bloco 1 – 3º edição Promove Andifes.
FURG027 | FURG | 15292-Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos | 54h | Desenvolvimento e registro de medicamentos, produtos naturais e biotecnológicos como fonte de novos fármacos, tecnologia farmacêutica e controle de qualidade de medicamentos, nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de medicamentos, ensaios farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos e clínicos. | Ter – 09:45 as 12:15 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
FURG028 | FURG | 16047-Abordagem Multidisciplinar da Dependência Química | 54h | Farmacologia geral. Estudo das drogas psicoativas: conceitos básicos; classificação e mecanismo de ação; prevenção ao uso de drogas psicoativas; noções básicas do tratamento do dependente químico; legislação pertinente. | Sex – 13:30 as 16:00 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
FURG029 | FURG | 15123-Botânica Sistemática de Vegetais Superiores | 60h | Características Gerais e Reprodução das Principais famílias de Gimnospermas (Divisões ou filos: Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta e Coniferophyta). Características Gerais. Importância. Reprodução, sistemática das Famílias de Angiospermas (Magnoliophyta): Monocotiledôneas (Liliopsida) e Dicotiledôneas (Magnoliopsida) | Seg – 07:45 as 08:35 e 16:20 as 17:10 | 3 | 3 – Ciências Biológicas |
FURG051 | FURG | 16076-Biofísica celular | 30h | Mecanismos de transporte via membrana celular, fluxo de água e solutos de/para o citoplasma. Bioeletrogênese e comunicação celular, com ênfase no neurônio e células cardíacas. Contratibilidade celular. | Sex- 09:45 as 11:25 | 3 | 3 – Ciências Biológicas |
FURG052 | FURG | 01339-Estatística descritiva | 45h | Introdução à Estatística, Obtenção de dados. Descrição e exploração de dados. Distribuição de frequência; Medidas de Posição; Medidas de dispersão; Medidas separatrizes; Noções de assimetria e curtose | Qui- 16:20 as 18:50 | 3 | 3 – Ciências Biológicas |
FURG053 | FURG | 090058-Fundamentos Metodológicos de Ensino de Biologia II | 30h | Conteúdos, recursos, estratégias de ensino-aprendizagem e avaliação para o ensino de Biologia. Planejamento de aulas. Vivência e análise de micro-regência no ensino de Biologia no Ensino Médio. | Qui- 13:30 as 15:10 | 3 | 3 – Ciências Biológicas |
FURG054 | FURG | 16071-Seminário Integrador em Ciências e Biologia III | 75h | Articulação dos conteúdos disciplinares com a prática pedagógica com enfoque nos processos biológicos. Análise e produção de materiais didáticos, TICs e processos de avaliação. Planejamento e representação de situações contextualizadas em sala de aula. Representações de feira de ciências e experimentação científica em sala de aula. | Qui- 07:45 as 10:35 e Sex- 07:45 as 09:45 | 3 | 3 – Ciências Biológicas |
UFMA040 | UFMA | COBI0168-Entomologia Forense | 60 | Histórico da Entomologia Forense. Divisões e aplicações da Entomologia Forense. Principais táxons de insetos de importância forense. Noções sobre o estudo de sucessão da fauna cadavérica e suas aplicações. Cálculo do IPM. Métodos de coleta, montagem e identificação de insetos de interesse forense. | Terça-Feira 8h20 às 12:00 h | 10 | 3 – Ciências Biológicas |
UFMA041 | UFMA | DBIO0190-Bionomia das Abelhas Sem Ferrão | 60 | Origem, sistemática, determinação de castas, arquitetura de ninhos, sistemas de defesa, enxameagem, processo de postura, interações rainha-operária, comunicação, divisão de trabalho e produção de machos, conservação de abelhas. | Sexta-feira das 8:20h às 12:00h | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFMA042 | UFMA | DBIO0254-Genética e Evolução | 60 | Herança biológica, bases moleculares, citológicas e cromossômicas da hereditariedade, padrões de herança, cromossomos humanos, reconhecimento morfológico dos cromossomos humanos, anomalias cromossômicas humanas, genes e determinação do fenótipo, genética de populações, mecanismos de evolução, a origem da variabilidade, fatores que aumentam e reduzem a variabilidade, evolução humana, evolução de distúrbios genéticos com impacto na história da humanidade, a história e geografia dos genes humanos, a explicação evolutiva das doenças | Quarta-feira das 15:50h às 18:30h | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFMA043 | UFMA | DEOL0001-Ecologia Geral | 60 | conceito de ecossistemas, estrutura dos ecossistemas, energia nos sistemas ecológicos, produtividade primária, ambiente físico, cadeias alimentares, teias alimentares, pirâmides ecológicas, ciclos biogeoquímicos, impactos sobre os ciclos, adaptação aos ambientes aquáticos e terrestres, variações no ambiente físico, fatores limitantes, caracterização geral de biomas, ecossistemas terrestres, ecossistemas aquáticos, ecossistemas costeiros. | Quinta-feira das 14:00h às 18:00h | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFPA005 | UFPA | CNBR018 – MORFOLOGIA VEGETAL | 60H | Organização da célula, tecidos e órgãos vegetais; reprodução vegetal. Como o corpo da planta é organizado: células, tecidos e morfologia dos órgãos vegetais; Como os órgãos vegetais estão organizados; Como as células vegetais estão organizadas; Composição e função dos tecidos vegetais; Tecidos envolvidos no crescimento vegetal: meristemas e o crescimento vegetal; Como as plantas se reproduzem: Reprodução sexuada e assexuada; desenvolvimento do embrião, fruto e semente. Inserção dos conteúdos no cotidiano da vida e escolar através da elaboração de material didático para aulas práticas de morfologia vegetal. | Segunda à sábado: 13:50h às 18:20h (28/10/2021 – 10/11/2021) | 2 | 3 – Ciências Biológicas |
UFPA006 | UFPA | EP05027 – QUALIDADE DO PESCADO | 60h | Características do pescado como matéria-prima, composição química, alterações do pescado pós-morte, conservação de produtos pesqueiros, avaliação e controle da qualidade do pescado, alterações da carne de pescado por processamento e estocagem; conceito, elaboração e aplicação: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle e Boas práticas de Fabricação; rastreabilidade. | Segunda, terça, quinta e sexta: 7:30h às 11h (17/12/2021 – 23/12/2021) / Segunda à sexta: 7:30h às 10:10h (03/01/2022 – 14/01/2022) | 2 | 3 – Ciências Biológicas |
UFRN001 | UFRN | DMP0062-POLUIÇÃO E TOXICOLOGIA | 60h | Principais classes e fontes de poluentes.Transporte, transformação e biocumulação de xenibióticos e outros agentes poluentes. Poluição do ar, água e solo. Efeitos dos poluentes tóxicos sobre populações e comunidades. Eutrofização, cianobacterias e ficotoxinas no ambiente aquatico. Monitoramento da poluição e testes de toxidade. Poluição e saúde humana. Legislação ambiental sobre o controle da poluição. | Qui – 18:45 às 20:25 e das 20:35 às 22:15 | 3 | 3 – Ciências Biológicas |
UFRN002 | UFRN | DMP0062-POLUIÇÃO E TOXICOLOGIA | 60h | Principais classes e fontes de poluentes.Transporte, transformação e biocumulação de xenibióticos e outros agentes poluentes. Poluição do ar, água e solo. Efeitos dos poluentes tóxicos sobre populações e comunidades. Eutrofização, cianobacterias e ficotoxinas no ambiente aquatico. Monitoramento da poluição e testes de toxidade. Poluição e saúde humana. Legislação ambiental sobre o controle da poluição. | Qui – 13:00 às 14:40 e das 14:55 às 16:35 | 3 | 3 – Ciências Biológicas |
UFRN003 | UFRN | ECL0002-ECOLOGIA DA CONSERVAÇÃO | 60h | O que é biologia da conservação; biodiversidade; extinções; fragmentação e perda de habitat; conservação de genes, espécies, populações, comunidades e ecossistemas; conservação in situ x ex situ; espécies representativas (“surrogate species”); seleção de áreas para conservação; redes de conservação | Qua – 13:50 às 14:40, das 14:55 às 16:35 e das 16:50 às 17h40 | 3 | 3 – Ciências Biológicas |
UFRN004 | UFRN | ECL0002-ECOLOGIA DA CONSERVAÇÃO | 60h | O que é biologia da conservação; biodiversidade; extinções; fragmentação e perda de habitat; conservação de genes, espécies, populações, comunidades e ecossistemas; conservação in situ x ex situ; espécies representativas (“surrogate species”); seleção de áreas para conservação; redes de conservação | Ter – 18:45 às 20:25 e das 20:35 às 22:15 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFRN005 | UFRN | ECL0031-ELEMENTOS DE AGROECOLOGIA | 60h | 1.•Serviços Ecossistemas; 2.• Impactos Antropogênicos; 3.• Agricultura convencional, revolução verde; 4.• Agroecologia: propriedades ecológicas de sistemas agrícolas; 5.• Alimentos transgênicos; 6.• Aquicultura e Maricultura e seus impactos; 7.•Ecologia da Reconciliação Competências e Habilidades | Sex – 18:45 às 20:25 e das 20:35 às 22:15 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFRN006 | UFRN | ECL0022-ECOLOGIA ESTATÍSTICA | 60h | Delineamento experimental e amostral, interpretação de testes estatísticos utilizados na literatura, teste de hipótese, aplicação e interpretação das seguintes técnicas estatísticas: qui-quadrado; tabela de contingência; teste t; teste de Mann Whitney; ANOVA one-way; teste de Kruskal Wallis; regressão linear simples. | Qua – 18:45 às 20:25 e das 20:35 às 22:15 | 2 | 3 – Ciências Biológicas |
UFRN007 | UFRN | ECL0022-ECOLOGIA ESTATÍSTICA | 60h | Delineamento experimental e amostral, interpretação de testes estatísticos utilizados na literatura, teste de hipótese, aplicação e interpretação das seguintes técnicas estatísticas: qui-quadrado; tabela de contingência; teste t; teste de Mann Whitney; ANOVA one-way; teste de Kruskal Wallis; regressão linear simples. | Qui – 13:00 às 14:40 e das 14:55 às 16:35 | 2 | 3 – Ciências Biológicas |
UFRN008 | UFRN | DOL0006-CARCINOLOGIA | 60h | Introdução à carcinologia. Características gerais dos crustáceos. Morfologia funcional, classificação e filogenia. Carcinologia aplicada. | Seg e Qua – 07:50 às 08:40 e das 08:55 às 09h45 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSM026 | UFSM | DEE1116 – Métodos de análise filogenética e filogeográfica com o uso de marcadores moleculares (Ciências Biológicas – SM) | 30 | Marcadores moleculares. Bancos de dados moleculares. Alinhamento de sequências. Modelos evolutivos. Análise filogenética. Filogeografia. Relógio Molecular. Ao final da disciplina, o aluno deve ser capaz de: 1) entender os conceitos fundamentais e as principais questões de ordem macro e microevolutivas respondidas no âmbito da Sistemática Filogenética e da Filogeografia, respectivamente; 2) Interpretar resultados de análises básicas envolvendo filogenia e filogeografia; 3) Realizar buscas em bancos de dados moleculares; 4) Realizar análises básicas envolvendo filogenia e filogeografia. | sextas-feiras, das 13:30 às 15:30 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSM032 | UFSM | BLG1079 – Botânica sistemática A (Engenharia Florestal) | 75 | Conhecer os proncípios básicos da identificação das Espermatófitas | Segunda-feira 15h30-18h30 e Terça-feira 12h30-14h30 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSM044 | UFSM | BLG1100 – Botânica Sistemática de Angiospermas (Ciências Biológicas) | 75 | Conhecer os princípios básicos de identificação das Angiospermas | Quinta-feira16:30-19:30; Sexta-feira13:30-16:30 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSM052 | UFSM | DEE1044 – Paleodiversidade de Vertebrados (Ciências Biológicas – SM) | 45 | Conhecer os principais grupos de vertebrados fósseis e seus descendentes atuais; entender os principais eventos evolutivos que ocorreram nesse grupo durante o tempo geológico. | Quinta-feira, 13:30 – 16:30 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSM074 | UFSM | DZCB0082 – Conservação da Biodiversidade (Ciências Biológicas/Licenciatura Plena – PM) | 60 | Conhecer os fundamentos teóricos da conservação da biodiversidade e sua interrelação com as outras áreas do conhecimento, compreender os principais desafios para a conservação da biodiversidade, tornando-se capaz de discutir sobre a crise ambiental mundial e agir em prol da conservação das espécies. Transpor a discussão sobre conservação da biodiversidade para os exemplos cotidianos e a sala de aula da Educação Básica. | Quinta-feira: 13:30 – 17:30 | 3 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSM075 | UFSM | DZCB0078 – Zoologia III (Ciências Biológicas/Licenciatura Plena – PM) | 60 | Reconhecer os principais grupos de Metazoa, identificando as características diagnósticas de cada grupo, bem como aspectos referentes à sistemática, filogenia, biologia geral e diversidade. Discutir as principais hipóteses sobre a origem dos metazoários. Elaborar, adaptar e executar atividades que possam ser desenvolvidas no ensino fundamental e/ou médio. | Segunda-feira, das 7:30 às 9:30 e terça-feira, das 9:30 às 11:30 h. | 3 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSM076 | UFSM | DZCB0073 – Botânica Estrutural (Ciências Biológicas/Licenciatura Plena – PM) | 75 | Conhecer e identificar as estruturas internas e externas dos vegetais. Elaborar, adaptar e executar atividades educativas que possam ser desenvolvidas na educação básica. | Quarta-feira das 07:30 às 12:30 h | 3 | 3 – Ciências Biológicas |