Disciplinas ofertadas no bloco 1 – 3º edição Promove Andifes.
FURG001 | FURG | 09898-Cotidiano da Educação Infantil | 60h | Planejamento, registro e avaliação na/da Educação Infantil. O cotidiano e a prática pedagógica na Educação Infantil, com foco nas interações e brincadeiras. As diversas linguagens no contexto da prática pedagógica da Educação Infantil. Análise de propostas pedagógicas na Educação Infantil. | Sex – 07:45 as 11:25 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG002 | FURG | 09898-Cotidiano da Educação Infantil | 60h | Planejamento, registro e avaliação na/da Educação Infantil. O cotidiano e a prática pedagógica na Educação Infantil, com foco nas interações e brincadeiras. As diversas linguagens no contexto da prática pedagógica da Educação Infantil. Análise de propostas pedagógicas na Educação Infantil. | Sex – 18:50 as 22:20 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG003 | FURG | 09856-Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II | 30h | A Educação Infantil no contexto das políticas públicas educacionais. Políticas de atendimento à infância e para a Educação Infantil no Brasil ao longo dos tempos. Legislação e orientações governamentais vigentes para a Educação Infantil. | Qua – 18:50 as 20:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG004 | FURG | 090052-História e Metodologia da Alfabetização para Crianças, Jovens e Adultos | 30h | Abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização. Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Especificidade do professor alfabetizador. | Qui – 09:45 as 11:25 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG005 | FURG | 090052-História e Metodologia da Alfabetização para Crianças, Jovens e Adultos | 30h | Abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização. Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Especificidade do professor alfabetizador. | Qui – 18:50 as 20:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG006 | FURG | 09870-Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa para Crianças, Jovens e Adultos II | 30h | Oralidade, leitura e escrita. Gêneros textuais. Língua Portuguesa e as diversas linguagens. O trabalho com a produção textual. Análise de livros didáticos. Avaliação em Língua Portuguesa. Prática de ensino com a oralidade, com a leitura e com a escrita para crianças, jovens e adultos. | Qua – 07:45 as 09:25 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG007 | FURG | 09870-Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa para Crianças, Jovens e Adultos II | 30h | Oralidade, leitura e escrita. Gêneros textuais. Língua Portuguesa e as diversas linguagens. O trabalho com a produção textual. Análise de livros didáticos. Avaliação em Língua Portuguesa. Prática de ensino com a oralidade, com a leitura e com a escrita para crianças, jovens e adultos. | Qua – 18:50 as 20:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG008 | FURG | 09868-Metodologia do ensino de ciências para crianças, jovens e adultos II | 30h | Aprofundamento dos conhecimentos científicos e pedagógicos, visando a problematização e a compreensão da educação em ciências. Metodologias para o Ensino de Ciências com crianças, jovens e adultos. Corpos, Gêneros e Sexualidades. Experimentação. Meio Ambiente e Seres Vivos. Processos de avaliação em Educação em Ciências | Qui – 07:45 as 09:25 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG009 | FURG | 09868-Metodologia do ensino de ciências para crianças, jovens e adultos II | 30h | Aprofundamento dos conhecimentos científicos e pedagógicos, visando a problematização e a compreensão da educação em ciências. Metodologias para o Ensino de Ciências com crianças, jovens e adultos. Corpos, Gêneros e Sexualidades. Experimentação. Meio Ambiente e Seres Vivos. Processos de avaliação em Educação em Ciências | Qui – 18:50 as 20:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG010 | FURG | 09801-Gêneros e Sexualidades nos Espaços Educativos | 45h | Discussão e análise temática a respeito das questões dos corpos, gêneros e sexualidades na contemporaneidade, enfocando o ensino e aprendizagem dessas questões nos diversos espaços educativos. Análise do processo de produção dessas temáticas nas distintas instâncias sociais e pedagogias culturais | Qui- 17:30 as 18:30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
FURG011 | FURG | 09596-Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Educação | 60h | A pesquisa na universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional. | Seg – 07:45 as 09:45 e Sex – 09:45 as 11:25 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG012 | FURG | 09596-Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Educação | 60h | A pesquisa na universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional. | Seg – 20:40 as 22:20 e Sex – 20:40 as 22:20 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
FURG013 | FURG | 09751-Gestão educacional. | 60h | Conceitua administração e gestão no debate atual da estruturação dos sistemas educacionais. As reformas educacionais mundiais, nacionais e locais. A gestão das políticas pública na cidade e na escola. O projeto político pedagógico e sua coordenação. Os diferentes espaços e instrumentos de participação na democratização da escola. | Ter – 07:45 as 11:25 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG014 | FURG | 09751-Gestão educacional. | 60h | Conceitua administração e gestão no debate atual da estruturação dos sistemas educacionais. As reformas educacionais mundiais, nacionais e locais. A gestão das políticas pública na cidade e na escola. O projeto político pedagógico e sua coordenação. Os diferentes espaços e instrumentos de participação na democratização da escola. | Ter – 18:50 as 21:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG024 | FURG | 10693-História Antiga. II | 90h | Nesta disciplina buscamos compreender a criação tanto por parte dos gregos como pelos romanos da POLÍTICA. A Política marca as singularidades dessas culturas e nos oferece uma bom estudo comparativo com as estruturas que vivemos hoje. | Qua e Qui – 13:30 as 16:00 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG025 | FURG | 10699-História da América Pré-Colombiana. | 45h | Historiografia da América colonial. Os códices e as crônicas, as fontes na história e na historiografia da América colonial. Fontes da história dos índios. O período anterior à descoberta. América indígena: os mundos mesoamericano e andino. A conquista espanhola e as diferentes formas de estruturação do poder e da sociedade. A conquista espanhola na visão dos vencidos. | Qua – 13:30 as 16:00 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG026 | FURG | 07338-Logística Internacional | 60h | Globalização. A logística. A logística internacional. Nível de serviços. Logística de transporte. Gestão das informações na logística internacional. Medidas de avaliação de desempenho na logística. | Qua -18:50 as 22:20 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
FURG062 | FURG | 09347-História e Organização da Educação Física | 45h | Análise do pensamento histográfico da Educação Física, em especial,no Brasil, contextualizando-o face às políticas governamentais, à estruturação das Instituições formado | Qui- 18:50min as 20:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG063 | FURG | 09395-Recreação | 30h | Estudo sobre as diferentes concepções da recreação na sociedade moderna e reflexão sobre as bases teóricas e práticas das atividades recreativas na escola | Qua- 18:50 as 20:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG064 | FURG | 09363-Atletismo II | 30h | Reflexão a respeito dos respectivos estilos dos saltos e dos lançamentos, através do estudo da origem, da evolução, dos elementos básicos, dos princípios mecânicos e regras dos diferentes tipos de saltos e lançamentos | Qui- 19:00 as 20:30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
FURG065 | FURG | 090005-Saúde Coletiva | 36h | Definição, Contextualização e Desdobramentos de saberes e práticas da Saúde Coletiva sob Pressupostos do trabalho multiprofissional saúde mental e o Sistema Único de Saúde | Sex – 17:10 as 18:50 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
FURG066 | FURG | 09342-Lutas | 72h | Análise e problematização das lutas como manifestação corporal constituída historicamente. Vivência e estudo da caracterização das diferentes lutas desenvolvidas em diversos espaços educativos, principalmente, em ambientes escolares. | Seg- 18:50 as 20:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG067 | FURG | 09324-Corporeidade II | 54h | Discussão e análise temática a respeito das questões da corporeidade na perspectiva da educação, analisando o papel que o corpo tem assumido nas diferentes concepções pedagógicas. | Sex – 18:50 as 20:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG095 | FURG | 10611-Turismo, Motivação e Comportamento | 60h | História do comportamento do turista. Motivação e comportamento do consumidor turístico. Psicologia do turismo. Relações humanas e trabalho. | Sex- 19:00 as 21:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG096 | FURG | 10392-Patrimônio Turístico | 60h | Conceito de patrimônio. Relevância do patrimônio no seio das coletividades humanas. Sentido socioeconômico, político-ideológico e cultural do patrimônio. Os variados segmentos do patrimônio. Patrimônio como fator de identidade social no contexto local, regional, nacional e internacional. | Sex- 19:00 as 21:30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
FURG097 | FURG | 10429-Tópicos Especiais (Turismo Controverso: experiências turísticas não-convencionais | 60h | Assuntos contemporâneos de interesse do profissional de turismo. Atualização do conhecimento da área. Discussão de temas polêmicos e atuais | Qua- 14:20 as 17:10 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
FURG098 | FURG | 10396-Turismo Ambiental | 60h | Meio ambiente e vida em sociedade. Natureza e ação humana. Noções de patrimônio ambiental. Ecoturismo e turismo ambiental. Turismo e impactos socioambientais. Cultura ambiental e Turismo. A preservação e a sustentabilidade ambiental em suas inter-relações com o Turismo. | Qui- 14:20 as 17:10 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
FURG099 | FURG | 10633-Viagem e Alteridade | 60h | Relações entre narrativas de viagem e a configuração de lugares e paisagens. As fronteiras e as representações da identidade e da diferença cultural. As relações entre viagem e alteridade. A criação do imaginário e da identidade do lugar nas narrativas dos textos literários. Fronteiras e literatura. A representação da viagem e do viajante | Qua- 19:00 as 21:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG100 | FURG | 10607-Interpretação do Patrimônio | 60h | Fundamentos teóricos e princípios da interpretação do patrimônio. Interpretação e turismo. Plano interpretativo. Sinalização turística. | Seg- 19:00 as 21:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
FURG101 | FURG | 10429-Tópicos Especiais (Turismo e Paisagens) | 60h | Assuntos contemporâneos de interesse do profissional de turismo. Atualização do conhecimento da área. Discussão de temas polêmicos e atuais. | Seg- 19:00 as 21:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFES011 | UFES | FIL08932-Filosofia e Literatura I | 60h | Análise da literatura a partir do estudo de uma ou mais obras de filosofia | Seg 18h22h | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFES012 | UFES | FIL08938-Filosofia Medieval II | 60h | Estudo de uma ou mais obras de Santo Agostinho, a fim de compreender as principais questões de seu pensamento | Seg 18h22h | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFES013 | UFES | FIL07043-Filosofia Antiga IV | 60h | Estudo de uma ou mais questões, escolas ou pensadores da filosofia antiga | Ter 18h22h | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFES014 | UFES | FIL06400-Seminário de Filosofia Moderna II | 60h | Continuação de estudo sequencial de uma obra fundamental ou assunto essencial da filosofia moderna começado em Seminário de Filosofia Moderna I. | Ter 18h22h | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFES015 | UFES | FIL06405-Seminário de Filosofia Contemporânea III | 60h | Continuação do estudo sequencial de uma obra ou assunto importante da filosofia contemporânea começado no seminário de filosofia contemporânea I. | Qua 18h22h | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFES016 | UFES | FIL08929-Filosofia e Cultura | 60h | Estudo das relações entre a filosofia e a cultura. Tradição, cultura e educação ocidentais. A cultura brasileira. | Qui 14h18h | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFES017 | UFES | FIL08956-Filosofia Política IV | 60h | Estudo de uma ou mais questões e/ou pensadores da filosofia política contemporânea. | Qui 18h22h | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFES018 | UFES | FIL08923-Filosofia da Natureza I | 60h | A interpretação da natureza a partir do estudo de uma ou mais obras de filosofia | Sex 18h22h | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFES071 | UFES | GIN12315-ATIF da Docência em Ginástica | 30h | Vivência, estudo e problematização das possibilidades de ensinoaprendizado da Ginástica, em suas diferentes vertentes, e as possibilidades de sua inserção em diferentes ambientes educacionais ligados à Educação Física. | Qui 11 as 13 h | 6 | 1 – Ciências Humanas |
UFES072 | UFES | GIN06068-GIN06068 | 60h | Problematização da Cultura Corporal de movimento na temática Ginástica, submetida aos processos de escolarização. Reflexão sobre os processos de transposição didática, mediando a transformação do fenômeno socio-históricocultural Ginástica em objeto de ensino. | Seg 11 as 13 h e Sex 11 as 13 h | 6 | 1 – Ciências Humanas |
UFES073 | UFES | GIN11592-Educação Física e Saúde | 30h | Saúde como um fenômeno simultaneamente coletivo e individual, biológico e cultural: dimensões subjetivas, políticas, sociais, históricas. Relação entre conceitos-chave do campo e os modos de pensar/realizar o cuidado em saúde: um olhar para a educação física. Educação em saúde no espaço escolar. | Qui 11 as 13 h | 4 | 1 – Ciências Humanas |
UFES074 | UFES | GIN12311-Educação Física na Educação Infantil | 60h | Trata da práxis pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Estudo e construção de orientações à intervenção pedagógica e à produção de conhecimento da Educação Física na Educação Infantil. Atendimento educacional no Espírito Santo. | Qui 07 as 11 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFES075 | UFES | GIN12421-Educação Física no Ensino Fundamenta | 60h | Prática docente, estudo e construção de orientações planejadas à intervenção pedagógica e à produção de conhecimento da Educação Física nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. | Seg 07 as 11 h | 6 | 1 – Ciências Humanas |
UFES076 | UFES | DES12586-Oficina de Docência em Futebol e Handebol | 30h | Conhecimento relativo ao futebol e ao handebol, experiência docente no trato pedagógico desse conteúdo de ensino. | Seg 11 as 13 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFES077 | UFES | GIN12313-Oficina de Docência em Ginástica Geral | 30h | onhecimento relativo à ginástica geral e experiência docente no trato pedagógico desse conteúdo de ensino. | Qua 11 as 13 h | 6 | 1 – Ciências Humanas |
UFES078 | UFES | DES07103-Oficina de Docência em Atletismo | 30h | Conhecimento relativo ao atletismo e experiência docente no trato pedagógico desse conteúdo de ensino | Qua 07 as 09 h | 8 | 1 – Ciências Humanas |
UFES084 | UFES | DES07504-Educação Física, Saúde E Sociedade | 60h | Saúde e doença: conceitos e fundamentos. Fatores determinantes da saúde/doença. Teorias e modelos causais. A Educação Física e o pensamento social em saúde. Educação Física e saúde coletiva | Ter 18:30 – 22:30 | 4 | 1 – Ciências Humanas |
UFES085 | UFES | DES07522-Futebol | 60h | Histórico e evolução do Futebol. Seus fundamentos técnicos básicos, sistemas de jogo, táticas defensivas e ofensivas. Elaboração de um programa de treinamento. Interpretação e aplicação das regras oficiais | Qua 18:30 – 22:30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFES086 | UFES | DES07520-Fundamentos do Treinamento Desportivo | 60h | Classificação e identificação das capacidades e habilidades motoras condicionantes e coordenativas. Classificação e identificação dos fatores determinantes e limitantes nas atividades físicas, relacionadas com as capacidades motoras. Metodologia do treinamento para a situação de ensino | Ter 18:30 – 22:30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFES087 | UFES | GIN09259-Introdução à Pesquisa | 60h | Demarcação científica. Ciência e ideologia. Função da pesquisa. A questão do método. A relação método e técnica. O relacionamento dessas questões com a pesquisa em Educação Física. Esboça projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. | Seg 18:30 – 22:30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFES088 | UFES | DES07517-Fundamento das Lutas | 60h | Introdução ao estudo das Lutas e suas relações com a Educação Física. Historicização da construção de sentidos atribuídos a essa prática corporal. Relação das Lutas com a saúde, o lazer, o esporte e a educação. Estudo e análise dos movimentos corporais e de seus elementos básicos. Incrementa a pesquisa, o trabalho de campo e extensão, enfatizando as Lutas como meios educativos dentro do processo educacional dos indivíduos. | Sex 18:30 – 22:30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFES089 | UFES | DES07521-Fundamentos e Métodos do Treinamento de Força e Flexibilidade | 60h | Fundamentos biológicos sobre o desenvolvimento e manifestação da força e da flexibilidade. Metodologia do treinamento de força e flexibilidade. Princípios de planejamento: periodização do esforço neuromuscular contrarresistência. Equipamentos e instalações, testes e avaliações. Treinamento de força e flexibilidade em crianças, adolescentes e adultos, idosos e pessoas com deficiências. | Qui 18:30 – 22:30 | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFES090 | UFES | DES07529-Musculação | 60h | Aborda os fundamentos cinesiológicos, anatômicos, científicos e técnicos dos exercícios de musculação. | Seg 18:30 – 22:30 | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFES091 | UFES | GIN06672-Tópicos Especiais de Aprofundame nto | 60h | Definindo grupos específicos; Treinamento de força vs. envelhecimento; Treinamento de força para idosos; Treinamento de força para crianças e adolescentes; Treinamento de força para mulheres; Treinamento de força para hipertensos. | Qua 18:30 – 22:30 | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA031 | UFMA | CEAA0108-EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS I | 60 | Especificidades das relações étnico-raciais no Brasil. Construção histórica das desigualdades entre a população negra e a população branca. Lutas e reivindicações do movimento negro por escolarização. Diversidade étnico_x0002_racial e currículo. A Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008. | SEGUNDA-FEIRA 18h30 às 22h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA032 | UFMA | CEAA0109-HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 60 | Etno-história e o lugar dos índios e dos afro_x0002_brasileiros na história. O escravismo colonial brasileiro: história e historiografia. Os índios no Brasil Colonial e Império. A influência política e cultural dos afro_x0002_brasileiros na formação política e econômica brasileira no período pós_x0002_abolição. Territórios negros. Os índios e as terras de fronteira. Movimento negro contemporâneo. Cultura e trabalho da população negra no Brasil contemporâneo. A questão Indígena no Brasil Republicano. | Terça-feira 18h30 às 22h | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA033 | UFMA | CEAA0106-História Pré Colonial e Colonial do Brasil e do Maranhão | 60 | As fontes para o estudo da História do Brasil. O mundo indígena: imagens e representações. Portugal e a transição para a modernidade. A formação do sistema colonial: os anos iniciais. A expansão territorial. O mundo do trabalho na América portuguesa. A organização político administrativa da Colônia. Sociedade e cultura no Brasil e Maranhão Colonial: religiosidade, família, escravidão. A crise do antigo regime e o fim do antigo sistema colonial. | Segunda-feira 18h30 às 22h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA034 | UFMA | CEAA0110-A Música Negra nas Américas no Século XX | 60 | Caracterização histórica dos direitos humanos. Legislação e tratados nacionais e internacionais (globais e regionais) de proteção dos direitos humanos. Contexto nacional das formas de violência social e política. Violações dos direitos básicos de segurança, econômica, sobrevivência, identidade cultural, religiosa de grandes contingentes populacionais. Autoritarismo no Brasil. Direitos humanos e pratica de racismo. Ações e proposições da sociedade civil organizada e governamental no campo das políticas públicas. Defesa dos direitos humanos e de reparações das violações. Conjuntura atual de desigualdade e exclusão social. Ações afirmativas e educação | Quinta-feira 18h30 às 22h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA035 | UFMA | CEAA0116-História do Brasil e do Maranhão no Império | 60 | A Corte Joanina no Rio de Janeiro. Independência do Brasil. A construção do Estado Imperial. A Guerra do Paraguai (1865-1870). Tráfico negreiro e escravidão: a nova historiografia social da escravidão. O Maranhão no século XIX: sociedade, economia e política. Abolicionismo como movimento social e o fim do trabalho escravo no Brasil. Republicanismo e a queda do regime monárquico | Quarta-feira 18h30 às 22h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA036 | UFMA | CEAA0128-Educação em Direitos Humanos | 60 | Caracterização histórica dos direitos humanos. Legislação e tratados nacionais e internacionais (globais e regionais) de proteção dos direitos humanos. Contexto nacional das formas de violência social e politica. Violações dos direitos básicos de segurança, econômica, sobrevivência, identidade cultural, religiosa de grandes contingentes populacionais. Autoritarismo no Brasil. Direitos humanos e pratica de racismo. Ações e proposições da sociedade civil organizada e governamental no campo das politicas públicas. Defesa dos direitos humanos e de reparações das violações. Conjuntura atual de desigualdade e exclusão social. Ações afirmativas e educação. | Terça-Feira 18h30 às 22h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA102 | UFMA | DFIL0104-HERMENÊUTICA | 45 | Hermenêutica como filosofia do século XX. O caráter metodológico e filosófico da hermenêutica. Ontologia, fenomenologia, niilismo e analogia na hermenêutica filosófica do século XX. Problemas hermenêuticos contemporâneos. | Sexta-Feira das 15h50 às 18h30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA103 | UFMA | DFIL0041-FILOSOFIA DA HISTÓRIA | 60 | A consciência histórica e a historicidade como dimensões da estrutura ontológica do homem; as principais interpretações da história; os neo-positivistas, filosofia idealista da história; filosofia crítica da história, fenomenologia da história; filosofia cristã da história. | Quinta-Feira e Sexta-Feira das 16h40 às 18h30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA104 | UFMA | DFIL0163-Tópicos de História da Filosofia Contemporânea | 45 | Esta disciplina vai abordar a história da filosofia analítica no século XX e seus desdobramentos no século XXI. O foco estará na caracterização da filosofia analítica como um conjunto de métodos de investigação filosófica (e não um conjunto de teses) e na evolução destes métodos ao longo do tempo. | Sexta-feira das 13:10h às 15:40h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA105 | UFMA | DEHI0128-Teoria da História: Fundamentos e Conceitos | 60 | Acontecimento, tempo e narrativa. Lógica histórica. Fundamentos da matriz disciplinar. O ofício do historiador e os lugares de produção do saber. Conceitos, objetos e abordagens norteadores do conhecimento histórico. Discurso e prova. História, memória e testemunho. | Quinta-feira das 14:00h às 17:30h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA106 | UFMA | DEHI0131-Paleografia | 60 | Relações entre História, hermenêutica e documento. A escrita e outras linguagens. Análise documentária: paleografia e diplomática. | Terça-Feira das 14:00h às 17:30h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA107 | UFMA | DEHI0235-História Medieval | 60 | A Antiguidade Tardia. A hibridação cultural romano-germânico-céltica. Matriz da cultura ocidental. A formação dos reinos romano-germânicos. Os processos de formação e centralização do poder na Gália Franca e na Hispânia Visigótica. Os conflitos entre Regnum e Sacerdotium ao longo do período medieval. A origem e gesta do Feudalismo. As Cruzadas. O Sacro Império Romano. O Império Bizantino. O Islã “medieval” e o Outono da Idade Média. A herança medieval do Brasil. História Medieval na Educação Básica. Questão ambiental. | Quarta-feira das 14:00 às 17:30h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA108 | UFMA | DEHI0236-História da Africa Antiga | 60 | Historiografia. África na cultura ocidental. Historicidade do continente africano. Tráfico de escravos e formação do mundo Atlântico. História da África na Educação Básica. Questão ambiental. | Segunda-feira das 14:00 às 17:30h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA109 | UFMA | DEHI0250-História da África Contemporânea | 60 | Imperialismo na África. Processos de Independência e o Pan-Africanismo. África Contemporânea. História da África na Educação Básica. Questão ambiental. | Quinta-feira das 18:30h às 22:00h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA110 | UFMA | DEHI0257-História do Brasil Republicano: Da Proclamação ao Estado Novo | 60 | Crises do Império e emergência da República. Relações de poder, cultura e sociedade na Primeira República. “Revolução de 1930” e Estado Novo (1937-1945). História do Brasil na Educação Básica. Questão ambiental. | Quinta-feira das 14:00h às 17:30h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA111 | UFMA | DEHI0263-História do Maranhão Republicano | 60 | Estrutura do poder oligárquico: dinâmica e crises. Transformações econômicas e sociais no século XX. Estado, intelectuais e identidade cultural. História do Maranhão na Educação Básica. Questão ambiental. | Quinta-feira das 18:30h às 22:00h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA112 | UFMA | DEHI0286-História do Maranhão | 60 | Descobrimento do Brasil. Colonização do Maranhão. O Império e República: economia e sociedade. Poder, economia e cultura no século XX. | Segunda-feira e Terça-feira das 7:30 às 9:10h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA113 | UFMA | Revolução Cubana: História, Literatura e Cinema | 60 | Experiências, dilemas e conflitos da revolução cubana (1959-2020). Aspectos políticos, socioeconômicos e culturais das diversas etapas da revolução. Arte e crítica. Intelectuais, escritores e artistas cubanos em momentos políticos de consenso e dissenso. A questão da migração e a identidade. Relação entre E.U.A e Cuba. Juventude e crítica. Permanências e rupturas. | Quarta-feira das 18:20 as 20:10 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA143 | UFMA | DPSI0263-PSICOLOGIA JURÍDICA (DIR) | 30 | Aspectos históricos da Psicologia Jurídica. Psicologia Jurídica no Brasil. Temas específicos da Psicologia no campo do Direito. Atribuições e atuação do psicólogo nas Varas e Tribunais de Justiça. | Quarta-feira das 18:20 as 20:10 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA144 | UFMA | DPSI0189-PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA | 60 | Comunidade: conceito e abrangência em Psicologia. Psicologia Comunitária: história, definição, abrangência e fundamentos. Psicologia Social Comunitária: definição, fundamentos e práxis. Métodos de pesquisa e intervenção em Psicologia Comunitária. Identidades, etnicidades e grupos minoritários no Brasil. Ética e atuações da Psicologia Comunitária no Brasil. | Quinta-feira das 14h às 17h30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA145 | UFMA | DPSI0193-PSICOLOGIA DO ESPORTE | 30 | Histórico e descrição da Psicologia do esporte. Psicologia e as ciências do esporte. Áreas de aplicação e funções do psicólogo do esporte. Processos psicológicos básicos aplicados ao esporte. | Terça-feira das 14 às 15.40h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA146 | UFMA | DPSI0205-PSICOPATOLOGIA II | 60 | Curso e classificação das doenças mentais. Etiologia geral das doenças mentais. Estudo teórico e prático dos grandes quadros das doenças mentais, sua descrição, compreensão e indicações terapêuticas segundo as principais correntes doutrinárias. | Terças-feiras 15:50h às 19:20h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA147 | UFMA | DPSI0206-PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS | 60 | A construção histórica das políticas públicas no Brasil. Questões conceituais. O ideário individualista do psicólogo em face das políticas públicas. A Psicologia na defesa dos direitos humanos. O papel do psicólogo no planejamento, na gestão e na execução de políticas públicas. | Quarta-feira das 14h às 17h30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA148 | UFMA | DPSI0193-PSICOLOGIA DO ESPORTE | 30 | Histórico e descrição da Psicologia do esporte. Psicologia e as ciências do esporte. Campos de atuação do psicólogo do esporte. Processos psicológicos básicos aplicados ao esporte. | Segundas-feiras 14:00 às 15:40h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA149 | UFMA | CHSB0106-SOCIOLOGIA E LITERATURA | 60 | Definição e história do método sociológico na teoria da literatura. As diversas Escolas. Crítica sociológica dos métodos de análise literária. Os campos de investigação da sociologia da literatura. Relações entre literatura e classes sociais, literatura e economia. A literatura como ideologia. Dificuldades de síntese entre análise imanente e análise sociológica | Segundafeira, noite, 18:30 às 22 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA150 | UFMA | CHSB0126-EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | 60 | Ciência e sociedade. A construção social da ciência e do discurso científico. Análise crítica das principais linhas de reflexão epistemológica em Ciências Sociais. Estrutura lógica dos enunciados científicos. Problemas epistemológicos centrais nas Ciências Sociais: ciência e ideologia, objetividade e subjetividade, individualismo e holismo metodológico, etc. Ciência, técnica e política. | Quartafeira, noite, 18:30 às 22 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA151 | UFMA | CHSB0015-FUNDAMENTOS DE GEOGRAFIA | 60 | Epistemologia do conhecimento geográfico. Sistematização da geografia como ciência. Fundamentos teórico/metodológicos da Geografia Científica. O processo histórico de evolução do pensamento geográfico e seus respectivos paradigmas. As principais categorias de análise geográfica (espaço, lugar, território, região e paisagem) | Quintafeira, noite, 18:30 às 22 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA152 | UFMA | CHSB0143-FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA | 60 | Evolução dos conceitos da Geologia; constituição interna do globo terrestre.Movimentos das placas tectônicas e suas influências na superfície da Terra.Minerais e rochas.Fatores e processos envolvidos na dinâmica externa. Introdução à pedologia.Escala de tempo geológico e métodos de datação.Estudo das formas de relevo, gênese e evolução.Análise das inter-relações: rocha x solo x clima x relevo, com ênfase nos aspectos tectonoestruturais.Unidadesmorfoestruturais do globo terrestre.Teoria geral dos sistemas | Quartafeira, noite, 18:30 às 22 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA153 | UFMA | CHSB0134-TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS AO ENSINO | 60 | Políticas públicas para Informática Educativa. Classificação/Uso de softwares educacionais. A Internet como tecnologia para construção de conhecimentos. Aspectos técnicos necessários ao professor no desempenho das TICs, com ênfase em questões pedagógicas no processo ensino/aprendizagem. Redes sociais na Internet. Escrita colaborativa. Uso Educacional de softwares do pacote Office (Windows/Linux). Uso de dispositivos móveis na educação. Produção de vídeos | Terça-feira, tarde, 14 às 17h30min | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA154 | UFMA | CHSB0149-PRÁTICA E ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO | 60 | Disciplina de caráter prático, responsável por inserir o aluno na dinâmica da pesquisa e das preocupações com a análise do livro didático; Livro didático e anacronismo; O papel do livro didático na prática docente. A construção dos mitos e heróis no livro didático. | Quarta feira,noite, 18h30min às 22h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA155 | UFMA | CHSB0008-TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA | 60 | Cultura e identidade. O mundo Atlântico: presença afro-indígena. Lei 10.639/03 e 11.645/08. A questão africana e afro-brasileira, racismos, preconceito, discriminação social, cotas universitárias, imaginários construídos sobre o continente africano, os afrodescendentes e os indígenas – livro didático. | Terça-feira,14 h às 17h30min | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA156 | UFMA | CHSB0071-Educação, Cultura e Sociedade | 60 | Principais correntes de análise das relações entre educação e sociedade. Sociedade educação e vida moral. Sociedade educação e emancipação. Sociedade educação e desencantamento. Sociedade educação e sistemas reprodutores. Sociologia crítica e educação. Currículo e poder. Neoliberalismo, globalização e educação. Dilemas e desafios da educação no Brasil contemporâneo. educação e diversidade. | 5 | 1 – Ciências Humanas | |
UFMA157 | UFMA | CHSB0125-Sociedade e Ambiente. | 60 | Teoria social e ambiente. Problemas ambientais do século XX e a emergência da ecologia política. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e socioambientalismo. Conflitos sócio-ambientais. Relações internacionais e meio ambiente. Planejamento ambiental. Problemas ambientais nacionais, regionais e locais. | 5 | 1 – Ciências Humanas | |
UFMA158 | UFMA | CCTS0003-METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 60 | A sistematização das técnicas de estudo: metodologia do estudo. Tipologias de trabalho. Pesquisa Científica. Estilo de redação. Fontes de informações confiáveis. Normalização e apresentação gráfica do trabalho técnico-científico. Referências: conceito, importância e formato. Citações: conceitos, características e tipologia | Sexta-feira das 8:00 às 12 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA159 | UFMA | CCTS0004-HISTÓRIA DA ARTE | 60 | Conceitos e fundamentos teóricos da História da Arte. Arte no Brasil: arte indígena, colonial, nos séculos XIX e XX. A produção artística como elemento de atratividade turística. | Quinta-feira das 14h às 18h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA160 | UFMA | CCTS0014-HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL | 60 | Descobrimento do Brasil. Colonização do Maranhão. O Império e República: economia e sociedade. Poder, economia e cultura no século XX. Noções gerais sobre Patrimônio Cultural. A legislação de regulamentação do uso e ocupação dos sítios históricos. Conjuntos arquitetônicos de valor excepcional. Maranhão: identificação dos atrativos históricos e culturais de interesse turístico. Gestão Cultural do patrimônio cultural material e imaterial e a economia criativa. | Quarta-feira das 8:00 às 12 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA161 | UFMA | CTS0015-EMPREENDEDORISMO E TURISMO | 60 | Abordagem sobre empreendedorismo. Perfil e comportamento do empreendedor. Análise das oportunidades e ameaças de um negócio. Plano de negócios. Análise mercadológica: aspectos operacionais, administrativos, jurídicos, tributários, econômicos e financeiros das empresas. Produtividade. Técnicas de negociação. Formulação da estratégia competitiva. O posicionamento estratégico da empresa no mercado local, nacional e internacional | Sábado das 8:00 às 12 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA162 | UFMA | CCTS0023-CENÁRIOS ECONÔMICOS DO TURISMO | 60 | Aspectos microeconômicos do turismo. Estudo do mercado turístico: oferta e demandas turísticas. Comportamento do consumidor. Macroeconomia. Aspectos macroeconômicos do turismo. Multiplicadores do turismo. Impactos e indicadores econômicos do turismo. Características do fluxo turístico mundial, brasileiro e estadual. | Segunda-feira das 08:00 às 12 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA163 | UFMA | CCTS0024-GESTÃO DA QUALIDADE EM TURISMO | 60 | Modelos de Gestão. Conceitos, processos e técnicas da Gestão da Qualidade. Princípios básicos para a Gestão da Qualidade nos serviços. Gestão da Qualidade nos serviços turísticos. Desenvolvimento de programas de qualidade: criação e implantação. Instrumentos para o controle da qualidade | Sexta-feira das 08:00 às 12 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA164 | UFMA | CCTS0034-Tópicos Especiais II Cultura, Desenvolvimento e Instituições de Poder | 60 | Concepções Dominantes da Cultura, Desenvolvimento, Instituições de Poder e os obstáculos das políticas redistributivas na esfera pública: As relações entre sociedade, grupos sociais, estruturas de poder político, instituições e desenvolvimento no Brasil contemporâneo sobre o tema da Sociologia e demais Ciências Humanas. E, os obstáculos das políticas redistributivas na esfera pública: com foco nas políticas de cultura e turismo. | Sexta-feira das 08:00 às 12 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA165 | UFMA | CCTS0037-LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | Concepções de Texto. Tipologia Textual. Gêneros Textuais. Suportes Textuais. Produção e circulação de textos em turismo. Mecanismos gramaticais do texto: coesão e coerência. Intertextualidade. Interdiscursividade. Leitura e Produção de sentidos | Terça-feira das 8:00 às 12 h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFMA166 | UFMA | CCTS0043-GESTÃO DE TALENTOS HUMANOS | 60 | As organizações e a administração de pessoal. Evolução da administração de pessoas. Funções administrativas e operacionais da gestão de pessoas. Desafios da gestão de pessoas. Administração estratégica de recursos humanos. Responsabilidade social das organizações. Aspectos da psicologia do trabalho. Recursos humanos no turismo. | Segunda-feira das 8:00 às 12h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFPA002 | UFPA | HB01030 – HISTÓRIA DO BRASIL IV | 68h | O retorno e o fim da Era Vargas. A redemocratização do Brasil. O pós-Guerra e o debate sobre direitos humanos no contexto nacional. Movimentos culturais, mídia e sociedade no Brasil a partir da década de 1950. O governo de Juscelino Kubistchek e a nova industrialização do país. João Goulart e o nacionalismo de ?esquerda?. A crise política e o Movimento de 1964. Os militares no poder, movimentos de contestação política, censura, repressão e direitos humanos. Movimentos culturais, resistência e politização nos anos 70. Milagre econômico e políticas desenvolvimentistas. Anistia, redemocratização e Constituição nos anos 80. Neoliberalismo, economia e política nos anos 90: de Collor a FHC. A crise da globalização e a ascensão do PT: governos Lula e Dilma. O golpe de 2016. História, Ensino e Prática Docente em História. | Sábado: 08:20h às 12h / Segunda à sexta: 13h às 16:30h (17/11/2021 – 09/12/2021) | 2 | 1 – Ciências Humanas |
UFPA003 | UFPA | EP05048 – TÉCNICAS APLICADAS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL | 45h | Distinções entre Educação Não Formal, Formal e Informal; Características da Educação Não Formal; Técnicas participativas: Observação participante, Entrevistas, Grupo focal, Turnê-guiada, Lista Livre, Ranking, Check-list, Recall, Mapeamento participativo, FOFA, Árvore dos problemas, Calendários Sazonais, História de vida, Linhas do tempo, Diagrama de Venn. | Segunda a sábado: 7:30h às 12h (18/10/2021 – 28/10/2021) | 2 | 1 – Ciências Humanas |
UFPA017 | UFPA | DI01008 – Direitos Humanos | 30h | 1) Fundamentação dos direitos humanos. 2) Evolução histórica dos direitos humanos. 3) Proteção dos direitos fundamentais no Brasil | Ter 16h40 às 18h20 (14/10/2021 – 08/02/2022). | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFPA018 | UFPA | DI01052 – Antropologia, Direito indígena e Afrobrasileiro | 60h | Antropologia jurídica e antropologia do direito. Debate sobre diversidade, diferenças e pluralismo. Comparação entre sistemas jurídicos. Direitos humanos e inclusão social. Os povos indígenas e quilombolas e sua distribuição espacial atual. Situação dos povos indígenas no Período Colonial e Imperial. Situação dos povos indígenas na República. Situação dos negros no Período Colonial e Imperial. Os indígenas e os afro-brasileiros no cenário político-jurídico do Brasil. Povos indígenas e remanescentes das comunidades de quilombo na Constituição de 1988. A legislação antirracista no Brasil. O Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos. Políticas afirmativas. | Qua 18h30 às 21h50 (14/10/2021 – 08/02/2022) | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFPA021 | UFPA | GF05003 – FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | 51h | Descrição 1. Dimensões do fenômeno educativo: histórica, sócio-antropológica e filosófica. 2. A educação como campo de pesquisa e produção de conhecimento. 3. Fundamentos teórico-metodológicos da Educação. 4. Educação e diversidade cultural/interculturalidade. 5. Educação no Campo: histórico e perspectivas. | Segunda à sexta: 18:00h às 22:00hs (03/11/2021- 18/11/2021) | 2 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN155 | UFRN | DHC0058-SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DO BRASIL III (PESQUISA HISTÓRICA E GENEALOGIA NO BRASIL)/PROFESSOR HÉLDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO | 60h | O ofício do historiador e a Genealogia. Problematização em História a partir da Genealogia. A tradição genealógica dos Sertões do Seridó | Ter – 13h00 às 13h50; 13h50 às 14h40; 14h55 às 15h45; 15h45 às 16h35 | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN156 | UFRN | DHC0328-SEMINÁRIO DE TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA I | 60h | Relações entre saber psicanalítico e paradigmas científicos; a ciência na psicanálise; epistemologia e história da ciência; validação experimental e cientificidade da psicanálise. | Seg – 18h45 às 19h35; 19h35 às 20h25; 20h35 às 21h25; 21h25 às 22h15 | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN157 | UFRN | DHC0329-SEMINÁRIO DE TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA II | 60h | O regionalismo nordestino. Nordeste e sertões: um debate. Gilberto Freyre, Djacir Menezes e outros agentes. Os sertões áridos em múltiplas escalas. Os sertões contemporâneos. A produção historiográfica recente e outras linguagens. | Qui – 07h00 às 07h50; 07h50 às 08h40 ; 08h55 às 09h45; 09h45 às 10h35 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN158 | UFRN | DED0037-PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO II | 60h | Estudo dos conhecimentos epilinguísticos e metalinguísticos na alfabetização. Aspectos gráficos e ortográficos da escrita. A estrutura sonora das palavras e a forma ortográfica considerando a visão humana. Os fatores essenciais para o enriquecimento do capital lexical e o desenvolvimento da consciência lexical. Os mapas conceituais na organização do léxico na leitura, escrita e na compreensão leitora. A intervenção sobre o erro considerando estratégias específicas de escrita e de reescrita: protocolos verbais de reflexão sobre a escrita, cloze, desmontagem, montagem e remontagem de palavras presentes em textos. O significado e a estrutura das palavras na seleção de atividades na leitura bimodal. A gestão do espaço na leitura de textos conforme os tipos e gêneros textuais. As particularidades da pontuação na escrita integrada ao ritmo e à entonação na leitura. A compreensão leitora literal, inferencial e crítica. Inserção do componente curricular na Leitura Interdisciplinar Acadêmica e Literária Semestral e na Pesquisa Interdisciplinar Prática a ser realizada em ambientes escolares e não escolares | Qua – 07h00 às 07h50; 07h50 às 08h40 ; 08h55 às 09h45; 09h45 às 10h35 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN160 | UFRN | DED0439-EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO | 60h | A avaliação desde pressupostos teóricos e práticos norteadores da organização da escola e do processo de sala de aula: dimensão institucional e didática. Reflexão crítica sobre as concepções epistemológicas e pedagógicas que norteiam a avaliação numa perspectiva que precede o planejamento, acompanha o processo de ensino e subsidia a aprendizagem do aluno. | Ter – 07h00 às 07h50; 07h50 às 08h40 ; 08h55 às 09h45; 09h45 às 10h35 | 30 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN161 | UFRN | DED0062-EDUCAÇÃO DO CAMPO | 83h | Concepções e práticas da educação do campo. O direito dos povos campesinos à educação. Educação popular e com conhecimento por elas produzido. A educação do Campo no campo. A educação do campo enquanto produção de cultura. A educação do campo na formação dos sujeitos. A educação do campo como formação humana para o desenvolvimento sustentável. A educação do campo e o respeito às características do campo. | Ter – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30; e Ter – 18h45 às 19h35; 19h35 às 20h25; 20h35 às 21h25; 21h25 às 22h15 | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN164 | UFRN | DIR0125-DIREITO CIVIL IV | 60h | Direito das coisas. Posse. Aquisição da posse. Efeitos da posse. Perda da posse. Proteção possessória. Propriedade. Aquisição e perda da propriedade. Aquisição e perda da propriedade móvel. Direito de vizinhança. Direitos reais sobre coisas alheias. | Seg e Ter – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN165 | UFRN | DIR0185-DIREITO MÉDICO | 60h | Bioetica e Biodireito. Codigo de Etica Medica e demais Resolucoes e Portarias do Conselho Federal de Medicina e entidades correlacionadas. Direito a saude na Constituicao Federal de 1988, no Codigo Civil, e no Codigo de Defesa do Consumidor. Organizacao administrativa do setor de saude e Gestao da saude publica. Sistema Suplementar de Saúde. Perícias médicas. Processo administrativo disciplinar medico. Responsabilidade civil dos medicos, hospitais/clinicas e planos de saude. Direito Penal da Saude. | Seg – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30; e Seg – 18h45 às 19h35; 19h35 às 20h25 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN166 | UFRN | DHC0146-SEMINÁRIO DE HISTÓRIA I | 60h | Literatura Moderna e História Moderna. O texto literário moderno e sua relação com a criação, sedimentação e consolidação das modernas estruturas sociais. O Estado, a Religião e a Cultura Popular. | Ter – 13h00 às 13h50; 13h50 às 14h40; 14h55 às 15h45; 15h45 às 16h35 | 10 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN258 | UFRN | ESU1010-GESTÃO DE PESSOAS | 60h | Evolução das políticas de gestão de pessoas. Estudo dos processos e práticas de gestão de pessoas. Aspectos formais e legais da gestão e preparação de pessoas para o trabalho. Análise, descrição de cargos, recrutamento e seleção. Gestão do desempenho: avaliação de pessoas nas organizações de saúde. Formas de contratação de pessoal na saúde/ Plano de carreiras, cargos e salários/ remuneração e recompensas. A regulação do trabalho no SUS: Mesas de negociação e desprecarização. Educação Permanente como estratégia de gestão de pessoas. | Segunda, terça, quarta, quinta e sexta – Tarde – 14h55 às 15h45 15h45 às 16h35 16h50 às 17h40 17h40 às 18h30 (16.11 a 09.12) | 2 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN281 | UFRN | ISH0201-ECONOMIA E SOCIEDADE I | 60H | Economia política e crítica da economia política; divisão do trabalho e moralidade; homo oeconomicus e homo sociologicus; utilitarismo e anti-utilitarismo; escola teórica, escola histórica e a controvérsia metodológica alemã; a sociologia econômica de Max Weber; economia monetária e subjetividade; economia e sociedade em Parsons e Smelser; economia, ideologia e governamentalidade; capitalismo e democracia. | Sexta – Manhã – 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 10h50 às 11h40 11h40 às 12h30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN282 | UFRN | ISH0014-HUMANIDADES E LITERATURA | 60H | Relação entre literatura e ciências humanas. A literatura como forma de pensar a sociedade em suas múltiplas dimensões: cultural, social, política, econômica, imaginária e simbólica. | Segunda – Manhã – 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 10h50 às 11h40 11h40 às 12h30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN283 | UFRN | ISH0003-INTERNET E MUNDIALIZAÇÃO DA CULTURA | 60H | Sociabilidades criadas a partir do advento da internet. As redes sociais digitais e as interações comunicacionais na cultura-mundo. | Terça – Manhã – 07h00 às 07h50 07h50 às 08h40 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN284 | UFRN | ISH0009-METODOLOGIAS INTEGRADAS DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS | 60H | Integração e complementação de pesquisas quantitativas e qualitativas; construção de um olhar científico ampliado e multifacetado sobre os fenômenos sociais. | Quinta – Manhã – 07h00 às 07h50 07h50 às 08h40 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN285 | UFRN | ISH0204-POLÍTICA E SOCIEDADE II | 60H | Teorias contemporâneas da política e da sociedade. Teorias da política, do Estado e da sociedade em Weber, Marx e Gramsci. Política e liberdade em Hannah Arendt. Política, democracia e sociedade em Robert Dahl. Bourdieu e o campo da política. Teorias da democracia, de justiça e direitos em Norbert Bobbio, Anthony Giddens e Boaventura Souza Santos. Democracia e justiça em John Rawlls e Amartya Sen. | Quarta – Manhã – 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 10h50 às 11h40 11h40 às 12h30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFRN286 | UFRN | ISH0015-SEMINÁRIO TEMÁTICO: NEOLIBERALISMO E SEUS CRÍTICOS | 60H | Os seminários temáticos são uma forma de permitir uma maior flexibilidade ao atendimento às demandas específicas do alunos do IEI e dos laboratórios de pesquisa, tanto no que concerne ao aprofundamento de temas quanto à necessidade de ampliar os conhecimentos sobre temas contemporâneos. A bibliografia será indicada em planos específicos considerando a sua natureza e o seu conteúdo. | Terça e Quinta – Manhã – 10h50 às 11h40 11h40 às 12h30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM001 | UFSM | COM1192 – COMUNICAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS (Relações Públicas ) | 60 | Conhecer os fundamentos e aplicações das mídias digitais. Compreender a utilização estratégica de um site de comunicação, tanto para intranet como para internet.História da internet, sociabilidade online, cibercultura e outros estudos sobre a interne. Apresentar um panorama do surgimento e desenvolvimento da Internet em termos históricos e socioculturais. | Segunda-feira 13h 30 às 17h30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM002 | UFSM | COM1086 – TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À COMUNICAÇÃO II (Relações Públicas ) | 60 | Aprofundamento teórico e prático do processo de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas e quantitativas com intermediação de softwares; uso da estatística descritiva em softwares (noções básicas para comunicadores); coleta de dados (mineração); técnicas de coleta de dados; preparação dos dados coletados para a inserção de softwares; softwares de análise qualitativa/qualitativa; preparação e possibilidades de análises de dados. | Quarta-feira 18h30 às 22h30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM003 | UFSM | COM1219 – COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, TICS E DESENVOLVIMENTO (Relações Públicas ) | 60 | Compreender o papel das Relações Públicas enquanto gestor de processos ligados a área de tecnologias e comunicação da comunicação e informação em organizações para o desenvolvimento social e econômico. | Terça-feira 18h30 às 22h30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM004 | UFSM | ADE1041 – POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA A (Química) | 60 | Políticas e administração escolar | Terça-feira 8h30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM039 | UFSM | FAF1007 – História da Filosofia Medieval (Filosofia – Bacharelado) | 60 | Identificar autores e vertentes da reflexão filosófica do período. | Segunda-feira, 19:00 – 23:00 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM040 | UFSM | FAF1010 – Metafísica (Filosofia – Bacharelado) | 60 | Identificar o domínio de investigações da ontologia ou metafísica geral, no interior do universo filosófico. Identificar as alternativas metodológicas para o desenvolvimento da ontologia. Reconhecer o estudo das quatro funções básicas do conceito ‘ser’ (predicação, identidade, existência e verdade). | Quinta-feira, 19:00 – 23:00 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM041 | UFSM | FAF1067 – Filosofia da Mente (Filosofia – Bacharelado) | 60 | Discriminar, compreender, contrapor e avaliar os principais conceitos e as principais correntes de pensamento da Filosofia da Mente; relacionar a Filosofia da Mente com outras áreas do saber, especialmente a Epistemologia, a Psicologia Cognitiva e a Inteligência Artificial. | Quinta-feira, 19:00 – 23:00 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM068 | UFSM | EDE1051 – Déficit Cognitivo (Educação Especial Diurno) | 60 | Proporcionar conhecimentos sobre os aspectos históricos, conceituais e educacionais, as definições e avaliações da pessoa com déficit cognitivo. Déficit Cognitivo, bem como os aspectos desenvolvimentais e educacionais. | Terça-feira 7:30 – 11:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM081 | UFSM | MEN1150 – DIDÁTICA I DA FÍSICA (Física – Licenciatura Plena Noturno) | 60 | Situar o ensino de física no atual panorama educacional brasileiro. Reconhecer o papel do aluno, do professor e dos conteúdos, analisando suas relações no contexto didático. Compreender a construção da Física nas suas dimensões de processo e de produto. Analisar diferentes propostas de ensino e justificar a importância da Física no ensino médio. | Terça-feira: 19h – 21h e Quinta-feira: 21h 23h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM082 | UFSM | MEN1199 – ENSINO DE FÍSICA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO LIVRES (Física – Licenciatura Plena) | 60 | Analisar criticamente as mediações tecnológicas, suas contribuições e tendências da Pesquisa em Ensino de Física mediados pelas TER livres e abertas, em especial recursos e ambientes hipermídia para o Ensino de Física na escolaridade brasileira. Selecionar e organizar recursos escolares hipermídia, elaborando atividades de estudo para o Ensino de Física mediado pelas TIC livres. Analisar atividades de estudo como alternativas ao planejamento de Ensino de Física sem mediação tecnológica. Avaliar e produzir atividades de estudo mediadas por TER livres e abertas para a escolarização média brasileira. | Sábado: 9h – 12h | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM083 | UFSM | MEN1238 – Metodologia do Ensino Mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional) | 45 | Compreender a pertinência da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como mediação para o processo educativo. Utilizar o computador como recurso tecnológico no processo de ensino-aprendizagem em rede. Organizar o trabalho pedagógico na educação profissional técnica de nível básico, mediado pelas tecnologias da informação e comunicação | Sexta-feira: 16h30 – 18h 30min e Sábado: 10h:30min – 11h:30min (Crédito EAD) | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM084 | UFSM | DEF1017 – Sociologia Rural (Engenharia Florestal – UFSM/FW) | 45 | Conhecer e refletir sobre os principais processos sociais e produtivos que direta ou indiretamente estão associados ao meio agrário e urbano. | Quarta-feira: 15:30 – 18h30 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM087 | UFSM | EDE1078 – AVALIAÇÃO E ALTERNATIVAS PEDAGÓGICO-METODOLÓGICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL (Educação Especial Noturno) | 105 | 1. Desenvolvimento e Aprendizagem de alunos deficientes mentais; 2. Avaliação do Desenvolvimento e da Aprendizegem de alunos deficientes mentais; 3. Atendimento Educacional de Pessoas Deficientes Mentais. | Quarta-feira: 18h-19h Prática Quarta-feira: 19h-23h Teórica Sábado: 19h-21h Prática | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM098 | UFSM | PSI1025 – Análise Experimental do Comportamento (Psicologia) | 45 | Conhecer os fundamentos filosóficos e as bases teóricas e técnicas da análise do comportamento. Registrar e analisar funcionalmente comportamentos observados em laboratório. Sistematizar observações em relatório científico. | Terça-feira: 13:30 – 16:30 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM099 | UFSM | PSI186 – Teoria e clínica psicanalítica (Psicologia) | 60 | Conhecer o modo de elaboração da clínica freudiana. Compreender os principais temas ligados à técnica | Segunda feira, das 08:30 às 12:00 | 3 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM100 | UFSM | FUE1111 – Psicologia da Educação A (Pedagogia) | 45 | Psicologia da Educação A | Quinta 19:00 as 22:00 | 2 | 1 – Ciências Humanas |
UFSM101 | UFSM | FUE1115 – Direitos Humanos e Gênero (Pedagogia) | 30 | Direitos Humanos e Gênero | Terça 21:00 as 23:00 | 2 | 1 – Ciências Humanas |