Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Disciplinas área 1 – Ciências Humanas

Disciplinas ofertadas no bloco 1 – 3º edição Promove Andifes.

FURG001FURG09898-Cotidiano da Educação Infantil60hPlanejamento, registro e avaliação na/da Educação Infantil. O cotidiano e a prática pedagógica na Educação Infantil, com foco nas interações e brincadeiras. As diversas linguagens no contexto da prática pedagógica da Educação Infantil. Análise de propostas pedagógicas na Educação Infantil.Sex – 07:45 as 11:2531 – Ciências Humanas
FURG002FURG09898-Cotidiano da Educação Infantil60hPlanejamento, registro e avaliação na/da Educação Infantil. O cotidiano e a prática pedagógica na Educação Infantil, com foco nas interações e brincadeiras. As diversas linguagens no contexto da prática pedagógica da Educação Infantil. Análise de propostas pedagógicas na Educação Infantil.Sex – 18:50 as 22:2031 – Ciências Humanas
FURG003FURG09856-Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II30hA Educação Infantil no contexto das políticas públicas educacionais. Políticas de atendimento à infância e para a Educação Infantil no Brasil ao longo dos tempos. Legislação e orientações governamentais vigentes para a Educação Infantil.Qua – 18:50 as 20:3031 – Ciências Humanas
FURG004FURG090052-História e Metodologia da Alfabetização para Crianças, Jovens e Adultos30hAbordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização. Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Especificidade do professor alfabetizador.Qui – 09:45 as 11:2531 – Ciências Humanas
FURG005FURG090052-História e Metodologia da Alfabetização para Crianças, Jovens e Adultos30hAbordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização. Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Especificidade do professor alfabetizador.Qui – 18:50 as 20:3031 – Ciências Humanas
FURG006FURG09870-Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa para Crianças, Jovens e Adultos II30hOralidade, leitura e escrita. Gêneros textuais. Língua Portuguesa e as diversas linguagens. O trabalho com a produção textual. Análise de livros didáticos. Avaliação em Língua Portuguesa. Prática de ensino com a oralidade, com a leitura e com a escrita para crianças, jovens e adultos.Qua – 07:45 as 09:2531 – Ciências Humanas
FURG007FURG09870-Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa para Crianças, Jovens e Adultos II30hOralidade, leitura e escrita. Gêneros textuais. Língua Portuguesa e as diversas linguagens. O trabalho com a produção textual. Análise de livros didáticos. Avaliação em Língua Portuguesa. Prática de ensino com a oralidade, com a leitura e com a escrita para crianças, jovens e adultos.Qua – 18:50 as 20:3031 – Ciências Humanas
FURG008FURG09868-Metodologia do ensino de ciências para crianças, jovens e adultos II30hAprofundamento dos conhecimentos científicos e pedagógicos, visando a problematização e a compreensão da educação em ciências. Metodologias para o Ensino de Ciências com crianças, jovens e adultos. Corpos, Gêneros e Sexualidades. Experimentação. Meio Ambiente e Seres Vivos. Processos de avaliação em Educação em CiênciasQui – 07:45 as 09:2531 – Ciências Humanas
FURG009FURG09868-Metodologia do ensino de ciências para crianças, jovens e adultos II30hAprofundamento dos conhecimentos científicos e pedagógicos, visando a problematização e a compreensão da educação em ciências. Metodologias para o Ensino de Ciências com crianças, jovens e adultos. Corpos, Gêneros e Sexualidades. Experimentação. Meio Ambiente e Seres Vivos. Processos de avaliação em Educação em CiênciasQui – 18:50 as 20:3031 – Ciências Humanas
FURG010FURG09801-Gêneros e Sexualidades nos Espaços Educativos45hDiscussão e análise temática a respeito das questões dos corpos, gêneros e sexualidades na contemporaneidade, enfocando o ensino e aprendizagem dessas questões nos diversos espaços educativos. Análise do processo de produção dessas temáticas nas distintas instâncias sociais e pedagogias culturaisQui- 17:30 as 18:3051 – Ciências Humanas
FURG011FURG09596-Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Educação60hA pesquisa na universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.Seg – 07:45 as 09:45 e Sex – 09:45 as 11:2531 – Ciências Humanas
FURG012FURG09596-Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Educação60hA pesquisa na universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.Seg – 20:40 as 22:20 e Sex – 20:40 as 22:2051 – Ciências Humanas
FURG013FURG09751-Gestão educacional.60hConceitua administração e gestão no debate atual da estruturação dos sistemas educacionais. As reformas educacionais mundiais, nacionais e locais. A gestão das políticas pública na cidade e na escola. O projeto político pedagógico e sua coordenação. Os diferentes espaços e instrumentos de participação na democratização da escola.Ter – 07:45 as 11:2531 – Ciências Humanas
FURG014FURG09751-Gestão educacional.60hConceitua administração e gestão no debate atual da estruturação dos sistemas educacionais. As reformas educacionais mundiais, nacionais e locais. A gestão das políticas pública na cidade e na escola. O projeto político pedagógico e sua coordenação. Os diferentes espaços e instrumentos de participação na democratização da escola.Ter – 18:50 as 21:3031 – Ciências Humanas
FURG024FURG10693-História Antiga. II90hNesta disciplina buscamos compreender a criação tanto por parte dos gregos como pelos romanos da POLÍTICA. A Política marca as singularidades dessas culturas e nos oferece uma bom estudo comparativo com as estruturas que vivemos hoje.Qua e Qui – 13:30 as 16:0031 – Ciências Humanas
FURG025FURG10699-História da América Pré-Colombiana.45hHistoriografia da América colonial. Os códices e as crônicas, as fontes na história e na historiografia da América colonial. Fontes da história dos índios. O período anterior à descoberta. América indígena: os mundos mesoamericano e andino. A conquista espanhola e as diferentes formas de estruturação do poder e da sociedade. A conquista espanhola na visão dos vencidos.Qua – 13:30 as 16:0031 – Ciências Humanas
FURG026FURG07338-Logística Internacional60hGlobalização. A logística. A logística internacional. Nível de serviços. Logística de transporte. Gestão das informações na logística internacional. Medidas de avaliação de desempenho na logística.Qua -18:50 as 22:2051 – Ciências Humanas
FURG062FURG09347-História e Organização da Educação Física45hAnálise do pensamento histográfico da Educação Física, em especial,no Brasil, contextualizando-o face às políticas governamentais, à estruturação das Instituições formadoQui- 18:50min as 20:3031 – Ciências Humanas
FURG063FURG09395-Recreação30hEstudo sobre as diferentes concepções da recreação na sociedade moderna e reflexão sobre as bases teóricas e práticas das atividades recreativas na escolaQua- 18:50 as 20:3031 – Ciências Humanas
FURG064FURG09363-Atletismo II30hReflexão a respeito dos respectivos estilos dos saltos e dos lançamentos, através do estudo da origem, da evolução, dos elementos básicos, dos princípios mecânicos e regras dos diferentes tipos de saltos e lançamentosQui- 19:00 as 20:3051 – Ciências Humanas
FURG065FURG090005-Saúde Coletiva36hDefinição, Contextualização e Desdobramentos de saberes e práticas da Saúde Coletiva sob Pressupostos do trabalho multiprofissional saúde mental e o Sistema Único de SaúdeSex – 17:10 as 18:5051 – Ciências Humanas
FURG066FURG09342-Lutas72hAnálise e problematização das lutas como manifestação corporal constituída historicamente. Vivência e estudo da caracterização das diferentes lutas desenvolvidas em diversos espaços educativos, principalmente, em ambientes escolares.Seg- 18:50 as 20:3031 – Ciências Humanas
FURG067FURG09324-Corporeidade II54hDiscussão e análise temática a respeito das questões da corporeidade na perspectiva da educação, analisando o papel que o corpo tem assumido nas diferentes concepções pedagógicas.Sex – 18:50 as 20:3031 – Ciências Humanas
FURG095FURG10611-Turismo, Motivação e Comportamento60hHistória do comportamento do turista. Motivação e comportamento do consumidor turístico. Psicologia do turismo. Relações humanas e trabalho.Sex- 19:00 as 21:3031 – Ciências Humanas
FURG096FURG10392-Patrimônio Turístico60hConceito de patrimônio. Relevância do patrimônio no seio das coletividades humanas. Sentido socioeconômico, político-ideológico e cultural do patrimônio. Os variados segmentos do patrimônio. Patrimônio como fator de identidade social no contexto local, regional, nacional e internacional.Sex- 19:00 as 21:3051 – Ciências Humanas
FURG097FURG10429-Tópicos Especiais (Turismo Controverso: experiências turísticas não-convencionais60hAssuntos contemporâneos de interesse do profissional de turismo. Atualização do conhecimento da área. Discussão de temas polêmicos e atuaisQua- 14:20 as 17:1051 – Ciências Humanas
FURG098FURG10396-Turismo Ambiental60hMeio ambiente e vida em sociedade. Natureza e ação humana. Noções de patrimônio ambiental. Ecoturismo e turismo ambiental. Turismo e impactos socioambientais. Cultura ambiental e Turismo. A preservação e a sustentabilidade ambiental em suas inter-relações com o Turismo.Qui- 14:20 as 17:1051 – Ciências Humanas
FURG099FURG10633-Viagem e Alteridade60hRelações entre narrativas de viagem e a configuração de lugares e paisagens. As fronteiras e as representações da identidade e da diferença cultural. As relações entre viagem e alteridade. A criação do imaginário e da identidade do lugar nas narrativas dos textos literários. Fronteiras e literatura. A representação da viagem e do viajanteQua- 19:00 as 21:3031 – Ciências Humanas
FURG100FURG10607-Interpretação do Patrimônio60hFundamentos teóricos e princípios da interpretação do patrimônio. Interpretação e turismo. Plano interpretativo. Sinalização turística.Seg- 19:00 as 21:3031 – Ciências Humanas
FURG101FURG10429-Tópicos Especiais (Turismo e Paisagens)60hAssuntos contemporâneos de interesse do profissional de turismo. Atualização do conhecimento da área. Discussão de temas polêmicos e atuais.Seg- 19:00 as 21:3031 – Ciências Humanas
UFES011UFESFIL08932-Filosofia e Literatura I60hAnálise da literatura a partir do estudo de uma ou mais obras de filosofiaSeg 18h22h101 – Ciências Humanas
UFES012UFESFIL08938-Filosofia Medieval II60hEstudo de uma ou mais obras de Santo Agostinho, a fim de compreender as principais questões de seu pensamentoSeg 18h22h101 – Ciências Humanas
UFES013UFESFIL07043-Filosofia Antiga IV60hEstudo de uma ou mais questões, escolas ou pensadores da filosofia antigaTer 18h22h101 – Ciências Humanas
UFES014UFESFIL06400-Seminário de Filosofia Moderna II60hContinuação de estudo sequencial de uma obra fundamental ou assunto essencial da filosofia moderna começado em Seminário de Filosofia Moderna I.Ter 18h22h101 – Ciências Humanas
UFES015UFESFIL06405-Seminário de Filosofia Contemporânea III60hContinuação do estudo sequencial de uma obra ou assunto importante da filosofia contemporânea começado no seminário de filosofia contemporânea I.Qua 18h22h101 – Ciências Humanas
UFES016UFESFIL08929-Filosofia e Cultura60hEstudo das relações entre a filosofia e a cultura. Tradição, cultura e educação ocidentais. A cultura brasileira.Qui 14h18h101 – Ciências Humanas
UFES017UFESFIL08956-Filosofia Política IV60hEstudo de uma ou mais questões e/ou pensadores da filosofia política contemporânea.Qui 18h22h101 – Ciências Humanas
UFES018UFESFIL08923-Filosofia da Natureza I60hA interpretação da natureza a partir do estudo de uma ou mais obras de filosofiaSex 18h22h101 – Ciências Humanas
UFES071UFESGIN12315-ATIF da Docência em Ginástica30hVivência, estudo e problematização das possibilidades de ensinoaprendizado da Ginástica, em suas diferentes vertentes, e as possibilidades de sua inserção em diferentes ambientes educacionais ligados à Educação Física.Qui 11 as 13 h61 – Ciências Humanas
UFES072UFESGIN06068-GIN0606860hProblematização da Cultura Corporal de movimento na temática Ginástica, submetida aos processos de escolarização. Reflexão sobre os processos de transposição didática, mediando a transformação do fenômeno socio-históricocultural Ginástica em objeto de ensino.Seg 11 as 13 h e Sex 11 as 13 h61 – Ciências Humanas
UFES073UFESGIN11592-Educação Física e Saúde30hSaúde como um fenômeno simultaneamente coletivo e individual, biológico e cultural: dimensões subjetivas, políticas, sociais, históricas. Relação entre conceitos-chave do campo e os modos de pensar/realizar o cuidado em saúde: um olhar para a educação física. Educação em saúde no espaço escolar.Qui 11 as 13 h41 – Ciências Humanas
UFES074UFESGIN12311-Educação Física na Educação Infantil60hTrata da práxis pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Estudo e construção de orientações à intervenção pedagógica e à produção de conhecimento da Educação Física na Educação Infantil. Atendimento educacional no Espírito Santo.Qui 07 as 11 h51 – Ciências Humanas
UFES075UFESGIN12421-Educação Física no Ensino Fundamenta60hPrática docente, estudo e construção de orientações planejadas à intervenção pedagógica e à produção de conhecimento da Educação Física nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.Seg 07 as 11 h61 – Ciências Humanas
UFES076UFESDES12586-Oficina de Docência em Futebol e Handebol30hConhecimento relativo ao futebol e ao handebol, experiência docente no trato pedagógico desse conteúdo de ensino.Seg 11 as 13 h51 – Ciências Humanas
UFES077UFESGIN12313-Oficina de Docência em Ginástica Geral30honhecimento relativo à ginástica geral e experiência docente no trato pedagógico desse conteúdo de ensino.Qua 11 as 13 h61 – Ciências Humanas
UFES078UFESDES07103-Oficina de Docência em Atletismo30hConhecimento relativo ao atletismo e experiência docente no trato pedagógico desse conteúdo de ensinoQua 07 as 09 h81 – Ciências Humanas
UFES084UFESDES07504-Educação Física, Saúde E Sociedade60hSaúde e doença: conceitos e fundamentos. Fatores determinantes da saúde/doença. Teorias e modelos causais. A Educação Física e o pensamento social em saúde. Educação Física e saúde coletivaTer 18:30 – 22:3041 – Ciências Humanas
UFES085UFESDES07522-Futebol60hHistórico e evolução do Futebol. Seus fundamentos técnicos básicos, sistemas de jogo, táticas defensivas e ofensivas. Elaboração de um programa de treinamento. Interpretação e aplicação das regras oficiaisQua 18:30 – 22:3051 – Ciências Humanas
UFES086UFESDES07520-Fundamentos do Treinamento Desportivo60hClassificação e identificação das capacidades e habilidades motoras condicionantes e coordenativas. Classificação e identificação dos fatores determinantes e limitantes nas atividades físicas, relacionadas com as capacidades motoras. Metodologia do treinamento para a situação de ensinoTer 18:30 – 22:3051 – Ciências Humanas
UFES087UFESGIN09259-Introdução à Pesquisa60hDemarcação científica. Ciência e ideologia. Função da pesquisa. A questão do método. A relação método e técnica. O relacionamento dessas questões com a pesquisa em Educação Física. Esboça projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.Seg 18:30 – 22:3051 – Ciências Humanas
UFES088UFESDES07517-Fundamento das Lutas60hIntrodução ao estudo das Lutas e suas relações com a Educação Física. Historicização da construção de sentidos atribuídos a essa prática corporal. Relação das Lutas com a saúde, o lazer, o esporte e a educação. Estudo e análise dos movimentos corporais e de seus elementos básicos. Incrementa a pesquisa, o trabalho de campo e extensão, enfatizando as Lutas como meios educativos dentro do processo educacional dos indivíduos.Sex 18:30 – 22:3051 – Ciências Humanas
UFES089UFESDES07521-Fundamentos e Métodos do Treinamento de Força e Flexibilidade60hFundamentos biológicos sobre o desenvolvimento e manifestação da força e da flexibilidade. Metodologia do treinamento de força e flexibilidade. Princípios de planejamento: periodização do esforço neuromuscular contrarresistência. Equipamentos e instalações, testes e avaliações. Treinamento de força e flexibilidade em crianças, adolescentes e adultos, idosos e pessoas com deficiências.Qui 18:30 – 22:30101 – Ciências Humanas
UFES090UFESDES07529-Musculação60hAborda os fundamentos cinesiológicos, anatômicos, científicos e técnicos dos exercícios de musculação.Seg 18:30 – 22:30101 – Ciências Humanas
UFES091UFESGIN06672-Tópicos Especiais de Aprofundame nto60hDefinindo grupos específicos; Treinamento de força vs. envelhecimento; Treinamento de força para idosos; Treinamento de força para crianças e adolescentes; Treinamento de força para mulheres; Treinamento de força para hipertensos.Qua 18:30 – 22:30101 – Ciências Humanas
UFMA031UFMACEAA0108-EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS I60Especificidades das relações étnico-raciais no Brasil. Construção histórica das desigualdades entre a população negra e a população branca. Lutas e reivindicações do movimento negro por escolarização. Diversidade étnico_x0002_racial e currículo. A Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008.SEGUNDA-FEIRA 18h30 às 22h51 – Ciências Humanas
UFMA032UFMACEAA0109-HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA60Etno-história e o lugar dos índios e dos afro_x0002_brasileiros na história. O escravismo colonial brasileiro: história e historiografia. Os índios no Brasil Colonial e Império. A influência política e cultural dos afro_x0002_brasileiros na formação política e econômica brasileira no período pós_x0002_abolição. Territórios negros. Os índios e as terras de fronteira. Movimento negro contemporâneo. Cultura e trabalho da população negra no Brasil contemporâneo. A questão Indígena no Brasil Republicano.Terça-feira 18h30 às 22h101 – Ciências Humanas
UFMA033UFMACEAA0106-História Pré Colonial e Colonial do Brasil e do Maranhão60As fontes para o estudo da História do Brasil. O mundo indígena: imagens e representações. Portugal e a transição para a modernidade. A formação do sistema colonial: os anos iniciais. A expansão territorial. O mundo do trabalho na América portuguesa. A organização político administrativa da Colônia. Sociedade e cultura no Brasil e Maranhão Colonial: religiosidade, família, escravidão. A crise do antigo regime e o fim do antigo sistema colonial.Segunda-feira 18h30 às 22h51 – Ciências Humanas
UFMA034UFMACEAA0110-A Música Negra nas Américas no Século XX60Caracterização histórica dos direitos humanos. Legislação e tratados nacionais e internacionais (globais e regionais) de proteção dos direitos humanos. Contexto nacional das formas de violência social e política. Violações dos direitos básicos de segurança, econômica, sobrevivência, identidade cultural, religiosa de grandes contingentes populacionais. Autoritarismo no Brasil. Direitos humanos e pratica de racismo. Ações e proposições da sociedade civil organizada e governamental no campo das políticas públicas. Defesa dos direitos humanos e de reparações das violações. Conjuntura atual de desigualdade e exclusão social. Ações afirmativas e educaçãoQuinta-feira 18h30 às 22h51 – Ciências Humanas
UFMA035UFMACEAA0116-História do Brasil e do Maranhão no Império60A Corte Joanina no Rio de Janeiro. Independência do Brasil. A construção do Estado Imperial. A Guerra do Paraguai (1865-1870). Tráfico negreiro e escravidão: a nova historiografia social da escravidão. O Maranhão no século XIX: sociedade, economia e política. Abolicionismo como movimento social e o fim do trabalho escravo no Brasil. Republicanismo e a queda do regime monárquicoQuarta-feira 18h30 às 22h51 – Ciências Humanas
UFMA036UFMACEAA0128-Educação em Direitos Humanos60Caracterização histórica dos direitos humanos. Legislação e tratados nacionais e internacionais (globais e regionais) de proteção dos direitos humanos. Contexto nacional das formas de violência social e politica. Violações dos direitos básicos de segurança, econômica, sobrevivência, identidade cultural, religiosa de grandes contingentes populacionais. Autoritarismo no Brasil. Direitos humanos e pratica de racismo. Ações e proposições da sociedade civil organizada e governamental no campo das politicas públicas. Defesa dos direitos humanos e de reparações das violações. Conjuntura atual de desigualdade e exclusão social. Ações afirmativas e educação.Terça-Feira 18h30 às 22h51 – Ciências Humanas
UFMA102UFMADFIL0104-HERMENÊUTICA45Hermenêutica como filosofia do século XX. O caráter metodológico e filosófico da hermenêutica. Ontologia, fenomenologia, niilismo e analogia na hermenêutica filosófica do século XX. Problemas hermenêuticos contemporâneos.Sexta-Feira das 15h50 às 18h3051 – Ciências Humanas
UFMA103UFMADFIL0041-FILOSOFIA DA HISTÓRIA60A consciência histórica e a historicidade como dimensões da estrutura ontológica do homem; as principais interpretações da história; os neo-positivistas, filosofia idealista da história; filosofia crítica da história, fenomenologia da história; filosofia cristã da história.Quinta-Feira e Sexta-Feira das 16h40 às 18h3051 – Ciências Humanas
UFMA104UFMADFIL0163-Tópicos de História da Filosofia Contemporânea45Esta disciplina vai abordar a história da filosofia analítica no século XX e seus desdobramentos no século XXI. O foco estará na caracterização da filosofia analítica como um conjunto de métodos de investigação filosófica (e não um conjunto de teses) e na evolução destes métodos ao longo do tempo.Sexta-feira das 13:10h às 15:40h51 – Ciências Humanas
UFMA105UFMADEHI0128-Teoria da História: Fundamentos e Conceitos60Acontecimento, tempo e narrativa. Lógica histórica. Fundamentos da matriz disciplinar. O ofício do historiador e os lugares de produção do saber. Conceitos, objetos e abordagens norteadores do conhecimento histórico. Discurso e prova. História, memória e testemunho.Quinta-feira das 14:00h às 17:30h51 – Ciências Humanas
UFMA106UFMADEHI0131-Paleografia60Relações entre História, hermenêutica e documento. A escrita e outras linguagens. Análise documentária: paleografia e diplomática.Terça-Feira das 14:00h às 17:30h51 – Ciências Humanas
UFMA107UFMADEHI0235-História Medieval60A Antiguidade Tardia. A hibridação cultural romano-germânico-céltica. Matriz da cultura ocidental. A formação dos reinos romano-germânicos. Os processos de formação e centralização do poder na Gália Franca e na Hispânia Visigótica. Os conflitos entre Regnum e Sacerdotium ao longo do período medieval. A origem e gesta do Feudalismo. As Cruzadas. O Sacro Império Romano. O Império Bizantino. O Islã “medieval” e o Outono da Idade Média. A herança medieval do Brasil. História Medieval na Educação Básica. Questão ambiental.Quarta-feira das 14:00 às 17:30h51 – Ciências Humanas
UFMA108UFMADEHI0236-História da Africa Antiga60Historiografia. África na cultura ocidental. Historicidade do continente africano. Tráfico de escravos e formação do mundo Atlântico. História da África na Educação Básica. Questão ambiental.Segunda-feira das 14:00 às 17:30h51 – Ciências Humanas
UFMA109UFMADEHI0250-História da África Contemporânea60Imperialismo na África. Processos de Independência e o Pan-Africanismo. África Contemporânea. História da África na Educação Básica. Questão ambiental.Quinta-feira das 18:30h às 22:00h51 – Ciências Humanas
UFMA110UFMADEHI0257-História do Brasil Republicano: Da Proclamação ao Estado Novo60Crises do Império e emergência da República. Relações de poder, cultura e sociedade na Primeira República. “Revolução de 1930” e Estado Novo (1937-1945). História do Brasil na Educação Básica. Questão ambiental.Quinta-feira das 14:00h às 17:30h51 – Ciências Humanas
UFMA111UFMADEHI0263-História do Maranhão Republicano60Estrutura do poder oligárquico: dinâmica e crises. Transformações econômicas e sociais no século XX. Estado, intelectuais e identidade cultural. História do Maranhão na Educação Básica. Questão ambiental.Quinta-feira das 18:30h às 22:00h51 – Ciências Humanas
UFMA112UFMADEHI0286-História do Maranhão60Descobrimento do Brasil. Colonização do Maranhão. O Império e República: economia e sociedade. Poder, economia e cultura no século XX.Segunda-feira e Terça-feira das 7:30 às 9:10h51 – Ciências Humanas
UFMA113UFMARevolução Cubana: História, Literatura e Cinema60Experiências, dilemas e conflitos da revolução cubana (1959-2020). Aspectos políticos, socioeconômicos e culturais das diversas etapas da revolução. Arte e crítica. Intelectuais, escritores e artistas cubanos em momentos políticos de consenso e dissenso. A questão da migração e a identidade. Relação entre E.U.A e Cuba. Juventude e crítica. Permanências e rupturas.Quarta-feira das 18:20 as 20:1051 – Ciências Humanas
UFMA143UFMADPSI0263-PSICOLOGIA JURÍDICA (DIR)30Aspectos históricos da Psicologia Jurídica. Psicologia Jurídica no Brasil. Temas específicos da Psicologia no campo do Direito. Atribuições e atuação do psicólogo nas Varas e Tribunais de Justiça.Quarta-feira das 18:20 as 20:1051 – Ciências Humanas
UFMA144UFMADPSI0189-PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA60Comunidade: conceito e abrangência em Psicologia. Psicologia Comunitária: história, definição, abrangência e fundamentos. Psicologia Social Comunitária: definição, fundamentos e práxis. Métodos de pesquisa e intervenção em Psicologia Comunitária. Identidades, etnicidades e grupos minoritários no Brasil. Ética e atuações da Psicologia Comunitária no Brasil.Quinta-feira das 14h às 17h3051 – Ciências Humanas
UFMA145UFMADPSI0193-PSICOLOGIA DO ESPORTE30Histórico e descrição da Psicologia do esporte. Psicologia e as ciências do esporte. Áreas de aplicação e funções do psicólogo do esporte. Processos psicológicos básicos aplicados ao esporte.Terça-feira das 14 às 15.40h51 – Ciências Humanas
UFMA146UFMADPSI0205-PSICOPATOLOGIA II60Curso e classificação das doenças mentais. Etiologia geral das doenças mentais. Estudo teórico e prático dos grandes quadros das doenças mentais, sua descrição, compreensão e indicações terapêuticas segundo as principais correntes doutrinárias.Terças-feiras 15:50h às 19:20h51 – Ciências Humanas
UFMA147UFMADPSI0206-PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS60A construção histórica das políticas públicas no Brasil. Questões conceituais. O ideário individualista do psicólogo em face das políticas públicas. A Psicologia na defesa dos direitos humanos. O papel do psicólogo no planejamento, na gestão e na execução de políticas públicas.Quarta-feira das 14h às 17h3051 – Ciências Humanas
UFMA148UFMADPSI0193-PSICOLOGIA DO ESPORTE30Histórico e descrição da Psicologia do esporte. Psicologia e as ciências do esporte. Campos de atuação do psicólogo do esporte. Processos psicológicos básicos aplicados ao esporte.Segundas-feiras 14:00 às 15:40h51 – Ciências Humanas
UFMA149UFMACHSB0106-SOCIOLOGIA E LITERATURA60Definição e história do método sociológico na teoria da literatura. As diversas Escolas. Crítica sociológica dos métodos de análise literária. Os campos de investigação da sociologia da literatura. Relações entre literatura e classes sociais, literatura e economia. A literatura como ideologia. Dificuldades de síntese entre análise imanente e análise sociológicaSegundafeira, noite, 18:30 às 22 h51 – Ciências Humanas
UFMA150UFMACHSB0126-EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS60Ciência e sociedade. A construção social da ciência e do discurso científico. Análise crítica das principais linhas de reflexão epistemológica em Ciências Sociais. Estrutura lógica dos enunciados científicos. Problemas epistemológicos centrais nas Ciências Sociais: ciência e ideologia, objetividade e subjetividade, individualismo e holismo metodológico, etc. Ciência, técnica e política.Quartafeira, noite, 18:30 às 2251 – Ciências Humanas
UFMA151UFMACHSB0015-FUNDAMENTOS DE GEOGRAFIA60Epistemologia do conhecimento geográfico. Sistematização da geografia como ciência. Fundamentos teórico/metodológicos da Geografia Científica. O processo histórico de evolução do pensamento geográfico e seus respectivos paradigmas. As principais categorias de análise geográfica (espaço, lugar, território, região e paisagem)Quintafeira, noite, 18:30 às 2251 – Ciências Humanas
UFMA152UFMACHSB0143-FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA60Evolução dos conceitos da Geologia; constituição interna do globo terrestre.Movimentos das placas tectônicas e suas influências na superfície da Terra.Minerais e rochas.Fatores e processos envolvidos na dinâmica externa. Introdução à pedologia.Escala de tempo geológico e métodos de datação.Estudo das formas de relevo, gênese e evolução.Análise das inter-relações: rocha x solo x clima x relevo, com ênfase nos aspectos tectonoestruturais.Unidadesmorfoestruturais do globo terrestre.Teoria geral dos sistemasQuartafeira, noite, 18:30 às 22 h51 – Ciências Humanas
UFMA153UFMACHSB0134-TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS AO ENSINO60Políticas públicas para Informática Educativa. Classificação/Uso de softwares educacionais. A Internet como tecnologia para construção de conhecimentos. Aspectos técnicos necessários ao professor no desempenho das TICs, com ênfase em questões pedagógicas no processo ensino/aprendizagem. Redes sociais na Internet. Escrita colaborativa. Uso Educacional de softwares do pacote Office (Windows/Linux). Uso de dispositivos móveis na educação. Produção de vídeosTerça-feira, tarde, 14 às 17h30min51 – Ciências Humanas
UFMA154UFMACHSB0149-PRÁTICA E ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO60Disciplina de caráter prático, responsável por inserir o aluno na dinâmica da pesquisa e das preocupações com a análise do livro didático; Livro didático e anacronismo; O papel do livro didático na prática docente. A construção dos mitos e heróis no livro didático.Quarta feira,noite, 18h30min às 22h51 – Ciências Humanas
UFMA155UFMACHSB0008-TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA60Cultura e identidade. O mundo Atlântico: presença afro-indígena. Lei 10.639/03 e 11.645/08. A questão africana e afro-brasileira, racismos, preconceito, discriminação social, cotas universitárias, imaginários construídos sobre o continente africano, os afrodescendentes e os indígenas – livro didático.Terça-feira,14 h às 17h30min51 – Ciências Humanas
UFMA156UFMACHSB0071-Educação, Cultura e Sociedade60Principais correntes de análise das relações entre educação e sociedade. Sociedade educação e vida moral. Sociedade educação e emancipação. Sociedade educação e desencantamento. Sociedade educação e sistemas reprodutores. Sociologia crítica e educação. Currículo e poder. Neoliberalismo, globalização e educação. Dilemas e desafios da educação no Brasil contemporâneo. educação e diversidade. 51 – Ciências Humanas
UFMA157UFMACHSB0125-Sociedade e Ambiente.60Teoria social e ambiente. Problemas ambientais do século XX e a emergência da ecologia política. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e socioambientalismo. Conflitos sócio-ambientais. Relações internacionais e meio ambiente. Planejamento ambiental. Problemas ambientais nacionais, regionais e locais. 51 – Ciências Humanas
UFMA158UFMACCTS0003-METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO60A sistematização das técnicas de estudo: metodologia do estudo. Tipologias de trabalho. Pesquisa Científica. Estilo de redação. Fontes de informações confiáveis. Normalização e apresentação gráfica do trabalho técnico-científico. Referências: conceito, importância e formato. Citações: conceitos, características e tipologiaSexta-feira das 8:00 às 12 h51 – Ciências Humanas
UFMA159UFMACCTS0004-HISTÓRIA DA ARTE60Conceitos e fundamentos teóricos da História da Arte. Arte no Brasil: arte indígena, colonial, nos séculos XIX e XX. A produção artística como elemento de atratividade turística.Quinta-feira das 14h às 18h51 – Ciências Humanas
UFMA160UFMACCTS0014-HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL60Descobrimento do Brasil. Colonização do Maranhão. O Império e República: economia e sociedade. Poder, economia e cultura no século XX. Noções gerais sobre Patrimônio Cultural. A legislação de regulamentação do uso e ocupação dos sítios históricos. Conjuntos arquitetônicos de valor excepcional. Maranhão: identificação dos atrativos históricos e culturais de interesse turístico. Gestão Cultural do patrimônio cultural material e imaterial e a economia criativa.Quarta-feira das 8:00 às 12 h51 – Ciências Humanas
UFMA161UFMACTS0015-EMPREENDEDORISMO E TURISMO60Abordagem sobre empreendedorismo. Perfil e comportamento do empreendedor. Análise das oportunidades e ameaças de um negócio. Plano de negócios. Análise mercadológica: aspectos operacionais, administrativos, jurídicos, tributários, econômicos e financeiros das empresas. Produtividade. Técnicas de negociação. Formulação da estratégia competitiva. O posicionamento estratégico da empresa no mercado local, nacional e internacionalSábado das 8:00 às 12 h51 – Ciências Humanas
UFMA162UFMACCTS0023-CENÁRIOS ECONÔMICOS DO TURISMO60Aspectos microeconômicos do turismo. Estudo do mercado turístico: oferta e demandas turísticas. Comportamento do consumidor. Macroeconomia. Aspectos macroeconômicos do turismo. Multiplicadores do turismo. Impactos e indicadores econômicos do turismo. Características do fluxo turístico mundial, brasileiro e estadual.Segunda-feira das 08:00 às 12 h51 – Ciências Humanas
UFMA163UFMACCTS0024-GESTÃO DA QUALIDADE EM TURISMO60Modelos de Gestão. Conceitos, processos e técnicas da Gestão da Qualidade. Princípios básicos para a Gestão da Qualidade nos serviços. Gestão da Qualidade nos serviços turísticos. Desenvolvimento de programas de qualidade: criação e implantação. Instrumentos para o controle da qualidadeSexta-feira das 08:00 às 12 h51 – Ciências Humanas
UFMA164UFMACCTS0034-Tópicos Especiais II Cultura, Desenvolvimento e Instituições de Poder60Concepções Dominantes da Cultura, Desenvolvimento, Instituições de Poder e os obstáculos das políticas redistributivas na esfera pública: As relações entre sociedade, grupos sociais, estruturas de poder político, instituições e desenvolvimento no Brasil contemporâneo sobre o tema da Sociologia e demais Ciências Humanas. E, os obstáculos das políticas redistributivas na esfera pública: com foco nas políticas de cultura e turismo.Sexta-feira das 08:00 às 12 h51 – Ciências Humanas
UFMA165UFMACCTS0037-LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL60Concepções de Texto. Tipologia Textual. Gêneros Textuais. Suportes Textuais. Produção e circulação de textos em turismo. Mecanismos gramaticais do texto: coesão e coerência. Intertextualidade. Interdiscursividade. Leitura e Produção de sentidosTerça-feira das 8:00 às 12 h51 – Ciências Humanas
UFMA166UFMACCTS0043-GESTÃO DE TALENTOS HUMANOS60As organizações e a administração de pessoal. Evolução da administração de pessoas. Funções administrativas e operacionais da gestão de pessoas. Desafios da gestão de pessoas. Administração estratégica de recursos humanos. Responsabilidade social das organizações. Aspectos da psicologia do trabalho. Recursos humanos no turismo.Segunda-feira das 8:00 às 12h51 – Ciências Humanas
UFPA002UFPAHB01030 – HISTÓRIA DO BRASIL IV68hO retorno e o fim da Era Vargas. A redemocratização do Brasil. O pós-Guerra e o debate sobre direitos humanos no contexto nacional. Movimentos culturais, mídia e sociedade no Brasil a partir da década de 1950. O governo de Juscelino Kubistchek e a nova industrialização do país. João Goulart e o nacionalismo de ?esquerda?. A crise política e o Movimento de 1964. Os militares no poder, movimentos de contestação política, censura, repressão e direitos humanos. Movimentos culturais, resistência e politização nos anos 70. Milagre econômico e políticas desenvolvimentistas. Anistia, redemocratização e Constituição nos anos 80. Neoliberalismo, economia e política nos anos 90: de Collor a FHC. A crise da globalização e a ascensão do PT: governos Lula e Dilma. O golpe de 2016. História, Ensino e Prática Docente em História.Sábado: 08:20h às 12h / Segunda à sexta: 13h às 16:30h (17/11/2021 – 09/12/2021)21 – Ciências Humanas
UFPA003UFPAEP05048 – TÉCNICAS APLICADAS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL45hDistinções entre Educação Não Formal, Formal e Informal; Características da Educação Não Formal; Técnicas participativas: Observação participante, Entrevistas, Grupo focal, Turnê-guiada, Lista Livre, Ranking, Check-list, Recall, Mapeamento participativo, FOFA, Árvore dos problemas, Calendários Sazonais, História de vida, Linhas do tempo, Diagrama de Venn.Segunda a sábado: 7:30h às 12h (18/10/2021 – 28/10/2021)21 – Ciências Humanas
UFPA017UFPADI01008 – Direitos Humanos30h1) Fundamentação dos direitos humanos. 2) Evolução histórica dos direitos humanos. 3) Proteção dos direitos fundamentais no BrasilTer 16h40 às 18h20 (14/10/2021 – 08/02/2022).51 – Ciências Humanas
UFPA018UFPADI01052 – Antropologia, Direito indígena e Afrobrasileiro60hAntropologia jurídica e antropologia do direito. Debate sobre diversidade, diferenças e pluralismo. Comparação entre sistemas jurídicos. Direitos humanos e inclusão social. Os povos indígenas e quilombolas e sua distribuição espacial atual. Situação dos povos indígenas no Período Colonial e Imperial. Situação dos povos indígenas na República. Situação dos negros no Período Colonial e Imperial. Os indígenas e os afro-brasileiros no cenário político-jurídico do Brasil. Povos indígenas e remanescentes das comunidades de quilombo na Constituição de 1988. A legislação antirracista no Brasil. O Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos. Políticas afirmativas.Qua 18h30 às 21h50 (14/10/2021 – 08/02/2022)51 – Ciências Humanas
UFPA021UFPAGF05003 – FUNDAMENTOS DA EDUCACAO51hDescrição 1. Dimensões do fenômeno educativo: histórica, sócio-antropológica e filosófica. 2. A educação como campo de pesquisa e produção de conhecimento. 3. Fundamentos teórico-metodológicos da Educação. 4. Educação e diversidade cultural/interculturalidade. 5. Educação no Campo: histórico e perspectivas.Segunda à sexta: 18:00h às 22:00hs (03/11/2021- 18/11/2021)21 – Ciências Humanas
UFRN155UFRNDHC0058-SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DO BRASIL III (PESQUISA HISTÓRICA E GENEALOGIA NO BRASIL)/PROFESSOR HÉLDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO60hO ofício do historiador e a Genealogia. Problematização em História a partir da Genealogia. A tradição genealógica dos Sertões do SeridóTer – 13h00 às 13h50; 13h50 às 14h40; 14h55 às 15h45; 15h45 às 16h35101 – Ciências Humanas
UFRN156UFRNDHC0328-SEMINÁRIO DE TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA I60hRelações entre saber psicanalítico e paradigmas científicos; a ciência na psicanálise; epistemologia e história da ciência; validação experimental e cientificidade da psicanálise.Seg – 18h45 às 19h35; 19h35 às 20h25; 20h35 às 21h25; 21h25 às 22h15101 – Ciências Humanas
UFRN157UFRNDHC0329-SEMINÁRIO DE TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA II60hO regionalismo nordestino. Nordeste e sertões: um debate. Gilberto Freyre, Djacir Menezes e outros agentes. Os sertões áridos em múltiplas escalas. Os sertões contemporâneos. A produção historiográfica recente e outras linguagens.Qui – 07h00 às 07h50; 07h50 às 08h40 ; 08h55 às 09h45; 09h45 às 10h3551 – Ciências Humanas
UFRN158UFRNDED0037-PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO II60hEstudo dos conhecimentos epilinguísticos e metalinguísticos na alfabetização. Aspectos gráficos e ortográficos da escrita. A estrutura sonora das palavras e a forma ortográfica considerando a visão humana. Os fatores essenciais para o enriquecimento do capital lexical e o desenvolvimento da consciência lexical. Os mapas conceituais na organização do léxico na leitura, escrita e na compreensão leitora. A intervenção sobre o erro considerando estratégias específicas de escrita e de reescrita: protocolos verbais de reflexão sobre a escrita, cloze, desmontagem, montagem e remontagem de palavras presentes em textos. O significado e a estrutura das palavras na seleção de atividades na leitura bimodal. A gestão do espaço na leitura de textos conforme os tipos e gêneros textuais. As particularidades da pontuação na escrita integrada ao ritmo e à entonação na leitura. A compreensão leitora literal, inferencial e crítica. Inserção do componente curricular na Leitura Interdisciplinar Acadêmica e Literária Semestral e na Pesquisa Interdisciplinar Prática a ser realizada em ambientes escolares e não escolaresQua – 07h00 às 07h50; 07h50 às 08h40 ; 08h55 às 09h45; 09h45 às 10h3551 – Ciências Humanas
UFRN160UFRNDED0439-EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO60hA avaliação desde pressupostos teóricos e práticos norteadores da organização da escola e do processo de sala de aula: dimensão institucional e didática. Reflexão crítica sobre as concepções epistemológicas e pedagógicas que norteiam a avaliação numa perspectiva que precede o planejamento, acompanha o processo de ensino e subsidia a aprendizagem do aluno.Ter – 07h00 às 07h50; 07h50 às 08h40 ; 08h55 às 09h45; 09h45 às 10h35301 – Ciências Humanas
UFRN161UFRNDED0062-EDUCAÇÃO DO CAMPO83hConcepções e práticas da educação do campo. O direito dos povos campesinos à educação. Educação popular e com conhecimento por elas produzido. A educação do Campo no campo. A educação do campo enquanto produção de cultura. A educação do campo na formação dos sujeitos. A educação do campo como formação humana para o desenvolvimento sustentável. A educação do campo e o respeito às características do campo.Ter – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30; e Ter – 18h45 às 19h35; 19h35 às 20h25; 20h35 às 21h25; 21h25 às 22h15101 – Ciências Humanas
UFRN164UFRNDIR0125-DIREITO CIVIL IV60hDireito das coisas. Posse. Aquisição da posse. Efeitos da posse. Perda da posse. Proteção possessória. Propriedade. Aquisição e perda da propriedade. Aquisição e perda da propriedade móvel. Direito de vizinhança. Direitos reais sobre coisas alheias.Seg e Ter – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h3051 – Ciências Humanas
UFRN165UFRNDIR0185-DIREITO MÉDICO60hBioetica e Biodireito. Codigo de Etica Medica e demais Resolucoes e Portarias do Conselho Federal de Medicina e entidades correlacionadas. Direito a saude na Constituicao Federal de 1988, no Codigo Civil, e no Codigo de Defesa do Consumidor. Organizacao administrativa do setor de saude e Gestao da saude publica. Sistema Suplementar de Saúde. Perícias médicas. Processo administrativo disciplinar medico. Responsabilidade civil dos medicos, hospitais/clinicas e planos de saude. Direito Penal da Saude.Seg – 16h50 às 17h40; 17h40 às 18h30; e Seg – 18h45 às 19h35; 19h35 às 20h2551 – Ciências Humanas
UFRN166UFRNDHC0146-SEMINÁRIO DE HISTÓRIA I60hLiteratura Moderna e História Moderna. O texto literário moderno e sua relação com a criação, sedimentação e consolidação das modernas estruturas sociais. O Estado, a Religião e a Cultura Popular.Ter – 13h00 às 13h50; 13h50 às 14h40; 14h55 às 15h45; 15h45 às 16h35101 – Ciências Humanas
UFRN258UFRNESU1010-GESTÃO DE PESSOAS60hEvolução das políticas de gestão de pessoas. Estudo dos processos e práticas de gestão de pessoas. Aspectos formais e legais da gestão e preparação de pessoas para o trabalho. Análise, descrição de cargos, recrutamento e seleção. Gestão do desempenho: avaliação de pessoas nas organizações de saúde. Formas de contratação de pessoal na saúde/ Plano de carreiras, cargos e salários/ remuneração e recompensas. A regulação do trabalho no SUS: Mesas de negociação e desprecarização. Educação Permanente como estratégia de gestão de pessoas.Segunda, terça, quarta, quinta e sexta – Tarde – 14h55 às 15h45 15h45 às 16h35 16h50 às 17h40 17h40 às 18h30 (16.11 a 09.12)21 – Ciências Humanas
UFRN281UFRNISH0201-ECONOMIA E SOCIEDADE I60HEconomia política e crítica da economia política; divisão do trabalho e moralidade; homo oeconomicus e homo sociologicus; utilitarismo e anti-utilitarismo; escola teórica, escola histórica e a controvérsia metodológica alemã; a sociologia econômica de Max Weber; economia monetária e subjetividade; economia e sociedade em Parsons e Smelser; economia, ideologia e governamentalidade; capitalismo e democracia.Sexta – Manhã – 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 10h50 às 11h40 11h40 às 12h3031 – Ciências Humanas
UFRN282UFRNISH0014-HUMANIDADES E LITERATURA60HRelação entre literatura e ciências humanas. A literatura como forma de pensar a sociedade em suas múltiplas dimensões: cultural, social, política, econômica, imaginária e simbólica.Segunda – Manhã – 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 10h50 às 11h40 11h40 às 12h3031 – Ciências Humanas
UFRN283UFRNISH0003-INTERNET E MUNDIALIZAÇÃO DA CULTURA60HSociabilidades criadas a partir do advento da internet. As redes sociais digitais e as interações comunicacionais na cultura-mundo.Terça – Manhã – 07h00 às 07h50 07h50 às 08h40 08h55 às 09h45 09h45 às 10h3531 – Ciências Humanas
UFRN284UFRNISH0009-METODOLOGIAS INTEGRADAS DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS60HIntegração e complementação de pesquisas quantitativas e qualitativas; construção de um olhar científico ampliado e multifacetado sobre os fenômenos sociais.Quinta – Manhã – 07h00 às 07h50 07h50 às 08h40 08h55 às 09h45 09h45 às 10h3531 – Ciências Humanas
UFRN285UFRNISH0204-POLÍTICA E SOCIEDADE II60HTeorias contemporâneas da política e da sociedade. Teorias da política, do Estado e da sociedade em Weber, Marx e Gramsci. Política e liberdade em Hannah Arendt. Política, democracia e sociedade em Robert Dahl. Bourdieu e o campo da política. Teorias da democracia, de justiça e direitos em Norbert Bobbio, Anthony Giddens e Boaventura Souza Santos. Democracia e justiça em John Rawlls e Amartya Sen.Quarta – Manhã – 08h55 às 09h45 09h45 às 10h35 10h50 às 11h40 11h40 às 12h3031 – Ciências Humanas
UFRN286UFRNISH0015-SEMINÁRIO TEMÁTICO: NEOLIBERALISMO E SEUS CRÍTICOS60HOs seminários temáticos são uma forma de permitir uma maior flexibilidade ao atendimento às demandas específicas do alunos do IEI e dos laboratórios de pesquisa, tanto no que concerne ao aprofundamento de temas quanto à necessidade de ampliar os conhecimentos sobre temas contemporâneos. A bibliografia será indicada em planos específicos considerando a sua natureza e o seu conteúdo.Terça e Quinta – Manhã – 10h50 às 11h40 11h40 às 12h3031 – Ciências Humanas
UFSM001UFSMCOM1192 – COMUNICAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS (Relações Públicas )60Conhecer os fundamentos e aplicações das mídias digitais. Compreender a utilização estratégica de um site de comunicação, tanto para intranet como para internet.História da internet, sociabilidade online, cibercultura e outros estudos sobre a interne. Apresentar um panorama do surgimento e desenvolvimento da Internet em termos históricos e socioculturais.Segunda-feira 13h 30 às 17h3051 – Ciências Humanas
UFSM002UFSMCOM1086 – TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À COMUNICAÇÃO II (Relações Públicas )60Aprofundamento teórico e prático do processo de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas e quantitativas com intermediação de softwares; uso da estatística descritiva em softwares (noções básicas para comunicadores); coleta de dados (mineração); técnicas de coleta de dados; preparação dos dados coletados para a inserção de softwares; softwares de análise qualitativa/qualitativa; preparação e possibilidades de análises de dados.Quarta-feira 18h30 às 22h3051 – Ciências Humanas
UFSM003UFSMCOM1219 – COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, TICS E DESENVOLVIMENTO (Relações Públicas )60Compreender o papel das Relações Públicas enquanto gestor de processos ligados a área de tecnologias e comunicação da comunicação e informação em organizações para o desenvolvimento social e econômico.Terça-feira 18h30 às 22h3051 – Ciências Humanas
UFSM004UFSMADE1041 – POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA A (Química)60Políticas e administração escolarTerça-feira 8h3051 – Ciências Humanas
UFSM039UFSMFAF1007 – História da Filosofia Medieval (Filosofia – Bacharelado)60Identificar autores e vertentes da reflexão filosófica do período.Segunda-feira, 19:00 – 23:0051 – Ciências Humanas
UFSM040UFSMFAF1010 – Metafísica (Filosofia – Bacharelado)60Identificar o domínio de investigações da ontologia ou metafísica geral, no interior do universo filosófico. Identificar as alternativas metodológicas para o desenvolvimento da ontologia. Reconhecer o estudo das quatro funções básicas do conceito ‘ser’ (predicação, identidade, existência e verdade).Quinta-feira, 19:00 – 23:0051 – Ciências Humanas
UFSM041UFSMFAF1067 – Filosofia da Mente (Filosofia – Bacharelado)60Discriminar, compreender, contrapor e avaliar os principais conceitos e as principais correntes de pensamento da Filosofia da Mente; relacionar a Filosofia da Mente com outras áreas do saber, especialmente a Epistemologia, a Psicologia Cognitiva e a Inteligência Artificial.Quinta-feira, 19:00 – 23:0051 – Ciências Humanas
UFSM068UFSMEDE1051 – Déficit Cognitivo (Educação Especial Diurno)60Proporcionar conhecimentos sobre os aspectos históricos, conceituais e educacionais, as definições e avaliações da pessoa com déficit cognitivo. Déficit Cognitivo, bem como os aspectos desenvolvimentais e educacionais.Terça-feira 7:30 – 11:3031 – Ciências Humanas
UFSM081UFSMMEN1150 – DIDÁTICA I DA FÍSICA (Física – Licenciatura Plena Noturno)60Situar o ensino de física no atual panorama educacional brasileiro. Reconhecer o papel do aluno, do professor e dos conteúdos, analisando suas relações no contexto didático. Compreender a construção da Física nas suas dimensões de processo e de produto. Analisar diferentes propostas de ensino e justificar a importância da Física no ensino médio.Terça-feira: 19h – 21h e Quinta-feira: 21h 23h51 – Ciências Humanas
UFSM082UFSMMEN1199 – ENSINO DE FÍSICA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO LIVRES (Física – Licenciatura Plena)60Analisar criticamente as mediações tecnológicas, suas contribuições e tendências da Pesquisa em Ensino de Física mediados pelas TER livres e abertas, em especial recursos e ambientes hipermídia para o Ensino de Física na escolaridade brasileira. Selecionar e organizar recursos escolares hipermídia, elaborando atividades de estudo para o Ensino de Física mediado pelas TIC livres. Analisar atividades de estudo como alternativas ao planejamento de Ensino de Física sem mediação tecnológica. Avaliar e produzir atividades de estudo mediadas por TER livres e abertas para a escolarização média brasileira.Sábado: 9h – 12h51 – Ciências Humanas
UFSM083UFSMMEN1238 – Metodologia do Ensino Mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional)45Compreender a pertinência da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como mediação para o processo educativo. Utilizar o computador como recurso tecnológico no processo de ensino-aprendizagem em rede. Organizar o trabalho pedagógico na educação profissional técnica de nível básico, mediado pelas tecnologias da informação e comunicaçãoSexta-feira: 16h30 – 18h 30min e Sábado: 10h:30min – 11h:30min (Crédito EAD)31 – Ciências Humanas
UFSM084UFSMDEF1017 – Sociologia Rural (Engenharia Florestal – UFSM/FW)45Conhecer e refletir sobre os principais processos sociais e produtivos que direta ou indiretamente estão associados ao meio agrário e urbano.Quarta-feira: 15:30 – 18h3051 – Ciências Humanas
UFSM087UFSMEDE1078 – AVALIAÇÃO E ALTERNATIVAS PEDAGÓGICO-METODOLÓGICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL (Educação Especial Noturno)1051. Desenvolvimento e Aprendizagem de alunos deficientes mentais; 2. Avaliação do Desenvolvimento e da Aprendizegem de alunos deficientes mentais; 3. Atendimento Educacional de Pessoas Deficientes Mentais.Quarta-feira: 18h-19h Prática Quarta-feira: 19h-23h Teórica Sábado: 19h-21h Prática31 – Ciências Humanas
UFSM098UFSMPSI1025 – Análise Experimental do Comportamento (Psicologia)45Conhecer os fundamentos filosóficos e as bases teóricas e técnicas da análise do comportamento. Registrar e analisar funcionalmente comportamentos observados em laboratório. Sistematizar observações em relatório científico.Terça-feira: 13:30 – 16:3031 – Ciências Humanas
UFSM099UFSMPSI186 – Teoria e clínica psicanalítica (Psicologia)60Conhecer o modo de elaboração da clínica freudiana. Compreender os principais temas ligados à técnicaSegunda feira, das 08:30 às 12:0031 – Ciências Humanas
UFSM100UFSMFUE1111 – Psicologia da Educação A (Pedagogia)45Psicologia da Educação AQuinta 19:00 as 22:0021 – Ciências Humanas
UFSM101UFSMFUE1115 – Direitos Humanos e Gênero (Pedagogia)30Direitos Humanos e GêneroTerça 21:00 as 23:0021 – Ciências Humanas