Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Bloco2 – Disciplinas área 1 – Ciências Humanas

Código edital Instituição Componente Carga horária Ementa Horário Vagas
UFG001 UFG CHU0017 – ÉTICA II 64 Deontologia e utilitarismo. O problema da fundamentação da ética na contemporaneidade. Utilitarismo e deontologismo nas éticas filosóficas contemporâneas. Bioética e ética filosófica. Quinta 19h 20
UFG002 UFG CHU0021 – FILOSOFIA ANTIGA II 64 Questões centrais do pensamento platônico, sua articulação interna e sua repercussão na filosofia grega. Segunda-feira às 19h 20
UFG003 UFG CHU0026 – FILOSOFIA DA CIÊNCIA II 64 A crise na epistemologia científica. Os problemas da confirmação e da infirmação. Paradigma e ruptura: as revoluções científicas. A aceitação de teorias da ciência. Quinta-feira 20h 10
UFG004 UFG CHU0028 – FILOSOFIA DA LINGUAGEM I 64 A filosofia de Ludwig Wittgenstein: O primeiro Wittgenstein, o período intermediário, o segundo Wittgenstein. Terça-feira às 19h 20
UFG005 UFG CHU0033 – FILOSOFIA MODERNA I 64 Francis Bacon, Descartes e Leibniz Quarta-feira às 18h30 10
UFG006 UFG CHU0048 – LÓGICA II 64 Métodos de prova da validade de enunciados no cálculo proposicional: o tableaux e a dedução natural. Formalização no cálculo quantificacional e seus métodos de prova: o tableaux e a dedução natural. Interpretação para a linguagem do cálculo quantificacional. Terça 19h 20
UFG007 UFG CHU0065 – IDEIAS SOBRE SUBJETIVIDADE NA FILOSOFIA MODERNA 64 A concepção de subjetividade nas filosofias de Descartes, Kant e Hegel. Terça-feira às 18h30 10
UFG008 UFG CHU0065 – TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES 64 Histórico e concepções internacionais e nacionais sobre estratégias de cuidados de saúde mental e atenção psicossocial nas fases dos desastres, Política nacional de Proteção e Defesa Civil, paradigmas sobre saúde mental em desastres e epidemias, construção de estratégias de cuidado integradas, mobilização comunitária, aspectos éticos na atenção em desastres. Sábado 08:00 -11:40 10
UFG009 UFG FAF0155 – TÓPICOS DE LÓGICA: LÓGICA I 64H Introdução a temas e debates clássicos da Lógica. Terça-feira, 14:00 às 17:40 10
UFG010 UFG FAF0157 – TÓPICOS DE ÉTICA – ESTUDOS DE ÉTICA KANTIANA 64H O curso se propõe a desenvolver tópicos de ética, a partir de textos clássicos pertinentes, de acordo com as pesquisas em andamento na Faculdade de Filosofia. Quarta-feira – 20:00 às 22:00 5
UFG011 UFG FAF0162 – FILOSOFIA MEDIEVAL I 64 Estudo introdutório de temas centrais e autores(as) representativos(as) do medievo. Segunda-Feira – 8:00 às 11:40 5
UFG012 UFG FAF0162 – FILOSOFIA MEDIEVAL I 64 Estudo introdutório de temas centrais e autores(as) representativos(as) do medievo. Segunda-Feira – 18:50 às 22:00 5
UFG013 UFG FAF0167 – LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS FILOSÓFICOS 64H Introdução a ferramentas para a leitura e escrita de textos filosóficos Quinta-feira – 8:00 às 11:40 10
UFG014 UFG FAF0167 – LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS FILOSÓFICOS 64H Introdução a ferramentas para a leitura e escrita de textos filosóficos Quinta-feira -18:50 às 22:00 10
UFG015 UFG FAF0184 – LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO FILOSÓFICA (CURSO LICENCIATURA EM FILOSOFIA) 128h Espaço de experimentação do pensamento, de pesquisa, produção de conhecimento e de criação de novas práticas e metodologias de ensino. Produção de materiais didáticos, planos de ensino e planos de aula. Estudo das condições de aplicabilidade das novas tecnologias no ensino e aprendizagem da Filosofia. Realização de atividades e projetos interdisciplinares. Quinta-feira – 8h – 11h40 10
UFG016 UFG FAH0264 – HISTÓRIA DO BRASIL 2 64 a crise do colonialismo e o processo de independência do Brasil. Centralização, federalismo e liberalismo na construção do Estado Nacional. Elites e instituições políticas no Segundo Império. Sociedade e cultura no Império: movimentos artísticos, literatura e identidade nacional. Religiosidades no século XIX. A corte de D. Pedro II: salões e festas no Segundo Reinado. Escravidão, abolição e cidadania. Raça, imigração e política. A escrita da história no Brasil oitocentista. A crise do Império Matutino (08h às 11h40min) 5
UFG017 UFG FAH0264 – HISTÓRIA DO BRASIL 3 64 a crise do colonialismo e o processo de independência do Brasil. Centralização, federalismo e liberalismo na construção do Estado Nacional. Elites e instituições políticas no Segundo Império. Sociedade e cultura no Império: movimentos artísticos, literatura e identidade nacional. Religiosidades no século XIX. A corte de D. Pedro II: salões e festas no Segundo Reinado. Escravidão, abolição e cidadania. Raça, imigração e política. A escrita da história no Brasil oitocentista. A crise do Império Noturno (18h40min às 22h) 5
UFG018 UFG FCS0002 – ANÁLISE DE POLÍTICA EXTERNA 64 Surgimento da área de análise de política externa. Teorias de processo de decisão política e teorias de análise de política externa. Agentes na produção da política externa. A formulação e execução de política externa em relação às dinâmicas domésticas (burocráticas, institucionais, societais e individuais) e internacionais (estrutura e instituições internacionais globais e regionais). segundas-feiras e quintas-feiras, das 8:00 às 9:40 2
UFG019 UFG FCS0044 – ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL 64 Interação entre fatores políticos e econômicos na análise de questões internacionais. Conceito de Economia Política Internacional (EPI) e a EPI como campo de estudo nas relações internacionais. Principais correntes teóricas em EPI. Construção histórica das relações monetárias, financeiras, comerciais e de investimento. Globalização, desenvolvimento, exploração, ordem e crise e a economia mundial. Instituições internacionais e a governança econômica mundial. terças-feiras e sextas-feiras, das 10:00 às 11:40 2
UFG020 UFG FCS0125 – SEGURANÇA INTERNACIONAL 64 Estudos de conflito e paz. Estudos para a paz. Aportes teóricos sobre segurança e sobre securitização. O uso da força nas relações internacionais: processos, fatores condicionantes, normas, regimes e instituições reguladoras. Projetos de segurança coletiva. Comunidades de segurança. Atores e agendas de segurança internacional. Conceitos fundamentais dos Estudos Estratégicos e dinâmicas de Política de Defesa. terças-feiras e sextas-feiras, das 8:00 às 9:40 10
UFG021 UFG FCS0210 – LABORATÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS III (TURMA B) 32 Técnicas, casos e simulações de internacionalização de empresas e de diplomacia corporativa. A empresa no cenário internacional. Estratégias de internacionalização de empresas. Diplomacia corporativa e gestão de negócios internacionais. segundas-feiras, das 14:00 às 15:40 4
UFG022 UFG FCS0211 – ANÁLISE DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO BRASIL 64 Análise da formulação e execução da inserção internacional brasileira a partir da segunda metade dos anos 80, de acordo com a perspectiva teórico-metodológica de análise da política externa. Análise do processo decisório das estratégias brasileiras e forma pela qual as tradições e percepções locais interagem com as dinâmicas internacionais. Influência do contexto internacional em grupos de interesse internos. Parceiros estratégicos do Brasil. Temas da agenda da política externa brasileira contemporânea: multilateralismo, temas sociais, questões estratégicas e política de defesa, negociações comerciais e regionalismo. segundas-feiras e quintas-feiras, das 10:00 às 11:40 2
UFG023 UFG FEE0240 – PSICOLOGIA DA EDUC. II 64 Epistemologia Genética (Piaget) e Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski): contribuições para a compreensão do desenvolvimento humano e implicações no processo ensino-aprendizagem. Temáticas com ênfase na área de formação do curso. segunda-feira, matutino 3
UFG024 UFG FEE0381 – FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA I – TURMA A 80 Teorias de linguagem que fundamentam o ensino de Língua portuguesa. Leitura, escrita e estruturação linguística. Linguagem, sociedade, cultura, discurso e ensino de língua. Constituição do sujeito, inclusão e exclusão. Literatura e formação. Gêneros literários. quarta-feira, matutino 2
UFG025 UFG FEE0381 – FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA I – TURMA B 80 Teorias de linguagem que fundamentam o ensino de Língua portuguesa. Leitura, escrita e estruturação linguística. Linguagem, sociedade, cultura, discurso e ensino de língua. Constituição do sujeito, inclusão e exclusão. Literatura e formação. Gêneros literários. segunda-feira, matutino 2
UFG026 UFG FEE0381 – FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA I – TURMA C 80 Teorias de linguagem que fundamentam o ensino de Língua portuguesa. Leitura, escrita e estruturação linguística. Linguagem, sociedade, cultura, discurso e ensino de língua. Constituição do sujeito, inclusão e exclusão. Literatura e formação. Gêneros literários. sexta-feira, noturno 2
UFG027 UFG FEE0381 – FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA I – TURMA D 80 Teorias de linguagem que fundamentam o ensino de Língua portuguesa. Leitura, escrita e estruturação linguística. Linguagem, sociedade, cultura, discurso e ensino de língua. Constituição do sujeito, inclusão e exclusão. Literatura e formação. Gêneros literários. segunda-feira, noturno 2
UFG028 UFG FEE0382 – EDUCAÇÃO E MÚSICA – TURMA A 80 Conceitos de arte. Tendências pedagógicas e o ensino de artes. Apreciação musical. Potencial criador. A arte como integrante da formação humana. Música na educação – Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. Som e movimento. Percepção e expressão em música. A formação do pedagogo no campo da educação musical. terça-feira, matutino 2
UFG029 UFG FEE0382 – EDUCAÇÃO E MÚSICA – TURMA C 80 Conceitos de arte. Tendências pedagógicas e o ensino de artes. Apreciação musical. Potencial criador. A arte como integrante da formação humana. Música na educação – Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. Som e movimento. Percepção e expressão em música. A formação do pedagogo no campo da educação musical. terça-feira, noturno 2
UFG030 UFG FEE0389 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I – TURMA A 80 Natureza e sentido da filosofia. Pólis, nascimento da filosofia e paideía. Razão e educação na Idade Média. quarta-feira, matutino 2
UFG031 UFG FEE0389 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I – TURMA B 80 Natureza e sentido da filosofia. Pólis, nascimento da filosofia e paideía. Razão e educação na Idade Média. segunda-feira, matutino 2
UFG032 UFG FEE0389 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I – TURMA C 80 Natureza e sentido da filosofia. Pólis, nascimento da filosofia e paideía. Razão e educação na Idade Média. segunda-feira, noturno 2
UFG033 UFG FEE0389 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I – TURMA D 80 Natureza e sentido da filosofia. Pólis, nascimento da filosofia e paideía. Razão e educação na Idade Média. sexta-feira, noturno 2
UFG034 UFG FEE0400 – EDUCAÇÃO E CULTURA CORPORAL – TURMA C 80 Corpo e suas formas de subjetivação. Infância, pensamento e contemporaneidade. O corpo e seu processo de escolarização. Concepções de corpo e suas relações com a infância, educação e cultura corporal de movimento na história da educação infantil brasileira. Jogo, brinquedo e brincadeira no cruzamento com a cultura. Metodologia do ensino das práticas corporais historicamente constituídas e historicamente desenvolvidas: Jogo, Ginástica, Lutas, Dança e Jogos Teatrais (linguagem corporal dramática). segunda-feira, noturno. 2
UFG035 UFG FEE0406 – CINEMA E LITERATURA 64 História do cinema. Linguagem cinematográfica e análise fílmica. Elementos utilizados pelo cinema relacionados à produção literária. Literatura e o romance moderno. Foco narrativo. Narrador no texto literário e no filme. sexta-feira, matutino 2
UFG036 UFG FEE0406 – CINEMA E LITERATURA 64 História do cinema. Linguagem cinematográfica e análise fílmica. Elementos utilizados pelo cinema relacionados à produção literária. Literatura e o romance moderno. Foco narrativo. Narrador no texto literário e no filme. terça-feira, vespertino 2
UFG037 UFG FEE0430 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I 64 Introdução ao estudo da Psicologia: fundamentos históricos e epistemológicos; a relação Psicologia e Educação. Teoria comportamental (Skinner) e Psicanálise (Freud): contribuições para a compreensão do desenvolvimento humano e implicações no processo ensino-aprendizagem. quarta-feira matutino 3
UFG038 UFG IME0260 – TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INTRODUÇÃO À NEUROPSICOLOGIA 64 Contexto histórico de desenvolvimento dos estudos de Vigotski e Luria e a criação de uma neuropsicologia. Origem social e estrutura mediata dos processos psicológicos superiores. Percepção, generalização e abstração. Aprendizagem e desenvolvimento na idade escolar. Organização e funcionamento do sistema nervoso. Desenvolvimento do sistema nervoso, neuroplasticidade e aprendizagem. Atenção, memória e emoção e suas relações com a aprendizagem matemática. Escrita, linguagem e pensamento no processo de alfabetização matemática. Linguagem e mediações no processo de ensino e aprendizagem de ideias matemáticas. Sextas-feiras, 18h50 – 22h 10
UFG039 UFG IME0383 – DIVERSIDADE E MATEMÁTICA 32 Diversidade cultural, educação escolar e ensino de matemática, abordando como a matemática se relaciona com outras atividades humanas e em diferentes realidades socioculturais. Abordagem sobre as origens e a compreensão da Etnomatemática. Etnomatemática em sua dimensão educacional. A pesquisa Etnomatemática e suas implicações na sala de aula. Sexta-feira, 16h – 17h40 5
UFG040 UFG IME0383 – DIVERSIDADE E MATEMÁTICA 32 Diversidade cultural, educação escolar e ensino de matemática, abordando como a matemática se relaciona com outras atividades humanas e em diferentes realidades socioculturais. Abordagem sobre as origens e a compreensão da Etnomatemática. Etnomatemática em sua dimensão educacional. A pesquisa Etnomatemática e suas implicações na sala de aula. Sexta-feira, 20h30 – 22h 5
UFG041 UFG IME0448 – FORMACIÓN DOCENTE EN LA PANDEMIA Y POSTERIOR A ELLA 64 Retos educacionales y de formación del profesorado en nivel internacional y nacional durante la pandemia. La cultura digital y la formación del profesorado y las reflexiones generadas en la pandemia. Formación docente y aspectos pedagogicos posterior a la pandemia. Las huellas que la pandemia puede dejar en el ser del profesor. Política brasileña para la formación del profesorado: perspectivas futuras. Redes de formación virtual. Terças e quintas, 16h – 17h40 10
UFSB002 UFSB CHS0100 – NATUREZAS E CULTURAS NA ANTROPOLOGIA 60h Este componente é o primeiro de uma cadeia teórica que visa apresentar as teorias antropológicas por meio de eixos temáticos, transversais às “escolas” antropológicas. Neste componente. Para alcançar estes objetivos, este componente explora as relações elencadas nas teorias e investigações antropológicas entre Natureza, Cultura e Sociedade, categorias cujos significados estão sempre em debate e que acompanham a disciplina desde a sua formação. 5N1234 5
UFSB003 UFSB CHS0102 – ETNOGRAFIA 60h O objetivo desse Componente Curricular é introduzir aos estudantes os fundamentos práticos e teóricos do chamado método etnográfico a partir de uma abordagem que contemple tanto a história da etnografia quanto seus desafios mais atuais. 3N1234 5
UFSB004 UFSB CHS0283 – ANTROPOLOGIA, CULTURA E SOCIEDADE 60h Apresentação dos conceitos fundantes da ciência antropológica, discutindo sua especificidade no campo das ciências sociais. Enfoque em conceitos elaborados pela antropologia em seus primórdios para a criação do atual senso comum sobre raça, gênero, evolução, sociedade e cultura e sua rediscussão contemporânea. 6T1234 5
UFSB007 UFSB IPF0105 – EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS 60h O discurso da inclusão, da diversidade, da desigualdade e da diferença. Estudo do Bullyng como sintoma de um modelo de sociedade e educação. Análise das possibilidades de cada um num processo de integração e de complexidade tecer juntos. Diferentes metodologias de ensino articuladas e coerentes com o respeito à diversidade física, ideológica, psíquica, sexual, étnicoracial, cultural e socioeconômicos presentes no cotidiano escolar. Observação e identificação de escolas das redes de ensino estadual e municipal e o desenvolvimento de projetos de ensino sobre a educação para as diferenças. 2N1234 5
UFSB008 UFSB IPF0372 – OFICINA: MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO A FAVOR DA INCLUSÃO 60h Construção de instrumentos e realização de oficinas voltados à Educação Inclusiva. 5N1234 5
UFSB018 UFSB CHS0153 – HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL 60h Os militares no poder de 1964 a 1985: coerção política, modernização econômica e conservadorismo cultural; as resistências e as subversões. A Nova República: neoliberalismo, reforma do Estado, cosmopolitismo, imperialismo, apassivamento e democracia. Movimentos populares, sociedade civil e sistema político. Principais tendências historiográficas sobre o período. Serão realizados trabalhos de campo, relacionando os temas pesquisados, memórias e vivências no território. 2N1234 5
UFSB019 UFSB CHS0152 – HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE 60h Abordagem dos processos, fatos, fenômenos e experiências históricas individuais e coletivas do período correspondente ao final do século XX e início do século XXI. Globalização, emergência de movimentos políticos e sociais, ecologia e a questão socioambiental, desenvolvimento, subdesenvolvimento, países emergentes, imigrações, hegemonia e contra-hegemonia. Questões étnicas, raciais, religiosas da atualidade. Geopolítica atual. Ensino de história do tempo presente. 3N1234 5
UFSB020 UFSB CHS0162 – ARTE E HISTÓRIA 60h Abordagem das vinculações entre arte e história, enfatizando a arte como documento histórico e as expressões artísticas como veículos de expressão da narrativa histórica. Diálogos entre arte e história na educação. 6N1234 5
UFSB034 UFSB IPF0109 – POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR 60h Estado, sociedade e educação. Política educacionais no contexto das políticas sociais. Potencialidades e limites das políticas em educação na contemporaneidade. Gestão escolar. Planejmanto participativo. Projeto Político-pedagógico. Conselho Escolar. Regimento Escolar. Plano de Trabalho Docente (plano de ensino e plano de aula). organização do Trabalho Pedagógico Escolar. 2N1234 5
UFSB040 UFSB PTS0005 – CAMPO DAS HUMANIDADES: SABERES E PRÁTICAS 60h Problematização de conceitos: humano/ não humano; tempo; espaço. Exploração de novos conceitos. Como fazer pesquisa em humanidades. Como (con)viver com a diferença. A construção das Humanidades enquanto campo interdisciplinar de ensino e pesquisa. 2N1234 5
UFU145 UFU IARTE33504 – PEDAGOGIA DO TEATRO III 60 Estudos e ampliação do repertório dos estudantes com abordagens metodológicas diversificadas para aprendizagem em Teatro na educação básica e contextos comunitários, ou tendo esta área de conhecimento como um dos eixos de um trabalho inter/transdisciplinar. AS teatralidades e perforrnatividades contemporâneas, a cena contemporânea e sua interface com o meio ambiente (territorialidades urbanas, rurais, etc.). Quarta-feira – 8h às 11h30 1
UFU146 UFU IARTE33104 – RECEPÇÃO CÊNICA I 60 O espectador na constituição de sentido das cenas e/ou obras artísticas. Afinação de percepções sobre os processos compositivos da cena considerando a sua materialidade e seus processos de significação. Introdução à reflexão estética, poética e crítica sobre a obra de arte. Quarta-feira – 8h às 11h30 1
UFU147 UFU IARTE33104 – RECEPÇÃO CÊNICA I 60 O espectador na constituição de sentido das cenas e/ou obras artísticas. Afinação de percepções sobre os processos compositivos da cena considerando a sua materialidade e seus processos de significação. Introdução à reflexão estética, poética e crítica sobre a obra de arte. Sexta-feira – 19h às 22h30 1
UFU148 UFU IARTE33503 – TEATRO BRASILEIRO I 60 As ideias de múltiplas formações do teatro brasileiro, do período colonial ao final do século XIX, as tensões com outras formas e ritos, com ênfase nos momentos mais relevantes de sua trajetória e história, evidenciando, no processo da “colonização” brasileira, questões cênicas e étnico-raciais de resistência. Segunda-feira – 19h às 22h30 1
UFU215 UFU GHS019 – HISTÓRIA DA AMÉRICA II 60 As transformações políticas, culturais, econômicas e sociais ocorridas nas Américas durante o século XIX. Os processos de independência e consolidação dos Estados nacionais na América hispânica. As heranças coloniais: tensões sociais e barreiras étnicas existentes nas sociedades americanas. As disputas entre os modelos federalista e unitarista. A consolidação do modelo primário exportador de matérias-primas. Os processos de produção e afirmação das identidades nacionais. A “modernização conservadora” das elites dirigentes e a abolição dos regimes de trabalho escravizado. A expansão territorial dos Estados Unidos da América em direção ao oeste, a guerra civil estadunidense e o esforço de reconstrução. Quinta-feira – 19h às 22h30 5
UFU216 UFU GHS020 – HISTÓRIA DO BRASIL IV 60 O Brasil de 1930 ao final da década de 1950. Os projetos políticos e culturais. O nacionaldesenvolvimentismo. Os movimentos sociais. Estudo da historiografia sobre o tema. Sexta-feira – 19h às 22h30 2
UFU217 UFU GHS027 – HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA 60 As principais correntes da historiografia brasileira: da formação do Estado-nação à contemporaneidade. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o seu papel na construção de uma história e de uma identidade nacional. Cientificismo e historiografia: os debates acerca da questão racial, da identidade brasileira e dos projetos de nação. Obras clássicas da historiografia brasileira: interpretações sobre o papel da colônia na formação social e histórica do Brasil. A historiografia brasileira recente: a escrita da história nas universidades brasileiras. Sexta-feira – 19h às 22h30 2
UFU218 UFU ICHPO32101 – INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS 60 Introdução ao campo do conhecimento histórico: a polissemia do termo história; os diferentes tipos de narrativas sobre o passado; as relações entre memória e história. A trajetória da escrita da história: do surgimento da ideia de investigação do passado à institucionalização da História como ciência. Os fundamentos da pesquisa histórica: as noções de documento e de fonte histórica. As operações da pesquisa: heurística, crítica e interpretação. O método da crítica histórica de documentos no século XIX. A revolução documental e os novos métodos da pesquisa histórica nos séculos XX e XXI. Segunda-feira – 19h às 22h30 2
UFU219 UFU ICHPO33501 – ANTROPOLOGIA CULTURAL 60 As identidades culturais e suas singularidades. Reconhecimento do predomínio do cultural sobre o biológico. A disparidade de rapidez do desenvolvimento tecnológico e a dinâmica das nossas maneiras de pensar, agir e sentir. Segunda-feira – 8h às 9h40 5
UFU220 UFU ICHPO33501 – ANTROPOLOGIA CULTURAL 60 As identidades culturais e suas singularidades. Reconhecimento do predomínio do cultural sobre o biológico. A disparidade de rapidez do desenvolvimento tecnológico e a dinâmica das nossas maneiras de pensar, agir e sentir. Segunda-feira – 19h às 20h40 5
UFU221 UFU GPD041 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 30 Avaliação educacional e prática avaliativa no contexto do sistema e da educação escolar A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos e de Planos. Avaliação Institucional. Quarta-feira – 9h50 às 10h40 5
UFU222 UFU GPD041 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 30 Avaliação educacional e prática avaliativa no contexto do sistema e da educação escolar A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos e de Planos. Avaliação Institucional. Sábado – 14h às 14h50 5
UFU223 UFU GPD067 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 60 Característica histórica de educação de jovens e adultos no Brasil. O sujeito participante da educação de jovens e adultos na sociedade. Legislação e políticas. Metodologias e práticas desta modalidade de ensino. A desigualdade social e sua influência na educação de jovens e adultos. A produção do saber escolar e cidadania. Sexta-feira – 19h às 20h40 5
UFU224 UFU GPD054 – EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL 60 Análise dos conceitos de educação e transformação social. Indagação acerca das relações entre transformação social e educação. Limites da ação transformadora pela educação. Transformação política e instituições escolares. Educação e desenvolvimento econômico e social. Quinta-feira – 8h às 9h40 5
UFU225 UFU ICHPO33103 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I 60 Correntes filosóficas historicamente estabelecidas. Relações entre a Filosofia e a Educação. Reflexão crítica sobre as bases filosóficas, princípios e influências das principais concepções do pensamento pedagógico. Os principais educadores do período grego, moderno, da modernidade e contemporâneos. Conceitos: Educação Grega, Educação positivista, as teorias críticas, fenomenologia e existencialismo. Sexta-feira – 8h às 10h40 5
UFU226 UFU ICHPO33103 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I 60 Correntes filosóficas historicamente estabelecidas. Relações entre a Filosofia e a Educação. Reflexão crítica sobre as bases filosóficas, princípios e influências das principais concepções do pensamento pedagógico. Os principais educadores do período grego, moderno, da modernidade e contemporâneos. Conceitos: Educação Grega, Educação positivista, as teorias críticas, fenomenologia e existencialismo. Sexta-feira – 19h às 21h40 5
UFU227 UFU ICHPO33303 – PRINCÍPIOS ÉTICOS FREIREANOS 60 Biografia e história de Paulo Freire. Fundamentos éticos do agir humano com a educação. Relação do homem como fazedor de história e de sua práxis social. Pressupostos éticos da formação humana e da sociedade em Paulo Freire. Quinta-feira – 8h às 9h40 5
UFU257 UFU IFILO39002 – ESTÉTICA II (TURMA F) 60 Estudo do significado da autonomia da arte a partir das estéticas filosóficas modernas e contemporâneas. Segunda-feira – 19h às 22h30 5
UFU258 UFU IFILO31304 – PROINTER III: FILOSOFIA E DIVERSIDADES (TURMA F) 90 Estudo das culturas étnico-raciais (africana, afro-brasileira e indígena), no contexto do neocolonialismo em seus diferentes aspectos. Sexta-feira – 19h às 22h30 5
UFU259 UFU IFILO39056 – TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS II (TURMA F) 60 Estudo da Metafísica através da sua própria história. Quinta-feira – 19h às 22h30 5
UFU260 UFU IFILO39045 – TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOSOFIA POLÍTICA I (TURMA F) 60 Estudo de tópico especial de Filosofia Política relacionado ao tema da natureza da organização política das sociedades humanas. Quarta-feira – 19h às 22h30 5
UFU261 UFU IFILO39096 – TÓPICOS ESPECIAIS DE TEORIA DO CONHECIMENTO I (TURMA F) 60 Estudo de textos e/ou temas de Teoria do Conhecimento da época moderna. Terça-feira – 19h às 22h30 5
UFU264 UFU IGUFU31504 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO 60 Abordagem teórico-metodológica sobre população. Demografia e População. Relações entre política, economia e sociedade nos estudos populacionais. Composição e Espacialização da população. Estrutura populacional. Dinâmica populacional e implicações na organização do espaço. Mobilidade da população. Políticas populacionais. População e meio ambiente. Quinta-feira – 09h às 11h 3
UFU265 UFU IGUFU31101 – HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO 60 Ciência Moderna e Política: a emergência da Geografia no contexto do século XIX. As Sociedades de Geografia em meio às Sociedades Científicas. O processo de sistematização e de institucionalização da Geografia em meio ao desenvolvimento do modo de produção capitalista na Alemanha. Os debates teórico-metodológicos entre os pioneiros da ciência geográfica e a proposição das primeiras categorias: Alexander von Humboldt/Karl Ritter e Friedrich Ratzel. As reações aos pioneiros: Paul Vidal de La Blache e a fundação da Escola Francesa de Geografia/o Anarquismo de Elisée Reclus e Piotr Kropotkin. Os movimentos de transformação do pensamento geográfico após a II Guerra Mundial: as categorias e suas possibilidades de entendimento e aplicação. O Neopositivismo na Geografia: as demandas de reorganização produtiva, o planejamento do espaço e a quantificação. A Dialética Materialista Histórica na Geografia: reações ao modelo capitalista e as propostas de uma nova compreensão da produção do espaço. A Dialética Idealista na Geografia: tendências culturalistas para a compreensão do espaço. A Fenomenologia na Geografia: intuição como suporte para a percepção do espaço. Segunda-feira – 09h às 11h 3
UFU266 UFU IGUFU31305 – SENSORIAMENTO REMOTO 60 Conceitos básicos; Princípios físicos em Sensoriamento Remoto; Comportamento espectral dos alvos; Sistemas Sensores; Fotogrametria e Fotointerpretação; Interpretação visual de dados e Aplicações; Conceitos básicos de Processamento digital de imagens. Terça-feira – 08h às 10h 3
UFU281 UFU INHIS31302 – GESTÃO E FORMAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA 90 A História se utiliza de documentos, transformados em fonte pelo olhar do pesquisador. A disciplina visa apresentar os debates acerca do conceito de fonte histórica e sua constituição. Familiarizar o aluno com os diversos tipos de fontes históricas e suas especificidades. Debater os diferentes princípios e procedimentos teórico-metodológicos que envolvem o uso de documentos históricos em pesquisas de caráter historiográfico. Apresentar questões iniciais sobre a constituição e preservação de acervos documentais. Quarta-feira – 8h às 11h30 5
UFU282 UFU INHIS31302 – GESTÃO E FORMAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA 90 A História se utiliza de documentos, transformados em fonte pelo olhar do pesquisador. A disciplina visa apresentar os debates acerca do conceito de fonte histórica e sua constituição. Familiarizar o aluno com os diversos tipos de fontes históricas e suas Quarta-feira – 19h às 22h30 5
UFU283 UFU INHIS31301 – HISTÓRIA DA ÁFRICA 60 A instituição da História da África como objeto de pesquisa histórica. A historiografia africana nos séculos XX e XXI: principais questões teórico-metodológicas e abordagens. Aspectos gerais da trajetória histórico-cultural das diversas etnias/civilizações africanas. A formação dos tráficos de escravos a partir do continente africano e suas diversas apropriações (século VII – XIX). A “corrida imperialista” do século XIX e os processos de independência política no século XX a partir do ponto de vista da historiografia africana recente. A África na atualidade: enfrentamentos. O ensino da História da África no Brasil: problemas e desafios. Segunda-feira – 8h às 11h30 2
UFU284 UFU INHIS39009 – HISTÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS 60 Perspectivas e conhecimento teórico sobre Movimentos Sociais; a relação entre Estado e Movimentos Sociais; a história dos Movimentos Sociais no Brasil; Movimentos Sociais brasileiros na contemporaneidade. Quinta-feira – 8h às 11h30 5
UFU285 UFU INHIS39009 – HISTÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS 60 Perspectivas e conhecimento teórico sobre Movimentos Sociais; a relação entre Estado e Movimentos Sociais; a história dos Movimentos Sociais no Brasil; Movimentos Sociais brasileiros na contemporaneidade. Quinta-feira – 19h às 22h30 5
UFU286 UFU INHIS31304 – HISTÓRIA, GÊNERO E SEXUALIDADE 60 Apresentar as abordagens, na historiografia, dos estudos sobre mulheres, gênero e relações de gênero. Identificar e trabalhar com os estudos de gênero como categoria de análise histórica em intersecção com as noções de raça, etnia, classe social, sexualidade, nacionalidade e religiosidade. Apresentar as problemáticas que compõem o campo de estudos das relações de gênero e das sexualidades tais como subjetividades, desejos, relações de poder, transexualidades, travestilidades, homofobia, lesbofobia, transfobia, machismo, feminicídio, e refletir sobre os impactos dessas abordagens sobre a historicidade de conceitos como família, poder e violência. Sexta-feira – 8h às 11h30 3
UFU287 UFU INHIS31304 – HISTÓRIA, GÊNERO E SEXUALIDADE 60 Apresentar as abordagens, na historiografia, dos estudos sobre mulheres, gênero e relações de gênero. Identificar e trabalhar com os estudos de gênero como categoria de análise histórica em intersecção com as noções de raça, etnia, classe social, sexualidade, nacionalidade e religiosidade. Apresentar as problemáticas que compõem o campo de estudos das relações de gênero e das sexualidades tais como subjetividades, desejos, relações de poder, transexualidades, travestilidades, homofobia, lesbofobia, transfobia, machismo, feminicídio, e refletir sobre os impactos dessas abordagens sobre a historicidade de conceitos como família, poder e violência. Sexta-feira – 19h às 22h30 3
UFU288 UFU INHIS31502 – PATRIMÔNIO E MEMÓRIA 90 As formulações do conceito de patrimônio cultural material e imaterial. Abordagens teóricas e metodológicas acerca da memória e de sua relação com as práticas de preservação do patrimônio cultural. As relações entre história/memória e esquecimento, documento/monumento, e entre memória, lugares de memória, identidade e patrimônio cultural. Terça-feira – 8h às 11h30 5
UFU289 UFU INHIS31502 – PATRIMÔNIO E MEMÓRIA 90 As formulações do conceito de patrimônio cultural material e imaterial. Abordagens teóricas e metodológicas acerca da memória e de sua relação com as práticas de preservação do patrimônio cultural. As relações entre história/memória e esquecimento, documento/monumento, e entre memória, lugares de memória, identidade e patrimônio cultural. Terça-feira – 19h às 22h30 5
UFU290 UFU INHIS39017 – TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA 60 Estudo de temas relacionados à formação e/ou desenvolvimento do mundo contemporâneo, selecionados a partir de enfoques culturais, econômicos, políticos e/ou sociais. Sexta-feira – 8h às 11h30 5
UFU291 UFU INHIS39026 – TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA ECONÔMICA 60 Estudo de temas da história econômica referentes à formação e/ou desenvolvimento do mundo capitalista e/ou socialista, entre os séculos XVIII e XXI. Terça-feira – 19h às 22h30 5
UFU292 UFU INHIS39036 – TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA 60 A escrita da história na América Portuguesa. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma historiografia nacional. Para além de Varnhagen: o programa de uma nova história geral do Brasil. A historiografia dos anos 1930 e a reinvenção nas representações históricas no/do Brasil. A Universidade como locus privilegiado da pesquisa e da produção historiográfica brasileira. Tendências e temáticas contemporâneas nas escritas da história no Brasil. Quinta-feira – 8h às 11h30 5
UFU293 UFU INHIS39036 – TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA 60 A escrita da história na América Portuguesa. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma historiografia nacional. Para além de Varnhagen: o programa de uma nova história geral do Brasil. A historiografia dos anos 1930 e a reinvenção nas representações históricas no/do Brasil. A Universidade como locus privilegiado da pesquisa e da produção historiográfica brasileira. Tendências e temáticas contemporâneas nas escritas da história no Brasil. Quinta-feira – 8h às 11h30 5
UFU294 UFU INHIS39017 – TÓPICOS ESPECIAS EM HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA 60 Estudo de temas relacionados à formação e/ou desenvolvimento do mundo contemporâneo, selecionados a partir de enfoques culturais, econômicos, políticos e/ou sociais. Sexta-feira – 19h às 22h30 5
UFU295 UFU GPI 109 – ARTE E FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS 60 A importância da arte para a formação do psicólogo. A fruição e a apreciação de obras de arte de algumas linguagens artísticas, como literatura, música, cinema, teatro e artes visuais Segunda-feira – 08h às 11h30 10
UFU296 UFU GPI005 – PSICOLOGIA EXPERIMENTAL I 60 Nesta disciplina o aluno tomará conhecimento dos principais métodos de investigação psicológica, conhecendo os princípios da psicologia experimental. Quarta-feira – 14h às 17h40 5
UFU297 UFU GPI052 – PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIA I 60 Psicologia institucional e Comunitária: objeto de estudo, definição e origens históricas; – O psicólogo na comunidade: formação acadêmica, identidade e conflitos; – A exclusão e a desigualdade social: uma análise psicossocial; – Conceito de instituição e análise institucional; – O Movimento institucionalista: principais correntes e conceitos; – Elaboração de um roteiro padrão de análise institucional; – Relatos de intervenções e projetos institucionais Quarta-feira – 8h às 11h30 10
UFU298 UFU ICHPO33303 – PRINCÍPIOS ÉTICOS FREIREANOS 60 Biografia e história de Paulo Freire. Fundamentos éticos do agir humano com a educação. Relação do homem como fazedor de história e de sua práxis social. Pressupostos éticos da formação humana e da sociedade em Paulo Freire. Segunda-feira – 19h às 20h40 5
UFU249 UFU IFILO39012 – FILOSOFIA DA MENTE I (TURMA FM) 60 Estudo das diversas concepções da mente desde a modernidade até os dias de hoje. Estudo das teorias intencionalistas, behavioristas e cognitivistas, com especial enfoque nas questões da intencionalidade, da consciência e da relação mente-corpo. Segunda-feira – 08h às 11h30 5
UFU250 UFU IFILO39015 – FILOSOFIA DA RELIGIÃO I (TURMA FM) 60 As diversas relações estabelecidas pelos homens com Deus na história da filosofia. Segunda-feira – 08h às 11h30 5
UFU251 UFU IFILO31102 – FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS I (TURMA FM) 60 Estudo de texto (s) importante (s) de Metafísica. Quinta-feira – 08h50 às 12h20 5
UFU252 UFU IFILO31501 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II (TURMA FM) 75 Estudo de texto (s) importante (s) de Kant. Quinta-feira – 08h às 11h30 5
UFU253 UFU IFILO31304 – PROINTER III: FILOSOFIA E DIVERSIDADES (TURMA FM) 90 Estudo das culturas étnico-raciais (africana, afro-brasileira e indígena), no contexto do neocolonialismo em seus diferentes aspectos. Sexta-feira – 08h às 11h30 5
UFU254 UFU IFILO39035 – TÓPICOS ESPECIAIS DE ESTÉTICA III (TURMA FM) 60 Estudo de tópico(s) de Estética no período contemporâneo. Sábado – 08h às 11h30 5
UFU255 UFU IFILO39030 – TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA IV (TURMA FM) 60 Estudo de tópico(s) de Problemas Metafísicos da Antiguidade Clássica e Tardia. Sexta-feira – 08h às 11h30 5
UFU256 UFU IFILO39096 – TÓPICOS ESPECIAIS DE TEORIA DO CONHECIMENTO I (TURMA FM) 60 Estudo de textos e/ou temas de Teoria do Conhecimento da época moderna. Quarta-feira – 08h às 11h30 5
UFV005 UFV DIR 367 – DIREITO CONSTITUCIONAL – PROCESSO LEGISLATIVO 30 Disciplina de assunto indefinido, escolhido a cada oferecimento com base no interesse dos alunos. Tópicos e assuntos reunidos em núcleos temáticos na área jurídica, de acordo com o plano de ensino da disciplina. 3=08-10 5
UFV006 UFV EDU 144 – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO TURMA 1 60 Fundamentos filosóficos, históricos e sócio-políticos. O sistema escolar brasileiro. Fundamentos legais. O ensino fundamental e médio na Lei 9394/96 2=14-16, 4=16-18 5
UNB002 UNB MUS0807 – OFICINA INTERDICIPLINAR EM EDUCACAO MUSICAL 30h Laboratório temático e prático de ensino e aprendizagem envolvendo a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas da música e entre a música e outras áreas do conhecimento. Qua – 19:00 as 20:50 6
UNB003 UNB MUS0750 – SEMINÁRIO EM EDUCAÇÃO MUSICAL 1 30h Estudo de tópicos relativos à Educação Musical – aspectos históricos, legais, epistemológicos, metodológicos, pedagógicos, psicológicos, sociológicos, antropológicos – relacionando-os a diferentes contextos de atuação e às demandas atuais na formação do educador musical. Foco desta oferta: Conceitos de Motivação. Teorias sobre Motivação. Abordagem Comportamental da motivação humana. A motivação e suas consequências para o indivíduo e a aprendizagem musical. Estudos da motivação no contexto musical brasileiro. Qua – 12:55 as 14:55 5
UNB005 UNB ADM0002 – ESTUDOS E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO 30h Estudo de ferramentas de apoio à decisão voltadas para subsidiar pesquisas nas áreas de Administração e afins, com foco na metodologia Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA). Sex – 16:00 as 18:00 15
UNB008 UNB SER0099 – TÓPICOS ESPECIAIS EM POLÍTICA SOCIAL 60h Disciplina Optativa (curso noturno) que discutirá o tema “Educação e Serviço Social no Brasil: capitalismo dependente, questão educacional e atuação profissional do/a Assistente Social”. EMENTA: Compreensão de capitalismo dependente e seus principais eixos estruturantes e dinâmicos diante da formação social brasileira, considerando a obra do sociólogo Florestan Fernandes. A questão educacional no capitalismo dependente e o padrão dependente da política de educação superior no Brasil. A contemporaneidade da política de educação superior brasileira, contrarreformas e desafios atuais, a luz da obra florestaniana. Atuação profissional do/a Assistente Social no campo da educação (básica, profissional e superior). Ter – 19:00 as 22:20 6
UNB009 UNB SER0130 – SEGURIDADE SOCIAL 1 – PREVIDÊNCIA SOCIAL 60h A trajetória histórica da previdência nas sociedades capitalistas. A origem e o desenvolvimento da seguridade social nos países do capitalismo central. A relação entre previdência social e trabalho. A trajetória histórica da previdência social no Brasil. A relação entre a previdência social e as políticas de assistência social e saúde. O sistema de seguridade social instituído na Constituição Brasileira de 1988 e as suas implicações na previdência social. O orçamento da seguridade social: financiamento e alocação de recursos. Bases conceituais e legais, princípios e diretrizes, natureza e alcance dos direitos, estrutura organizacional e mecanismos de gestão, funções e beneficiários. Contexto das reformas da previdência no Brasil. Principais argumentos e orientações da reforma da previdência social no Brasil. A contribuição do Serviço Social na produção do conhecimento teórico-prático da política de previdência social. Ter e Qui – 19:00 as 20:50 5
UNB010 UNB GEA0003 – GEOGRAFIA AFRICANA E AFROBRASILEIRA 60h No transcorrer da disciplina neste segundo semestre letivo de 2021 desenvolveremos uma disciplina que preconiza traçar de forma sintética um perfil dos aspectos mais relevantes das matrizes territoriais oriundas da África presentes no Brasil. Neste sentido, buscaremos estabelecer e reconhecer outras perspectivas para uma compreensão da diáspora secular africana, do “Brasil Africano” construído no espaço geográfico, da população afrobrasileira excluída do sistema dominante e das evidências do processo de invisibilidade no sistema educacional. O curso buscará também, instrumentalizar o (a) estudante a trabalhar materiais didáticos para minorar as deformações historiográficas da imagem geográfica construída para o continente africano e para a população descendente no nosso país. O curso é de natureza prática com algumas leituras necessárias para uma boa apreensão do (a) aluno (a) e para facilitar o processo de aprendizagem e desenvolvimento. A Disciplina GEOAFRO será 100% remota. Ter e Qui – 17:30 às 19:50 20
UNB012 UNB GEA0051 – INTRODUCAO A CIENCIA GEOGRAFICA 60h TEORIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ; AS VALÊNCIAS E AMBIVALÊNCIAS DA GEOGRAFIA ; HISTÓRIA DA GEOGRAFIA (PERÍODOS, MATIZES, PERSONAGENS E OBRAS-CHAVE) ; PRÁTICA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA (TEMAS, LINGUAGENS E PROCEDIMENTOS) ; EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO & PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS. Qui – 16:00 as 18:55 20
UNB018 UNB SOL0023 – SOCIOLOGIAS DA EDUCAÇÃO 60h Inicialmente, a disciplina visa discutir determinadas contribuições teóricas que a sociologia clássica forneceu na exploração da relação entre educação e sociedade. Recorrendo a trabalhos elaborados por autores clássicos, o fenômeno educacional será cotejado com temas inaugurais da sociologia tais como: (i) sociedade de classes, (ii) integração social; (iii) dominação ideológica; (iv) processo de racionalização, etc. Num segundo momento procura-se explorar como o pensamento sociológico pós-guerra e contemporâneo aborda a temática da educação com questões tais como: (i) planejamento racional da sociedade: (ii) hegemonia política; (iii) mistificação das massas; (iv) pressões de democratização da vida social; (v) reprodução das relações sociais. Se dará preferência para três livros que abordam a relação entre origem social e desempenho escolar. Os herdeiros de Pierre Bourdieu e Passeron; Sucesso escolar nos meios populares e Bernard Lahire e Sociologia da escola brasileira de Maria Lígia de Oliveira Barbosa. Seg e Qua – 10:00 as 12:00 10