Código edital |
Instituição |
Componente |
Carga horária |
Ementa |
Horário |
Vagas |
UFG001 |
UFG |
CHU0017 – ÉTICA II |
64 |
Deontologia e utilitarismo. O problema da fundamentação da ética na contemporaneidade. Utilitarismo e deontologismo nas éticas filosóficas contemporâneas. Bioética e ética filosófica. |
Quinta 19h |
20 |
UFG002 |
UFG |
CHU0021 – FILOSOFIA ANTIGA II |
64 |
Questões centrais do pensamento platônico, sua articulação interna e sua repercussão na filosofia grega. |
Segunda-feira às 19h |
20 |
UFG003 |
UFG |
CHU0026 – FILOSOFIA DA CIÊNCIA II |
64 |
A crise na epistemologia científica. Os problemas da confirmação e da infirmação. Paradigma e ruptura: as revoluções científicas. A aceitação de teorias da ciência. |
Quinta-feira 20h |
10 |
UFG004 |
UFG |
CHU0028 – FILOSOFIA DA LINGUAGEM I |
64 |
A filosofia de Ludwig Wittgenstein: O primeiro Wittgenstein, o período intermediário, o segundo Wittgenstein. |
Terça-feira às 19h |
20 |
UFG005 |
UFG |
CHU0033 – FILOSOFIA MODERNA I |
64 |
Francis Bacon, Descartes e Leibniz |
Quarta-feira às 18h30 |
10 |
UFG006 |
UFG |
CHU0048 – LÓGICA II |
64 |
Métodos de prova da validade de enunciados no cálculo proposicional: o tableaux e a dedução natural. Formalização no cálculo quantificacional e seus métodos de prova: o tableaux e a dedução natural. Interpretação para a linguagem do cálculo quantificacional. |
Terça 19h |
20 |
UFG007 |
UFG |
CHU0065 – IDEIAS SOBRE SUBJETIVIDADE NA FILOSOFIA MODERNA |
64 |
A concepção de subjetividade nas filosofias de Descartes, Kant e Hegel. |
Terça-feira às 18h30 |
10 |
UFG008 |
UFG |
CHU0065 – TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES |
64 |
Histórico e concepções internacionais e nacionais sobre estratégias de cuidados de saúde mental e atenção psicossocial nas fases dos desastres, Política nacional de Proteção e Defesa Civil, paradigmas sobre saúde mental em desastres e epidemias, construção de estratégias de cuidado integradas, mobilização comunitária, aspectos éticos na atenção em desastres. |
Sábado 08:00 -11:40 |
10 |
UFG009 |
UFG |
FAF0155 – TÓPICOS DE LÓGICA: LÓGICA I |
64H |
Introdução a temas e debates clássicos da Lógica. |
Terça-feira, 14:00 às 17:40 |
10 |
UFG010 |
UFG |
FAF0157 – TÓPICOS DE ÉTICA – ESTUDOS DE ÉTICA KANTIANA |
64H |
O curso se propõe a desenvolver tópicos de ética, a partir de textos clássicos pertinentes, de acordo com as pesquisas em andamento na Faculdade de Filosofia. |
Quarta-feira – 20:00 às 22:00 |
5 |
UFG011 |
UFG |
FAF0162 – FILOSOFIA MEDIEVAL I |
64 |
Estudo introdutório de temas centrais e autores(as) representativos(as) do medievo. |
Segunda-Feira – 8:00 às 11:40 |
5 |
UFG012 |
UFG |
FAF0162 – FILOSOFIA MEDIEVAL I |
64 |
Estudo introdutório de temas centrais e autores(as) representativos(as) do medievo. |
Segunda-Feira – 18:50 às 22:00 |
5 |
UFG013 |
UFG |
FAF0167 – LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS FILOSÓFICOS |
64H |
Introdução a ferramentas para a leitura e escrita de textos filosóficos |
Quinta-feira – 8:00 às 11:40 |
10 |
UFG014 |
UFG |
FAF0167 – LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS FILOSÓFICOS |
64H |
Introdução a ferramentas para a leitura e escrita de textos filosóficos |
Quinta-feira -18:50 às 22:00 |
10 |
UFG015 |
UFG |
FAF0184 – LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO FILOSÓFICA (CURSO LICENCIATURA EM FILOSOFIA) |
128h |
Espaço de experimentação do pensamento, de pesquisa, produção de conhecimento e de criação de novas práticas e metodologias de ensino. Produção de materiais didáticos, planos de ensino e planos de aula. Estudo das condições de aplicabilidade das novas tecnologias no ensino e aprendizagem da Filosofia. Realização de atividades e projetos interdisciplinares. |
Quinta-feira – 8h – 11h40 |
10 |
UFG016 |
UFG |
FAH0264 – HISTÓRIA DO BRASIL 2 |
64 |
a crise do colonialismo e o processo de independência do Brasil. Centralização, federalismo e liberalismo na construção do Estado Nacional. Elites e instituições políticas no Segundo Império. Sociedade e cultura no Império: movimentos artísticos, literatura e identidade nacional. Religiosidades no século XIX. A corte de D. Pedro II: salões e festas no Segundo Reinado. Escravidão, abolição e cidadania. Raça, imigração e política. A escrita da história no Brasil oitocentista. A crise do Império |
Matutino (08h às 11h40min) |
5 |
UFG017 |
UFG |
FAH0264 – HISTÓRIA DO BRASIL 3 |
64 |
a crise do colonialismo e o processo de independência do Brasil. Centralização, federalismo e liberalismo na construção do Estado Nacional. Elites e instituições políticas no Segundo Império. Sociedade e cultura no Império: movimentos artísticos, literatura e identidade nacional. Religiosidades no século XIX. A corte de D. Pedro II: salões e festas no Segundo Reinado. Escravidão, abolição e cidadania. Raça, imigração e política. A escrita da história no Brasil oitocentista. A crise do Império |
Noturno (18h40min às 22h) |
5 |
UFG018 |
UFG |
FCS0002 – ANÁLISE DE POLÍTICA EXTERNA |
64 |
Surgimento da área de análise de política externa. Teorias de processo de decisão política e teorias de análise de política externa. Agentes na produção da política externa. A formulação e execução de política externa em relação às dinâmicas domésticas (burocráticas, institucionais, societais e individuais) e internacionais (estrutura e instituições internacionais globais e regionais). |
segundas-feiras e quintas-feiras, das 8:00 às 9:40 |
2 |
UFG019 |
UFG |
FCS0044 – ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL |
64 |
Interação entre fatores políticos e econômicos na análise de questões internacionais. Conceito de Economia Política Internacional (EPI) e a EPI como campo de estudo nas relações internacionais. Principais correntes teóricas em EPI. Construção histórica das relações monetárias, financeiras, comerciais e de investimento. Globalização, desenvolvimento, exploração, ordem e crise e a economia mundial. Instituições internacionais e a governança econômica mundial. |
terças-feiras e sextas-feiras, das 10:00 às 11:40 |
2 |
UFG020 |
UFG |
FCS0125 – SEGURANÇA INTERNACIONAL |
64 |
Estudos de conflito e paz. Estudos para a paz. Aportes teóricos sobre segurança e sobre securitização. O uso da força nas relações internacionais: processos, fatores condicionantes, normas, regimes e instituições reguladoras. Projetos de segurança coletiva. Comunidades de segurança. Atores e agendas de segurança internacional. Conceitos fundamentais dos Estudos Estratégicos e dinâmicas de Política de Defesa. |
terças-feiras e sextas-feiras, das 8:00 às 9:40 |
10 |
UFG021 |
UFG |
FCS0210 – LABORATÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS III (TURMA B) |
32 |
Técnicas, casos e simulações de internacionalização de empresas e de diplomacia corporativa. A empresa no cenário internacional. Estratégias de internacionalização de empresas. Diplomacia corporativa e gestão de negócios internacionais. |
segundas-feiras, das 14:00 às 15:40 |
4 |
UFG022 |
UFG |
FCS0211 – ANÁLISE DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO BRASIL |
64 |
Análise da formulação e execução da inserção internacional brasileira a partir da segunda metade dos anos 80, de acordo com a perspectiva teórico-metodológica de análise da política externa. Análise do processo decisório das estratégias brasileiras e forma pela qual as tradições e percepções locais interagem com as dinâmicas internacionais. Influência do contexto internacional em grupos de interesse internos. Parceiros estratégicos do Brasil. Temas da agenda da política externa brasileira contemporânea: multilateralismo, temas sociais, questões estratégicas e política de defesa, negociações comerciais e regionalismo. |
segundas-feiras e quintas-feiras, das 10:00 às 11:40 |
2 |
UFG023 |
UFG |
FEE0240 – PSICOLOGIA DA EDUC. II |
64 |
Epistemologia Genética (Piaget) e Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski): contribuições para a compreensão do desenvolvimento humano e implicações no processo ensino-aprendizagem. Temáticas com ênfase na área de formação do curso. |
segunda-feira, matutino |
3 |
UFG024 |
UFG |
FEE0381 – FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA I – TURMA A |
80 |
Teorias de linguagem que fundamentam o ensino de Língua portuguesa. Leitura, escrita e estruturação linguística. Linguagem, sociedade, cultura, discurso e ensino de língua. Constituição do sujeito, inclusão e exclusão. Literatura e formação. Gêneros literários. |
quarta-feira, matutino |
2 |
UFG025 |
UFG |
FEE0381 – FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA I – TURMA B |
80 |
Teorias de linguagem que fundamentam o ensino de Língua portuguesa. Leitura, escrita e estruturação linguística. Linguagem, sociedade, cultura, discurso e ensino de língua. Constituição do sujeito, inclusão e exclusão. Literatura e formação. Gêneros literários. |
segunda-feira, matutino |
2 |
UFG026 |
UFG |
FEE0381 – FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA I – TURMA C |
80 |
Teorias de linguagem que fundamentam o ensino de Língua portuguesa. Leitura, escrita e estruturação linguística. Linguagem, sociedade, cultura, discurso e ensino de língua. Constituição do sujeito, inclusão e exclusão. Literatura e formação. Gêneros literários. |
sexta-feira, noturno |
2 |
UFG027 |
UFG |
FEE0381 – FUNDAMENTOS, CONTEÚDOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA I – TURMA D |
80 |
Teorias de linguagem que fundamentam o ensino de Língua portuguesa. Leitura, escrita e estruturação linguística. Linguagem, sociedade, cultura, discurso e ensino de língua. Constituição do sujeito, inclusão e exclusão. Literatura e formação. Gêneros literários. |
segunda-feira, noturno |
2 |
UFG028 |
UFG |
FEE0382 – EDUCAÇÃO E MÚSICA – TURMA A |
80 |
Conceitos de arte. Tendências pedagógicas e o ensino de artes. Apreciação musical. Potencial criador. A arte como integrante da formação humana. Música na educação – Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. Som e movimento. Percepção e expressão em música. A formação do pedagogo no campo da educação musical. |
terça-feira, matutino |
2 |
UFG029 |
UFG |
FEE0382 – EDUCAÇÃO E MÚSICA – TURMA C |
80 |
Conceitos de arte. Tendências pedagógicas e o ensino de artes. Apreciação musical. Potencial criador. A arte como integrante da formação humana. Música na educação – Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. Som e movimento. Percepção e expressão em música. A formação do pedagogo no campo da educação musical. |
terça-feira, noturno |
2 |
UFG030 |
UFG |
FEE0389 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I – TURMA A |
80 |
Natureza e sentido da filosofia. Pólis, nascimento da filosofia e paideía. Razão e educação na Idade Média. |
quarta-feira, matutino |
2 |
UFG031 |
UFG |
FEE0389 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I – TURMA B |
80 |
Natureza e sentido da filosofia. Pólis, nascimento da filosofia e paideía. Razão e educação na Idade Média. |
segunda-feira, matutino |
2 |
UFG032 |
UFG |
FEE0389 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I – TURMA C |
80 |
Natureza e sentido da filosofia. Pólis, nascimento da filosofia e paideía. Razão e educação na Idade Média. |
segunda-feira, noturno |
2 |
UFG033 |
UFG |
FEE0389 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I – TURMA D |
80 |
Natureza e sentido da filosofia. Pólis, nascimento da filosofia e paideía. Razão e educação na Idade Média. |
sexta-feira, noturno |
2 |
UFG034 |
UFG |
FEE0400 – EDUCAÇÃO E CULTURA CORPORAL – TURMA C |
80 |
Corpo e suas formas de subjetivação. Infância, pensamento e contemporaneidade. O corpo e seu processo de escolarização. Concepções de corpo e suas relações com a infância, educação e cultura corporal de movimento na história da educação infantil brasileira. Jogo, brinquedo e brincadeira no cruzamento com a cultura. Metodologia do ensino das práticas corporais historicamente constituídas e historicamente desenvolvidas: Jogo, Ginástica, Lutas, Dança e Jogos Teatrais (linguagem corporal dramática). |
segunda-feira, noturno. |
2 |
UFG035 |
UFG |
FEE0406 – CINEMA E LITERATURA |
64 |
História do cinema. Linguagem cinematográfica e análise fílmica. Elementos utilizados pelo cinema relacionados à produção literária. Literatura e o romance moderno. Foco narrativo. Narrador no texto literário e no filme. |
sexta-feira, matutino |
2 |
UFG036 |
UFG |
FEE0406 – CINEMA E LITERATURA |
64 |
História do cinema. Linguagem cinematográfica e análise fílmica. Elementos utilizados pelo cinema relacionados à produção literária. Literatura e o romance moderno. Foco narrativo. Narrador no texto literário e no filme. |
terça-feira, vespertino |
2 |
UFG037 |
UFG |
FEE0430 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I |
64 |
Introdução ao estudo da Psicologia: fundamentos históricos e epistemológicos; a relação Psicologia e Educação. Teoria comportamental (Skinner) e Psicanálise (Freud): contribuições para a compreensão do desenvolvimento humano e implicações no processo ensino-aprendizagem. |
quarta-feira matutino |
3 |
UFG038 |
UFG |
IME0260 – TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INTRODUÇÃO À NEUROPSICOLOGIA |
64 |
Contexto histórico de desenvolvimento dos estudos de Vigotski e Luria e a criação de uma neuropsicologia. Origem social e estrutura mediata dos processos psicológicos superiores. Percepção, generalização e abstração. Aprendizagem e desenvolvimento na idade escolar. Organização e funcionamento do sistema nervoso. Desenvolvimento do sistema nervoso, neuroplasticidade e aprendizagem. Atenção, memória e emoção e suas relações com a aprendizagem matemática. Escrita, linguagem e pensamento no processo de alfabetização matemática. Linguagem e mediações no processo de ensino e aprendizagem de ideias matemáticas. |
Sextas-feiras, 18h50 – 22h |
10 |
UFG039 |
UFG |
IME0383 – DIVERSIDADE E MATEMÁTICA |
32 |
Diversidade cultural, educação escolar e ensino de matemática, abordando como a matemática se relaciona com outras atividades humanas e em diferentes realidades socioculturais. Abordagem sobre as origens e a compreensão da Etnomatemática. Etnomatemática em sua dimensão educacional. A pesquisa Etnomatemática e suas implicações na sala de aula. |
Sexta-feira, 16h – 17h40 |
5 |
UFG040 |
UFG |
IME0383 – DIVERSIDADE E MATEMÁTICA |
32 |
Diversidade cultural, educação escolar e ensino de matemática, abordando como a matemática se relaciona com outras atividades humanas e em diferentes realidades socioculturais. Abordagem sobre as origens e a compreensão da Etnomatemática. Etnomatemática em sua dimensão educacional. A pesquisa Etnomatemática e suas implicações na sala de aula. |
Sexta-feira, 20h30 – 22h |
5 |
UFG041 |
UFG |
IME0448 – FORMACIÓN DOCENTE EN LA PANDEMIA Y POSTERIOR A ELLA |
64 |
Retos educacionales y de formación del profesorado en nivel internacional y nacional durante la pandemia. La cultura digital y la formación del profesorado y las reflexiones generadas en la pandemia. Formación docente y aspectos pedagogicos posterior a la pandemia. Las huellas que la pandemia puede dejar en el ser del profesor. Política brasileña para la formación del profesorado: perspectivas futuras. Redes de formación virtual. |
Terças e quintas, 16h – 17h40 |
10 |
UFSB002 |
UFSB |
CHS0100 – NATUREZAS E CULTURAS NA ANTROPOLOGIA |
60h |
Este componente é o primeiro de uma cadeia teórica que visa apresentar as teorias antropológicas por meio de eixos temáticos, transversais às “escolas” antropológicas. Neste componente. Para alcançar estes objetivos, este componente explora as relações elencadas nas teorias e investigações antropológicas entre Natureza, Cultura e Sociedade, categorias cujos significados estão sempre em debate e que acompanham a disciplina desde a sua formação. |
5N1234 |
5 |
UFSB003 |
UFSB |
CHS0102 – ETNOGRAFIA |
60h |
O objetivo desse Componente Curricular é introduzir aos estudantes os fundamentos práticos e teóricos do chamado método etnográfico a partir de uma abordagem que contemple tanto a história da etnografia quanto seus desafios mais atuais. |
3N1234 |
5 |
UFSB004 |
UFSB |
CHS0283 – ANTROPOLOGIA, CULTURA E SOCIEDADE |
60h |
Apresentação dos conceitos fundantes da ciência antropológica, discutindo sua especificidade no campo das ciências sociais. Enfoque em conceitos elaborados pela antropologia em seus primórdios para a criação do atual senso comum sobre raça, gênero, evolução, sociedade e cultura e sua rediscussão contemporânea. |
6T1234 |
5 |
UFSB007 |
UFSB |
IPF0105 – EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS |
60h |
O discurso da inclusão, da diversidade, da desigualdade e da diferença. Estudo do Bullyng como sintoma de um modelo de sociedade e educação. Análise das possibilidades de cada um num processo de integração e de complexidade tecer juntos. Diferentes metodologias de ensino articuladas e coerentes com o respeito à diversidade física, ideológica, psíquica, sexual, étnicoracial, cultural e socioeconômicos presentes no cotidiano escolar. Observação e identificação de escolas das redes de ensino estadual e municipal e o desenvolvimento de projetos de ensino sobre a educação para as diferenças. |
2N1234 |
5 |
UFSB008 |
UFSB |
IPF0372 – OFICINA: MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO A FAVOR DA INCLUSÃO |
60h |
Construção de instrumentos e realização de oficinas voltados à Educação Inclusiva. |
5N1234 |
5 |
UFSB018 |
UFSB |
CHS0153 – HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL |
60h |
Os militares no poder de 1964 a 1985: coerção política, modernização econômica e conservadorismo cultural; as resistências e as subversões. A Nova República: neoliberalismo, reforma do Estado, cosmopolitismo, imperialismo, apassivamento e democracia. Movimentos populares, sociedade civil e sistema político. Principais tendências historiográficas sobre o período. Serão realizados trabalhos de campo, relacionando os temas pesquisados, memórias e vivências no território. |
2N1234 |
5 |
UFSB019 |
UFSB |
CHS0152 – HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE |
60h |
Abordagem dos processos, fatos, fenômenos e experiências históricas individuais e coletivas do período correspondente ao final do século XX e início do século XXI. Globalização, emergência de movimentos políticos e sociais, ecologia e a questão socioambiental, desenvolvimento, subdesenvolvimento, países emergentes, imigrações, hegemonia e contra-hegemonia. Questões étnicas, raciais, religiosas da atualidade. Geopolítica atual. Ensino de história do tempo presente. |
3N1234 |
5 |
UFSB020 |
UFSB |
CHS0162 – ARTE E HISTÓRIA |
60h |
Abordagem das vinculações entre arte e história, enfatizando a arte como documento histórico e as expressões artísticas como veículos de expressão da narrativa histórica. Diálogos entre arte e história na educação. |
6N1234 |
5 |
UFSB034 |
UFSB |
IPF0109 – POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR |
60h |
Estado, sociedade e educação. Política educacionais no contexto das políticas sociais. Potencialidades e limites das políticas em educação na contemporaneidade. Gestão escolar. Planejmanto participativo. Projeto Político-pedagógico. Conselho Escolar. Regimento Escolar. Plano de Trabalho Docente (plano de ensino e plano de aula). organização do Trabalho Pedagógico Escolar. |
2N1234 |
5 |
UFSB040 |
UFSB |
PTS0005 – CAMPO DAS HUMANIDADES: SABERES E PRÁTICAS |
60h |
Problematização de conceitos: humano/ não humano; tempo; espaço. Exploração de novos conceitos. Como fazer pesquisa em humanidades. Como (con)viver com a diferença. A construção das Humanidades enquanto campo interdisciplinar de ensino e pesquisa. |
2N1234 |
5 |
UFU145 |
UFU |
IARTE33504 – PEDAGOGIA DO TEATRO III |
60 |
Estudos e ampliação do repertório dos estudantes com abordagens metodológicas diversificadas para aprendizagem em Teatro na educação básica e contextos comunitários, ou tendo esta área de conhecimento como um dos eixos de um trabalho inter/transdisciplinar. AS teatralidades e perforrnatividades contemporâneas, a cena contemporânea e sua interface com o meio ambiente (territorialidades urbanas, rurais, etc.). |
Quarta-feira – 8h às 11h30 |
1 |
UFU146 |
UFU |
IARTE33104 – RECEPÇÃO CÊNICA I |
60 |
O espectador na constituição de sentido das cenas e/ou obras artísticas. Afinação de percepções sobre os processos compositivos da cena considerando a sua materialidade e seus processos de significação. Introdução à reflexão estética, poética e crítica sobre a obra de arte. |
Quarta-feira – 8h às 11h30 |
1 |
UFU147 |
UFU |
IARTE33104 – RECEPÇÃO CÊNICA I |
60 |
O espectador na constituição de sentido das cenas e/ou obras artísticas. Afinação de percepções sobre os processos compositivos da cena considerando a sua materialidade e seus processos de significação. Introdução à reflexão estética, poética e crítica sobre a obra de arte. |
Sexta-feira – 19h às 22h30 |
1 |
UFU148 |
UFU |
IARTE33503 – TEATRO BRASILEIRO I |
60 |
As ideias de múltiplas formações do teatro brasileiro, do período colonial ao final do século XIX, as tensões com outras formas e ritos, com ênfase nos momentos mais relevantes de sua trajetória e história, evidenciando, no processo da “colonização” brasileira, questões cênicas e étnico-raciais de resistência. |
Segunda-feira – 19h às 22h30 |
1 |
UFU215 |
UFU |
GHS019 – HISTÓRIA DA AMÉRICA II |
60 |
As transformações políticas, culturais, econômicas e sociais ocorridas nas Américas durante o século XIX. Os processos de independência e consolidação dos Estados nacionais na América hispânica. As heranças coloniais: tensões sociais e barreiras étnicas existentes nas sociedades americanas. As disputas entre os modelos federalista e unitarista. A consolidação do modelo primário exportador de matérias-primas. Os processos de produção e afirmação das identidades nacionais. A “modernização conservadora” das elites dirigentes e a abolição dos regimes de trabalho escravizado. A expansão territorial dos Estados Unidos da América em direção ao oeste, a guerra civil estadunidense e o esforço de reconstrução. |
Quinta-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU216 |
UFU |
GHS020 – HISTÓRIA DO BRASIL IV |
60 |
O Brasil de 1930 ao final da década de 1950. Os projetos políticos e culturais. O nacionaldesenvolvimentismo. Os movimentos sociais. Estudo da historiografia sobre o tema. |
Sexta-feira – 19h às 22h30 |
2 |
UFU217 |
UFU |
GHS027 – HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA |
60 |
As principais correntes da historiografia brasileira: da formação do Estado-nação à contemporaneidade. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o seu papel na construção de uma história e de uma identidade nacional. Cientificismo e historiografia: os debates acerca da questão racial, da identidade brasileira e dos projetos de nação. Obras clássicas da historiografia brasileira: interpretações sobre o papel da colônia na formação social e histórica do Brasil. A historiografia brasileira recente: a escrita da história nas universidades brasileiras. |
Sexta-feira – 19h às 22h30 |
2 |
UFU218 |
UFU |
ICHPO32101 – INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS |
60 |
Introdução ao campo do conhecimento histórico: a polissemia do termo história; os diferentes tipos de narrativas sobre o passado; as relações entre memória e história. A trajetória da escrita da história: do surgimento da ideia de investigação do passado à institucionalização da História como ciência. Os fundamentos da pesquisa histórica: as noções de documento e de fonte histórica. As operações da pesquisa: heurística, crítica e interpretação. O método da crítica histórica de documentos no século XIX. A revolução documental e os novos métodos da pesquisa histórica nos séculos XX e XXI. |
Segunda-feira – 19h às 22h30 |
2 |
UFU219 |
UFU |
ICHPO33501 – ANTROPOLOGIA CULTURAL |
60 |
As identidades culturais e suas singularidades. Reconhecimento do predomínio do cultural sobre o biológico. A disparidade de rapidez do desenvolvimento tecnológico e a dinâmica das nossas maneiras de pensar, agir e sentir. |
Segunda-feira – 8h às 9h40 |
5 |
UFU220 |
UFU |
ICHPO33501 – ANTROPOLOGIA CULTURAL |
60 |
As identidades culturais e suas singularidades. Reconhecimento do predomínio do cultural sobre o biológico. A disparidade de rapidez do desenvolvimento tecnológico e a dinâmica das nossas maneiras de pensar, agir e sentir. |
Segunda-feira – 19h às 20h40 |
5 |
UFU221 |
UFU |
GPD041 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
30 |
Avaliação educacional e prática avaliativa no contexto do sistema e da educação escolar A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos e de Planos. Avaliação Institucional. |
Quarta-feira – 9h50 às 10h40 |
5 |
UFU222 |
UFU |
GPD041 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
30 |
Avaliação educacional e prática avaliativa no contexto do sistema e da educação escolar A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos e de Planos. Avaliação Institucional. |
Sábado – 14h às 14h50 |
5 |
UFU223 |
UFU |
GPD067 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
60 |
Característica histórica de educação de jovens e adultos no Brasil. O sujeito participante da educação de jovens e adultos na sociedade. Legislação e políticas. Metodologias e práticas desta modalidade de ensino. A desigualdade social e sua influência na educação de jovens e adultos. A produção do saber escolar e cidadania. |
Sexta-feira – 19h às 20h40 |
5 |
UFU224 |
UFU |
GPD054 – EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL |
60 |
Análise dos conceitos de educação e transformação social. Indagação acerca das relações entre transformação social e educação. Limites da ação transformadora pela educação. Transformação política e instituições escolares. Educação e desenvolvimento econômico e social. |
Quinta-feira – 8h às 9h40 |
5 |
UFU225 |
UFU |
ICHPO33103 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I |
60 |
Correntes filosóficas historicamente estabelecidas. Relações entre a Filosofia e a Educação. Reflexão crítica sobre as bases filosóficas, princípios e influências das principais concepções do pensamento pedagógico. Os principais educadores do período grego, moderno, da modernidade e contemporâneos. Conceitos: Educação Grega, Educação positivista, as teorias críticas, fenomenologia e existencialismo. |
Sexta-feira – 8h às 10h40 |
5 |
UFU226 |
UFU |
ICHPO33103 – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I |
60 |
Correntes filosóficas historicamente estabelecidas. Relações entre a Filosofia e a Educação. Reflexão crítica sobre as bases filosóficas, princípios e influências das principais concepções do pensamento pedagógico. Os principais educadores do período grego, moderno, da modernidade e contemporâneos. Conceitos: Educação Grega, Educação positivista, as teorias críticas, fenomenologia e existencialismo. |
Sexta-feira – 19h às 21h40 |
5 |
UFU227 |
UFU |
ICHPO33303 – PRINCÍPIOS ÉTICOS FREIREANOS |
60 |
Biografia e história de Paulo Freire. Fundamentos éticos do agir humano com a educação. Relação do homem como fazedor de história e de sua práxis social. Pressupostos éticos da formação humana e da sociedade em Paulo Freire. |
Quinta-feira – 8h às 9h40 |
5 |
UFU257 |
UFU |
IFILO39002 – ESTÉTICA II (TURMA F) |
60 |
Estudo do significado da autonomia da arte a partir das estéticas filosóficas modernas e contemporâneas. |
Segunda-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU258 |
UFU |
IFILO31304 – PROINTER III: FILOSOFIA E DIVERSIDADES (TURMA F) |
90 |
Estudo das culturas étnico-raciais (africana, afro-brasileira e indígena), no contexto do neocolonialismo em seus diferentes aspectos. |
Sexta-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU259 |
UFU |
IFILO39056 – TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS II (TURMA F) |
60 |
Estudo da Metafísica através da sua própria história. |
Quinta-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU260 |
UFU |
IFILO39045 – TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOSOFIA POLÍTICA I (TURMA F) |
60 |
Estudo de tópico especial de Filosofia Política relacionado ao tema da natureza da organização política das sociedades humanas. |
Quarta-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU261 |
UFU |
IFILO39096 – TÓPICOS ESPECIAIS DE TEORIA DO CONHECIMENTO I (TURMA F) |
60 |
Estudo de textos e/ou temas de Teoria do Conhecimento da época moderna. |
Terça-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU264 |
UFU |
IGUFU31504 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO |
60 |
Abordagem teórico-metodológica sobre população. Demografia e População. Relações entre política, economia e sociedade nos estudos populacionais. Composição e Espacialização da população. Estrutura populacional. Dinâmica populacional e implicações na organização do espaço. Mobilidade da população. Políticas populacionais. População e meio ambiente. |
Quinta-feira – 09h às 11h |
3 |
UFU265 |
UFU |
IGUFU31101 – HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO |
60 |
Ciência Moderna e Política: a emergência da Geografia no contexto do século XIX. As Sociedades de Geografia em meio às Sociedades Científicas. O processo de sistematização e de institucionalização da Geografia em meio ao desenvolvimento do modo de produção capitalista na Alemanha. Os debates teórico-metodológicos entre os pioneiros da ciência geográfica e a proposição das primeiras categorias: Alexander von Humboldt/Karl Ritter e Friedrich Ratzel. As reações aos pioneiros: Paul Vidal de La Blache e a fundação da Escola Francesa de Geografia/o Anarquismo de Elisée Reclus e Piotr Kropotkin. Os movimentos de transformação do pensamento geográfico após a II Guerra Mundial: as categorias e suas possibilidades de entendimento e aplicação. O Neopositivismo na Geografia: as demandas de reorganização produtiva, o planejamento do espaço e a quantificação. A Dialética Materialista Histórica na Geografia: reações ao modelo capitalista e as propostas de uma nova compreensão da produção do espaço. A Dialética Idealista na Geografia: tendências culturalistas para a compreensão do espaço. A Fenomenologia na Geografia: intuição como suporte para a percepção do espaço. |
Segunda-feira – 09h às 11h |
3 |
UFU266 |
UFU |
IGUFU31305 – SENSORIAMENTO REMOTO |
60 |
Conceitos básicos; Princípios físicos em Sensoriamento Remoto; Comportamento espectral dos alvos; Sistemas Sensores; Fotogrametria e Fotointerpretação; Interpretação visual de dados e Aplicações; Conceitos básicos de Processamento digital de imagens. |
Terça-feira – 08h às 10h |
3 |
UFU281 |
UFU |
INHIS31302 – GESTÃO E FORMAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA |
90 |
A História se utiliza de documentos, transformados em fonte pelo olhar do pesquisador. A disciplina visa apresentar os debates acerca do conceito de fonte histórica e sua constituição. Familiarizar o aluno com os diversos tipos de fontes históricas e suas especificidades. Debater os diferentes princípios e procedimentos teórico-metodológicos que envolvem o uso de documentos históricos em pesquisas de caráter historiográfico. Apresentar questões iniciais sobre a constituição e preservação de acervos documentais. |
Quarta-feira – 8h às 11h30 |
5 |
UFU282 |
UFU |
INHIS31302 – GESTÃO E FORMAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA |
90 |
A História se utiliza de documentos, transformados em fonte pelo olhar do pesquisador. A disciplina visa apresentar os debates acerca do conceito de fonte histórica e sua constituição. Familiarizar o aluno com os diversos tipos de fontes históricas e suas |
Quarta-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU283 |
UFU |
INHIS31301 – HISTÓRIA DA ÁFRICA |
60 |
A instituição da História da África como objeto de pesquisa histórica. A historiografia africana nos séculos XX e XXI: principais questões teórico-metodológicas e abordagens. Aspectos gerais da trajetória histórico-cultural das diversas etnias/civilizações africanas. A formação dos tráficos de escravos a partir do continente africano e suas diversas apropriações (século VII – XIX). A “corrida imperialista” do século XIX e os processos de independência política no século XX a partir do ponto de vista da historiografia africana recente. A África na atualidade: enfrentamentos. O ensino da História da África no Brasil: problemas e desafios. |
Segunda-feira – 8h às 11h30 |
2 |
UFU284 |
UFU |
INHIS39009 – HISTÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS |
60 |
Perspectivas e conhecimento teórico sobre Movimentos Sociais; a relação entre Estado e Movimentos Sociais; a história dos Movimentos Sociais no Brasil; Movimentos Sociais brasileiros na contemporaneidade. |
Quinta-feira – 8h às 11h30 |
5 |
UFU285 |
UFU |
INHIS39009 – HISTÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS |
60 |
Perspectivas e conhecimento teórico sobre Movimentos Sociais; a relação entre Estado e Movimentos Sociais; a história dos Movimentos Sociais no Brasil; Movimentos Sociais brasileiros na contemporaneidade. |
Quinta-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU286 |
UFU |
INHIS31304 – HISTÓRIA, GÊNERO E SEXUALIDADE |
60 |
Apresentar as abordagens, na historiografia, dos estudos sobre mulheres, gênero e relações de gênero. Identificar e trabalhar com os estudos de gênero como categoria de análise histórica em intersecção com as noções de raça, etnia, classe social, sexualidade, nacionalidade e religiosidade. Apresentar as problemáticas que compõem o campo de estudos das relações de gênero e das sexualidades tais como subjetividades, desejos, relações de poder, transexualidades, travestilidades, homofobia, lesbofobia, transfobia, machismo, feminicídio, e refletir sobre os impactos dessas abordagens sobre a historicidade de conceitos como família, poder e violência. |
Sexta-feira – 8h às 11h30 |
3 |
UFU287 |
UFU |
INHIS31304 – HISTÓRIA, GÊNERO E SEXUALIDADE |
60 |
Apresentar as abordagens, na historiografia, dos estudos sobre mulheres, gênero e relações de gênero. Identificar e trabalhar com os estudos de gênero como categoria de análise histórica em intersecção com as noções de raça, etnia, classe social, sexualidade, nacionalidade e religiosidade. Apresentar as problemáticas que compõem o campo de estudos das relações de gênero e das sexualidades tais como subjetividades, desejos, relações de poder, transexualidades, travestilidades, homofobia, lesbofobia, transfobia, machismo, feminicídio, e refletir sobre os impactos dessas abordagens sobre a historicidade de conceitos como família, poder e violência. |
Sexta-feira – 19h às 22h30 |
3 |
UFU288 |
UFU |
INHIS31502 – PATRIMÔNIO E MEMÓRIA |
90 |
As formulações do conceito de patrimônio cultural material e imaterial. Abordagens teóricas e metodológicas acerca da memória e de sua relação com as práticas de preservação do patrimônio cultural. As relações entre história/memória e esquecimento, documento/monumento, e entre memória, lugares de memória, identidade e patrimônio cultural. |
Terça-feira – 8h às 11h30 |
5 |
UFU289 |
UFU |
INHIS31502 – PATRIMÔNIO E MEMÓRIA |
90 |
As formulações do conceito de patrimônio cultural material e imaterial. Abordagens teóricas e metodológicas acerca da memória e de sua relação com as práticas de preservação do patrimônio cultural. As relações entre história/memória e esquecimento, documento/monumento, e entre memória, lugares de memória, identidade e patrimônio cultural. |
Terça-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU290 |
UFU |
INHIS39017 – TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA |
60 |
Estudo de temas relacionados à formação e/ou desenvolvimento do mundo contemporâneo, selecionados a partir de enfoques culturais, econômicos, políticos e/ou sociais. |
Sexta-feira – 8h às 11h30 |
5 |
UFU291 |
UFU |
INHIS39026 – TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA ECONÔMICA |
60 |
Estudo de temas da história econômica referentes à formação e/ou desenvolvimento do mundo capitalista e/ou socialista, entre os séculos XVIII e XXI. |
Terça-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU292 |
UFU |
INHIS39036 – TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA |
60 |
A escrita da história na América Portuguesa. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma historiografia nacional. Para além de Varnhagen: o programa de uma nova história geral do Brasil. A historiografia dos anos 1930 e a reinvenção nas representações históricas no/do Brasil. A Universidade como locus privilegiado da pesquisa e da produção historiográfica brasileira. Tendências e temáticas contemporâneas nas escritas da história no Brasil. |
Quinta-feira – 8h às 11h30 |
5 |
UFU293 |
UFU |
INHIS39036 – TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA |
60 |
A escrita da história na América Portuguesa. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma historiografia nacional. Para além de Varnhagen: o programa de uma nova história geral do Brasil. A historiografia dos anos 1930 e a reinvenção nas representações históricas no/do Brasil. A Universidade como locus privilegiado da pesquisa e da produção historiográfica brasileira. Tendências e temáticas contemporâneas nas escritas da história no Brasil. |
Quinta-feira – 8h às 11h30 |
5 |
UFU294 |
UFU |
INHIS39017 – TÓPICOS ESPECIAS EM HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA |
60 |
Estudo de temas relacionados à formação e/ou desenvolvimento do mundo contemporâneo, selecionados a partir de enfoques culturais, econômicos, políticos e/ou sociais. |
Sexta-feira – 19h às 22h30 |
5 |
UFU295 |
UFU |
GPI 109 – ARTE E FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS |
60 |
A importância da arte para a formação do psicólogo. A fruição e a apreciação de obras de arte de algumas linguagens artísticas, como literatura, música, cinema, teatro e artes visuais |
Segunda-feira – 08h às 11h30 |
10 |
UFU296 |
UFU |
GPI005 – PSICOLOGIA EXPERIMENTAL I |
60 |
Nesta disciplina o aluno tomará conhecimento dos principais métodos de investigação psicológica, conhecendo os princípios da psicologia experimental. |
Quarta-feira – 14h às 17h40 |
5 |
UFU297 |
UFU |
GPI052 – PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIA I |
60 |
Psicologia institucional e Comunitária: objeto de estudo, definição e origens históricas; – O psicólogo na comunidade: formação acadêmica, identidade e conflitos; – A exclusão e a desigualdade social: uma análise psicossocial; – Conceito de instituição e análise institucional; – O Movimento institucionalista: principais correntes e conceitos; – Elaboração de um roteiro padrão de análise institucional; – Relatos de intervenções e projetos institucionais |
Quarta-feira – 8h às 11h30 |
10 |
UFU298 |
UFU |
ICHPO33303 – PRINCÍPIOS ÉTICOS FREIREANOS |
60 |
Biografia e história de Paulo Freire. Fundamentos éticos do agir humano com a educação. Relação do homem como fazedor de história e de sua práxis social. Pressupostos éticos da formação humana e da sociedade em Paulo Freire. |
Segunda-feira – 19h às 20h40 |
5 |
UFU249 |
UFU |
IFILO39012 – FILOSOFIA DA MENTE I (TURMA FM) |
60 |
Estudo das diversas concepções da mente desde a modernidade até os dias de hoje. Estudo das teorias intencionalistas, behavioristas e cognitivistas, com especial enfoque nas questões da intencionalidade, da consciência e da relação mente-corpo. |
Segunda-feira – 08h às 11h30 |
5 |
UFU250 |
UFU |
IFILO39015 – FILOSOFIA DA RELIGIÃO I (TURMA FM) |
60 |
As diversas relações estabelecidas pelos homens com Deus na história da filosofia. |
Segunda-feira – 08h às 11h30 |
5 |
UFU251 |
UFU |
IFILO31102 – FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS I (TURMA FM) |
60 |
Estudo de texto (s) importante (s) de Metafísica. |
Quinta-feira – 08h50 às 12h20 |
5 |
UFU252 |
UFU |
IFILO31501 – HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II (TURMA FM) |
75 |
Estudo de texto (s) importante (s) de Kant. |
Quinta-feira – 08h às 11h30 |
5 |
UFU253 |
UFU |
IFILO31304 – PROINTER III: FILOSOFIA E DIVERSIDADES (TURMA FM) |
90 |
Estudo das culturas étnico-raciais (africana, afro-brasileira e indígena), no contexto do neocolonialismo em seus diferentes aspectos. |
Sexta-feira – 08h às 11h30 |
5 |
UFU254 |
UFU |
IFILO39035 – TÓPICOS ESPECIAIS DE ESTÉTICA III (TURMA FM) |
60 |
Estudo de tópico(s) de Estética no período contemporâneo. |
Sábado – 08h às 11h30 |
5 |
UFU255 |
UFU |
IFILO39030 – TÓPICOS ESPECIAIS DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA IV (TURMA FM) |
60 |
Estudo de tópico(s) de Problemas Metafísicos da Antiguidade Clássica e Tardia. |
Sexta-feira – 08h às 11h30 |
5 |
UFU256 |
UFU |
IFILO39096 – TÓPICOS ESPECIAIS DE TEORIA DO CONHECIMENTO I (TURMA FM) |
60 |
Estudo de textos e/ou temas de Teoria do Conhecimento da época moderna. |
Quarta-feira – 08h às 11h30 |
5 |
UFV005 |
UFV |
DIR 367 – DIREITO CONSTITUCIONAL – PROCESSO LEGISLATIVO |
30 |
Disciplina de assunto indefinido, escolhido a cada oferecimento com base no interesse dos alunos. Tópicos e assuntos reunidos em núcleos temáticos na área jurídica, de acordo com o plano de ensino da disciplina. |
3=08-10 |
5 |
UFV006 |
UFV |
EDU 144 – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO TURMA 1 |
60 |
Fundamentos filosóficos, históricos e sócio-políticos. O sistema escolar brasileiro. Fundamentos legais. O ensino fundamental e médio na Lei 9394/96 |
2=14-16, 4=16-18 |
5 |
UNB002 |
UNB |
MUS0807 – OFICINA INTERDICIPLINAR EM EDUCACAO MUSICAL |
30h |
Laboratório temático e prático de ensino e aprendizagem envolvendo a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas da música e entre a música e outras áreas do conhecimento. |
Qua – 19:00 as 20:50 |
6 |
UNB003 |
UNB |
MUS0750 – SEMINÁRIO EM EDUCAÇÃO MUSICAL 1 |
30h |
Estudo de tópicos relativos à Educação Musical – aspectos históricos, legais, epistemológicos, metodológicos, pedagógicos, psicológicos, sociológicos, antropológicos – relacionando-os a diferentes contextos de atuação e às demandas atuais na formação do educador musical. Foco desta oferta: Conceitos de Motivação. Teorias sobre Motivação. Abordagem Comportamental da motivação humana. A motivação e suas consequências para o indivíduo e a aprendizagem musical. Estudos da motivação no contexto musical brasileiro. |
Qua – 12:55 as 14:55 |
5 |
UNB005 |
UNB |
ADM0002 – ESTUDOS E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO |
30h |
Estudo de ferramentas de apoio à decisão voltadas para subsidiar pesquisas nas áreas de Administração e afins, com foco na metodologia Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA). |
Sex – 16:00 as 18:00 |
15 |
UNB008 |
UNB |
SER0099 – TÓPICOS ESPECIAIS EM POLÍTICA SOCIAL |
60h |
Disciplina Optativa (curso noturno) que discutirá o tema “Educação e Serviço Social no Brasil: capitalismo dependente, questão educacional e atuação profissional do/a Assistente Social”. EMENTA: Compreensão de capitalismo dependente e seus principais eixos estruturantes e dinâmicos diante da formação social brasileira, considerando a obra do sociólogo Florestan Fernandes. A questão educacional no capitalismo dependente e o padrão dependente da política de educação superior no Brasil. A contemporaneidade da política de educação superior brasileira, contrarreformas e desafios atuais, a luz da obra florestaniana. Atuação profissional do/a Assistente Social no campo da educação (básica, profissional e superior). |
Ter – 19:00 as 22:20 |
6 |
UNB009 |
UNB |
SER0130 – SEGURIDADE SOCIAL 1 – PREVIDÊNCIA SOCIAL |
60h |
A trajetória histórica da previdência nas sociedades capitalistas. A origem e o desenvolvimento da seguridade social nos países do capitalismo central. A relação entre previdência social e trabalho. A trajetória histórica da previdência social no Brasil. A relação entre a previdência social e as políticas de assistência social e saúde. O sistema de seguridade social instituído na Constituição Brasileira de 1988 e as suas implicações na previdência social. O orçamento da seguridade social: financiamento e alocação de recursos. Bases conceituais e legais, princípios e diretrizes, natureza e alcance dos direitos, estrutura organizacional e mecanismos de gestão, funções e beneficiários. Contexto das reformas da previdência no Brasil. Principais argumentos e orientações da reforma da previdência social no Brasil. A contribuição do Serviço Social na produção do conhecimento teórico-prático da política de previdência social. |
Ter e Qui – 19:00 as 20:50 |
5 |
UNB010 |
UNB |
GEA0003 – GEOGRAFIA AFRICANA E AFROBRASILEIRA |
60h |
No transcorrer da disciplina neste segundo semestre letivo de 2021 desenvolveremos uma disciplina que preconiza traçar de forma sintética um perfil dos aspectos mais relevantes das matrizes territoriais oriundas da África presentes no Brasil. Neste sentido, buscaremos estabelecer e reconhecer outras perspectivas para uma compreensão da diáspora secular africana, do “Brasil Africano” construído no espaço geográfico, da população afrobrasileira excluída do sistema dominante e das evidências do processo de invisibilidade no sistema educacional. O curso buscará também, instrumentalizar o (a) estudante a trabalhar materiais didáticos para minorar as deformações historiográficas da imagem geográfica construída para o continente africano e para a população descendente no nosso país. O curso é de natureza prática com algumas leituras necessárias para uma boa apreensão do (a) aluno (a) e para facilitar o processo de aprendizagem e desenvolvimento. A Disciplina GEOAFRO será 100% remota. |
Ter e Qui – 17:30 às 19:50 |
20 |
UNB012 |
UNB |
GEA0051 – INTRODUCAO A CIENCIA GEOGRAFICA |
60h |
TEORIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ; AS VALÊNCIAS E AMBIVALÊNCIAS DA GEOGRAFIA ; HISTÓRIA DA GEOGRAFIA (PERÍODOS, MATIZES, PERSONAGENS E OBRAS-CHAVE) ; PRÁTICA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA (TEMAS, LINGUAGENS E PROCEDIMENTOS) ; EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO & PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS. |
Qui – 16:00 as 18:55 |
20 |
UNB018 |
UNB |
SOL0023 – SOCIOLOGIAS DA EDUCAÇÃO |
60h |
Inicialmente, a disciplina visa discutir determinadas contribuições teóricas que a sociologia clássica forneceu na exploração da relação entre educação e sociedade. Recorrendo a trabalhos elaborados por autores clássicos, o fenômeno educacional será cotejado com temas inaugurais da sociologia tais como: (i) sociedade de classes, (ii) integração social; (iii) dominação ideológica; (iv) processo de racionalização, etc. Num segundo momento procura-se explorar como o pensamento sociológico pós-guerra e contemporâneo aborda a temática da educação com questões tais como: (i) planejamento racional da sociedade: (ii) hegemonia política; (iii) mistificação das massas; (iv) pressões de democratização da vida social; (v) reprodução das relações sociais. Se dará preferência para três livros que abordam a relação entre origem social e desempenho escolar. Os herdeiros de Pierre Bourdieu e Passeron; Sucesso escolar nos meios populares e Bernard Lahire e Sociologia da escola brasileira de Maria Lígia de Oliveira Barbosa. |
Seg e Qua – 10:00 as 12:00 |
10 |