Código edital | Instituição | componente | Carga horária | ementa | Horário | vagas | Área |
UFSB001 | UFSB | CAM0345 – GESTÃO AMBIENTAL URBANA | 60h | Urbanização, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Agenda 21 e suas aplicações para o meio ambiente. Planejamento urbano, sustentabilidade ambiental e suas perspectivas. Cidades sustentáveis. Estatuto da Cidade. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A relação cidade-campo e os processos de organização do espaço urbano. Expansão urbana, capacidade de suporte dos ecossistemas e projeções populacionais. Análise e proposição de políticas e projetos na escala urbana. | 4N1234 | 5 | 4 – Engenharias |
UFSB002 | UFSB | CHS0100 – NATUREZAS E CULTURAS NA ANTROPOLOGIA | 60h | Este componente é o primeiro de uma cadeia teórica que visa apresentar as teorias antropológicas por meio de eixos temáticos, transversais às “escolas” antropológicas. Neste componente. Para alcançar estes objetivos, este componente explora as relações elencadas nas teorias e investigações antropológicas entre Natureza, Cultura e Sociedade, categorias cujos significados estão sempre em debate e que acompanham a disciplina desde a sua formação. | 5N1234 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSB003 | UFSB | CHS0102 – ETNOGRAFIA | 60h | O objetivo desse Componente Curricular é introduzir aos estudantes os fundamentos práticos e teóricos do chamado método etnográfico a partir de uma abordagem que contemple tanto a história da etnografia quanto seus desafios mais atuais. | 3N1234 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSB004 | UFSB | CHS0283 – ANTROPOLOGIA, CULTURA E SOCIEDADE | 60h | Apresentação dos conceitos fundantes da ciência antropológica, discutindo sua especificidade no campo das ciências sociais. Enfoque em conceitos elaborados pela antropologia em seus primórdios para a criação do atual senso comum sobre raça, gênero, evolução, sociedade e cultura e sua rediscussão contemporânea. | 6T1234 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSB007 | UFSB | IPF0105 – EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS | 60h | O discurso da inclusão, da diversidade, da desigualdade e da diferença. Estudo do Bullyng como sintoma de um modelo de sociedade e educação. Análise das possibilidades de cada um num processo de integração e de complexidade tecer juntos. Diferentes metodologias de ensino articuladas e coerentes com o respeito à diversidade física, ideológica, psíquica, sexual, étnicoracial, cultural e socioeconômicos presentes no cotidiano escolar. Observação e identificação de escolas das redes de ensino estadual e municipal e o desenvolvimento de projetos de ensino sobre a educação para as diferenças. | 2N1234 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSB008 | UFSB | IPF0372 – OFICINA: MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO A FAVOR DA INCLUSÃO | 60h | Construção de instrumentos e realização de oficinas voltados à Educação Inclusiva. | 5N1234 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSB018 | UFSB | CHS0153 – HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL | 60h | Os militares no poder de 1964 a 1985: coerção política, modernização econômica e conservadorismo cultural; as resistências e as subversões. A Nova República: neoliberalismo, reforma do Estado, cosmopolitismo, imperialismo, apassivamento e democracia. Movimentos populares, sociedade civil e sistema político. Principais tendências historiográficas sobre o período. Serão realizados trabalhos de campo, relacionando os temas pesquisados, memórias e vivências no território. | 2N1234 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSB019 | UFSB | CHS0152 – HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE | 60h | Abordagem dos processos, fatos, fenômenos e experiências históricas individuais e coletivas do período correspondente ao final do século XX e início do século XXI. Globalização, emergência de movimentos políticos e sociais, ecologia e a questão socioambiental, desenvolvimento, subdesenvolvimento, países emergentes, imigrações, hegemonia e contra-hegemonia. Questões étnicas, raciais, religiosas da atualidade. Geopolítica atual. Ensino de história do tempo presente. | 3N1234 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSB020 | UFSB | CHS0162 – ARTE E HISTÓRIA | 60h | Abordagem das vinculações entre arte e história, enfatizando a arte como documento histórico e as expressões artísticas como veículos de expressão da narrativa histórica. Diálogos entre arte e história na educação. | 6N1234 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSB034 | UFSB | IPF0109 – POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR | 60h | Estado, sociedade e educação. Política educacionais no contexto das políticas sociais. Potencialidades e limites das políticas em educação na contemporaneidade. Gestão escolar. Planejmanto participativo. Projeto Político-pedagógico. Conselho Escolar. Regimento Escolar. Plano de Trabalho Docente (plano de ensino e plano de aula). organização do Trabalho Pedagógico Escolar. | 2N1234 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSB040 | UFSB | PTS0005 – CAMPO DAS HUMANIDADES: SABERES E PRÁTICAS | 60h | Problematização de conceitos: humano/ não humano; tempo; espaço. Exploração de novos conceitos. Como fazer pesquisa em humanidades. Como (con)viver com a diferença. A construção das Humanidades enquanto campo interdisciplinar de ensino e pesquisa. | 2N1234 | 5 | 1 – Ciências Humanas |
UFSB006 | UFSB | IPF0143 – QUÍMICA PRÉ E PÓS-BIÓTICA | 30h | Substâncias puras e misturas, elementos e compostos, as fases, misturas homogêneas e misturas heterogêneas, os estados da matéria, as propriedades da matéria, as leis das transformações químicas. Água, a molécula da vida. Íons em soluções aquosas. Formação dos oceanos. Soluções: Suspensão, Dispersão e Soluções, Unidades de Concentração, Diluição e Misturas. Equilíbrio Químico: Constante de Equilíbrio (Kc), Princípio de Le Chatelier, Equilíbrio Iônico da água, Produto de Solubilidade Estrutura molecular de sistemas biológicos: Interações entre átomos. Síntese de moléculas orgânicas: Hidrocarbonetos e funções orgânicas. Síntese das moléculas das vidas: Aminoácidos, nucleotídeos e lipídeos de membrana. Ácidos nucleicos. Aspectos termodinâmicos dos sistemas biológicos. Práticas pedagógicas relacionadas ao tema Química pré- e pós-biótica. | 5N34 | 5 | 2 – Ciências Exatas e da Terra |
UFSB029 | UFSB | IJA0717 – INTRODUÇÃO AOS NÚMEROS COMPLEXOS | 60h | Números complexos: origens históricas, definição, notação, módulo e complexo conjugado. Plano Complexo. Representação polar. Álgebra dos números complexos. Conjuntos de pontos no plano complexo. Fórmulas de de Moivre e representação exponencial. Introdução ao conceito de funções de uma variável complexa. Funções como transformações. Funções elementares. | 5N1234 | 5 | 2 – Ciências Exatas e da Terra |
UFSB039 | UFSB | CTA0240 – ENERGIA: CONCEITOS E PROCESSOS | 60 h | Enfoque histórico sobre o surgimento do conceito de energia e sua conservação. Energia cinética: definição newtoniana. Energia de repouso e o conceito qualitativo de energia potencial. Potência e rendimento. Transferência de energia: trabalho, calor e outros processos de transferência de energia. Forças conservativas e não conservativas. Trabalho em processos de compressão e expansão. O Teorema do Trabalho-Energia. Energia cinética relativística e energia relativística total. Definição geral de energia potencial. Energia potencial gravitacional, elétrica e elástica. Cálculo da força a partir da energia potencial. Energia mecânica e sua conservação. Gráficos de energia. Potencial gravitacional e potencial elétrico. Cálculo do campo a partir do potencial. Sistemas com muitas partículas e os conceitos de centro de massa e de referencial do centro de massa. Temperatura, calor e sistemas dissipativos. Energia interna, energia térmica e energia de ligação. Energia associada a campos e a energia dos fótons. O Princípio de Conservação da Energia Total (1a Lei da Termodinâmica). Equação de conservação da energia versus equação do centro de massa. Colisões e reações. Geração de energia elétrica. Aplicações tecnológicas. | 3N1234 | 5 | 2 – Ciências Exatas e da Terra |
UFSB005 | UFSB | IPF0333 – TERMODINÂMICA E PROCESSOS BIOLÓGICOS | 30h | Transformações energéticas. Energia interna e a Primeira Lei da Termodinâmica. Conservação da energia nos organismos. Máquinas térmicas biológicas. Processos de obtenção de energia pelas células: fermentação, respiração celular e fotossíntese. A Segunda Lei da Termodinâmica. Desnaturação proteica. Entropia. A Terceira Lei da Termodinâmica: consequências biológicas. Energia livre de Gibbs e aplicações. Termodinâmica e evolução biológica. Caminhadas aleatórias e difusão: do transporte de microrganismos aos processos de forrageamento. Recursos didáticos para o ensino dessa temática na Educação Básica. | 2N12 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB009 | UFSB | CAM0053 – INTRODUÇÃO À OCEANOLOGIA | 60h | 1. Definição da oceanologia como ciência. 2. História da oceanologia. 3. Perfil do profissional. 4. Universidades de formação no Brasil e centros de pesquisa no mundo. 5. Características mais importantes do ambiente marinho. 6. Oceanografia geológica (como nasce um oceano; estrutura geológica dos oceanos e topografia marinha; sedimentação marinha; recursos minerais; instrumentação). 6. Oceanografia química (propriedades químicas da água do mar; origem e evolução da constituição química do mar; poluição marinha; instrumentação). 7. Oceanografia física (propriedades físicas da água do mar; circulação superficial e profunda; massas de água; ondas e marés; instrumentação). 8. Oceanografia biológica (caracterização do plâncton, bentos e nécton marinho; recursos vivos; instrumentação). | 2T1234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB010 | UFSB | CAM0431 – ZOOLOGIA I | 60h | Filogenia dos filos de mesozoários, metazoários acelomados,e lofotrocozoários. Estudo geral e comparado da morfologia, fisiologia, ecologia, desenvolvimento e comportamento de invertebrados com ênfase em Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Mollusca e Annelida e outros pequenos grupos de Invertebrados protostômios. Métodos de coleta e estudo laboratorial com Invertebrados. Atividades de campo. | 3T1234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB011 | UFSB | CAM0199 – ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS E BIODIVERSIDADE | 60h | Características dos principais ecossistemas do Sul da Bahia (incluindo componentes biológicos, sociais, econômicos e culturais); conceitos básicos sobre biodiversidade, níveis de organização ecológica e interações entre organismos; conceitos básicos sobre ecologia e sobre organização dos ecossistemas, níveis tróficos, pirâmide de energia, interações e teia trófica; práticas de trabalho de campo em Ecologia; funcionamento dos ecossistemas, princípios da termodinâmica e o fluxo de energia nos sistemas ecológicos, implicações da termodinâmica sobre a diversidade biológica, fluxo de energia nos ecossistemas e a segurança alimentar no mundo; princípios dos ciclos biogeoquímicos, variações na ciclagem de nutrientes entre os ecossistemas aquáticos e terrestres; formas de atuação profissional em ecologia aplicada, conservação da biodiversidade, serviços ecossistêmicos, impactos antrópicos nos ecossistemas, valoração de bens e serviços dos ecossistemas, princípios da recuperação e restauração de ecossistemas. | 3N1234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB012 | UFSB | CAM0509 – AVALIAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS PESQUEIROS | 60h | 1. Introdução à Avaliação de Mananciais; 2. Os estoques pesqueiros e o objetivo fundamental da avaliação de estoques pesqueiros; 3. Esforço de pesca e abundância; 4. Estimação da Mortalidade – natural e por pesca; 5. Seletividade das artes de pesca; 6. Modelos de projeção e recrutamento; 7. Estimação da captura máxima sustentável; 8. Programas de computadores; 9. Aspectos conceituais e práticos da administração, manejo, gestão e ordenamento pesqueiro. | 4T1234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB013 | UFSB | CAM0299 – PROCESSOS QUÍMICOS DO MEIO AMBIENTE | 60h | Introdução à Química Ambiental. Química dos processos naturais na Biosfera: atmosfera, águas, solos e organismos. Efeito estufa e aquecimento global. Poluição ambiental: efeitos, tratamento e prevenção. Resíduos domésticos, industriais e reciclagem. Química verde. Conexões históricas, filosóficas e socioeconômicas dos conteúdos abordados. | 4N1234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB014 | UFSB | CAM0140 – SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA | 45h | Hierarquia da informação biológica (apomorfias, plesiomorfias, homoplasias); Homologia; Leitura de árvores filogenéticas; As escolas da sistemática; Fontes de informação filogenética (anatomia, moléculas e outras fontes); Obtenção e tratamento de dados para reconstrução de filogenias; Alinhamento de dados moleculares; Polarização de caracteres e enraizamento; Métodos de reconstrução filogenética: parcimônia, máxima verossimilhança e inferência Bayesiana; Árvores consenso; Evidência total; Softwares para inferências filogenéticas; Pensamento filogenético: interpretação de padrões e processos da vida com base em filogenias. | 5T234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB015 | UFSB | CAM0118 – PARASITOLOGIA | 60h | Apresentação dos conceitos de parasitismo e relações ecológicas simbióticas. Compreensão da tríade epidemiológica associada ao parasitismo. Descrição dos principais caracteres morfológicos de identificação, biologia, epidemiologia, patogenia, diagnóstico, controle e prevenção dos principais grupos de parasitas de humanos e zoonóticos. Endoparasitas: principais protozoários, platyhelminthes e nematodas. Ectoparasitas: entomologia médica (Hemiptera, Diptera, Siphonaptera e Phthiraptera) e acarologia médica. Crustáceos e Gastrópodes Neotropicais de importância sanitária e parasitária. Principais técnicas laboratoriais de estudo em parasitologia e métodos de amostragem em campo para estudo em parasitologia. | 5N1234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB016 | UFSB | CAM0217 – CRIAÇÃO, CONSERVAÇÃO E PRODUÇÃO DE ANIMAIS | 60h | Sistemas de criação e exploração de animais. Bioclimatologia animal. Instalações para animais. Alimentação dos animais. Conservação de forragem. | 6N1234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB017 | UFSB | CAM0345 – GESTÃO AMBIENTAL URBANA | 60h | Urbanização, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Agenda 21 e suas aplicações para o meio ambiente. Planejamento urbano, sustentabilidade ambiental e suas perspectivas. Cidades sustentáveis. Estatuto da Cidade. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A relação cidade-campo e os processos de organização do espaço urbano. Expansão urbana, capacidade de suporte dos ecossistemas e projeções populacionais. Análise e proposição de políticas e projetos na escala urbana. | 4N1234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB028 | UFSB | TCI0103 – BIOQUÍMICA | 60h | A lógica molecular dos seres vivos. Natureza das interações químicas entre biomoléculas e sinalização e eventos biológicos. Água e suas propriedades. Aminoácidos e Peptídeos. Proteínas. Enzimas. Carboidratos. Lipídeos. Ácidos nucléicos. Vitaminas e coenzimas: estrutura e funções. Bioenergética. Bioquímica metabólica. Metabolismo aeróbio e anaeróbio dos carboidratos em sistemas animais, vegetais e em microrganismos e suas peculiaridades. Biossíntese e degradação de lipídeos de reserva. Integração do metabolismo energético. Mecanismos gerais de ação de hormônios animais e vegetais. Principais técnicas de laboratório bioquímico. | 4T1234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB038 | UFSB | CTA0298 – SISTEMÁTICA DE ESPERMATÓFITAS | 60h | Princípio de nomenclatura botânica. Sistema APG e classificação das Angiospermas. Noções de nomenclatura. Principais famílias viventes: Gimnospermas e Angiospermas. Coleta e processamento de material botânico e coleções de Herbários científicos. Uso e elaboração de chaves de identificação | 2M1234 | 5 | 3 – Ciências Biológicas |
UFSB025 | UFSB | TCI0068 – PROJETO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO | 60h | Estudos de normas aplicadas a projetos de Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgotos (ETE). Estudo dos critérios utilizados no dimensionamento hidráulico das unidades das ETA e ETE. Elaboração de memorial descritivo e de cálculos de ETA e ETE. Estrutura de projetos de ETA e ETE. | 5T1234 | 5 | 4 – Engenharias |
UFSB026 | UFSB | TCI0074 – MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS E REUSO DE ÁGUAS | 60h | Águas urbanas. Gestão de inundações na drenagem urbana. Monitoramento em drenagem urbana. Gestão integrada de águas urbanas. Planos de águas pluviais. Aproveitamento de águas da chuva. Reúso de águas, saúde e meio ambiente. Reúso agrícola, industrial e urbano de águas. Estudos de casos. | 3T1234 | 5 | 4 – Engenharias |
UFSB024 | UFSB | CDT0068 – FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO | 60h | Abordagem geral sobre a psicologia como ciência e profissão. Principais correntes teóricas da psicologia contemporânea e os desafios do psicólogo. Papeis do psicólogo no universo das relações de trabalho da sociedade atual. Áreas de atuação e investigação do psicólogo; prática emergentes e inovadoras. A dimensão ética no conhecimento e na prática da ciência psicológica. Psicologia e sociedade. Psicologia e interconexões com outros saberes das humanidades. | 3T1234 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFSB044 | UFSB | ISC0234 – SEMIOLOGIA/PROPEDÊUTICA DOS PROBLEMAS DE SAÚDE NA IDADE ADULTA | 60h | CC de abertura do Bloco Temático “Integração de Competências Clínicas”. Compreende conhecimentos introdutórios e habilidades básicas necessárias ao Raciocínio Clínico competente e sensível. Introduz os conceitos da Propedêutica Clássica: Semiologia Clínica, Semântica/Terminologia Médica, Nosologia, Pragmática Clínica, Heurística Diagnóstica. Inclui introdução geral a práticas de produção de dados de interesse clínico (Anamnese, Exame Físico) e uso de informações mediadas por tecnologias (exameslaboratoriais, exames de imagem) para integração de evidências visando ao diagnóstico clínico. Introdução aos elementos da Lógica Aplicada, aos conceitos de Prática Clínica Baseada em Evidências e Orientada por Problemas. Integração destas habilidades ao conceito da Prática Clínica Centrada na Pessoa. A parte aplicada será geral e introdutória, ilustrando fundamentos e não condutas. | 2N1233 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFSB045 | UFSB | ISC0415 – BASES BIOECOLÓGICAS DA SAÚDE | 60h | Conceitos básicos em ecologia; estrutura e dinâmica do ecossistema; Dinâmica de populações; População humana e ambiente antrópico; Relações ecológicas e saúde; Tríade Epidemiológica; Noções de Saúde Única (One Health) e Medicina da conservação; Mudanças ambientais globais e sua relação com a saúde; Meio ambiente e atualidade: temas principais em meio ambiente e saúde; Apresentação dos fatores ecológicos e biológicos que determinam a saúde e a doença em humanos e demais animais; Identificação das variáveis bióticas e abióticas presentes no território que caracterizam a saúde e sua ausência; Influência de fatores geográficos e dos movimentos migratórios na epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias com ênfase nas doenças emergentes e re-emergentes; A nova racionalidade ambiental: sua emergência e implicações; Desafios em saúde e meio ambiente; Estudos de caso sobre mudanças ambientais e saúde. | 3T1234 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFSB046 | UFSB | ISC0541 – CRENÇAS, RELIGIÕES,ESPIRITUALIDADE E SAÚDE | 60h | Crença, Religiosidade e Espiritualidade: Interfaces com a bioética. Pluralismo religioso, diversidade de crenças e sincretismo no Brasil. Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. Religiosidade/espiritualidade e enfrentamento (coping). Crença religiosa, espiritualidade e a experiência da dor e do morrer. Bem-estar espiritual, qualidade de vida e saúde. | 4T1234 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFSB047 | UFSB | ISC0419 – EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE | 60h | Pressupostos conceituais e metodológicos da Educação Popular em Saúde (EPS). Concepções da EPS, sociedade, cidadania e participação social. A política de educação popular em saúde. EPS, SUS, território e comunidade. | 5T1234 | 5 | 5 – Ciências da Saúde |
UFSB030 | UFSB | CTA0003 – INTRODUÇÃO A ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL | 30h | Noções gerais sobre a formação do Engenheiro Agrícola e Ambiental e suas diversas áreas de atuação. Atuação profissional. Currículo do curso. Acompanhamento de atividades de campo. | 2M12 | 5 | 6 – Ciências Agrárias |
UFSB031 | UFSB | CTA0295 – LICENCIAMENTO AMBIENTAL E GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS | 60h | Licenciamento Ambiental. Etapas e procedimentos do licenciamento. Audiências Públicas. Avaliação de impactos ambientais e licenciamento. Histórico e aspectos legais da avaliação de impactos ambientais no Brasil. O processo de avaliação de impacto ambiental. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Identificação e Previsão de Impactos Ambientais. Metodologias de avaliação de impactos ambientais. Utilização e aplicações da avaliação de impactos ambientais no Brasil e no Mundo. Análise de risco ambiental. | 2T1234 | 5 | 6 – Ciências Agrárias |
UFSB032 | UFSB | CTA0296 – PLANEJAMENTO ENERGÉTICO E ENERGIAS LIMPAS | 60h | Crescimento econômico e consumo de energia. Sistemas energéticos. Fontes de energia renováveis e nãorenováveis. Recursos energéticos e a utilização da energia. Balanço energético. Matrizes energéticas em níveis local e global. Política energética regional e nacional. Cálculos de potenciais econômicos nas energias. Análise de impactos produzidos por sistemas energéticos. Eficientização energética. Ferramentas e métodos para o planejamento energético integrado. Fontes limpas de energia. Solar fotovoltaica. Solar térmica. Eólica. Biomassa. Ondas e Marés. Micro centrais hidrelétricas. Sistemas híbridos e sistemas não convencionais de armazenamento e energia. | 4T1234 | 5 | 6 – Ciências Agrárias |
UFSB033 | UFSB | CTA0035 – MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 60h | Introdução ao estudo da mecanização agrícola. Análise e desempenho operacional. Capacidade operacional e rendimento das operações agrícolas. Determinação do custo operacional dos conjuntos mecanizados. Seleção e uso de máquinas agrícolas. Ergonomia das operações agrícolas. Gerenciamento de recursos mecanizados. Qualidade das operações agrícolas. | 5M1234 | 5 | 6 – Ciências Agrárias |
UFSB037 | UFSB | CTA0012 – MORFOLOGIA VEGETAL | 60h | Célula e tecidos vegetais. Aspectos anatômicos e morfologia externa de raiz, caule, folha, flor, fruto, semente e plântula, nos diferentes grupos vegetais. Estruturas secretoras. Embriologia de Gimnospermas e de Angiospermas. Adaptações anatômicas e morfológicas a diferentes ambientes. | 3M1234 | 3 | 6 – Ciências Agrárias |
UFSB027 | UFSB | TCI0008 – CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE | 60h | Dicotomias do pensamento ocidental: natureza e cultura, ambiente e economia, desenvolvimento e sustentabilidade, urbano e rural, direitos humanos e direitos da natureza. Crise ou colapso: capitalismo, colonialismo e meio ambiente. Descolonialismo, pós-colonialismos e outros imaginários socioeconômicos-ambientais. Sociologia das ausências: monoculturas e ecologias. Teorias alternativas latino-americanas / ameríndias: pachamama e bem viver. | 4T1234 | 5 | 7 – Ciências Sociais Aplicadas |
UFSB021 | UFSB | CFA0023 – ILUSTRAÇÃO (LAB) | 30h | Conceitos e ideias associadas à técnica, suportes e materiais para ilustração. A relação inter-semiótica texto-imagem. | 5N12 | 5 | 8 – Linguística, Letras e Artes |
UFSB022 | UFSB | CFA0075 – PROJETO E PRODUÇÃO | 60h | Articulação entre projeto artístico e produção. Planejamento e execução. Criação e conceituação | 3N1234 (a confirmar) | 5 | 8 – Linguística, Letras e Artes |
UFSB023 | UFSB | CFA0068 – CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO SONORA (LAB) | 60h | O Laboratório gira em torno de questões da escuta, memória, tempo, corpo, criação, imaginação sonora e notação. Busca a interface com outras linguagens artísticas e tem ênfase no uso de novas tecnologias na criação e composição com sons. Estratégias pedagógicas (dispositivos) e problemas concretos dão início a projetos de criação e composição, levando a debates, relatos, pesquisas, avaliações, sistematizações, apresentações, em torno dos seguintes temas, que podem ser complementados: técnica e poética, material sonoro, diferença e repetição, rítmica, características e parâmetros do som, o som como processo, intermodalidade e trans/intermídia. Os resultados são compartilhados e apresentados a cada quadrimestre do componente curricular, constituindo-se, quando possível, em projetos de pesquisa do Laboratório. | 2N1234 (a confirmar) | 5 | 8 – Linguística, Letras e Artes |
UFSB035 | UFSB | IPF0434 – MEMÓRIA, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO | 30h | Relação entre história, ficção e literatura. Literatura e imaginário. Memória e identidade na obra de autores do sul da Bahia. | 4N1234 | 5 | 8 – Linguística, Letras e Artes |
UFSB036 | UFSB | IPF0294 – BLOGS, VLOGS E RADIOBLOGS: OPINIÃO PESSOAL NA CULTURA DIGITAL | 30h | Estudo e análise dos gêneros blog, vblog e radioblog. A expressão da opinião pessoal no meio digital: produção escrita, de vídeos e áudios. Aprofundamento de aspectos linguísticos argumentativos. A oralidade, a pluralidade das vozes e os espaços de atuação cultural. Gêneros digitais e ensino básico. | 4N12 | 5 | 8 – Linguística, Letras e Artes |
UFSB041 | UFSB | ISC0091 – ALTERIDADE E CINEMA NAS AMÉRICAS | 60h | Imagem, diversidade e alteridade nas Américas. Estéticas do cinema nas Américas e seus processos de descolonização. Cinema ameríndio e afrolatino-americano. Cartografia dos sujeitos e circuitos do cinema nas Américas e, em especial, na região sul da Bahia. | 2N1234 | 5 | 8 – Linguística, Letras e Artes |
UFSB042 | UFSB | ISC0205 – ARTES DA PRESENÇA NAS AMÉRICAS | 60h | Investigação das artes da presença nas Américas – performance, teatro, dança e formas dramáticas da cultura popular; processos colaborativos e construção da cena; formas dramáticas da cultura popular (tradicional e contemporânea) e espacialização; novas tecnologias e seus diálogos com a cena; dramaturgia expandida – o pós-dramático, a performance. Poéticas da Intervenção – Teatro do Oprimido. Performance como linguagem. | 3N1234 | 5 | 8 – Linguística, Letras e Artes |
UFSB043 | UFSB | ISC0338 – ESTÉTICAS OCIDENTAIS NAS AMÉRICAS | 60h | Arte colonial e formas regionais de realização dos modelos europeus. Apropriação histórica de modelos estéticos ocidentais e definição de identidades independentes nas artes | 6N1234 | 5 | 8 – Linguística, Letras e Artes |
UFSB048 | UFSB | IJA0311 – FUNDAMENTOS DA PLURALIDADE IMAGÉTICA | 60h | Metodologias de análise (textuais e contextuais) dos diversos tipos de imagem; Utilização de obras artísticas e meios expressivos como instrumental para o processo de aprendizagem; Poéticas e meios técnicos. Imagem como registro, como narrativa e como expressão corporal: fotografia, cinema (ficção e documentário), animação, serialização televisiva, HQ. | 4N1234 | 2 | 8 – Linguística, Letras e Artes |