Código edital |
Instituição |
Componente |
Carga horária |
Ementa |
Horário |
Vagas |
UFG053 |
UFG |
CHU0065 – FILOSOFIA DA MEDICINA E DA EPIDEMIOLOGIA |
64 |
Teoria das ciências médicas: os fundamentos epistemológicos da medicina e da epidemiologia; congruências e divergências. O processo diagnóstico. O pensamento populacional e individual. As relações de causa e efeito e o raciocínio indutivo nas ciências da saúde. |
Quarta -feira 15h |
10 |
UFG054 |
UFG |
EVZ0178 – CUIDADOS BÁSICOS COM A SAÚDE DE CÃES E GATOS |
48 |
Condutas básicas no acompanhamento de cães e gatos em diferentes estágios de vida: alimentação, cuidados com a mãe e o recém-nascido; reprodução e gestação; profilaxia de doenças infecto-contagiosas. |
Terça-feira das 16:50h às 18:50h (3T45 3N1) |
20 |
UFG055 |
UFG |
EVZ0179 – CUIDADOS BÁSICOS DE PETS NÃO CONVENCIONAIS |
32 |
Conceito de animais silvestres nativos e exóticos, Evolução e socialização, Comportamento natural X social, Stress e qualidade de vida em répteis / aves e mamíferos silvestres, Enriquecimento ambiental, Crueldade animal, Avaliação forense de comportamento, Avaliação clínica de abusos, Acumuladores de animais, Cuidados básicos de animais silvestres mantidos em cativeiro: pet X zoo X criatório, Controle populacional espécies invasoras, Zoos / aquários / criatórios / CETAS: para que? por quê? quando? como?. |
Quinta-feira das 10:00h às 11:40h (5M45) |
5 |
UFG056 |
UFG |
FAN0049 – INTRODUÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL |
32 |
A formação do profissional nutricionista. Áreas de atuação e mercado de trabalho. Legislações que balizam a sua atuação. Órgãos e entidades de classe. Bioética: princípios e ética profissional. Integração disciplinar |
Sexta-Feira das 08 às 09:40 |
2 |
UFG057 |
UFG |
FAN0059 – NUTRIÇÃO E DIETÉTICA I |
80 |
Introdução ao estudo da alimentação e nutrição. Hábitos alimentares. Guias alimentares. Carboidratos. Proteínas. Lipídios. Fibras alimentares. Vitaminas. Minerais. Água. Etanol. Alimentos funcionais. Outras substâncias químicas dos alimentos. |
Segunda-Feira das 14 às 16:50 e Terça-Feira das 10:50 às 12:30 |
2 |
UFG058 |
UFG |
FEN0109 – RISCO BIOLÓGICO E BIOSSEGURANÇA |
32 |
Risco biológico e medidas de precauções básicas para a segurança ambiental, segurança do paciente e profissional, individual e coletiva e em serviços de assistência à saúde. |
Segunda-feira das 16h às 17:40h |
10 |
UFSB024 |
UFSB |
CDT0068 – FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO |
60h |
Abordagem geral sobre a psicologia como ciência e profissão. Principais correntes teóricas da psicologia contemporânea e os desafios do psicólogo. Papeis do psicólogo no universo das relações de trabalho da sociedade atual. Áreas de atuação e investigação do psicólogo; prática emergentes e inovadoras. A dimensão ética no conhecimento e na prática da ciência psicológica. Psicologia e sociedade. Psicologia e interconexões com outros saberes das humanidades. |
3T1234 |
5 |
UFSB044 |
UFSB |
ISC0234 – SEMIOLOGIA/PROPEDÊUTICA DOS PROBLEMAS DE SAÚDE NA IDADE ADULTA |
60h |
CC de abertura do Bloco Temático “Integração de Competências Clínicas”. Compreende conhecimentos introdutórios e habilidades básicas necessárias ao Raciocínio Clínico competente e sensível. Introduz os conceitos da Propedêutica Clássica: Semiologia Clínica, Semântica/Terminologia Médica, Nosologia, Pragmática Clínica, Heurística Diagnóstica. Inclui introdução geral a práticas de produção de dados de interesse clínico (Anamnese, Exame Físico) e uso de informações mediadas por tecnologias (exameslaboratoriais, exames de imagem) para integração de evidências visando ao diagnóstico clínico. Introdução aos elementos da Lógica Aplicada, aos conceitos de Prática Clínica Baseada em Evidências e Orientada por Problemas. Integração destas habilidades ao conceito da Prática Clínica Centrada na Pessoa. A parte aplicada será geral e introdutória, ilustrando fundamentos e não condutas. |
2N1233 |
5 |
UFSB045 |
UFSB |
ISC0415 – BASES BIOECOLÓGICAS DA SAÚDE |
60h |
Conceitos básicos em ecologia; estrutura e dinâmica do ecossistema; Dinâmica de populações; População humana e ambiente antrópico; Relações ecológicas e saúde; Tríade Epidemiológica; Noções de Saúde Única (One Health) e Medicina da conservação; Mudanças ambientais globais e sua relação com a saúde; Meio ambiente e atualidade: temas principais em meio ambiente e saúde; Apresentação dos fatores ecológicos e biológicos que determinam a saúde e a doença em humanos e demais animais; Identificação das variáveis bióticas e abióticas presentes no território que caracterizam a saúde e sua ausência; Influência de fatores geográficos e dos movimentos migratórios na epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias com ênfase nas doenças emergentes e re-emergentes; A nova racionalidade ambiental: sua emergência e implicações; Desafios em saúde e meio ambiente; Estudos de caso sobre mudanças ambientais e saúde. |
3T1234 |
5 |
UFSB046 |
UFSB |
ISC0541 – CRENÇAS, RELIGIÕES,ESPIRITUALIDADE E SAÚDE |
60h |
Crença, Religiosidade e Espiritualidade: Interfaces com a bioética. Pluralismo religioso, diversidade de crenças e sincretismo no Brasil. Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. Religiosidade/espiritualidade e enfrentamento (coping). Crença religiosa, espiritualidade e a experiência da dor e do morrer. Bem-estar espiritual, qualidade de vida e saúde. |
4T1234 |
5 |
UFSB047 |
UFSB |
ISC0419 – EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE |
60h |
Pressupostos conceituais e metodológicos da Educação Popular em Saúde (EPS). Concepções da EPS, sociedade, cidadania e participação social. A política de educação popular em saúde. EPS, SUS, território e comunidade. |
5T1234 |
5 |
UFU135 |
UFU |
FOUFU 31201 – ERGONOMIA APLICADA À ODONTOLOGIA |
30 |
Introdução à Ergonomia: aspectos anatômicos, fisiológicos e emocionais. Doenças de Caráter Ocupacional (Tecnopatias Odontológicas). Segurança e Saúde do Trabalhador aplicados a odontologia. Qualidade de Vida no Trabalho. Adequação das posições para o trabalho da equipe odontológica. Prática profissional para o trabalho a quatro mãos. Funções dos auxiliares. Perfil, distribuição e tendências das categorias profissionais Cirurgião-Dentista e Equipe Auxiliar (Técnico em Saúde Bucal – TSB; Auxiliar em Saúde Bucal – ASB; Técnico em Prótese Dentária – TPD; Auxiliar de Prótese Dentária – APD; Auxiliar de Consultório Dentário – ACS) e o Agente Comunitário de Saúde. Organização e simplificação do trabalho. Aumento da produtividade em serviços públicos e privados. Preservação da integridade física do trabalhador. Orientação profissional relacionada a ergonomia: aspectos regulamentares relacionados a Vigilância Sanitária de Estabelecimentos de Atenção Odontológica (EAO); Gerenciamento de Resíduos produzidos em EAO (Clínica e/ou laboratório); Componentes do consultório odontológico; e planejamento |
Quarta feira – 8h às 9h40 |
1 |
UFU136 |
UFU |
FOUFU 31103 – SAÚDE COLETIVA I |
60 |
Estudo crítico-reflexivo da epidemiologia. Histórico da saúde coletiva. Compreensão do processo saúde-doença-cuidado. Principais índices e indicadores de Saúde. Delineamento dos estudos epidemiológicos. Contexto das transições demográficas, epidemiológicas e nutricionais. Epidemiologia direcionada à prática odontológica. Principais levantamentos epidemiológicos em saúde bucal do Brasil, região Sudeste e Minas Gerais. Educação em saúde e promoção em saúde bucal. Processo de comunicação nas ações de saúde. Princípios do processo ensino-aprendizagem. Práticas educacionais e comunicacionais na promoção da saúde. Níveis de prevenção. Prevenção dos principais agravos em saúde bucal. Flúor. |
Quinta-feira – 8h às 11h30 |
1 |
UFU186 |
UFU |
GBD001 – BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR |
90 |
Organização genômica de procariontes e eucariontes: replicação, transcrição e tradução da informação gênica. Regulação dos processos, fisiológicos celulares. Construção de genotecas em sistemas procariontes e eucariontes. Sistemas celulares com análise morfológica. |
Segunda-feira – 08h às 11h30 Terça-feira – 08h às 09h40 |
5 |
UFU187 |
UFU |
GBD002 – BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
90 |
Histofisiologia dos sistemas reprodutor masculino e feminino. Histofisiologia dos ciclos reprodutivos. Desenvolvimento de gametas. Fisiologia da fertilização. Mecanismos de clivagem. Desenvolvimento da blástula. Histofisiologia da implantação. Mecanismos de gastrulação. Destinos dos folhetos embrionários. Mecanismos de fechamento ventral do embrião. Histofisiologia da placenta. Histofisiologia de anexos embrionários. Biologia do desenvolvimento do coração. Biologia do desenvolvimento do sistema nervoso e dos órgãos sensoriais. Biologia do desenvolvimento da face. Biologia do desenvolvimento do sistema digestório. Biologia do desenvolvimento do aparelho respiratório. Biologia do desenvolvimento do sistema genitourinário. |
Quinta-feira – 14h às 16h50; Sexta-feira – 14h às 16h50 |
2 |
UFU188 |
UFU |
GBD016 – FISIOLOGIA |
120 |
Fisiologia dos tecidos excitáveis. Fisiologia do sistema neural. Fisiologia do sistema digestório e nutrição. Fisiologia do sistema respiratório. Fisiologia do sistema cardiovascular. Fisiologia do sistema renal. Fisiologia do metabolismo e da regulação térmica. Fisiologia do sistema endócrino. Fisiologia do sistema reprodutor. |
Segunda-feira – 08h às 11h30 Sexta-feira – 14h às 17h40 |
2 |
UFU189 |
UFU |
GBD017 – IMUNOLOGIA |
90 |
Organização e hierarquização do sistema imunulógico. Imunologia aplicada: métodos imunológicos de diagnóstico in vitro e in vivo, produção de vacinas e outros métodos de imunoprofilaxia. Imunopatologia: resposta imune anti-infecciosa, imunologia dos tumores, rejeição de alotransplantes e auto-imunidade. |
Segunda-feira – 14h às 17h40 Quarta-feira – 08h às 09h40 |
3 |
UFV007 |
UFV |
EFI 397 – PSICOLOGIA DO ESPORTE I |
30 |
Introdução à psicologia do esporte. Processos sociais. Liderança. Personalidade. Agressão. Visita técnica. |
3=14-16 |
5 |
UFV008 |
UFV |
EFI 398 – PSICOLOGIA DO ESPORTE II |
30 |
Percepção no esporte. Atenção e concentração. Tomada de decisão. Motivação. Emoções. Estresse. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Visita técnica. |
2=08-10 |
5 |
UFV009 |
UFV |
EFI 402 – TÓPICO ESPECIAL: A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A ATIVIDADE FÍSICA |
30 |
Transtorno do Espectro Autista. Atendimento ao indivíduo com TEA. Atividade Física e TEA . |
6=13-14 |
5 |
UNB011 |
UNB |
DSC0003 – SAÚDE INDÍGENA |
60h |
A disciplina de Saúde Indígena surgiu de uma demanda manifestada pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília e foi acolhida pelo Departamento de Saúde Coletiva. Sua criação, em 2012 ocorreu com a participação efetiva dos estudantes indígenas na construção da proposta e acompanhamento da disciplina. Em 2019, os estudantes indígenas pautaram uma reformulação da disciplina com ampliação da carga horária de práticas de campo e de pesquisa, bem como o aprofundamento do enfoque intercultural e interprofissional.A disciplina de Saúde Indígena é fruto de um processo participativo que envolve alunos, professores, lideranças indígenas e demais colaboradores da UnB. A disciplina pretende ampliar os espaços para reflexão sobre as distintas realidades e contextos culturais que influenciam diretamente o modo de viver e adoecer da população e sobre as intervenções na saúde dos povos.Os conteúdos serão desenvolvidos considerando as diferentes perspectivas sobre as questões abordadas, a fim de proporcionar o diálogo entre saberes e práticas. Para isso, a disciplina proporcionará a interação entre os alunos e os convidados indígenas e não-indígenas em seminários, visitas às comunidades e serviços, mesas redondas e depoimentos. |
Ter – 08:00 as 12:00 |
20 |