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PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
O apoio do programa consiste na concessão de bolsas aos integrantes do projeto e no repasse de recursos financeiros para custear suas atividades. Os bolsistas de supervisão e de iniciação à docência são selecionados por meio de chamada pública de ampla concorrência, publicada na seção de EDITAIS do portal da UFSM.Os projetos apoiados no âmbito do PIBID são propostos por Instituições de Ensino Superior (IES) e desenvolvidos por grupos de licenciandos, sob supervisão de professores de educação básica e orientação de professores das IES.

logotipo do programa PIBID

Objetivos do PIBID

– Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
– Contribuir para a valorização do magistério; 
– Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
– Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
– Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
– Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;
– Contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

Grupos PIBID

Coordenadora: Lutiere Dalla Valle

Contato: lutiere@dallavalle.net.br

Participantes: 24 bolsistas e 3 docentes de educação básica

Escolas participantes: EMEF Caic Luizinho de Grandi, EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio, EEEB Augusto Ruschi

Séries atendidas: Fundamental e Médio

Objetivos: Auxílio na preparação das aulas; acompanhamento do planejamento junto às preceptoras; participação das aulas síncronas; participação na elaboração de proposições artísticas e nas devolutivas aos alunos; participação das reuniões gerais de formação da docência.

fotografia que mostra a sala virtual no google meet dos participantes do PIBID artes visuaus

Coordenadora: Karen Santorum

Contato: karen.santorum@ufsm.br

Participantes: 28 bolsistas, 3 voluntários, 3 docentes de educação básica

Escolas participantes: Escola Margarida Lopes, Escola Júlio do Canto e Escola Edna May Cardoso

Séries atendidas: fund.1 (oficinas/projeto), 8º, 9º, 1ºEM, 3ºEM

Objetivos: docência compartilhadas e oficinas

print da tela de uma sala do google meet
Clique para ampliar

Coordenadora: Célia Helena de Pelegrini Della Mea

Contato: celiadmea@gmail.com

Participantes: 27 bolsistas, 1 voluntário, 3 docentes de educação básica

Escolas participantes: IEE Olavo Bilac, Colégio Estadual Manoel Ribas, Escola Básica Estadual Érico Verissimo

Séries atendidas: Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) e EJA

Objetivos: O PIBID de Letras: Língua Portuguesa tem por premissa maior a aproximação da formação dos licenciandos (Ensino Superior) com as práticas escolares cotidianas (Educação Básica), de forma que essa inter-relação contribua para criação, participação e experienciação discente de metodologias e de estratégias inovadores e interdisciplinares que resultem em aperfeiçoamento das ações focadas no ensino e na aprendizagem da língua materna.

  • Articular as habilidades com a linguagem de maneira que o discente desenvolva trabalhos inter-relacionando elementos pertencentes a sistemas sígnicos diversos;
  • Desenvolver práticas com a oralidade e a leitura/escrita, considerando os processos que englobam e formalizam cada âmbito de significação;
  • Fortalecer e fomentar ações em prol de um ensino da língua materna focado na multidiversidade metodológica.

Coordenadora: Maria Alcione Munhoz

Contato: rpeducacaoespecial@ufsm.br

Participantes: 24 bolsistas, 2 voluntário, 3 docentes de educação básica

Escolas participantes: Colégio Estadual Coronel Pilar, Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon e Escola Municipal de Ensino Fundamental Edy Maya Bertóia

Séries atendidas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino médio e EJA

Objetivos: Os núcleos Educação Especial, dos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), tem um projeto guarda-chuva intitulado “Iniciação a docência em Educação Especial: implementação de uma parceria colaborativa entre o ensino regular e a educação especial”, formado por ações que contribuem na constituição de um espaço de aprendizagem da docência através da interação entre escolas da rede pública de educação básica e a universidade, por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano escolar de modo a oportunizar-lhes a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Os núcleos de Educação Especial desenvolvem suas ações a partir de quatro eixos norteadores: ensino colaborativo, avaliação funcional da Deficiência Intelectual, atendimento educacional especializado individualizado e produção e adaptação de recursos pedagógicos, procurando assim auxiliar na grande demanda atual relacionada a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, visto que os princípios da educação inclusiva estão cada vez mais se estabelecendo nas práticas pedagógicas das escolas. Estes núcleos envolvem a participação de duas professoras da UFSM, seis professoras de escolas da rede pública de Santa Maria, uma mestranda do PPGEPT voluntária e acadêmicos dos cursos de Educação Especial, diurno e noturno, da UFSM distribuídos entre seis equipes. O objetivo das ações, além da iniciação a docência, é o auxílio na superação de dificuldades relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência em contexto inclusivo.

Atividades:

Atividade Quinta em Rede

Atividade Quinta em Rede

Editais

Contato

Outras informações sobre o PIBID podem ser obtidas através do e-mail pibidufsm2018@gmail.com e do telefone (55) 3220.8338.

Anexos