Recredenciamento Institucional
O Recredenciamento Institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da instituição. O processo de transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esta avaliação culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pela IES, relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito Institucional – CI, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.
O processo contempla as 10 dimensões determinadas pelo art. 3º da Lei 10.861 de 2004: a missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI); a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social da instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal; a organização e gestão da instituição; a infraestrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes; a sustentabilidade financeira.
As dez dimensões são agrupadas por afinidade em cinco eixos:
Eixo 1- Planejamento e Avaliação Institucional
Eixo 2- Desenvolvimento institucional
Eixo 3- Políticas acadêmicas
Eixo 4- Políticas de gestão
Eixo 5- Infraestrutura
A UFSM teve seu último recredenciamento no ano de 2011, através da Portaria MEC nº 505 de 2 de Maio de 2011, onde obteve o Conceito Institucional 3 e que possuí uma validade de 10 anos. Portanto ao longo do ano de 2020 a UFSM deu início ao seu novo processo de recredenciamento institucional e que deverá transcorrer ao longo do ano de 2021.