UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Sede - Espaço Multiúso (Abertura), Prédios 43/44 (trabalhos) e Auditório do INPE (Encerramento) - Santa Maria - Santa Maria
22/10/2018 00:00 - 24/10/2018 23:59
Notícias do Evento encontro-compartilhando-saberes
Descrição
O Compartilhando Saberes é um evento anual que objetiva compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas, por meio de relatos de experiência, tanto de professores das Instituições de Ensino Superior quanto de outras Instituições de Ensino em Âmbito local, regional, nacional e internacional.
Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), traz a oportunidade para que estudantes, professores e pesquisadores possam trocar experiências na busca de uma educação mais significativa em qualquer grau de aprendizagem.
A segunda edição do encontro ocorrerá de 22 a 26 de Outubro de 2018 na Universidade Federal de Santa Maria.
Eixos Temáticos
Os eixos temáticos visam o diálogo entre os participantes do I Encontro Compartilhando Saberes, sendo estes:
- Educação Inovadora e Transformadora
- Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade
- Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais
- Instituições, Gestão e Compromisso Social.
Os trabalhos previamente selecionados serão apresentados pelos seus autores durante a realização do evento. Podendo utilizar recursos audiovisuais da preferência de cada autor.
Os relatos de experiências serão criteriosamente avaliados e selecionados, por comissão científica, segundo os critérios a seguir:
- Aderência aos eixos temáticos;
- Pertinência e relevância para os objetivos do evento;
- Abordagem criativa e inovadora;
- Originalidade;
- Concisão e clareza da linguagem, leitura fluída;
- Contribuições à prática educativa e/ou ao campo de conhecimento correspondente.
Os interessados em submeter trabalhos poderão ter aprovados até dois trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria e co-autoria.
Datas Importantes para a 2ª Edição
Submissão dos Resumos:
Prazo Máximo 15 de Agosto até às 17h.
Seleção dos Resumos Enviados:
20 de Agosto até 31 de Agosto
Divulgação dos Resumos aceitos:
3 de Setembro
Publicação da programação final do evento:
17 de Setembro
Apresentação dos Trabalhos
23 de Outubro das 9h às 12h e das 14h às 17
CCR – UFSM
Envio dos artigos completos para publicação no Ebook:
Até 03 de Dezembro
Emissão dos Certificados
A partir de 19 de Novembro
Normas
- Para Publicação:
-
- Os trabalhos a serem submetidos ao Compartilhando Saberes deverão ser exclusivamente relatos de experiências inéditos.
- Os estudos poderão ser individuais ou em colaboração, contando com no máximo quatro autores por trabalho. Além disto, limita-se a submissão de até dois trabalhos por autor, considerando autoria ou co-autoria.
- Para submissão deverá ser enviado até o dia indicado o resumo digitado em Arial 10, espaçamento simples, contendo no máximo 15 linhas e apresentar de 3 a 5 palavras-chave.
- Os resumos serão submetidos via internet, através de link a ser informado.
- Os trabalhos poderão ser enviados em português, espanhol ou inglês.
- Os trabalhos enviados após aprovação do resumo devem ter de 8 (oito) a 12 (doze) páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas; escrito em Arial 12; Justificado; em espaço 1,5; margem esquerda e superior: 3 cm, direita e inferior: 2 cm; em folha formato A4.
- Todo trabalho deve apresentar título (centralizado, em maiúscula e em negrito), eixo temático, nome dos autores (seguido por sua titulação, instituição e e-mail em nota de rodapé), resumo e texto com introdução, desenvolvimento (resultados e discussão), conclusão e referências.
- Em especial, observe que os arquivos devem ser submetidos em arquivo formato texto (.doc/.odt/.docx), não sendo aceitos arquivos em PDF.
Os eixos temáticos do Compartilhando Saberes são apresentados a seguir:
Eixos temáticos:
- Educação Inovadora e Transformadora
- Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade
- Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais
- Instituições, Gestão e Compromisso Social.
Os trabalhos previamente selecionados serão apresentados pelos seus autores durante a realização do evento. Podendo utilizar recursos audiovisuais da preferência de cada autor.
Os relatos de experiências serão criteriosamente avaliados e selecionados, por comissão científica, segundo os critérios a seguir:
- Aderência aos eixos temáticos;
- Pertinência e relevância para os objetivos do evento;
- Abordagem criativa e inovadora;
- Originalidade;
- Concisão e clareza da linguagem, leitura fluída;
- Contribuições à prática educativa e/ou ao campo de conhecimento correspondente.
Os interessados em submeter trabalhos poderão ter aprovados até dois trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria e co-autoria.
- Para a submissão de trabalhos:
-
Normas para submissão dos relatos de experiência do Compartilhando Saberes:
- Os trabalhos a serem submetidos a edição atual do Compartilhando Saberes deverão ser exclusivamente relatos de experiências inéditos.
- Os estudos poderão ser individuais ou em colaboração, contando com no máximo cinco autores por trabalho.
- Para submissão deverá ser enviado até o dia indicado o resumo digitado em Arial 10, espaçamento simples, contendo no máximo 15 linhas e apresentar de 3 a 5 palavras-chave.
- Os resumos serão submetidos via internet, através do portal a ser divulgado
- Os trabalhos da edição atual poderão ser enviados em português, espanhol ou inglês até o dia 03 de Dezembro de 2018.
- Os trabalhos enviados após aprovação do resumo devem ter de 8 (oito) a 12 (doze) páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas; escrito em Arial 12; Justificado; em espaço 1,5; margem esquerda e superior: 3 cm, direita e inferior: 2 cm; em folha formato A4.
- Todo trabalho deve apresentar título (centralizado, em maiúscula e em negrito), eixo temático, nome dos autores (seguido por sua titulação, instituição e e-mail em nota de rodapé), resumo e texto com introdução, desenvolvimento (resultados e discussão), conclusão e referências.
- As normas de formatação dos trabalhos estão disponíveis em um link ao fim desta página. Em especial, observe que os arquivos NÃO devem ser submetidos em arquivo formato PDF.
Os eixos temáticos do II Encontro Compartilhando Saberes são apresentados a seguir:
Eixos temáticos:
- Educação Inovadora e Transformadora
- Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade
- Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais
- Instituições, Gestão e Compromisso Social.
Os trabalhos previamente selecionados serão apresentados pelos seus autores durante a realização do evento.
Podendo utilizar recursos audiovisuais da preferência de cada autor.
Os relatos de experiências serão criteriosamente avaliados e selecionados, por comissão científica, segundo os critérios a seguir:
- Aderência aos eixos temáticos;
- Pertinência e relevância para os objetivos do evento;
- Abordagem criativa e inovadora;
- Originalidade;
- Concisão e clareza da linguagem, leitura fluída;
- Contribuições à prática educativa e/ou ao campo de conhecimento correspondente.
Os interessados em submeter trabalhos poderão ter aprovados até dois trabalhos.
A contagem do número de trabalhos não distingue autoria e co-autoria.
Divulgação dos resultados e publicação dos trabalhos selecionados:
-
- A organização do evento divulgará os resultados, contendo a relação dos resumos selecionados.
- A publicação do trabalho aceito na programação do evento está condicionada à inscrição no evento, de pelo menos um autor do trabalho.
- Todos os trabalhos apresentados no II Encontro Compartilhando Saberes serão publicados nos Anais eletrônicos, no site do evento, mediante a apresentação do trabalho. Caso o trabalho tenha sido aprovado, porém não tenha sido apresentado no evento, este será retirado dos anais.
Faça aqui o download do modelo de formatação para os trabalhos : Arquivo Modelo
Corpo Editorial
Alex Souza Cabistani – Pró-Reitoria de Graduação
Ana Lucia Aguiar Melo – Pró-Reitoria de Graduação
Angélica Skrebsky Richter – Pró-Reitoria de Graduação
Deborah Karla Calegari Alves – Pró-Reitoria de Graduação
Juliane Paprosqui Marchi da Silva – Pró-Reitoria de Graduação
Leila Maria Araújo Santos – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
Marcia Regina Medeiros Veiga – Pró-Reitoria de Graduação
Martha Bohrer Adaime – Pró-Reitoria de Graduação
Rosane Brum Mello – Coordenadoria de Ações Educacionais
Vânia Medianeira Flores Costa – Centro de Ciências Sociais e Humanas
1º Compartilhando Saberes v.1(2017)
O 1º Compartilhando Saberes é um evento que objetiva compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas, por meio de relatos de experiência, tanto de professores das Instituições de Ensino Superior quanto de outras Instituições de Ensino em Âmbito local, regional, nacional e internacional.
Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), traz a oportunidade para que estudantes, professores e pesquisadores possam trocar experiências na busca de uma educação mais significativa em qualquer grau de aprendizagem.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
2º Compartilhando Saberes v.2(2018)
O 2º Compartilhando Saberes é um evento anual que objetiva compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas, por meio de relatos de experiência, tanto de professores das Instituições de Ensino Superior quanto de outras Instituições de Ensino em Âmbito local, regional, nacional e internacional.
Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), este ano, será em paralelo a JAI – Jornada Acadêmica Integrada, trazendo a oportunidade para que estudantes, professores e pesquisadores externos e internos a instituição, possam trocar experiências na busca de uma educação mais significativa em qualquer grau de aprendizagem.
O encontro ocorre de 22 a 26 de Outubro de 2018 na Universidade Federal de Santa Maria.
As inscrições podem ser feitas no site da JAI.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Educação Inovadora e Transformadora
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EJA E OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE
A FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS SABERES DOCENTES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES NA CONSTITUIÇÃO DO PROFESSIONAL NO ÂMBITO DA EPT
A UTILIZAÇÃO DO JOGO NA REFLEXÃO SOCIAL
ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CIENTISTA POR UM DIA: PERSPECTIVA DO LICENCIANDO
CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DESENHO INDUSTRIAL + GRIFE UFSM: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: PRIMEIROS OLHARES
ESTRATÉGIA DE ENSINO COM PROTOTIPAGEM DE TROCADORES DE CALOR
FORMAÇÃO EM CONTEXTO COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA OFERTA EDUCATIVA
GEOGRAFIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS: A INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA ENTRE GÊNERO, ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO
O ACESSO REMOTO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PROJETO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
O CINEMA COMO POTÊNCIA EDU(VO)CATIVO NA EDUCAÇÃO PELO GRUPO DE ESTUDOS CINEMA E EDUCAÇÃO (GECED)
O CONTEXTO HISTÓRICO DE EXPANSÃO DO CTISM: REFLEXÕES INICIAIS
O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NO PROJETO BOMBEIRO MIRIM.
O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE NO CONTEXTO DO PEG: UM OLHAR PARA A ESCUTA SENSÍVEL
OFICINAS DE RPG PEDAGÓGICO: ATIVIDADES DE ENSINO DO PET CIÊNCIAS SOCIAIS APLICACADAS (PET CISA)
Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade
A ALIMENTAÇÃO E AS CLASSES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DIALÉTICA
A COMUNICAÇÃO COMO (IN)FORMADORA SOCIAL
A PRECARIZAÇÃO E O DESINVESTIMENTO NA REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM MONTESSORIANA PARA O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ABORDAGEM TEMÁTICA E O CONTEXTO DO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AÇÕES PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
ATLETISMO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE ENSINO
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA FUTUROS PROFESSORES
“FERIDANDO” NAS ESCOLAS: IMAGEM VIRA DANÇA E PROFESSOR, POESIA!
FORMAÇÃO DOCENTE: REPENSAR O PENSAMENTO
I SEMINÁRIO EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LEVANTAMENTO DAS QUEIXAS DE LEITURA EM ESCOLARES E CORRELAÇÃO COM FLUÊNCIA EM LEITURA
MOLIÈRE PARA INICIANTES: PROJETO DE ENSINO EM ESTUDOS FRANCÓFONOS
O CONTEÚDO GINÁSTICA A PARTIR DA ABORDAGEM CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NA DOCÊNCIA: AS DIFICULDADES DE ESCOLHER OUTRO CAMINHO
REFLETINDO SOBRE A DIMENSÃO DAS PEDAGOGIAS DA DANÇA EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE ENSINO
REGIONALIDADES DO SUL: PROTAGONISMO BIOGRÁFICO E NARRATIVAS DE VIDA NO UNIVERSO ESCOLAR E ACADÊMICO
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DO LAVI/M: ARTE, CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO
SISTEMA DE MAPEAMENTO SOCIECONÔMICO PARA ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA À VULNERÁVEIS
UM OLHAR SOBRE A ESCOLA INDÍGENA COM BASE NA EDUCAÇÃO FÍSICA
UM TRABALHO DISCURSIVO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais
“OUTRAR-SE”: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA DISCIPLINA DANÇA E INCLUSÃO
EDUCAÇÃO, GÊNERO E ARTE CONTEMPORÂNEA: PRODUZINDO RESISTÊNCIAS
ENSINO DE ARTES VISUAIS E DOCÊNCIA: EXPERIMENTAÇÕES A PARTIR DO CORPO
ENTRE TRAMAS E FABULAÇÕES: SOBRE LINHAS QUE COMPÕEM A DOCÊNCIA
EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UEIIA: A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO CENTRADO NA ESCUTA DAS CRIANÇAS
MUSEU ESCOLAR: PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E ENSINO
RESGATE CULTURAL E HISTÓRICO POR MEIO DO ENSINO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SILVEIRA MARTINS
SAINT SEYA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DAS MASCULINIDADES
Instituições, Gestão e Compromisso Social
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DO CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS (CSA/CCR)
SABERES NA ESCOLA E DISCUSSÕES DENTRO DO ESCOPO METODOLÓGICO
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CTISM/UFSM: QUEM SÃO SEUS SUJEITOS?
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA EM UMA UNIDADE DE APOIO PEDAGÓGICO
Inscrição
15 de Junho a 15 de Agosto para apresentadores
15 de Junho a 27 de Setembro para ouvintes
Ouvintes que perderem o prazo para as inscrições, poderão realizar as mesmas no primeiro dia do evento.
Taxa de Inscrição:
- Taxa para apresentadores externos – R$20,00 – Até às 17h de 15 de Agosto (GRU – Pagamento Exclusivamente no Banco do Brasil)
- Taxa para apresentadores internos – ISENTO
- Taxa para Ouvintes Internos e Externos – R$20,00 – Até às 17h de 28 de Setembro (GRU – Pagamento Exclusivamente no Banco do Brasil)
As inscrições devem ser realizadas através do site da JAI.
Acesse o Link para a realização. Em caso de dúvidas, fizemos um tutorial para auxilar na realização das inscrições
- Tutorial para Apresentação de Trabalhos
- Tutorial para Ouvintes
Se as dúvidas persistirem, entre em contato através do e-mail compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com ou pelo telefone (55)3220-8872.
INSCRIÇÕES WORKSHOP DE ABERTURA
Acesse o link, para a realização.
INSCRIÇÕES PALESTRA DE ENCERRAMENTO
Acesse o link, para a realização.
Contato
Email: compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/compartilhandosaberesufsm/
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
Av. Roraima, 1000
Prédio 48-D – 2º andar (Google Maps)
Cidade Universitária Prof. José Mariano da Rocha Filho
Bairro Camobi – Santa Maria, RS
CEP: 97105-900
Telefone: (55) 3220.8872 e 3220.8338
E-mail: prograd@ufsm.br