ufsm.br/compartilhandosaberes - UFSM
22/10/2020 00:00 - 23/10/2020 23:59
Descrição
4º Encontro Compartilhando Saberes:
Processos de Ensino-Aprendizagem mediados por Tecnologias Educacionais em Rede
ACESSE: Relação de trabalhos por sala
ACESSE: Anais do evento
O Compartilhando Saberes é um evento que tem como principal objetivo compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas referentes aos diversos níveis de ensino, por meio de relatos de experiência inéditos, tanto de professores e alunos da UFSM, quanto de outras instituições de ensino superior em âmbito local, regional, nacional e internacional, além de professores da educação básica.
Nesta 4ª edição, particularmente, em razão das circunstâncias relacionadas às medidas de prevenção à pandemia de COVID-19 e que ensejaram um novo cenário para o desenvolvimento de ações educativas, o Compartilhando Saberes será realizado de forma totalmente on-line e será voltado a experiências pedagógicas direcionadas aos desafios e às possibilidades do ensinar e do aprender, considerando a emergência do ensino remoto e as tecnologias educacionais em rede (TER). Os resumos dos relatos de experiência submetidos necessariamente não precisam versar sobre o tema central do evento (“Processos de Ensino-Aprendizagem mediados por Tecnologias Educacionais em Rede”).
Os(as) apresentadores(as) terão dez minutos para exposição de seu relato por videoconferência através da plataforma Google Meet em salas virtuais de troca de experiência previamente divulgadas.
Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, o Compartilhando Saberes ocorrerá em paralelo com a 35ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), entre os dias 22 e 23 de outubro de 2020, oportunizando a estudantes, professores e pesquisadores a troca de experiências em busca de uma educação mais significativa e conectada com os desafios da contemporaneidade.
Inscrições de Ouvintes: até 16 de outubro de 2020 (ENCERRADAS);
Submissão de Resumos de Relatos de Experiência por Apresentadores(as): ENCERRADA.
Acesse: Relação de trabalhos por sala
Outras informações podem ser obtidas pelo email compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com.
Conferência de Abertura:
22/10 (quinta-feira) às 15h30min – Conferência de Abertura via ufsm.br/farol – Profa. Adriana Justin Cerveira Kampff (Diretora de Graduação da PUCRS) – “Educação remota e mediação on-line: das incertezas às possibilidades”
Apresentações dos Relatos – Acesso de Apresentadores(as) e Ouvintes às salas (23/10 sexta-feira, turnos manhã e tarde):
A apresentação dos relatos de experiências será realizada em salas virtuais por meio da plataforma Google Meet (ACESSE:Relação de trabalhos por sala). Cada sala virtual conterá até dez apresentadores(as) e um(a) coordenador(a). No caso de trabalhos que envolvem mais de um(a) autor(a), os(as) coautores(as) poderão acompanhar a apresentação na condição de ouvintes, mediante acesso à sala, no link indicado. Em caso de impossibilidade de comparecimento do(a) autor(a), o nome do(a) coautor(a) que se responsabilizará pela apresentação deverá ser comunicado ao(à) coordenador(a) da sala, logo no seu ingresso ao ambiente virtual.
Os(as) participantes deverão ingressar na sala de troca de experiências pelo menos cinco minutos antes do horário agendado para o início da sessão. Cada apresentador(a) terá dez minutos para seu relato e terá direito a uma apresentação em PDF, com no máximo 5 Mb, que foi previamente encaminhada no momento da inscrição do(a) apresentador(a), junto com o resumo. Após todas as apresentações, serão disponibilizados no máximo 15 min para dúvidas e comentários.
O carregamento dos arquivos de PDF na sala virtual será de responsabilidade do(a) coordenador(a), com o auxílio do(a) monitor(a).
O registro da participação dos ouvintes na sala virtual deverá acontecer por meio da manifestação do nome completo de cada um no chat do Google Meet.
Algumas salas terão a transmissão realizada também via plataforma ufsm.br/farol:
Eixo 3 – Formação e Trabalho Docente;
Eixo 3 – Formação e Trabalho Docente;
Eixo 4 – Metodologias de Ensino-Aprendizagem;
Eixo 5 – Ensino e Práticas no Ambiente Escolar;
Eixo 5 – Ensino e Práticas no Ambiente Escolar;
Programação
Programação do evento
22 de outubro (quinta-feira) | 23 de outubro (sexta-feira) | |
Manhã
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8h às 12h – Salas virtuais de troca de experiências (Google Meet) |
Tarde
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15h30min – Conferência de Abertura via ufsm.br/farol – Profa. Adriana Justin Cerveira Kampff (Diretora de Graduação da PUCRS) – “Educação remota e mediação on-line: das incertezas às possibilidades”
Mediadora: Profa. Cláudia Smaniotto Barin (PPGTER/UFSM) . . 17h30min – Entrega do Prêmio Destaque 2020 da JAI na categoria Ensino ao Prof. Edson Luiz Bortoluzzi da Silva, pelo projeto “Proposta de metodologia de ensino-aprendizagem e implantação de ateliê experimental”, 1º lugar na seleção do Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn 2020) Apresentação: Profa. Leonora Romano |
14h às 18h – Salas virtuais de troca de experiências (Google Meet) |
Inscrição
Inscrições de Ouvintes: até 16 de outubro de 2020 NESTE LINK; ENCERRADAS;
Submissão de Resumos de Relatos de Experiência por Apresentadores(as): ENCERRADA.
ACESSE: Relação de trabalhos por sala
Ao efetuar a inscrição, o(a) apresentador(a) deverá submeter um resumo do relato de experiência, de acordo com as normas do evento (templates abaixo) e adequado a um dos eixos a seguir:
Eixos temáticos:
I – Currículo e gestão;
II – Educação inclusiva;
III – Formação e trabalho docente;
IV – Metodologias de ensino-aprendizagem;
V – Ensino e práticas no ambiente escolar.
Cada apresentador(a) terá direito a uma apresentação em PDF, com no máximo 5 Mb, que deverá ser submetida já no ato de inscrição, junto do resumo.
Normas para submissão de resumos:
Os trabalhos a serem submetidos ao 4º Compartilhando Saberes deverão ser exclusivamente relatos de experiências inéditos, individuais ou em colaboração, contando com no máximo cinco participantes por trabalho.
O resumo do relato de experiência deverá ser apresentado em fonte Arial 10, espaçamento simples, contendo no máximo 15 linhas e de 3 a 5 palavras-chave, conforme templates abaixo.
Alunos(as) de graduação e pós-graduação vinculados a projetos deverão indicar o nome do(a) professor(a) orientador(a) e, em nota de rodapé, a vinculação institucional, o título do projeto ao qual estão vinculados e o email. Obrigatório indicar bolsa de fomento, quando houver. [Baixe aqui o template para alunos de graduação ou pós-graduação]
Docentes da UFSM e docentes vinculados a instituições de ensino superior externas ou da Educação Básica deverão indicar, em nota de rodapé, a vinculação institucional e o email. [Baixe aqui o template para professores da UFSM, da Educação Básica ou de outras instituições de ensino superior]
Em caso de trabalhos com participação de mais de um(a) autor(a), que não seja o(a) docente orientador(a), será considerado(a) autor(a) o responsável pela apresentação do trabalho. Os(as) demais serão considerados(as) coautores(as). Cada participante poderá submeter um único trabalho na qualidade de autor(a).
Apresentações dos Relatos – Acesso de Apresentadores(as) e Ouvintes às salas:
A apresentação dos relatos de experiências será realizada em salas virtuais por meio da plataforma Google Meet (ACESSE: Relação de trabalhos por sala). Cada sala virtual conterá até dez apresentadores(as) e um(a) coordenador(a). No caso de trabalhos que envolvem mais de um(a) autor(a), os(as) coautores(as) poderão acompanhar a apresentação na condição de ouvintes, mediante acesso à sala, no link indicado. Em caso de impossibilidade de comparecimento do(a) autor(a), o nome do(a) coautor(a) que se responsabilizará pela apresentação deverá ser comunicado ao(à) coordenador(a) da sala, logo no seu ingresso ao ambiente virtual.
Os(as) participantes deverão ingressar na sala de troca de experiências pelo menos cinco minutos antes do horário agendado para o início da sessão. Cada apresentador(a) terá dez minutos para seu relato e terá direito a uma apresentação em PDF, com no máximo 5 Mb, que foi previamente encaminhada no momento da inscrição do(a) apresentador(a), junto com o resumo. Após todas as apresentações, serão disponibilizados no máximo 15 min para dúvidas e comentários.
O carregamento dos arquivos de PDF na sala virtual será de responsabilidade do(a) coordenador(a), com o auxílio do(a) monitor(a).
O registro da participação dos ouvintes na sala virtual deverá acontecer por meio da manifestação do nome completo de cada um no chat do Google Meet.
Seleção e divulgação de trabalhos
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Compartilhando Saberes no período de 25 de setembro a 02 de outubro de 2020, devendo os inscritos verificar, no próprio sistema de inscrições, o deferimento de sua participação como apresentador(a) a partir de 07 de outubro de 2020.
Publicação de trabalho completo em anais
Os(as) apresentadores(as) que desejarem poderão enviar posteriormente o trabalho na forma completa, para publicação nos Anais do 4º Compartilhando Saberes (ISSN 2595-8879), sendo vedada a possibilidade a trabalhos inscritos que não forem apresentados por videoconferência.
Os trabalhos completos deverão ser encaminhados entre os dias 03 de novembro de 2020 e 15 de março de 2021, no formato .pdf, impreterivelmente para o email compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com, com o título/assunto do email “Envio de trabalho completo”.
Normas para publicação de trabalhos completos
Os trabalhos completos deverão ser escritos na mesma língua do resumo submetido ao evento e não deverão ultrapassar o limite de 5.000 a 8.000 palavras, incluindo referências bibliográficas. Deverão ser escritos em fonte arial, tamanho 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, folha de formato A4 com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
Todo trabalho deverá apresentar título (centralizado, em maiúscula e em negrito), eixo temático, nome dos autores (com titulação, instituição e e-mail em nota de rodapé), resumo e texto com introdução, desenvolvimento (resultados e discussão), conclusão e referências. Tabelas, figuras, citações bibliográficas e referências deverão seguir as normas da MDT UFSM.
A responsabilidade pela revisão de linguagem do trabalho é do/a(s) próprio/a(s) autor/a(es).
Não serão aceitos trabalhos não adequados às normas de publicação de trabalhos completos do evento. [Baixe aqui o template para trabalhos completos]
Certificados de participação
Os certificados de participação no evento serão emitidos a partir do dia 03 de novembro de 2020 e poderão ser acessados na página portal.ufsm.br/certificados.
Contato
Comissão Organizadora:
Martha Bohrer Adaime
Larissa Montagner Cervo
Liziany Müller
Juliane Paprosqui
Deborah Calegari Alves
Rita Liberalesso
Camila Barbosa de Araújo Moura
Mathias Henckes dos Santos
Fernanda Roncato
Marcia Regina Medeiros Veiga
Alex Cabistani
Comissão Científica:
Martha Bohrer Adaime
Larissa Montagner Cervo
Jerônimo Siqueira Tybusch
Andrea Ad Reginatto
Vanessa Fialho
Liziany Müller
Silvia Maria Oliveira Pavão
Janete Webler Cancelier
Márcia Migliore
Rosaura Maria Albuquerque Leão
Juliane Paprosqui
Deborah Calegari Alves
Rita Liberalesso
Camila Barbosa de Araújo Moura
Marcia Regina Medeiros Veiga
Outras informações podem ser obtidas pelo email compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com.