Ir para o conteúdo Egressos Ir para o menu Egressos Ir para a busca no site Egressos Ir para o rodapé Egressos

O Projeto Reencontros tem sua primeira edição com o Jubileu de Ouro da 2° turma de História Natural.

Aconteceu no domingo, dia 20 de Outubro, a primeira edição do projeto “Reencontros” na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), chancelado pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Programa Volver. O evento que tem como objetivo receber turmas que estão completando aniversários de formatura e os proporcionar um momento especial de recordações, teve como primeiros homenageados a turma de História Natural, formada em 1969, e que comemora este ano seus 50 anos de formados – o Jubileu de Ouro. Essa foi a segunda turma do curso fundado em 1965.

O Curso foi um dos pioneiros da UFSM e formou 30 profissionais que atuaram no campo da Biologia e se destacaram em áreas como a Botânica, a Genética e a Zoologia. Além disso, o curso de História Natural foi o precursor do curso de Biologia e muitos de seus egressos atuaram na docência e na consolidação do campo científico da área.

A programação de homenagens contou com um tour pela Universidade sendo o CCNE (Centro de Ciências Naturais e Exatas) a primeira parada, espaço onde eles puderam revisitar seus antigos laboratórios e salas de aula. “Está tudo tão diferente da nossa época. O campus está bem maior e ainda tem mais construção” destacou uma das egressas, Elizabete Emanuelli.

Após, foram encaminhados para o Jardim Botânico da UFSM, onde aconteceu o  descerramento de uma placa comemorativa e o plantio de uma árvore para marcar a data. O local do plantio, inclusive, irá se chamar “Jardim dos Egressos” e será destinado a outras turmas de formandos que queiram eternizar com uma muda sua passagem pela Universidade.

Para finalizar esse reencontro, os homenageados visitaram a reitoria, onde foram recebidos pelo reitor, Paulo Afonso Burmann, em seu Gabinete, para um momento de conversa, homenagem e agradecimentos.

Texto e Imagens: Gabriel de David.