O Volver a los 17 esteve presente durante mais de 5 anos na Rádio Universidade 800 AM. Com uma programação de em média 50/60 minutos, o programa propunha aos seus convidados, em sua maioria egressos da UFSM que atuavam como servidores técnicos ou professores no campus de Santa Maria, uma entrevista branda e descontraída, discutindo abertamente sobre temas como seu curso, seu trabalho, relembrando o período da faculdade e trocando ideias sobre seus gostos, seus projetos e o cenário musical da época escolhida.
Cada programa era composto por dois blocos: onde se abordava a vida do entrevistado, e a seguir era explorado o estilo musical de escolha e/ou um determinado tempo histórico (anos 50, 60, 70, entre outros). O programa ia ao ar uma vez por mês.
Buscando por temáticas atípicas e explorar cursos diferenciados na escolha dos convidados, como música, dança, artes cênicas, artes visuais, desenho industrial, educação especial, relações internacionais e terapia ocupacional, o programa acabava por despertar o interesse do ouvinte, a respeito de cursos que não são muito populares e elucidava questões tabus e esteriótipos.