A evolução da UFSM Futsal temporada após temporada não aparece somente no desempenho dentro da quadra. São inúmeros os objetivos que o projeto busca alcançar. Um deles é a formação acadêmica dos integrantes, a partir da vivência e da prática daquilo que é aprendido na sala de aula. Como reflexo dessa preocupação formativa, os profissionais que saem do projeto começam a ganhar espaço em equipes de destaque no futsal gaúcho e até estrangeiro.
Airton Alonço Júnior e Tassiano Rossato são dois exemplos de profissionais que estão começando a traçar a sua trajetória no futsal, após realizarem seus estudos na Universidade e se desenvolverem no projeto da equipe de futsal. Airton estará na comissão técnica da Assoeva, de Venâncio Aires, equipe que disputa a Liga Nacional de Futsal. Tassiano vai para a AMF, de Marau (da 1ª divisão da Liga Gaúcha). Ambos desenvolvem a função de preparador físico.
Airton chegou ao futsal da UFSM em 2018, após passagens pelo Levante-ESP, União Independente e Universitário Rugby. Comandando a preparação física, ele ajudou a equipe a alcançar a campanha histórica na Série Ouro de 2019. Antes de ser contratado pela Assoeva, ele foi o preparador físico das equipes adulta e sub-20 do Floripa Futsal. Ele não é o primeiro profissional oriundo da Federal a desembarcar em Venâncio Aires. Antes dele, o fisioterapeuta Gabriel Santini (que hoje está no futsal português) também defendeu as cores da “febre amarela”.
Para Airton, a participação em competições estaduais traz uma projeção muito grande para todos os profissionais que trabalham em equipes da cidade (tanto no União, quanto na UFSM) e, como o estado do Rio Grande do Sul é um dos expoentes nacionais do futsal, sempre há muita gente acompanhando e analisando as competições e os profissionais daqui.
Já Tassiano ingressou na comissão técnica da UFSM em 2019, como auxiliar de Airton Alonço. Em 2021, ele iniciou o ano novamente como auxiliar da preparação física e, com a saída de Júnior Peranzoni para o Lajeadense (futebol de campo), Tassiano assumiu a função principal até o final da Série Ouro.
Para ele, “a UFSM Futsal tem uma participação muito importante no cenário estadual. Além de toda a estrutura do projeto, estar disputando a Série Ouro do Futsal Gaúcho, a visibilidade dos atletas e membros da comissão técnica aumenta bastante. Iniciar a minha carreira profissional na elite do futsal gaúcho trouxe uma projeção de trabalho que eu jamais esperava acontecer tão rápido e o aprendizado, junto com meus colegas de comissão e os atletas, foi enorme e certamente ajudou muito no meu crescimento profissional até aqui”.
Ambos irão encontrar uma realidade diferente nesta temporada, com profissionais dedicados exclusivamente ao esporte, o que trará mais exigências e responsabilidades. Airton já está com a pré-temporada em andamento, com duas sessões de treinos diários de segunda a sexta-feira. “É uma realidade diferente, onde todos aqui são profissionais, vivem para o futsal. Apesar da responsabilidade ser muito grande, é um desafio pelo qual eu buscava há muito tempo, sempre me preparei, estudei e trabalhei em todas as equipes de maneira profissional para quando a oportunidade surgisse eu estar preparado para isso”, afirmou o preparador.
Tassiano e a AMF começam a pré-temporada no dia 21 de fevereiro. O acerto com a equipe de Marau iniciou após conversas com o supervisor da equipe. Tassiano considera o desafio grande e parecido com o que teve ao assumir a preparação física da UFSM na temporada passada. “É continuar fazendo o que aprendi durante toda a faculdade e na minha carreira profissional. Saber errar, aprender, ouvir e a falar. Buscar sempre fazer o melhor para a equipe, visando aos objetivos traçados”, complementa ele.
Texto: Assessoria de Imprensa UFSM Futsal