O Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA da UFSM, criado em 1962, através do Conselho Universitário no 1° Estatuto da UFSM, sob a denominação de Departamento de Educação Cultural – DEC, encontra-se, neste ano de 2017, em mais um momento especial de sua longa história.
Nestes 55 anos de Departamento, o tratamento informacional e a evolução da rotina acadêmica da UFSM têm mantido estreito relacionamento como ponto de referência à tomada de decisões, visando sempre ao aprimoramento da qualidade.
Nesta perspectiva de busca por melhorias, foi iniciado, nesta quarta-feira (25), o processo de transferência do arquivo corrente do DERCA para a nova instalação do Departamento, que será o prédio situado próximo ao da Qualidade de Vida (PROGEP), no campus sede da UFSM.
Mesmo já tendo iniciado o processo de transferência para o novo prédio, o expediente do Departamento ainda estará em funcionamento no 3º andar do prédio 47, Reitoria, sala 345. Dessa forma, durante o processo de transferência física e administrativo-tecnológica do DERCA, os acessos documentais e solicitações deverão ser agendados previamente, tendo em vista que o DERCA encontra-se em processo de desmontagem de seu arquivo deslizante, remoção documental de todos os dados correntes e intermediários e remontagem de toda a estrutura e sua organização no novo espaço.
A Direção do DERCA conta com o entendimento e planejamento, por parte dos solicitantes, em relação aos prazos de documentação, consultas, solicitações e ações administrativas do departamento. A equipe do DERCA agradece a compreensão da comunidade acadêmica e reforça que está comprometida com o processo de transferência como um avanço na rotina administrativa da UFSM.
Os telefones do DERCA estão em pleno funcionamento – (55) 3220-8204, 3220-8117 e 3220-8921 –, bem como o atendimento via e-mail derca@ufsm.br e página do Facebook.