Zootecnia
O Curso de Zootecnia compreende a produção animal de ruminantes e de monogástricos. Está organizado em nove (9) áreas. A interdisciplinariedade destas áreas proporcionarão uma formação para o futuro tecnista, sendo que cada uma destas áreas objetiva:
● Área de Ciências Morfofisiológicas: Compreender a morfofisiologia do animal, contribuindo para a aplicação de conhecimentos básicos que auxiliarão no entendimento das diferentes espécies animais visando a qualidade na produção.
● Área de Ciências Veterinárias: Proporcionar os conhecimentos fundamentais sobre a prevenção de enfermidades visando a produtividade animal sustentável.
● Área de Ciências Exatas Aplicadas: Desenvolver a capacidade de planejar e executar atividades que exijam cálculo, noções de física, bioestatística, entre outras que auxiliarão na tomada de decisões no processo produtivo, preparando-o para uma boa utilização dos recursos disponíveis em suas áreas de atuação.
● Área de Ciências Ambientais: Atuar na produtividade animal considerando as consequências das diferentes ações com relação ao meio ambiente na tentativa de evitar os problemas em decorrência do descuido com as questões ambientais.
● Área de Ciências Agronômicas: Compreender a relação solo-planta-animal e atmosfera para produzir alimentos dentro dos princípios de seguridade alimentar preparando-o para assessoria técnica responsável socioambientais.
● Área de Ciências Econômicas e Sociais: Desenvolver a capacidade empreendedora para a otimização da produção animal preparando-o para uma gestão econômica e socialmente viável do agronegócio capacitando-o para interagir no contexto sociocultural.
● Área de Genética, Melhoramento e Reprodução Animal: Utilizar os fundamentos genéticos e as biotecnologias da engenharia genética para a melhoria das características produtivas e reprodutivas viabilizando a manifestação do potencial genético para torná-los eficientes economicamente, sem afetar o bem-estar animal.
● Área de Nutrição e Alimentação: Compreender os processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem no trato gastrointestinal para que os animais possam tirar proveito máximo dos nutrientes para atender as exigências nutricionais, bem como saber escolher, formular e fornecer alimentos visando o máximo desempenho animal e mínimo custo.
● Área de Produção Animal e Industrialização: Compreender as diferentes cadeias produtivas nos aspectos tecnológicos de produção, planejamento, industrialização e comercialização considerando as exigências do mercado e as necessidades da sociedade mais ampla. Inclui-se ainda a necessidade do profissional conhecer outras utilizações dos animais como lazer, companhia, animais exóticos e de serviços, entre outros.
Apresentação
Bacharelado
Perfil do Egresso
O zootecnista é o profissional com formação técnica especifica, capaz de gerar e aplicar conhecimentos científicos na criação racional de animais domésticos, explorando economicamente, visando a sua máxima produtividade, tendo também uma formação social, econômica e cultural, capacitando-o a atuar, orientar e solucionar problemas na comunidade onde está inserido, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do homem.
Bacharelado
Santa Maria
O curso de Zootecnia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de GERSON GUAREZ GARCIA, a coordenação substituta de LEONIR LUIZ PASCOAL e a secretaria de FLAMARION FERRAZ DA ROCHA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pelo Decreto n. 75.851/75, publicado no DOU, de 12/06/1975 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.
Conceitos
Palmeira das Missões
O curso de Zootecnia está localizado em Campus Palmeira das Missões na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Integral o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de RODRIGO BORILLE, a coordenação substituta de IANGLIO MARCIO TRAVASSOS DUARTE JACOME e a secretaria de FELIPE MAGALHÃES MALHEIROS.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 487/2011/MEC, publicada no DOU, de 22/12/2011 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.