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Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional é o profissional da saúde que tem como foco habilitar as pessoas a se engajarem em atividades da vida cotidiana, aquelas que querem, precisam e desejam realizar no dia-dia. Sejam elas as Atividades de Vida Diária, Atividades Instrumentais de Vida Diária, Estudo, Trabalho, Lazer, Brincar, Descanso e Sono, independentemente de sua condição de saúde e contexto social. A fim de que possam desenvolvê-las com um grau satisfatório de independência, autonomia e participação social.

 Atua na prevenção de agravos, promoção da saúde e reabilitação de indivíduos e coletivos nas diferentes fases do ciclo vital, elabora estratégias para o estabelecimento ou restauração de habilidades que não foram desenvolvidas ou encontram-se alteradas e que possam impedir ou dificultar a realização das atividades humanas, seja por condições físicas, cognitivas, psíquicas, emocionais, sensoriais, sociais, por barreiras arquitetônicas e atitudinais, devido ao contexto social, condição de vulnerabilidade, entre outros. Tem como campo de atuação as áreas da saúde, educação, assistência social, seguridade social e trabalho, cultura e artes. Para tanto o terapeuta ocupacional lança mão de diferentes formas de avaliação e intervenções, propõe adaptações de atividades ou ambientes.

Apresentação

Bacharelado

Objetivo

Formar profissional terapeuta ocupacional transformador, integrador, consciente da complexidade inerente às diferentes dimensões do fazer humano, capacitado para exercer suas atividades com ética e rigor científico; considerando, ainda, um perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, como preconizado pelas DCN (2002).

Específicos

1. Formar profissionais com competências e habilidades específicas em Terapia Ocupacional capacitados para atuar na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde nos diferentes níveis de complexidade, de acordo com o Sistema Único de Saúde;

2. Formar profissionais com competências e habilidades específicas em Terapia Ocupacional capacitados para atuar na proteção social básica e especial, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social;

3. Estimular postura investigativa e de produção do conhecimento científico, com objetivo de disseminar saberes inerentes à saúde e à inclusão social;

4. Capacitar o futuro profissional para práticas interdisciplinares nos diferentes campos de atuação da Terapia Ocupacional;

5. Incentivar a participação dos discentes em atividades de ação comunitária, exercitando a socialização de conhecimentos e a convivência com a diversidade, em consonância com as políticas públicas vigentes;

6. Capacitar o futuro terapeuta ocupacional a compreender o significado da atividade humana e o processo ocupacional de indivíduos e grupos, nos diferentes ciclos de vida, no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão;

7. Capacitar o discente para o desenvolvimento de procedimentos terapêuticos ocupacionais, de acordo com políticas vigentes;

8. Promover o intercâmbio com outras IES e organizações, de modo a aperfeiçoar continuamente as condições de formação do terapeuta ocupacional;

9. Promover a relação e integração de docentes e discentes com os serviços de assistência da região, nos diferentes campos de atuação da terapia ocupacional;

10. Estimular, durante toda a formação profissional, o desenvolvimento de atitudes éticas e bioéticas, na resolução de problemas de saúde e na tomada de decisões.

Áreas de Atuação: 

Reabilitação funcional e profissional: promove o restabelecimento de pessoas com deficiências físicas sejam elas congênitas, adquiridas, oriundas de acidentes ou de doenças do trabalho. Promove também a saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção e reabilitação das doenças ocupacionais.

Saúde mental: intervém no cotidiano das pessoas com sofrimento ou transtornos psíquicos com o objetivo de promover a participação nas atividades cotidianas, para que eles possam voltar a ser os protagonistas das suas próprias vidas. 

Contexto social: auxilia no processo de mediação sócio-ocupacional para a emancipação social, econômica, socioeducacional e cultural de pessoas, famílias, grupos e comunidades urbanas, rurais e tradicionais.

Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC): estratégia de conhecimento e intervenção voltada para pessoas com deficiência e sofrimento psíquico tendo como ênfase a atuação territorial e comunitária. Buscando oportunizar a identificação e resolução das demandas e necessidades das pessoas, suas famílias e comunidade através da participação social e do desenvolvimento  comunitário inclusivo.

Educação: atua na educação básica e superior, a fim de promover a inclusão de estudantes com diferentes tipos de deficiências, dificuldades de adaptação e aprendizagem no ensino regular. 

Contextos hospitalares: atuar em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento humano, com ações de prevenção de agravos, proteção e promoção da saúde, intervenção, recuperação, reabilitação e cuidados paliativos oferecidos a cliente/paciente/usuário, familiares, cuidadores e grupos.

Gerontologia: atua na promoção, prevenção, manutenção e/ou reabilitação das funções cognitivas, sensoriais e motoras visando a promoção da autonomia, independência e participação social  da pessoa idosa.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria deverá ser um cidadão comprometido com as transformações sociais, a ética, a garantia dos direitos civis e, a educação continuada. A propositiva desse perfil se justifica a partir da constituição da matriz curricular apresentada, sobretudo pelo modo como o repertório de unidades curriculares está disposto, de forma a atender às demandas loco-regionais, favorecendo a formação generalista, humanista, crítico e reflexivo. Desse modo, o egresso deverá ser capaz de exercer escolhas do repertório terapêutico, considerando a interdisciplinaridade, intersetorialidade, consciente da complexidade inerente às diferentes dimensões do fazer humano. O perfil do egresso deve estar em consonância com os objetivos propostos neste PPC quanto a formação profissional, com o perfil institucional do egresso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e com as necessidades de desenvolvimento loco regional.

As competências e as habilidades, esperadas do graduado seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Terapia Ocupacional, entre elas podemos citar:

      . Estar capacitado para exercer suas atividades com ética e rigor científico;

  • Analisar e desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde em nível individual e coletivo, com foco na integralidade do cuidado;
  • Compreender o processo de construção do fazer humano, considerando como o homem realiza suas escolhas ocupacionais, utiliza e desenvolve suas habilidades, se reconhece e reconhece suas ações.
  • Contribuir para a manutenção do bem-estar e qualidade de vida, pautados pelas políticas públicas vigentes, considerando variáveis econômicas, sociais, culturais, ambientais e biológicas;
  • Atuar considerando os padrões de qualidade em conformidade com os princípios da ética/bioética e da humanização do cuidado;
  • Tomar decisões sob os critérios de uso apropriado, eficácia e custo/efetividade da força de trabalho, dos instrumentos e equipamentos, de procedimentos e de práticas;
  • Considerar as evidências científicas para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas a serem conduzidas no plano terapêutico ocupacional;
  • Demonstrar senso crítico, iniciativa, reflexão ética e bioética, espírito empreendedor e capacidade de assumir posição de liderança nas diferentes equipes: saúde, social, educação, cultura, entre outras;
  • Atualizar-se continuamente e comprometer-se com a produção de conhecimentos técnico-científicos, com a capacitação, atuando como multiplicador para as futuras gerações de profissionais, buscando apoio e conhecimento em redes, nacional e internacional;
  • Participar de equipes multidisciplinares, interdisciplinares, atuando com produtividade, qualidade, criatividade, cidadania e ética;
  • Demonstrar competência técnica e habilidade para conviver e atuar em contextos conflitivos/conflituosos, de divergências conceituais;
  • Criar um ambiente de confiabilidade onde a comunicação aconteça de forma clara e que as informações sejam acessíveis, mas observando o critério da confidencialidade e cumprindo com os princípios da ética e bioética.

Santa Maria

Bacharelado

O curso de Terapia Ocupacional está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Integral o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS DA SAÚDE. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de SILVANI VARGAS VIEIRA e a coordenação substituta de AMARA LUCIA HOLANDA TAVARES BATTISTEL.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 698/2015/MEC, publicada no DOU, de 05/10/2015.

Conceitos

Conceito de Curso (2015)
4
Conceito Preliminar de Curso (2010)
SC
ENADE (2010)
SC

Depoimentos

Fotos

Pessoas agrupadas para a foto
Projeto TO Ativa
Estande do curso nno descubra ufsm. Atrás da bancada tem alunos e professores
Estande do curso no Descubra UFSM
Alunos e profesores em frente a banners na JAI UFSM
Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM
Mulher em pé falando no microfone, ao fundo pessoas sentadas e faiza lilás escrito Terapia Ocupacional em luta
Diretório Acadêmico
Uma pessoa colocando órtese de punho em outra
Órteses
Foto preto e branca de pessoas pulando corda na praça
UFSM na Rua
Idosos sentados e alunos atrás deles em uma meia lua
Projeto Pacto
Alunas e crianças com peruca e jaleco
Projeto CAAC TO
Mulheres em uma escadaria de madeira branca
Evento TO
Turma de estudantes em um gramado segurando faixa verde escrito Recepção calouros Terapia Ocupacional
Recepção calouros

Materiais Extra

Projetos