Tecnologia em Alimentos
O Tecnólogo em Alimentos formado no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da UFSM, tem como atribuições restritas às atividades da área de Alimentos o seguinte elenco de atividades, previstas na Resolução Normativa nº 36 de 25/04/74 do Conselho Federal de Química:
01 – Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
02 – Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
03 – Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito da atribuições respectivas.
04 – Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.
05 – Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
06 – Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
07 – Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.
08 – Produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.
09 – Operação e manutenção de equipamentos e instalações, execução de trabalhos técnicos.
10 – Condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.
11 – Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais.
12 – Estudo, elaboração e execução de projetos de processamento.
13 – Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.
Apresentação
Perfil do Egresso
O Curso confere, ao profissional egresso, um conhecimento multidisciplinar, distribuídos numa carga de disciplinas obrigatórias de 2.745 horas, disciplinas complementares de graduação de 180 horas, atividades complementares de graduação de 210 horas, totalizando 3.135 horas. O curso é distribuído em três anos e meio (sete períodos), constituídos de atividades teóricas e práticas. O Estágio Curricular obrigatório (375 horas) pode ser desenvolvido em empresas (grandes, médias, pequenas e agroindústrias) voltadas à produção de alimentos, organizações públicas e privados em geral que atuam no setor de alimentos, tanto no Brasil quanto no exterior.
O Curso é diurno e oferece atividades teóricas e práticas em laboratórios de alimentos. As disciplinas específicas compreendem áreas da química, física, bioquímica, microbiologia, microscopia, análise de alimentos, toxicologia e tecnologia de alimentos de origem animal e vegetal.
A organização da grade curricular a ser vencida semestralmente pelo estudante reflete a harmonia e equilíbrio das diferentes disciplinas e atividades que a compõem, considerando a distribuição, inter-relação sequencial e carga horária.
No entanto, a grade curricular é flexível o que oportuniza aos estudantes construí-la através de componentes curriculares optativos que atenda expectativas individuais e permita atualização constante.
O compromisso de Curso Superior de Tecnologia em Alimentos vai além da educação formal, preocupando-se também com a capacitação dos estudantes para o estudo continuado e a atualização de egressos.
Santa Maria
Tecnológico
O curso de Alimentos está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Tecnológico - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de FLÁVIA MICHELON DALLA NORA, a coordenação substituta de ALINE SOBREIRA BEZERRA e a secretaria de FLAMARION FERRAZ DA ROCHA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 7 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 655/2013/MEC, publicada no DOU, de 12/12/2013 e Portaria n. 916/2017/MEC, publicada no DOU, de 15/08/2017.