Serviço Social
O/a Assistente Social é um profissional que atua no processo de criação, desenvolvimento e avaliação de políticas, programas e projetos sociais nas mais diversas áreas, como saúde, educação, habitação, entre outras. Trabalham diretamente com a população e no enfrentamento de situações marcadas pelas desigualdades sociais, pela pobreza, pela injustiça social, pela violência, pelas discriminações e preconceitos. Esse profissional realiza ações socioeducativas com indivíduos e grupos, relatórios e estudos socioeconômicos, visitas domiciliares, análises institucionais, bem como, atendimentos individuais e familiares, entre outros.
Apresentação
Bacharelado
A formação em Serviço Social possibilita uma compreensão crítica da realidade social e um conhecimento ampliado da rede de serviços sociais. Dessa forma, o/a Assistente Social é um dos/as profissionais que mais está habilitado a compreender indivíduos e famílias em seu contexto social, o que consiste em uma característica marcante e diferencial do seu trabalho. Esse profissional também desenvolve ações socioemergenciais com o objetivo de garantir as condições básicas de sobrevivência de indivíduos e famílias de forma articulada a propostas de intervenção planejadas e consistentes capazes de desencadear mudanças no âmbito de instituições, famílias, grupos e na sociedade de forma mais geral. É marcada por componentes curriculares que abordam a realidade social em suas múltiplas dimensões: nos cenários mundial, nacional e regional. Também inclui o estudo de teorias sociais, bem como, instrumentaliza para a intervenção social por meio do aprendizado teórico-prático de técnicas e estratégias de trabalho articuladas a princípios éticos.
O Serviço Social é uma área de conhecimento e de intervenção comprometida com a classe trabalhadora que responde às demandas e necessidades existentes da sociedade. Atuando nas mais diversas áreas, tanto do setor público quanto do privado, os/as Assistentes Sociais se posicionam em favor da equidade social, da luta dos movimentos sociais populares, da democracia, da superação das dominações de classe, raça e gênero e na garantia da qualidade dos serviços prestados à população.
Algumas áreas de atuação
Assistência social: trata-se de uma política pública, direito de todo cidadão, que tem por objetivo a proteção à família e segmentos sociais vulneráveis por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Alguns serviços da assistência social: Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidades de acolhimento (como casas de passagens, casas de acolhimento para mulheres em situação de violência etc.), entre outras.
Saúde: a saúde é direito de todos e dever do Estado a garantir. O exercício profissional dos assistentes sociais nesse âmbito está diretamente no desenvolvimento de ações de atendimento, prevenção e promoção da saúde, de fiscalização do ambiente e condições de trabalho, defesa das condições ambientais, de acesso aos direitos previdenciários e trabalhistas envolvendo diferentes atores. Bem como diversas áreas de atuação profissional do Serviço Social, essa é uma de muitas que atua paralelamente com a multidisciplinaridade profissional. Alguns serviços da saúde: hospitais, unidades básicas de saúde, secretarias de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros.
Previdência social: tendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como seu principal local de trabalho, o assistente social da previdência deve trabalhar com vistas a informar e garantir os direitos dos usuários. Atua principalmente na realização de avaliações sociais para os benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentadorias especiais, assim como na elaboração de pareceres sociais que fazem parte de diversos processos de reconhecimento de direito e concessão de benefícios previdenciários.
Educação: o assistente social que trabalha na área da educação é desafiado a construir uma intervenção qualificada dentro de seu espaço de trabalho. O profissional deve compreender esta posição como um espaço importante de identificação de violações de direitos e garantia destes. Inseridos nas escolas de educação básica e institutos de educação superior, tanto no âmbito privado quanto no público, o profissional trabalha nas mais diversas funções, principalmente nas políticas de assistência estudantil garantindo o acesso e a permanência das e dos estudantes, desenvolvendo ações e estratégias a fim de garantir a inclusão social da comunidade escolar.
Sociojurídico: é uma área onde se trabalha diretamente com direitos humanos, violação de direitos, políticas públicas e, em grande parte, com as “minorias” sociais. Os locais de atuação desse campo são: no judiciário (na realização de pareceres, laudos e estudos sociais que apoiam as decisões judiciárias), Defensoria Pública, sistema prisional e organizações públicas e privadas que trabalham no processo de execução de medidas socioeducativas (sanções judiciais aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei pela prática de atos infracional).
Perfil do Egresso
O perfil desejado do egresso pode ser ainda mais delineado e traduzido em termos de competências e habilidades operacionais, como segue:
- Formação ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa;
- Atitude investigativa que o instigue à busca constante de construção do conhecimento;
- Consciência crítica e atualizada frente à realidade de organização societária;
- Compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional;
- Sensibilidade e atuação diante das diferentes manifestações da questão social no âmbito local, bem como elas se expressam nas suas diferentes formas na sociedade capitalista, pautando-se numa intervenção alicerçada de compromisso com os usuários, com base na liberdade, democracia, cidadania, justiça e igualdade social;
- Engajamento efetivo e crítico nas instituições onde atuar, de modo a colocar–se a serviço dos interesses dos usuários e dos movimentos sociais;
- Orientação da população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
- Elaboração, implementação, execução e avaliação de políticas sociais públicas, empresariais, de organização da sociedade civil e movimentos sociais;
- Capacitação profissional pela busca de uma educação continuada;
- Formação consciente da necessidade de sua contribuição para a construção de uma sociedade mais humana, ética e justa, comprometida com o bem coletivo;
- Comprometimento para abarcar a complexidade das relações sociais e buscar minimizar desigualdades, promovendo a inclusão social.
Santa Maria
Bacharelado
O curso de Serviço Social está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Noturno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de LAURA REGINA DA SILVA CAMARA MAURICIO DA FONSECA, a coordenação substituta de FERNANDA NUNES DA ROSA MANGINI e a secretaria de VAGNER SILVA DE SOUZA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 9 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido nos termos da Portaria n. 297/2015, publicada no DOU, de 16/04/2015 e Portaria n. 211/2020, publicada no DOU, de 07/07/2020.