Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

Apresentação

Bacharelado

Perfil do Egresso

O perfil do egresso em Publicidade e Propaganda se caracteriza:

a) pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários à identificação de problemas, à proposição e à execução de soluções de comunicação, com o propósito de atingir eficazmente objetivos estratégicos, com vistas a resolver problemas de comunicação de diferentes tipos de instituições;

b) pela capacidade de interpretar objetivos mercadológicos de empresas e instituições e traduzi-los em objetivos e procedimentos de comunicação adequados às diferentes situações;

c) pela capacidade de desenvolver planejamento, criação, produção, difusão, avaliação e gestão da comunicação publicitária em empresas especializadas em publicidade e propaganda, em empresas e instituições anunciantes, em veículos, produtoras, institutos de pesquisa ou em assessorias de comunicação ou de qualquer tipo, cuja natureza de prestação de serviços seja baseada em comunicação;

d) pela capacidade de interpretação de dados relativos ao consumidor, à audiência e circulação dos veículos de comunicação e ao mercado, para aplicação no processo de comunicação publicitária;

e) pelo exercício das funções típicas da área, em suas interfaces e interações com atividades vizinhas no campo da Comunicação, e ainda com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais as atividades de Publicidade e Propaganda se relacionem;

 

f) pelo exercício de todas as demais atividades que, no estado então vigente da profissão, sejam reconhecidas pelo bom senso, pelas entidades representativas ou pela legislação pertinente, como características do profissional de Publicidade e Propaganda

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EGRESSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

a) Ordenar as informações obtidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;

b) realizar pesquisas e interpretá-las como propósito de fundamentar suas ações profissionais;

c) definir objetivos e estratégias como soluções para problemas de comunicação e de mercado dos anunciantes;

d) avaliar resultados parciais e totais de campanhas e determinar, quando necessário, mudanças em planejamentos estabelecidos;

e) executar e orientar trabalhos de criação e produção de campanhas e peças para os mais diversos meios e suportes;

f) dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação publicitária;

g) assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda;

h) identificar e analisar as mudanças econômicas e sociais em escala global, nacional e regional que influem no ambiente empresarial;

i) reconhecer a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos.

Santa Maria

Bacharelado

O curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de MILENA CARVALHO BEZERRA FREIRE DE OLIVEIRA-CRUZ, a coordenação substituta de RODRIGO STÉFANI CORREA e a secretaria de MAURICIO SEVERO.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pelo Decreto n. 78.006/76, publicado no DOU, de 09/07/1976 e Portaria n. 388/2024/MEC, publicada no DOU, de 14/08/2024.

Conceitos

Conceito de Curso (2004)
5
Conceito Preliminar de Curso (2022)
4
ENADE (2022)
4

Depoimentos

Fotos

Câmera gravando diversas pessoas conversando em um estúdio
Estúdio 21
Diversos estudantes segurando cartazes em frente à Câmara de Vereadores de Santa Maria.
PET Comunicação Social
Imagem em 360 graus de duas meninas no estúdio 21.
360 GRAUS - ESUDIO 21
Laboratório com paredes de vidro e pessoas trabalhando em mesas
360 GRAUS - FACOS AGENCIA
Foto de uma sala com computadores sobre a mesa.
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ESPECIALIZADO MACS
Grupo de pessoas sentada em uma sala com mesas e computadores.
Facos Agência
Em primeiro plano um menino de pé segurando um fio olhando para uma menina que está em segundo plano sentada com uma caixa na mão e ao fundo um pano branco.
Estúdio 21 SM
Laboratório com paredes de vidro e pessoas trabalhando em mesas
360 GRAUS - FACOS AGENCIA