Produção Editorial
Criado em 2010, o curso de Produção Editorial é um dos quatro cursos de graduação integrantes do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM – campus de Santa Maria. O curso é composto por 8 semestres obrigatórios constituídos por disciplinas, práticas e teóricas, que abordam tanto a área da comunicação quanto questões específicas de produção editorial. Ao longo do curso, os estudantes são capacitados para atuar em três principais eixos:
editoração, audiovisual e mídias digitais, além da possibilidade de continuação de carreira acadêmica, a partir do mestrado e doutorado acadêmico.
Apresentação
Bacharelado
A área de atuação do profissional de Produção Editorial, formado pela UFSM, é ampla: busca despertar o potencial em novas frentes de atuação, com o desenvolvimento de atividades em múltiplas plataformas de mídias (impressa, audiovisual e digital), principalmente voltado à convergência midiática.
Livros, revistas, vídeos, produtos hipermídia, demais produtos textuais, gráficos e digitais, sejam educacionais, científicos ou de entretenimento são alguns exemplos de produções desenvolvidas em disciplinas ao longo do curso. A proposta experimental e criativa é enfatizada nos ambientes laboratoriais, para capacitar os estudantes para a prática editorial a partir da atuação em disciplinas e projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Produção Editorial articula o conhecimento teórico e técnico na experimentação, criação, inovação, planejamento e desenvolvimento de produtos editoriais atento às novas lógicas de produção, formatos para consumo e dinâmicas de circulação de produtos culturais e midiáticos.
As áreas de comunicação científica, de produção editorial aplicada ao campo da educação e da produção editorial para Livros são prioritárias na formação, sendo estas as abordagens trabalhadas nos projetos experimentais ao longo do Curso.
Perfil do Egresso
O perfil do egresso em Produção Editorial se caracteriza:
- Pela capacidade de atuação no planejamento, produção, processamento e divulgação da informação em diferentes publicações, tanto impressas, online e digitais;
- Pelo domínio da convergência dos processos de produção e edição de texto, áudio e imagem, organizando-os no sentido de conferir clareza, eficiência e adaptação dos produtos editoriais às diferentes linguagens e plataformas em que podem circular;
- Pelo conhecimento teórico e técnico que contribua no planejamento e desenvolvimento de produtos editoriais que considerem novas lógicas de produção, formatos para consumo e dinâmicas de circulação de produtos culturais e midiáticos;
- Pela inserção em diferentes setores do campo da Produção Editorial, com foco nos eixos prioritariamente trabalhados no Curso, como comunicação científica,
- Pela inserção em diferentes setores do campo da Produção Editorial, com foco nos eixos prioritariamente trabalhados no Curso, como comunicação científica, produção editorial para obras gerais e técnico-científicas e produção editorial aplicado ao campo da educação, assim como em outras áreas a serem exploradas;
- Pela capacidade de experimentação e inovação no planejamento e desenvolvimento de produtos editoriais, zelando pelos aspectos éticos, sociais, criativos, técnicos e mercadológicos neles implicados;
- Pelo exercício crítico no desenvolvimento de produtos editoriais, baseando-se em sólido conhecimento do contexto histórico e contemporâneo;
- Pela competência para exercer seu papel editorial enquanto profissional capaz de atuar com ética frente à sociedade e seus pares, de maneira a perceber a atuação enquanto compromisso social e de cidadania.
Santa Maria
Bacharelado
O curso de Comunicação Social - Produção Editorial está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de CLAUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFA, a coordenação substituta de LEANDRO STEVENS e a secretaria de MAURICIO SEVERO.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 46/2015/MEC, publicada no DOU, de 23/01/2015.
Conceitos
Depoimentos
Fotos
Materiais Extra
O curso de Produção Editorial da UFSM é o único curso de graduação da área de editoração da região Sul do país. PE, como é carinhosamente chamado, completa em 2020, 10 anos do ingresso da primeira turma.
O camaleão, escolhido pelos alunos da primeira turma como símbolo do curso, é uma referência à capacidade de adaptação e transformação, da visão em 360º propiciada pelas habilidades desenvolvidas na formação.
Estudantes do curso podem fazer parte como bolsistas ou voluntários do PET CiSA – Programa de Educação Tutorial Ciências Sociais Aplicadas. O grupo é composto por estudantes dos cursos de História, Meteorologia e Produção Editorial da UFSM.