Ir para o conteúdo Descubra Ir para o menu Descubra Ir para a busca no site Descubra Ir para o rodapé Descubra
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Produção Editorial

Produção Editorial

Criado em 2010, o curso de Produção Editorial é um dos quatro cursos de graduação integrantes do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM – campus de Santa Maria. O curso é composto por 8 semestres obrigatórios constituídos por disciplinas, práticas e teóricas, que abordam tanto a área da comunicação quanto questões específicas de produção editorial. Ao longo do curso, os estudantes são capacitados para atuar em três principais eixos:
editoração, audiovisual e mídias digitais, além da possibilidade de continuação de carreira acadêmica, a partir do mestrado e doutorado acadêmico.

Apresentação

Bacharelado

A área de atuação do profissional de Produção Editorial, formado pela UFSM, é ampla: busca despertar o potencial em novas frentes de atuação, com o desenvolvimento de atividades em múltiplas plataformas de mídias (impressa, audiovisual e digital), principalmente voltado à convergência midiática. 

Livros, revistas, vídeos, produtos hipermídia, demais produtos textuais, gráficos e digitais, sejam educacionais, científicos ou de entretenimento são alguns exemplos de produções desenvolvidas em disciplinas ao longo do curso. A proposta experimental e criativa é enfatizada nos ambientes laboratoriais, para capacitar os estudantes para a prática editorial a partir da atuação em disciplinas e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Produção Editorial articula o conhecimento teórico e técnico na experimentação, criação, inovação, planejamento e desenvolvimento de produtos editoriais atento às novas lógicas de produção, formatos para consumo e dinâmicas de circulação de produtos culturais e midiáticos.

As áreas de comunicação científica, de produção editorial aplicada ao campo da educação e da produção editorial para Livros são prioritárias na formação, sendo estas as abordagens trabalhadas nos projetos experimentais ao longo do Curso.

Perfil do Egresso

O perfil do egresso em Produção Editorial se caracteriza:

  • Pela capacidade de atuação no planejamento, produção, processamento e divulgação da informação em diferentes publicações, tanto impressas, online e digitais;
  • Pelo domínio da convergência dos processos de produção e edição de texto, áudio e imagem, organizando-os no sentido de conferir clareza, eficiência e adaptação dos produtos editoriais às diferentes linguagens e plataformas em que podem circular;
  • Pelo conhecimento teórico e técnico que contribua no planejamento e desenvolvimento de produtos editoriais que considerem novas lógicas de produção, formatos para consumo e dinâmicas de circulação de produtos culturais e midiáticos;
  • Pela inserção em diferentes setores do campo da Produção Editorial, com foco nos eixos prioritariamente trabalhados no Curso, como comunicação científica, 
  • Pela inserção em diferentes setores do campo da Produção Editorial, com foco nos eixos prioritariamente trabalhados no Curso, como comunicação científica, produção editorial para obras gerais e técnico-científicas e produção editorial aplicado ao campo da educação, assim como em outras áreas a serem exploradas;
  • Pela capacidade de experimentação e inovação no planejamento e desenvolvimento de produtos editoriais, zelando pelos aspectos éticos, sociais, criativos, técnicos e mercadológicos neles implicados;
  • Pelo exercício crítico no desenvolvimento de produtos editoriais, baseando-se em sólido conhecimento do contexto histórico e contemporâneo;
  • Pela competência para exercer seu papel editorial enquanto profissional capaz de atuar com ética frente à sociedade e seus pares, de maneira a perceber a atuação enquanto compromisso social e de cidadania.

Santa Maria

Bacharelado

O curso de Comunicação Social - Produção Editorial está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de CLAUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFA, a coordenação substituta de LEANDRO STEVENS e a secretaria de MAURICIO SEVERO.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 46/2015/MEC, publicada no DOU, de 23/01/2015.

Conceitos

Conceito de Curso (2013)
4

Depoimentos

“Por tratar-se de um curso ofertado em poucas universidades do Brasil, o contato com alunas graduandas durante o Descubra UFSM no ano de 2017 foi essencial para meu ingresso no ano posterior. A partir do site e das redes sociais do curso eu já tinha em mente sobre quais áreas o(a) Bacharel(a) em Produção Editorial poderia atuar, contudo, nada supera o contato com alguém que está cursando a graduação. Minha forma de retribuir o carinho e acolhimento que o curso oferece foi retornar ao Descubra em 2019, dessa vez, como voluntária apresentando o curso.”
Antônia Tâmara Haag
Acadêmica do sexto semestre de Produção Editorial
"O curso de produção editorial abriu olhares para o mercado editorial e gráfico. Explorando a gama de possibilidades que o curso oferece, proporciona atuação em diversas mídias e narrativas, além de, oferecer um viés para a pesquisa acadêmica, incentivando a fazer pesquisa e construir produtos. Uma formação completa e a FACOS uma segunda casa."
Juliana Segalla
Egressa da primeira turma de Produção Editorial

Fotos

Estudantes e técnicos administrativos do curso de Produção Editorial, gravando com uma câmera sobre um tripé uma menina mexendo no computador, dentro do Laboratório LAPPE de Produção Editorial
Laboratório LAPPE
Uma das turmas de PE sorrindo para uma foto, durante uma roda de conversa sobre o curso
Roda de conversa em disciplina
Diversas pessoas em pé e agachadas com criança e cachorro
Integrantes do grupo PET CiSA
Estudantes de Produção editorial sentadas em uma mesa retangular, realizando as ativides de uma das oficinas de criação
Oficina de experimentação criativa
Estudantes de Produção Editorial sentados em círculo participando da feira do Livro de Santa Maria
Ações do curso na Feira do Livro em 2019

Materiais Extra

O curso de Produção Editorial da UFSM é o único curso de graduação da área de editoração da região Sul do país. PE, como é carinhosamente chamado, completa em 2020, 10 anos do ingresso da primeira turma.

O camaleão, escolhido pelos alunos da primeira turma como símbolo do curso, é uma referência à capacidade de adaptação e transformação, da visão em 360º propiciada pelas habilidades desenvolvidas na formação.

Estudantes do curso podem fazer parte como bolsistas ou voluntários do PET CiSA – Programa de Educação Tutorial Ciências Sociais Aplicadas. O grupo é composto por estudantes dos cursos de História, Meteorologia e Produção Editorial da UFSM.