Letras Espanhol
O egresso da Licenciatura em Letras oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria será capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
Apresentação
Santa Maria
Educação a Distância
O curso de Letras Espanhol Licenciatura presencial, tem como objetivo geral a formação, a distância, de professores para o ensino de Língua Espanhola/Literaturas, licenciatura plena, em nível superior, usando tecnologias de comunicação e informação em diferentes ambientes educacionais, visando sempre à melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica.
Perfil do Egresso
O profissional a ser formado pelo Curso de Letras – Espanhol deve apresentar características de um profissional perfeitamente inteirado das necessidades da sociedade contemporânea e compromissado com uma escola que busca responder a esses anseios. Dele se requer mais que uma compreensão ampla e crítica da sociedade e, por consequência, da função da escola atual; requer-se engajamento com um projeto pedagógico, que se traduz em competências e práticas pedagógicas, como:
– Compromissar-se eticamente com a necessidade de sua inserção na sociedade, com as consequências de sua atuação no mercado de trabalho.
– Compromissar-se politicamente com a formação e o fortalecimento da cidadania.
– Trabalhar coletiva e cooperativamente com a comunidade escolar, colegas de disciplinas, coordenação e planejamento, a fim de tornar o ensino da língua um compromisso de toda a escola da qual ele fizer parte.
– Viabilizar o estabelecimento de parcerias com vistas ao desenvolvimento de ações e à produção interdisciplinar.
– Estar capacitado a reconhecer diferenças culturais, sociais e étnicas entre ele e seus alunos, respeitando-as.
– Saber mediar relações entre os docentes que permitam reconhecer e respeitar diferenças, possibilitando a mesma prática entre os alunos.
– Possibilitar a emergência das autorias, ensinando o aluno a ser autor e não apenas leitor.
– Ser capaz de se manter atualizado.
– Ser capaz de encarar a língua como um sistema dinâmico e em constante transformação, e não como um sistema estático.
– Saber identificar as diferenças entre língua falada e língua escrita.
– Estar apto a refletir sobre a gramática como um conjunto de recursos para interações linguísticas contextualizadas e não como um conjunto de saberes que se esgotam em si mesmo.
– Ser capaz de usar a avaliação como elemento integrante do processo ensino-aprendizagem, uma ferramenta diagnóstica e prognóstica, manuseada de maneira participativa.
– Dominar as tecnologias de informação e de comunicação.
Licenciatura
Santa Maria
O curso de Letras - Espanhol está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Licenciatura - Presencial sendo Noturno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de TAIS DA SILVA MARTINS e a secretaria de AUGUSTO ELIAS PENNA E SOUZA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 9 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido nos termos da Lei Federal n. 3.958/61, de 13/09/1961 e Portaria 641/2020/MEC, publicada no DOU, de 30/12/2020.
Conceitos
Educação a Distância
O curso de Licenc. Letras Espanhol - Literaturas é ofertado na modalidade Licenciatura - EAD. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de AMANDA DA SILVA OLIVEIRA e a coordenação substituta de IVANI CRISTINA BRITO FERNANDES.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.