Jornalismo
O profissional egresso do Curso de Jornalismo da UFSM estará apto a atuar em diferentes contextos da prática profissional em Jornalismo, como em redações de veículos jornalísticos de modelos tradicionais: jornais, revistas, rádio, televisão e internet. Nesses contextos, entretanto, será competente para executar, além das rotinas tradicionais, as técnicas multimidiáticas em notícia e reportagem, podendo exercer atividades jornalísticas em redações organizadas em modelos de multiplataforma.
Além disso, o perfil profissional deste Curso também prepara o futuro jornalista para atuar nos novos campos da comunicação digital no ciberespaço, em diferentes plataformas, como sites de redes sociais, portais, sites, blogs, entre outros. Nesse contexto, também destacam-se as oportunidades de construção independente de conteúdos, com sentido empreendedor. Da mesma forma, a atuação profissional do jornalista proposta neste Projeto Pedagógico de Curso inclui as atividades de assessoria de comunicação em contextos governamentais e não governamentais, institucionais, associativos e/ou sindicais, além de meios de comunicação comunitários.
O Projeto Pedagógico do Curso também permite que o profissional egresso inicie sua carreira de pesquisador e professor, por intermédio da continuidade dos estudos em cursos de Pós-Graduação, como especialização, mestrado e doutorado.
Apresentação
Santa Maria
Frederico Westphalen
Perfil do Egresso
O concluinte do Curso de Comunicação Social – Jornalismo deve estar apto ao desempenho profissional de jornalista, com formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva. Deve ser capaz de atuar como produtor intelectual e agente da cidadania, respondendo à complexidade e ao pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas. Deve possuir os fundamentos teóricos e técnicos especializados no campo jornalístico. Deve ter clareza e segurança para o exercício de sua função social específica, com identidade profissional singular e diferenciada em relação ao campo maior da Comunicação Social.
O perfil do egresso em Comunicação Social – Jornalismo se caracteriza:
a) pela produção de conhecimentos voltados para seleções de acontecimentos factuais sobre a atualidade, bem como pela estruturação e disponibilização de informações que atendam a necessidades e interesses sociais no que se refere ao conhecimento dos fatos, das circunstâncias e dos contextos sociais;
b) pelo exercício da apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos sociais;
c) pelo exercício da tradução social dos fenômenos contemporâneos e disseminação de conhecimento sobre a atualidade de modo a qualificar o senso comum;
d) pelo trabalho em veículos de comunicação e instituições que incluam atividades caracterizadas como de imprensa e de informação jornalística, de interesse geral ou setorial, e de divulgação de informações;
e) pelo exercício de relações entre as funções típicas de jornalismo e as demais funções profissionais ou empresariais existentes na área da Comunicação, e ainda com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais o jornalismo faz interface;
f) pelo exercício de todas as demais atividades que, no estado vigente da profissão, sejam reconhecidas pelo bom senso, pelas entidades representativas ou pela legislação pertinente, como características do jornalista.
Também fazem parte do perfil do formando de Comunicação Social – Jornalismo as capacidades de:
a) compreender o jornalismo como produção de informação e conhecimento para a cidadania;
b) informar, interpretar, opinar, explicar, contextualizar, traduzir, selecionar, hierarquizar e organizar os fatos para relatar o real e instrumentalizar o cidadão a entender seu contexto sócio-político e econômico;
c) constituir-se como um mediador de sentidos que dê vazão às múltiplas visões de mundo;
d) apurar informações em diferentes áreas do conhecimento e redigi-las com domínio do idioma;
e) conduzir entrevistas que se configurem num processo dialógico de comunicação;
f) objetivar não a simples notícia do fato, mas a compreensão do jornalismo como construtor de realidades;
g) manter curiosidade intelectual e autocrítica permanente;
h) adequar o texto jornalístico a públicos amplos e específicos, percebendo as nuances que configuram as diversas linguagens, de acordo com a realidade de cada camada da população;
i) dominar a linguagem jornalística para as diferentes mídias e segmentos sociais;
j) ser capaz de elaborar críticas à mídia e de propor alternativas inovadoras;
k) compreender os mecanismos envolvidos no processo de recepção das mensagens e seu impacto sobre os diversos setores da sociedade, aperfeiçoando o trabalho de edição de informações jornalísticas;
l) ser exigente na busca da verdade, com postura ética e compromisso com a cidadania.
Bacharelado
Santa Maria
Desculpe, algo de errado aconteceu!
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Frederico Wesphalen
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