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Geografia

Geografia

Bacharelado​

A Geografia Bacharelado permite que o profissional atue em múltiplos campos. Trabalhando em grupos e de forma interdisciplinar, essa profissão permite que você conheça e pense o mundo de forma aprofundada e crítica. O (a) Geógrafo(a) é o(a) profissional cuja área de estudo e intervenção é a interação entre a natureza e a sociedade, enfatizando todas as dinâmicas que decorrem dessa relação. O(a) Bacharel(a) possui habilitação para trabalhar com estudos ambientais, planejamento e ordenamento territorial, mapeamentos e entre outras diversas atribuições, definidas pela Lei Federal n° 6.664 de 1979. O órgão que fiscaliza a atuação profissional no Brasil é o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e seus Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA).

Os(as) Geógrafos(as) se ocupam de trabalhos que envolvem o meio físico, por meio de mapas, estudos climatológicos, pensam sobre o relevo ao estudarem geologia e geomorfologia, potencializam a geoconservação, discutindo sobre a paisagem, lugar, território e região, mas também se ocupam de questões sociais, pensando sobre economia, política, desigualdades sociais e saúde. Tal fato é elucidado durante a pandemia da COVID-19, onde inúmeros Geógrafos e Geógrafas se dedicaram a mapear e entender esse fenômeno, contribuindo para a redução de danos e auxiliando a promoção de políticas públicas para a contenção das infecções pelo “novo” coronavírus.

O mercado de trabalho está aquecido e em constante crescimento para os(as) Geógrafos(as) em função da crescente preocupação da sociedade com o ambiente, assim como sobre a necessidade de pensar e planejar o ordenamento territorial. Para isso, por meio de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), produção, consulta e análise de bancos de dados e geração e informação confiável sobre o mundo, esse(a) profissional pode colaborar em distintos campos do conhecimento e atuar em prol de um mundo melhor.

A atuação profissional pode ocorrer em agências públicas e privadas. Pode-se destacar a atuação dos(as) Geógrafos(as) em instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Planejamento, Agência Nacional de Águas (ANA) e diversos órgãos estaduais e municipais e em empresas de engenharia, consultoria ambiental, gestão ambiental, geomarketing, entre outras. Além disso, é possível seguir carreira acadêmica ingressando em uma Pós-graduação com, por exemplo, o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da UFSM.

Licenciatura

A educação é a ferramenta mais poderosa para mudarmos o mundo e construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Por meio de metodologias de ensino inovadoras, práticas comprometidas com a realidade e com reconhecimento das características e desafios de cada comunidade escolar o(a) professor(a) de Geografia pode colaborar, efetivamente, para o desvelamento do mundo. Assim, o(a) Licenciado(a) em Geografia pode ministrar aulas nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, bem como realiza assessoria pedagógica e para ministrar cursos de curta duração em temas pertinentes às áreas de estudo afins à Geografia.

Ao desenvolver diversificados projetos e pesquisas voltados a educação e ao ensino de Geografia, pode efetivamente contribuir para (re)pensarmos a educação brasileira e possibilitarmos que os estudantes aprendam de forma mais prazerosa, lúdica e capaz de desperta o pensamento crítico-reflexivo, promovendo intervenções conscientes no seu espeço vivido. O(A) docente pode atuar, ainda, no reconhecimento, levantamento, planejamento e pesquisa nas áreas da Geografia, considerando-a a ciência que estuda a interface sociedade e natureza e buscando superar as dicotomias que ainda permanecem no seu campo de atuação, como a divisão Geografia Física e Geografia Humana. Suas pesquisas e proposições podem estar ligadas a temática ambiental, ao urbano e ao rural.

Além disso, por meio de práticas pedagógicas conectadas com os estudantes do século XXI, o(a) professor(a) de Geografia pode motivá-los a entenderem o lugar onde vivem, bem como trabalhar de forma interdisciplinar e integrada com todas as disciplinas da Educação Básica. Pelo objeto de conhecimento da Geografia, conseguimos transitar por diferentes temas e assuntos e contribuir com discussões pertinentes ao espaço escolar e a aprendizagem significativa dos estudantes.

Este profissional pode atuar na Educação Básica em Escolas Federais, Estaduais, Municipais, tanto públicas como particulares; ministrar aulas em cursinhos de diversos seguimentos; atuar em centros de formação não-formais e espaços de produção do conhecimento, como: museus e organizações não-governamentais em projetos diversos. Além disso, é possível seguir carreira acadêmica ingressando em uma Pós-graduação com, por exemplo, o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da UFSM, ou o Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional, também, com coordenação na UFSM.

Apresentação

Bacharelado​

Licenciatura - EaD

Perfil do Egresso

Bacharelado​

No exercício de sua profissão, é de competência do Bacharel em Geografia:

– Avaliar a utilização dos recursos naturais, bem como os impactos ambientais decorrentes de seu uso e manejo, propor medidas de contenção, correção ou controle da degradação ambiental e assessorar órgãos, empresas e instituições na elaboração e implementação de políticas e projetos ambientais e/ou territoriais;

– Propor, planejar, executar e coordenar projetos e programas e políticas ambientais;

– Propor, planejar e executar projetos de turismo;

– Planejar a utilização de uma linguagem científica na solução de um problema geográfico;

– Elaborar e avaliar mapas temáticos, representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos.

– Desenvolver investigações científicas sobre os aspectos socioeconômicos, políticos e ambientais e os processos deles resultantes;

– Delimitar e caracterizar regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial;

– Elaborar mapeamentos geo-humanos, com vista ao planejamento geral e regional;

– Analisar e elaborar estudos e planejamento das bases físicas e geoeconômicas das áreas urbanas, agrárias e regionais;

– Desenvolver, executar atividades ligadas ao cadastro urbano e rural;

– Delimitar a divisão administrativa da União, dos Estados, dos Territórios e Municípios;

– Analisar e interpretar as condições hidrológicas das bacias fluviais;

– Realizar estudos da estruturação ou reestruturação dos sistemas de circulação viária, de transportes e de revitalização de áreas centrais urbanas;

– Exercer atividades de coordenação de projetos e consultorias na área de Geografia;

Licenciatura

– Exercer atividades de docência do Ensino Fundamental e Médio.

– Participar de forma integrada, em equipes multidisciplinares e nos programas de educação em ambiente escolar, de sistema de ensino e de comunidade.

– Desenvolver metodologia científica na realização das atividades de planejar, executar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

Santa Maria

Bacharelado​

O curso de Geografia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS HUMANAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de NATÁLIA LAMPERT BATISTA, a coordenação substituta de CLEDER FONTANA e a secretaria de GUSTAVO BESSAUER NAKASHIMA.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 9 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido pela Portaria n. 511/1979/MEC, publicada no DOU, de 05/04/1979 e Portaria n. 921/2018/MEC, publicada no DOU, de 28/12/2018.

Conceitos

Conceito Preliminar de Curso (2021)
5
ENADE (2021)
4

Licenciatura

O curso de Geografia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Licenciatura - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS HUMANAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de NATÁLIA LAMPERT BATISTA, a coordenação substituta de CLEDER FONTANA e a secretaria de GUSTAVO BESSAUER NAKASHIMA.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 9 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido nos termos da Lei Federal n. 3.958/61, publicada no DOU, de 22/09/1961 e Portaria n. 153/2023/MEC, publicada no DOU, de 22/06/2023.

Conceitos

Conceito de Curso (2004)
5
Conceito Preliminar de Curso (2021)
4
ENADE (2021)
4

Educação a Distância

Depoimentos

Fotos

Santa Maria

Camionete vermelha, com uma caçamba, colocando pó branco nas plantações
Núcleo de Estudos Regionais e Agrários
Alunos do curso de geografia no diretório acadêmico
Diretório Acadêmico da Geografia

Educação a Distância

Reunião com integrantes do NTE para avaliação do curso de Geografia EaD pelo MEC
Reunião com integrantes do NTE para avaliação do curso de Geografia EaD pelo MEC
Duas acadêmicas do curso de Geografia - UFSM do Polo UAB Tapejara grampeando um mapa Mundo a uma mesa
Acadêmicos do curso de Geografia - UFSM do Polo UAB Tapejara realizaram um trabalho voluntário na Escola Municipal de Ensino Fundamental Giocondo Canali
Pessoas em pé na frente de sala de aula
MEC avalia curso de Geografia EaD da UFSM

Materias Extra

Santa Maria

Card preto com ilustração de pessoas estudando com texto: Venha fazer parte dessa história e construir o futuro que você deseja!
Card preto com ilustração do Universo e texto: "O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir. Milton Santos.
Card preto com ilustração de pessoas e planetas e explicações sucintas de Geografia Bacharelado e Licenciatura.

Educação a Distância

https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/criacao-de-material-didatico/#geografia

 

Videoaulas Geografia EAD:

Polos

Sapiranga
Serafina Corrêa
Tapejara
Três Passos
Notícias no Facebook sobre o curso de Licenciatura em Geografia EAD: