O Campus Frederico Westphalen é uma das Unidades Universitárias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O pontapé inicial para a implantação de um campus da UFSM em Frederico Westphalen foi o parecer 031/05, assinado em 20 de julho de 2005. O objetivo principal da implantação foi promover a interiorização do Ensino Superior gratuito e de qualidade e, assim, impulsionar o desenvolvimento da Região Norte do Estado.
Atualmente, o campus conta com seis cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas, Sistemas de Informação. Conta também com Mestrado em Agronomia: Agricultura e Ambiente e Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental.
Site do campus
Acontece na UFSM Frederico Westphalen
II Simpósio Internacional de Comunicação
Simpósio de Atualização em Agronomia
Projeto SmartFred
DTG Vaqueano Blau Nunes realiza Entrevero
Parceria entre UFSM-FW e prefeitura Municipal
Ação (com)vida ao bem estar social em tempos de pandemia
Projeto de combate à desinformação na pandemia alcança 47 rádios do interior e sete mil pessoas nas redes sociais
PET Engenharia Florestal promove Mateada da Florestal na UFSM/FW
Membros do PET Ciências Agrárias da UFSM-FW publicam boletins técnicos em site da revista Novo Rural
Departamento de Tecnologia da Informação da UFSM-FW faz parceria com a Amazon para formação em tecnologias na Nuvem
Reduzindo desperdício
Sobre a cidade Frederico Westphalen
A cidade
O município de Frederico Westphalen está situado na região do Médio Alto Uruguaio, Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (próximo à Santa Catarina), a uma altitude de 566 metros acima do nível do mar. Atualmente, a cidade possui 31.498 habitantes, de acordo com estimativas feitas pelo IBGE em 2020. Frederico Westphalen também é considera como centro regional da microrregião homônima do estado, ao ocupar uma área de 264,53 km².
A atividade econômica da cidade é composta, principalmente, por empresas e organizações como indústrias, comércio e transportes. O clima subtropical que perdura durante o ano, contribui para visitação de cachoeiras, além dos pontos turísticos que incluem a Catedral de Santa Antônio, o Santuário Schoenstatt e o Cristo Rei.
Fundação
O destino das águas medicinais do Prado e do Mel, hoje municípios de Vicente Dutra e Iraí, atraiu os primeiros migrantes para as terras da região. Em 1918, inciou-se então, a abertura da picada para a construção da estrada, apoiado pelo Dr. Frederico Westphalen e sua comitiva, rumo às Águas do Mel.
Catedral Santo Antônio
Considerada a 7º maravilha arquitetônica religiosa do Brasil, a Catedral Diocesana de Santo Antônio levou 9 anos para ser construída por Tecciano Bettanin e Otavio Guidini, sendo concluída em 1960. Sua estrutura se mistura as formas tracionais do estilo gótico e moderno, tendo 53m de comprimento, 33m de largura e duas torres de 56m de altura.
Monumento Cristo Rei
É uma capela feita com pedras de basalto com uma imagem de Cristo em bronze no alto de uma colina, a 7 quilômetros da cidade. A capela foi construída por Lindo A. Cerutti; um ex-prefeito ligado à igreja. Próximo ao local tem um lago muito lindo e tranquilo, e uma loja de artesanato que vende relíquias e lembrancinhas do local.
Cachoeira da Faguense
Está localizada no Parque Municipal Faguense; onde tem um local de camping com quadra de futebol. A cachoeira Faguense tem 20 m de altura, e fica próxima a uma gruta de N. Senhora de Lourdes.
Salto do Yucumã
O Salto do Yucumã é uma cachoeira que tem 1.800 metros de extensão longitudinal, a maior queda d’água horizontal no mundo; e está localizado no município de Derrubadas dentro do Parque Estadual do Turvo a 70 km de Frederico Westphalen.
Ametista do Sul
A 26 km de Frederico Westphalen, na cidade de Ametista do Sul, encontra-se O Ametista Parque, um lugar que vale a pena uma visita. É incontestável o encantamento que provoca em quem chega pela primeira vez. A exuberância dos minerais de raríssima beleza; um meteorito raro de aproximadamente 140 Kg, e também a pedra Ametista mais valiosa extraída até hoje, pesando 2.5 toneladas, são os atrativos do local.
Habitação
A cidade de Frederico Westphalen conta com hotéis, casa e quartos para alugar, além de pensões. Para os estudantes em situação de vulnerabilidade, a Universidade Federal de Santa Maria disponibiliza a Casa do Estudante Universitário (CEU), localizada em um prédio anexo ao campus. Ao todo são dois blocos com 18 apartamentos (Bloco A e Bloco B), sendo que cada apartamento possui duas vagas, totalizando 72 vagas de moradia estudantil.