Fonoaudiologia
O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, e atua em ensino, pesquisa e consultoria. Pode compor equipes com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos.
Trabalha nos setores público e privado, em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, creches e berçários. Em emissoras de rádio e televisão, auxilia apresentadores e atores na postura da voz. Para exercer a profissão é exigido registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia.
Apresentação
Bacharelado
Perfil do Egresso
O Curso de Fonoaudiologia se propõe a formar profissionais generalistas com sólida formação profissional e humanística, buscando integrar o “saber, saber-fazer, saber-ser”.
Deverão ser aptos a atuar na saúde da comunicação humana, pesquisando, prevenindo, avaliando, diagnosticando, (re)habilitando, aperfeiçoando e aplicando seus conhecimentos com responsabilidade e ética. Tais profissionais deverão ser capazes de adotar uma conduta humanizada, bem como uma postura crítico-reflexiva, comprometendo-se com o bem estar de comunidade.
O fazer fonoaudiológico deverá envolver raciocínio lógico, habilidade de comunicação, discernimento, capacidade de decisão frente a situações inusitadas, criatividade, flexibilidade, sensibilidade, abertura para trocas interpessoais e inovações.
Santa Maria
Bacharelado
O curso de Fonoaudiologia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS DA SAÚDE. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de LENISA BRANDÃO e a coordenação substituta de SIMONE NICOLINI DE SIMONI.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pelo Decreto n. 76.316/75, publicado no DOU, de 22/09/1975 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.
Conceitos
Depoimentos
Fotos
Materiais Extra
Áreas de atuação:
– Audiologia: elaborar programa de prevenção e promoção da saúde auditiva. Realizar diagnóstico audiológico e reabilitação, e selecionar e adaptar próteses auditivas.
– Disfagia: diagnosticar e tratar pacientes com transtornos da deglutição.
– Fonoaudiologia educacional: promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.
– Fonoaudiologia neurofuncional: avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
– Fonoaudiologia do trabalho: desenvolver programas de conservação auditiva, detectar e diagnosticar riscos fisiológicos em situações reais, e possibilitar a permanência do profissional no trabalho em sua plena capacidade.
– Gerontologia: prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os transtornos relacionados a audição, equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.
– Linguagem: prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.
– Motricidade orofacial: prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Realiza também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.
– Neuropsicologia: prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os transtornos que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.
– Saúde coletiva: construir estratégias de planejamento e gestão, e atuar na atenção à saúde a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
– Voz: prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantores, jornalistas, atores e professores, na postura vocal em suas atividades.
– Fluência: prevenir, identificar, avaliar, diagnosticar, gerenciar e reabilitar as tipologias das disfluências típicas e atípicas para intervenção nos transtornos da fluência, assim como realizar promoção e o aprimoramento da fluência verbal.
– Perícia Fonoaudiológica: permita a identificação biométrica e característica da funcionalidade do sujeito, englobando aspectos perceptivos visuais, auditivos, tátil-cinestésicos e motores.