Fisioterapia
O fisioterapeuta trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como exercícios e massoterapia (massagem). Este profissional diagnostica e trata problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura. Aplica terapias que têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos específicos, além de ajudar na recuperação de acidentados e pessoas com distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, ele trabalha com idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.
Apresentação
Perfil do Egresso
As Competências e Habilidades Gerais e Específicas ao egresso do Curso de Fisioterapia da UFSM envolvem:
– Capacidade para desenvolver ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, proteção à saúde e reabilitação, tanto em nível individual quanto coletivo, na perspectiva da integralidade da assistência e postura crítica reflexiva.
– Habilidade para articular o fazer profissional de maneira integrada e permanente, por meio de ações interdisciplinares e intersetoriais, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade, planejar e propor ações resolutivas para os mesmos.
– Desenvolvimento de seus serviços de acordo com os mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e da bioética, em todos os níveis de atenção à saúde, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra ao ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.
– Competência para planejar, gerenciar e desenvolver o trabalho junto aos serviços de Fisioterapia em nível ambulatorial, hospitalar, bem como na atenção primária em saúde, na esfera pública e privada, sensibilizados e comprometidos com o ser humano e, especificamente, à saúde cinético funcional.
– Competência para planejar, gerenciar e administrar equipes e de serviços, na assistência pública e privada, nos diferentes níveis de complexidade; assim como no planejamento público em saúde, seja ele municipal, regional, estadual ou nacional.
– Capacidade de liderança e empreendedorismo sabendo servir, buscando sempre a humanização da atenção daquele sob os seus cuidados.
– Competência e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas, principalmente em evidências científicas.
– Destreza e habilidade de comunicação verbal e não-verbal, de escrita, leitura e informação para o exercício profissional articulado ao contexto social, cultural político e econômico.
– Capacidade de trabalhar em equipe multiprofissional e aptidão para a prática interdisciplinar, assumindo atitudes de liderança que envolva compromisso, responsabilidade e tomada de decisões, desde a gestão até o cuidado em saúde propriamente dito.
– Realização de consultorias e autorias do âmbito de sua competência profissional, bem como emissão de laudos, pareceres, atestados e relatórios respeitando os princípios éticos inerentes ao exercício profissional da Fisioterapia.
– Reconhecimento da saúde e condições dignas de vida como direito de todo cidadão brasileiro atuando de maneira a proporcionar a integralidade da assistência reconhecendo o movimento humano nas suas múltiplas dimensões e manifestações.
– Sensibilidade e criatividade para contribuir de maneira efetiva para a manutenção da saúde e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade.
Santa Maria
Bacharelado
O curso de Fisioterapia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS DA SAÚDE. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de JEFFERSON POTIGUARA DE MORAES e a coordenação substituta de ANA LUCIA CERVI PRADO.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 58/1980/MEC, publicada no DOU, de 16/01/1980 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.