Engenharia Elétrica
A atuação do engenheiro eletricista é regulamentada pela Resolução nº 218 do CONFEA e, a partir de agosto de 2005, pela Resolução nº 1010 do CONFEA. Nestas, são discriminadas as atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O campo de atuação profissional do engenheiro eletricista é bastante diversificado, compreendendo desde grandes empresas públicas e privadas, empreendimentos próprios ou atuação autônoma. O mercado de trabalho é caracterizado, além da diversidade, por variações relativamente rápidas, atreladas aos períodos de retração e expansão da economia e das políticas para o desenvolvimento da infraestrutura. Em sua atuação, o profissional formado pelo Curso de Engenharia Elétrica da UFSM poderá estar habilitado à atuação nas áreas de eletrônica, comunicações ou eletrotécnica, conforme matriz curricular cumprida pelo estudante durante o Curso. A formação profissional proposta pelo Curso de Engenharia Elétrica da UFSM, Campus de Cachoeira do Sul, almeja que o estudante possa buscar de fato as competências, não apenas nas atividades previstas em lei, mas nas diversas outras áreas de atuação exercidas atualmente pelos engenheiros eletricistas, exercitando a prospecção de oportunidades no mercado de trabalho. O reconhecimento dessa realidade e sua consideração no contínuo planejamento do Curso são muito importes, pois a cada dia abrem-se novas oportunidades de atuação para o engenheiro. Esse nível de conscientização pode ser atingido através da prática do planejamento profissional desde os primórdios do Curso.
Perfil do Egresso
O perfil do profissional do Curso de Engenharia Elétrica, incluindo suas habilidades e capacidades, é definido com base nos objetivos propostos e na consideração de que este profissional deve ser um agente da consolidação desses objetivos na sociedade.
Perfil: o profissional formado no Curso de Engenharia Elétrica deve ser dotado de capacidade para conceber projetos e soluções adequados às necessidades da sociedade e principalmente de executá-las.
Os requisitos para essa tarefa não são poucos. Antes de tudo, ele deve ser capaz de identificar as necessidades da sociedade e as oportunidades relacionadas, o que requer uma sintonia com o meio em que vive e um bom nível de informação (olhar crítico sobre o panorama atual, capacidade de busca e interpretação de informações). Uma vez identificados os problemas e oportunidades, o profissional deve ter a capacidade de articular e implementar soluções otimizadas (quanto ao custo, a complexidade, a acessibilidade, a manutenção, etc…). Esta etapa pode envolver o planejamento, a captação de recursos, motivação de parceiros, a execução do projeto em si e também a manutenção de seus resultados.
Na construção das habilidades enumeradas no parágrafo anterior, são requeridas criatividade, iniciativa, sociabilidade, capacidade de expressão (incluindo as formas gráfica, oral e escrita, inclusive em idioma estrangeiro), organização, liderança, comprometimento social, postura ética e moral, capacidades técnica e científica elevadas.
Bacharelado
Santa Maria
O curso de Engenharia Elétrica está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como ENGENHARIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de DIEGO BERLEZI RAMOS, a coordenação substituta de LUCAS VIZZOTTO BELLINASO e a secretaria de DOUGLAS MEDEIROS DORNELES.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido nos termos da Lei Federal n. 3.834-C, publicada no DOU, de 20/12/1960 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.
Conceitos
Cachoeira do Sul
O curso de Engenharia Elétrica está localizado em Campus Cachoeira do Sul na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como ENGENHARIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de PAULO CÉSAR VARGAS LUZ, a coordenação substituta de LAURA LISIANE CALLAI DOS SANTOS e a secretaria de LEANDRO CARDOSO DE OLIVEIRA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Portaria SERES/MEC nº 158, de 23/04/2024