Engenharia Civil
O engenheiro civil possui um amplo mercado de trabalho, em função de suas inúmeras atribuições. A maior demanda de atuação do engenheiro civil provém de escritórios e empresas de construção, de materiais de construção e indústrias urbanas. No setor público, pode desenvolver atividades ligadas ao planejamento, saneamento, construção civil e transportes.
A Engenharia Civil é uma modalidade muito abrangente, podendo-se atuar na área consultiva e de construção.
A Engenharia Consultiva permite ao profissional projetar qualquer tipo de obra: edifícios, galpões, estradas, barragens, pontes, ferrovias, entre outros. Cada tipo de obra é composta por diversos tipos de projetos.
Perfil do Egresso
Um profissional consciente de sua responsabilidade profissional e social, inserido no mundo produtivo, mantendo-se atualizado e contribuindo, efetivamente, utilizando-se da tecnologia adquirida, em prol do desenvolvimento da sociedade em que vive.
Competências e Habilidades
Considerando o perfil desejado para o engenheiro civil, o formando deverá desenvolver as seguintes competências e habilidades para o exercício das suas atividades profissionais:
- aplicar os conhecimentos tradicionais da matemática, da química e das ciências físicas, aliados às técnicas e ferramentas modernas para o desempenho das atribuições profissionais da engenharia civil;
- Projetar e conduzir experimentos, assim como analisar e interpretar resultados;
- Projetar sistemas, componentes e processos que os constituem, bem como outras atividades pertinentes de sua profissão;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Diagnosticar e apresentar soluções aos problemas de engenharia;
- Compreensão da ética e responsabilidade profissional;
- Comunicar-se efetivamente em suas diversas formas;
- Entender o impacto das soluções da engenharia no contexto sócio-econômico e ambiental;
- Engajar-se no processo de aprendizagem permanente.
Santa Maria
Bacharelado
O curso de Engenharia Civil está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como ENGENHARIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de ELISANDRA MAZIERO, a coordenação substituta de DEBORA MISSIO BAYER e a secretaria de DOUGLAS MEDEIROS DORNELES.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido nos termos da Lei Federal n. 3.834-C, publicada no DOU, de 20/12/1960 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.
Conceitos
Depoimentos
Fotos
Materias Extra
Áreas de Atuação
A Engenharia Civil é uma modalidade muito abrangente, podendo-se atuar na área consultiva e de construção.
A Engenharia Consultiva permite ao profissional projetar qualquer tipo de obra: edifícios, galpões, estradas, barragens, pontes, ferrovias, entre outros. Cada tipo de obra é composta por diversos tipos de projetos.
Fundações: Através do conhecimento do tipo de solo, no local onde será implantada a obra, das características da edificação a ser construída, o engenheiro específica e dimensiona o tipo de fundação adequada.
Estruturas: O profissional projeta o “esqueleto” da edificação, de maneira a proporcionar segurança e o máximo desempenho durante a vida útil.
Infraestrutura e planejamento urbano: o engenheiro civil pode projetar e executar grandes obras de infraestrutura a exemplo de pontes, viadutos, rodovias e ferrovias. Além disso, pode atuar na esfera pública, na criação e desenvolvimento de planos diretores e de mobilidade urbana.
Instalações: O engenheiro civil pode atuar no projeto e execução de instalações prediais hidrossanitárias (água e esgoto), elétricas e de prevenção contra incêndios (PPCI).
Materiais: Através do estudo da Ciência dos Materiais, pesquisas e ensaios em laboratórios, o profissional se intera dos materiais, suas características e propriedades, Dessa forma, adquire conhecimento para determinar quais são os materiais que melhor atendem as solicitações e exigências do projeto que se pretende construir.
Tecnologia e Produção: O engenheiro visa a racionalização de projetos e obras, de maneira a otimizá-los, aumentando a produtividade, reduzindo o desperdício de materiais e mão-de-obra, além de prezar por fatores como ergonomia e qualidade.
Patologias: O profissional faz o diagnóstico das construções, determinando as possíveis causas das deteriorações, bem como especifica reparos necessários.
Incorporações e Empreendimentos: O engenheiro, muitas vezes atuando como empresário, estuda a viabilidade econômica do empreendimento.
Concurso Pontes de Espaguete
O Grupo PET Engenharia Civil organiza, todo o ano, o concurso denominado Pontes de Espaguete. Abrangendo todos os semestres do curso de Engenharia Civil e Arquitetura da UFSM, possui o objetivo de, por meio da confecção de uma ponte em espaguete, proporcionar aos alunos da graduação a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas, de maneira prática e lúdica, garantindo não só a oportunidade de refinar conhecimentos técnicos e estimular o trabalho em grupo, como também proporcionar um aprimoramento profissional por meio das premiações.
Copa PET Mola
A Copa PET Mola realizada pelo grupo PET Engenharia Civil da UFSM, possui o objetivo de promover, por meio do uso do material didático Mola Structural Model, a aplicação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas de desenho técnico e estruturas. A Copa envolve todos os semestres do curso de Engenharia Civil da UFSM, e baseia-se no cálculo e representação de estruturas isostáticas e hiperestáticas incentivando o estudo e o trabalho em equipe.
PET Engenharia Civil
O PET (Programa de Educação Tutorial) é um programa do Governo Federal vinculado ao MEC (Ministério da Educação). O PET Civil iniciou suas atividades em abril de 2013, com um docente tutor e 12 alunos bolsistas, aprovados em processo seletivo. Atualmente, tem como tutor o Prof. Dr. André Lübeck. Os integrantes são responsáveis por organizar e promover atividades extracurriculares, como palestras, minicursos, visitas técnicas, concursos, entre outros projetos que contemplem ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, contribuem para o desenvolvimento dos acadêmicos no curso de Engenharia Civil, assim como para uma melhor integração dos mesmos.
E-mail: petegcufsm@gmail.com
Facebook: facebook.com/petcivilufsm
Instagram: instagram.com/petcivilufsm
Equipe Concretauras
A equipe Concretauras foi criada por alunos de diversos semestres do curso de Engenharia Civil com a orientação do Professor Erich Rodriguez para participar dos Concursos que acontecem no Congresso do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Em sua primeira participação, entre 46 equipes inscritas, conquistaram o terceiro lugar na competição do Concreto Colorido de Alta Resistência (COCAR). A equipe também tem um mascote super carismático, o Cocarino.
Instagram do Cocarino: https://www.instagram.com/cocarino_concreto/
Empresa Base Jr.
Fundada em 2012 por estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria, a Base Jr hoje realiza, juntamente com estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, serviços da área de engenharia e arquitetura para o mercado de Santa Maria e região. A empresa faz parte do Movimento Empresa Júnior (que teve origem na França em 1967) e encontra respaldo legal no Brasil através da Lei nº 13267/16.
Contatos:
https://www.instagram.com/oficialbasejr/
https://www.facebook.com/EmpresaBaseJr
Aulas Práticas:
Visando aprimorar a metodologia de ensino, as aulas práticas são ferramentas muito úteis, visto que, em diversas vezes, a prática traz uma visão mais clara, daquilo que é estudado dentro da sala de aula. O curso de Engenharia Civil da UFSM tem algumas cadeiras teórico-práticas, onde teoria e prática caminham lado a lado visando o melhor entendimento dos alunos. Alguns exemplos são as cadeiras de Materiais de Construção Civil e de Topografia.
LMCC
O Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC) dá suporte a diversas disciplinas do curso de Engenharia Civil da UFSM, atendendo aproximadamente 200 alunos por semestre. O laboratório conta com uma grande variedade de equipamentos que possibilitam a realização dos mais importantes ensaios, testes e experiências com materiais utilizados na construção civil.
Contato: lmcc@ct.ufsm.br
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária (GEPPASV) foi criado com o intuito de modernizar a atualizar o Laboratório de Pavimentação da UFSM, o que possibilitou o desenvolvimento de diversos estudos e pesquisas sobre os mais variados assuntos no ramo da Pavimentação. O laboratório atualmente é um dos mais completos da América Latina e possui uma gama de equipamentos de última geração disponíveis para auxiliar pesquisadores e estudantes.
Grupos de Pesquisa e Iniciação Científica:
A pesquisa é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento da ciência e da nação. Por este motivo, o curso de Engenharia Civil da UFSM incentiva seus acadêmicos a participarem de projetos de pesquisa como alunos de iniciação científica. Atualmente, a universidade conta com vários grupos de pesquisa que abrangem as mais diversas áreas do curso. Alguns deles podem ser conferidos a seguir: