Engenharia Aeroespacial
O Engenheiro Aeroespacial atua nas áreas de pesquisa científica e aplicada, desenvolvidas em institutos de pesquisa, empresas e universidades, também podendo atuar nos diversos segmentos da indústria aeronáutica, da aviação e das indústrias de alta tecnologia. Assim, é possível realizar estágio em empresas nacionais e estrangeiras.
Apresentação
Bacharelado
A Engenharia Aeroespacial foi considerada, nos últimos 4 anos, área estratégica para o país. Sendo assim, a tendência é que esta seja especificamente incentivada. O Brasil, atualmente, importa muita tecnologia deste setor, fato que deve ser revertido no correr dos anos.
O Engenheiro Aeroespacial será um profissional bastante completo para que possa atuar em todos os setores da mobilidade aérea. Estará apto a atuar na indústrias aeronáutica, desde o setor civil até aplicações militares, bem como no setor aeroespacial propriamente dito, compreendendo veículos lançadores e sistemas de propulsão, bem como modelagem atmosférica, projeto e controle de satélites e seus subsistemas, assim como sondas e espaçonaves e estações orbitais. Estará apto também a atuar no mercado metal-mecânico geral, uma vez que terá uma formação próxima com a da engenharia mecânica.
O mercado está em expansão, sendo atualmente uma carência nacional em uma área estratégica para o país. O parque industrial nacional específico é ainda modesto, porém com grandes previsões de crescimento no futuro. Além disso, é um mercado de trabalho bastante internacionalizado, com diversas oportunidades também no exterior.
Perfil do Egresso
O Engenheiro Aeroespacial é o profissional com sólido conhecimento técnico-científico associado ao desenvolvimento da criatividade e à capacidade de se adaptar aos novos desafios tecnológicos na pesquisa, projeto, controle, modelagem, análise, desenvolvimento ou implantação de serviços, produtos ou sistemas aeroespaciais.
Santa Maria
Bacharelado
O curso de Engenharia Aeroespacial está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como ENGENHARIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de MARCOS DANIEL DE FREITAS AWRUCH, a coordenação substituta de NATÁLIA DE FREITAS DAUDT e a secretaria de DIEGO JOÃO CARGNIN.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Portaria SERES/MEC nº82, de 15 de Março de 2024
Conceitos
Fotos
Materiais Extra
Características do Curso
Forte base conceitual em Física, Matemática e Química.
Conteúdos profissionalizantes sobre aeronaves, foguetes e tecnologia espacial: estruturas, motores, aerodinâmica, mecânica de voo, controle e sistemas.
Multidisciplinaridade: o Curso possui fundamentos e aplicações das Engenharias Mecânica, Elétrica e Controle e Automação. Disciplinas complementares, de interesse Aeroespacial, podem ser cursadas em qualquer outra Engenharia da UFSM.
Método moderno de ensino, com disciplinas de Concepção, Projeto, Implementação e Operação (CPIO), baseado no método CDIO, desde o primeiro ano de curso.
Motivação
O Brasil tem a terceira maior empresa de aeronáutica do Mundo, a EMBRAER, é a Terra do Pai da Aviação Santos Dumont, possui tradição em satélites com o INPE e teve bons avanços em foguetes na década de 80.
Dada a sua extensão territorial e importância de sua economia, o país ainda tem carência muito significativa nos setores aeronáutico, espacial e aplicações associadas, incluindo a defesa nacional. Existem grandes lacunas e oportunidades na aviação regional, aeronaves não tripuladas, lançamento de satélites, sondagem atmosférica, missões satelitais, etc.
É necessária a formação de profissionais com forte base conceitual, visão sistêmica e habilidades de gestão de projetos e interpessoais, de tal forma a impulsionar a Ciência, Tecnologia, Indústria, Serviços e Economia Aeroespacial Brasileira.
Grupos de Pesquisa