
Engenharia Acústica
A Engenharia Acústica representa o ramo das engenharias que trabalha com questões relacionadas ao som e às vibrações. O papel do(a) Engenheiro(a) Acústico(a) concentra-se na investigação e no entendimento dos mecanismos de produção, transmissão e recepção do som, bem como no desenvolvimento de estratégias para o seu controle e manipulação. Dentro desse contexto, a Engenharia Acústica pode ser aplicada tanto na alteração e mitigação de sons/vibrações indesejáveis, o que se costuma chamar de controle de ruído/vibrações, quanto no projeto de fontes sonoras com finalidades específicas.
O controle de ruído/vibrações tem se tornado um importante segmento da Engenharia Acústica devido às evidências, cada vez mais concretas, dos efeitos negativos do ruído/vibrações à saúde e ao bem estar do ser humano. Nesse sentido, o trabalho do do(a) Engenheiro(a) Acústico(a) volta-se para a implementação dos princípios físicos da mecânica no desenvolvimento de métodos de projeto para o controle e isolamento sonoro em inúmeros ambientes aos quais os seres humanos estão expostos. Tais ambientes incluem automóveis, aeronaves, plantas industriais, ambientes de trabalho e, sobretudo, ambientes domésticos. O controle de ruído se encarrega ainda em realizar o mapeamento e a análise de regiões e sistemas acometidos por altos níveis de pressão sonora.
Apresentação
Bacharelado
Perfil do Egresso
O curso confere, ao profissional egresso, um conhecimento multidisciplinar, distribuído numa carga horária total de 3.750 horas, sendo recomendado para integralização em nove semestres mais um semestre de estágio. O curso é diurno e oferece atividades teóricas e práticas em laboratório. É desenvolvido a partir das disciplinas básicas dos cursos de Engenharia, centradas em Matemática e Física, com diferencial de incorporar conhecimentos de Música para Engenharia. As disciplinas específicas compreendem áreas das engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, direcionadas para a Acústica, de forma a atender conteúdos como: construção civil, eletrônica, análise de sinais, circuitos elétricos, controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e de edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança. O profissional egresso, além das disciplinas básicas e específicas, poderá adquirir formação complementar em áreas relativas a: empreendedorismo, engenharia econômica, metodologia da pesquisa e línguas estrangeiras.
Santa Maria
Bacharelado
O curso de Engenharia Acústica está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como ENGENHARIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de CHRISTIAN DOS SANTOS, a coordenação substituta de WILLIAM D'ANDREA FONSECA e a secretaria de MARCELO ROBERTO BECKER.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 216/2014/MEC, publicada no DOU, de 31/03/2014 e Portaria n. 921/2018/MEC, publicada no DOU, de 28/12/2018.
Conceitos
Depoimentos
Fotos









