Ciências Sociais
Os dois cursos de graduação em Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, tratam das bases científicas e pedagógicas de formação, nesse sentido, o Projeto de cada um define os objetivos e parâmetros visando caracterizar e definir o perfil profissional do egresso, bem como incorporar a legislação vigente para o ensino superior. Assim, este Projeto é o instrumento que orienta as ações políticas e didático-pedagógicas no âmbito institucional da graduação.
Perfil do Egresso
Bacharelado
Os profissionais formados pelo curso de Ciências Sociais – Bacharelado têm conhecimento científico e capacidade técnica para a compreensão e para a intervenção na sociedade local e na sociedade nacional, para a ampliação do conhecimento científico das Ciências Sociais e para a atuação em equipes multidisciplinares, com competência teórico-metodológica, com princípios humanísticos e com respeito à formação ética, à cidadania e à pluralidade sócio-ambiental. Eles têm, também, domínio da bibliografia teórica e da metodologia básica, autonomia intelectual, capacidade analítica, competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social e compromisso social.
Licenciatura
O perfil do egresso Licenciado em Ciências Sociais deve apresentar as competências para atuar na docência segundo os comprometimentos de uma ética da ciência e os princípios humanísticos conectados à constituição de uma sociedade democrática e sustentável:
– o exercício profissional do Ensino de Sociologia/Ciências Sociais no Ensino Médio e demais espaços educativos;
– buscar diligentemente a formação dos jovens do Ensino Médio com capacidade analítica e autonomia intelectual para pensar a si, sua comunidade e seu mundo, bem como atuar de maneira racional, cooperativa e democrática;
– manusear os conteúdos teóricos e metodológicos das Ciências Sociais e os recursos pedagógicos aplicados aos processos de ensino e aprendizagem;
– lidar com os desafios cotidianos do aprendizado no contexto da escola, de forma criativa e sempre voltada ao objetivo maior que é o da formação dos estudantes do ensino médio;
– refletir sobre sua prática pedagógica no campo das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), gerando atividades de pesquisas, extensão e ensino a partir de sua atuação docente nas escolas de ensino médio e demais instituições de ensino;
– assessorar, atuar como professor e desenvolver atividade formativa junto às
instituições públicas, privadas e comunitárias, tais como: ONGs, sindicatos,
movimentos sociais, partidos, cursos preparatórios e empresas;
– atuar na área de gestão escolar, bem como em políticas públicas voltadas para educação e ensino.
Santa Maria
Bacharelado
O curso de Ciências Sociais está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Noturno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de JOÃO GILBERTO DO NASCIMENTO LIMA, a coordenação substituta de CLEBER ORI CUTI MARTINS e a secretaria de GRAZIELA INÊS JACOBY.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 212/2002/MEC, publicada no DOU, de 29/01/2002 e Portaria n. 153/2023/MEC, publicada no DOU, de 22/06/2023.
Conceitos
Licenciatura
O curso de Ciências Sociais está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Licenciatura - Presencial sendo Noturno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS SOCIAIS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de DANIEL ALVES, a coordenação substituta de RICARDO MAYER e a secretaria de GRAZIELA INÊS JACOBY.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 648/2013/MEC, publicada no DOU, de 11/12/2013 e Portaria n. 153/2023/MEC, publicada no DOU, de 22/06/2023.