Arquivologia
Os Arquivistas atuam em instituições públicas ou privadas. Na área pública, podem exercer funções na esfera governamental Municipal, Estadual e Federal, ou seja, em órgãos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Na área privada, podem atuar na esfera empresarial, em hospitais, em instituições financeiras, em sociedades, em estabelecimentos de ensino, em cooperativas, em arquivos particulares (pessoais) e prestar consultorias, entre outras.
Este profissional tem sob sua responsabilidade proporcionar o acesso das informações aos diferentes usuários e para tanto sua ação implica na intervenção junto aos arquivos de modo a promover a gestão da informação arquivística.
Assim, na atual conjuntura social, política, econômica, científica e tecnológica brasileira, o tratamento da informação tornou-se estratégico à gestão organizacional nas mais diferentes áreas de atuação, o que torna o campo de ação arquivístico tão diversificado quanto o do conhecimento humano.
Apresentação
Bacharelado
O Curso de Arquivologia da UFSM tem por objetivo a formação de arquivistas capacitados a entender, investigar, criar, gerenciar, preservar e proporcionar acesso a documentos e informações arquivísticas, tendo como base uma sólida formação científica, humanística e técnica, compreendendo a diversidade étnico, social e cultural da humanidade, refletindo-se em ações éticas, justas e com responsabilidade social, as quais visam colaborar para o desenvolvimento da sociedade nos âmbitos intelectual, científico, tecnológico, econômico e ambiental, buscando o bem estar dos indivíduos e da coletividade.
Perfil do Egresso
O Arquivista em formação, ao mesmo que estuda a Arquivística em suas dimensões teórica, metodológica e prática, possui uma formação generalista, numa construção interdisciplinar com a História, Direito, Informática, Administração, Comunicação e Paleografia dentre outras, visando preparar um Arquivista cidadão, apto para exercer atividades científicas e técnicas, produzir e difundir conhecimentos, refletir criticamente sobre a realidade que o envolve, buscar aprimoramento contínuo e observar padrões éticos de conduta,disposto a estabelecer uma inter-relação atual com a sociedade onde está inserido.
A formação prepara o profissional da informação arquivística para enfrentar com proficiência e criatividade os problemas de sua prática profissional, não se restringindo à perspectiva de profissionalização estrita e especializada, em princípios de cooperação e democracia.
Santa Maria
Bacharelado
O curso de Arquivologia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de ANDRE ZANKI CORDENONSI, a coordenação substituta de FERNANDA KIELING PEDRAZZI e a secretaria de GRAZIELA INÊS JACOBY.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 76/1981/MEC, publicada no DOU, de 20/01/1981 e Portaria n. 36/2017/MEC, publicada no DOU, de 18/01/2018.