Agronegócio
Os profissionais formados no Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da UFSM poderão atuar em agroindústrias, escritórios de assistência técnica, consultoria e perícias, bancos rurais e sistemas de crédito rural, como fornecedores de insumos e demais suprimentos ao agronegócio, na assistência técnica direta em propriedades rurais, em redes de distribuição, atacadistas e hipermercados, sistemas cooperativos e empresas diversas (do agronegócio e bolsas de mercadorias, de comércio nacional e internacional, de gestão de informações agropecuárias e assessoria para mídias, de logística e de pesquisa e extensão).
Perfil do Egresso
O acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio deverá desenvolver quatro dimensões da prática humana: a social, a interpessoal, a pessoal e a profissional. A partir dessas dimensões, o profissional formado na UFSM será competente para:
– gerenciar estrategicamente empresas agropecuárias de diferentes portes;
– coordenar trabalhos em equipe na busca da sustentabilidade produtiva com responsabilidade social;
– analisar as tendências de mercados das atividades agropecuárias e agroindustriais;
– prospectar novas oportunidades de mercados e comercialização;
– planejar e gerenciar o beneficiamento, logística e comercialização nas cadeias produtivas em diferentes sistemas agroindustriais;
– diagnosticar, planejar, pesquisar e propor processos produtivos com adoção de tecnologias e soluções sustentáveis;
– diagnosticar as potencialidades e fragilidades das cadeias produtivas;
– articular e coordenar redes e arranjos produtivos ligados ao agronegócio;
– elaborar planos de negócios para empresas que se relacionam com as cadeias de produção do agronegócio;
– prestar consultoria e executar projetos utilizando-se da visão sistêmica e sustentável do agronegócio.
Santa Maria
Tecnólogo
O curso de Agronegócio está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Tecnológico - Presencial sendo Matutino o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de ADRIANO RUDI MAIXNER, a coordenação substituta de ROBERTO DE GREGORI e a secretaria de ANDRÉIA LUCIMAR SILVA DE LIMA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 5 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 45/2012/MEC, publicada no DOU, de 01/06/2012 e Portaria n. 111/2021/MEC, publicada no DOU, de 05/02/2021.