Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Última etapa do I Seminário de Formação Docente: construindo a profissão ocorre nos dias 13 e 14 de agosto

Na próxima sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de agosto, ocorre a última etapa do I Seminário de Formação Docente: construindo a profissão.

Na sexta-feira, dia 13, às 19h, a profª Elena Maria Mallmann proferirá a palestra “Aproximando ensino, pesquisa e extensão: da escola para a UFSM e da UFSM para a escola”, com mediação da profª Mara Denize Mazzardo.

Serão apresentadas reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores mediada por tecnologias educacionais em rede. Serão discutidos os três pilares da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP), formatos emergentes como os Small Open Online Courses (SOOC), bem como Recursos Educacionais Abertos (REA), Direitos Autorais e Licenças Creative Commons.

No sábado, dia 14, às 9h, uma mesa-redonda irá discutir sobre “A escola como epicentro das transformações”, com participação de professores atuantes em diferentes contextos de ensino. São eles: Raquel Bevilaqua, Lilian Roberta Ilha Saccol, Daverlan Dalla Lana Machado, Marcius Minervini Fuchs e mediação de Andrea Reginatto.

A proposta da conversa será debater sobre a necessidade de pensar as potencialidades e os desafios no âmbito dos espaços de ensino e de aprendizagem.

As duas lives serão transmitidas pelo Canal do Youtube Eventos CTE UFSM e cada uma vai garantir uma presença, que será contabilizada para emissão de certificados ao final do Seminário.

Lembrando que as inscrições para o evento já foram encerradas. Somente quem se inscreveu consegue marcar presença e ter direito ao certificado.

O I Seminário de Formação Docente propõe um espaço de reflexão e de inter-relações entre a teoria e a prática docente, tendo em vista a busca pela excelência acadêmica dos estudantes da UFSM e por uma educação transformadora e inovadora. O evento abordou temáticas emergentes no contexto educativo atual e ampliou as discussões sobre os saberes necessários para a prática docente nos encontros que aconteceram desde maio do corrente ano.

O cronograma completo e mais informações podem ser acessados na página do evento: https://evento.nte.ufsm.br/sfd2021/home