Perguntas Frequentes sobre Portal do Aluno
Nesta seção, você encontra perguntas frequentes sobre:
- CADASTRO
- PORTAL DO ALUNO DA UFSM
- ACESSO À DOCUMENTOS
Se for necessária alguma atualização cadastral, entre em contato conosco pelo e-mail expediente.prograd@ufsm.br apresentando um documento de identificação.
Nos casos de casamento, divórcio, reconhecimento de maternidade/paternidade ou para adequação do nome ao gênero, você pode solicitar a alteração do nome seguindo as instruções em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/servicos/solicitar-alteracao-de-nome-em-virtude-de-casamento-divorcio-reconhecimento-de-maternidade-paternidade-ou-adequacao-do-nome-ao-genero
Para incluir ou retirar um nome social, você deve abrir um processo administrativo. Veja como fazer em https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/tutorial-processo-de-inclusao-do-nome-social-2
Mais informações você encontra em https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/servicos/solicitar-inclusao-de-nome-social
Para você ter acesso, entre com o seu número de matrícula e senha utilizado para os portais da UFSM. Acesso pelo link https://portal.ufsm.br/aluno/
Caso você queira recuperar a sua senha, será enviado para seu email cadastrado conosco através do preenchimento dos dados informados no link https://portal.ufsm.br/usuario/esqueciSenha.html
Os programas de disciplinas vinculados ao seu curso estão disponíveis, com autenticação digital de nossa instituição, no Portal de Documentos da UFSM. Na aba ‘Documentos’, pesquise por “Tipo de Documento” a opção ‘Programa de Disciplina’, e digite o código da disciplina que aparece em seu histórico escolar.
Não há necessidade de assinatura de servidor público quando a autenticação digital é disponibilizada. Veja como autenticar em: https://portal.ufsm.br/autenticacao/consulta.html
Você também poderá efetuar a procura no seguinte site: https://www.ufsm.br/ementario/disciplinas
O(s) documento(s) solicitado(s) encontra(m)-se à disposição, pela aba “Relatórios” no Portal do Aluno. O Portal está disponível tanto para aluno regular como para quem é egresso da UFSM.
Pedimos compreensão por alguma instabilidade quanto a oferta de documentos, pois o aplicativo está em fase de desenvolvimento.
Caso necessite com urgência de documento que não esteja no Portal do Aluno, podemos oferecer de forma digitalizada ou orientação de como ter acesso aos documentos pelo email expediente.prograd@ufsm.br . Para isso, basta informar a sua matrícula e CPF para encontrar sua situação no nosso sistema, que se tudo estiver certo, vamos oferecer o documento em resposta ao e-mail solicitado.